eutanásia
Moderador: mcerqueira
Olá...descupem mas precisava de desabafar num sítio onde sei que gostam de animais. Tive uma manhã muito triste. O meu querido companheiro de 11 anos, o meu gatinho... dei com ele às 6h30 com uns "arranques" como se fosse vomitar. Levei-o do quarto para a cozinha e ele deitou-se no chão de lado, nunca tinha feito aquilo. Percebi que algo não estava bem. Vi que estava com respiração aflitiva. Fui imediatamente para o hospital veterinário. Diagnóstico rapido: líquido nos pulmões, a veterinária retirou-lhe com uma agulha uma taça de líquido... e disse-me que poderiamos avançar p RX mas q o prognóstico seria muito mau. Falou-me da eutanásia, pois à partida ele já estaria com neoplasias...fi um momento difícil, ter ali o meu amigo e ter q decidir o que fazer. Espero e creio ter decidido o melhor...não ia aguentar vê-lo a sofrer. Deixei-o lá ...foi rapido...dizem que não sofreu, que "adormeceu". Estou tão triste. Será que já andava a sofrer em silêncio? Eu realmente reparava q ultimamente o torax e abdomen tinham movimentos mais rapidos, aquando da respiração...mas pensava que teria a ver com o ronronar...
.......estou a fazer o luto. Entretanto, acabei por não saber ao certo que tipo de tumor terá sido, se leucemia...?! Será que há perigo de nos ter contagiado? Desculpem e obrigada
.......estou a fazer o luto. Entretanto, acabei por não saber ao certo que tipo de tumor terá sido, se leucemia...?! Será que há perigo de nos ter contagiado? Desculpem e obrigada
Lamento a sua perda, mas se o vet o aconselhou, foi porque de facto foi o melhor para ele. Há uns meses atrás tive de fazer o mesmo a uma gatinha da minha tia, fui eu que tive de decidir, e apesar de não ser minha, custou-me imenso. "Adormeceu" nas minhas mãos, confesso que não sei como tive coragem, mas para a sossegar, digo-lhe que é rápido e indolor, adormecem muito rápidamente, nem têm tempo de se aperceber de nada.
Quanto ao perigo de contágio, acho que não se deve de preocupar, até porque se houvesse esse perigo, com certeza que seria advertida pelo vet.
Desejo-lhe muita força e coragem, é mais uma estrelinha linda que temos no céu.
Quanto ao perigo de contágio, acho que não se deve de preocupar, até porque se houvesse esse perigo, com certeza que seria advertida pelo vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas
Lamento muito pelo que aconteceu... ao ler o seu texto deu para compreender bem a sua angústia, e imaginar-me na sua situação... horrível!
Acredito que tenha feito de coração aquilo que considerava ser melhor e mais "humanamente" carinhoso para o seu gatinho... A opinião do vet vem reforçar essa posição.
Acolheu-o, mimou-o, cuidou dele, teve os seus momentos com ele, e agora poupou-o a mais momentos de sofrimento. Chore o que tiver que chorar, pense nele, mas não se esqueça que com o tempo a dor diminuirá e, quem sabe, ainda volta a adoptar mais uma companhia
Um abraço
Acredito que tenha feito de coração aquilo que considerava ser melhor e mais "humanamente" carinhoso para o seu gatinho... A opinião do vet vem reforçar essa posição.
Acolheu-o, mimou-o, cuidou dele, teve os seus momentos com ele, e agora poupou-o a mais momentos de sofrimento. Chore o que tiver que chorar, pense nele, mas não se esqueça que com o tempo a dor diminuirá e, quem sabe, ainda volta a adoptar mais uma companhia

Um abraço
Hélène
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Eu gostava de o ter acompanhado durante essa intervenção, mas não tive coragem de ver, e achoq ue lhe ia passar a minha tristezaAlexpat Escreveu:Lamento a sua perda, mas se o vet o aconselhou, foi porque de facto foi o melhor para ele. Há uns meses atrás tive de fazer o mesmo a uma gatinha da minha tia, fui eu que tive de decidir, e apesar de não ser minha, custou-me imenso. "Adormeceu" nas minhas mãos, confesso que não sei como tive coragem, mas para a sossegar, digo-lhe que é rápido e indolor, adormecem muito rápidamente, nem têm tempo de se aperceber de nada.

Obrigada pelas palavras.
O vet foi o primeiro a falar sobre a eutanásia, no momento achei muito precipitado, mas depois de assistir ao líquido que lhe tirou dos pulmões...uns pulmões tão pequeninos c tanto líquido, foi horrível. O vet advertiu-me logo que ainda se podia fazer rx mas que o prognóstico ia ser muito mau...ou seja, melhoras já n haveriam. No imediato, ao perceber que o meu querido gatinho poderia vir a sofrer, decidi. Para já sinto-me muito debilitada, é muito triste, é estarnho como não nos apercebemos em casa que ele estaria mal....os gatos têm mesmo 7 vidas. Deve ter estado até à última a aguentar, pois n havia sinais de nada. Foi tudo muito rapido. Custa tanto, parece que n se acredita. É uma falta gigante. Agradeço a força e consolo.hmsf Escreveu:Lamento muito pelo que aconteceu... ao ler o seu texto deu para compreender bem a sua angústia, e imaginar-me na sua situação... horrível!
Um abraço
Se o vet que o acompanha aconselhou entanasiar o seu gato acho que vc agiu bem, pois ter-mos um animal em casa a sofrer e sem qualidade de vida, sabendo que não irá melhorar, não é ser-mos bons donos.
Agora se gostamos verdadeiramente dos nossos animais, estas decisões são duras e custa-nos imenso tomá-las. Aqui em casa já tivemos de tomar decisão igal por duas vezes para 2 cães
Lamento a sua perda e so me resta dizer-lhe: força!
Agora se gostamos verdadeiramente dos nossos animais, estas decisões são duras e custa-nos imenso tomá-las. Aqui em casa já tivemos de tomar decisão igal por duas vezes para 2 cães

Lamento a sua perda e so me resta dizer-lhe: força!
É muito dificil tomar uma decisão destas, mas pior do que isso é estarem a sofrer, confesso que andei a bater mal durante algum tempo, mas quem sou eu para decidir a morte de um ser vivo? pensava eu, e ainda hoje me sinto com isso, mas sem duvida que foi a melhor opção. Sou muito pouco corajosa, mas consegui ficar com ela até ao fim, acho que tinha de ver com os meus próprios olhos que ela já não sofria mais. Não era minha, como já referi, mas era eu que a levava sempre ao vet, e que lhe dava a medicação, que já nada lhe fazia.
No caso do meu gato, o que mais nos custa é que ainda ontem ele dava umas corridas e hoje damos com ele deitado no chão de azulejo com a tal situação de respiração ofegante.. imediatamente corri para hospital veterinário. O vet auscultou e c agulha começou a retirar líquido dos pulmões e prontamente disse que não havia muito a fazer..devia ser neoplasia.... Tinha 11 anos, o meu "menino". Se calhar devia ter tentado deixá-lo lá a fazer tratamentos e ver se melhorava, mas se vet falou da eutanásia, foi pq percebeu q não havia muito a fazer. Mas como é que não nos apercebemos de nada nos dias antes? Como é que um gato consegue aguentar sem dar sinal? Com tanto líquido nos pulmões...custa-me tanto imaginar q se calhar andava a sofrer em silencio.....
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
cati7777 lamento bastante a sua perca no entanto com conselho de Vet decerto foi o mais indicado.
Infelizmente deste lado mais do que 1 tesouro teve de ir embora sendo adormecido e 1 delas apenas tinha 8 mesinhos mas apesar de doer demais todos ficam encostadinhos ao meu colo, abraçadinhos por quem os amou e depois vem a injecçao de anestesia e finalmente a paz para eles e começa o nosso Inferno e dor...
Mais tarde é aquela saudade sem fim que tanto doi...lamento pelo seu gatuxo mas saiba q ele sempre vai estar por perto de si apesar de não o visualizar e espero um bonito reencontro com alguns seres lindos que muito nos ensinam...
Infelizmente deste lado mais do que 1 tesouro teve de ir embora sendo adormecido e 1 delas apenas tinha 8 mesinhos mas apesar de doer demais todos ficam encostadinhos ao meu colo, abraçadinhos por quem os amou e depois vem a injecçao de anestesia e finalmente a paz para eles e começa o nosso Inferno e dor...

Mais tarde é aquela saudade sem fim que tanto doi...lamento pelo seu gatuxo mas saiba q ele sempre vai estar por perto de si apesar de não o visualizar e espero um bonito reencontro com alguns seres lindos que muito nos ensinam...

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Sinto muito, cati7777.
Nestes momentos, por muito que se busque reconforto...parace que nada nos retira a dor que fica... mas fez o melhor pelo o seu gatinho ...
Leo

Nestes momentos, por muito que se busque reconforto...parace que nada nos retira a dor que fica... mas fez o melhor pelo o seu gatinho ...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Lamento muito 
Ter a capacidade de sofrer para aliviar o sofrimento de um ser amado é sem dúvida um grande ato de Amor e coragem. Fez o melhor pelo seu gatinho. Ele já não sofre*
Força*

Ter a capacidade de sofrer para aliviar o sofrimento de um ser amado é sem dúvida um grande ato de Amor e coragem. Fez o melhor pelo seu gatinho. Ele já não sofre*
Força*
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
- Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)
A sua historia comoveu-me bastante.
Tenho 4 "filhotas" e não me consigo imaginar numa situaçao dessas, nem na perda de uma delas.
Mas, por muito que lhe tivesse custado, pense que fez o melhor para o seu amigo. Assim ele não sofreu mais.
Agora pense nos momentos bons que passou com ele, eu sei que é facil falar, mas tente.
Daqui a uns tempos, adopte um gatinho. Todos merecem ter a sorte de ter um dono que os ame como você fez ao seu
Tenho 4 "filhotas" e não me consigo imaginar numa situaçao dessas, nem na perda de uma delas.
Mas, por muito que lhe tivesse custado, pense que fez o melhor para o seu amigo. Assim ele não sofreu mais.
Agora pense nos momentos bons que passou com ele, eu sei que é facil falar, mas tente.
Daqui a uns tempos, adopte um gatinho. Todos merecem ter a sorte de ter um dono que os ame como você fez ao seu

<p><strong>"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
Obrigada a todas as vossas palavras e partilha de situações idênticas. tem sido muito difícil, tenho muitas saudades do meu querido amigo, o meu gatinho, meu cúmplice. Já aceitei melhor, mas ainda me custa pensar como tudo aconteceu tão de repente, quase não tive tempo para me despedir. Estive a ver uns gatinhos pequeninos, mas ainda não estou preparada. O meu gatinho era muito especial, vai ser difícil outro ocupar o lugar dele...mais um desabafo...sorry. Obrigada a todos !! 

olá caty7777
Li hoje o seu tópico e acredite, sei pelo que passou. Dia 18 de Maio perdi a minha querida Julieta, que ia fazer 6 anitos este ano em Agosto, com líquido nos pulmões. É uma dor tremenda perder os nossos amigos. Mas temos que pensar que agora são mais umas estrelinhas a olhar pelos cá de baixo, e que não nos deixam definitivamente. Cá bem no fundo, eles vivem no nosso coração.
A mágoa vai-se desvanecendo com o tempo. É muito semelhante quando perdemos familiares queridos.
E ao menos podemos desabafar aqui com pessoas que compreendem o que sentimos. Porque nem todos compreendem.
Em relação ao que perguntou, sobre se ele teria escondido a doença, segundo o que investiguei, os animais em geral são peritos em esconder as suas fraquezas. E a doença, é uma fraqueza. Pode-se dizer que na natureza nenhum animal pode dar sinais de fraqueza, senão são presas fáceis para outros predadores. E os nossos animais não são diferentes.
A minha Julieta já devia ter o problema há muito tempo. Mas nos últimos tempos antes de levar ao vet é que me inquietei porque senti que ela não estava bem. Mas infelizmente foi tarde para a salvar.
Espero não ter sido rude ao falar disto.
Muita força para si.
Li hoje o seu tópico e acredite, sei pelo que passou. Dia 18 de Maio perdi a minha querida Julieta, que ia fazer 6 anitos este ano em Agosto, com líquido nos pulmões. É uma dor tremenda perder os nossos amigos. Mas temos que pensar que agora são mais umas estrelinhas a olhar pelos cá de baixo, e que não nos deixam definitivamente. Cá bem no fundo, eles vivem no nosso coração.
A mágoa vai-se desvanecendo com o tempo. É muito semelhante quando perdemos familiares queridos.
E ao menos podemos desabafar aqui com pessoas que compreendem o que sentimos. Porque nem todos compreendem.
Em relação ao que perguntou, sobre se ele teria escondido a doença, segundo o que investiguei, os animais em geral são peritos em esconder as suas fraquezas. E a doença, é uma fraqueza. Pode-se dizer que na natureza nenhum animal pode dar sinais de fraqueza, senão são presas fáceis para outros predadores. E os nossos animais não são diferentes.
A minha Julieta já devia ter o problema há muito tempo. Mas nos últimos tempos antes de levar ao vet é que me inquietei porque senti que ela não estava bem. Mas infelizmente foi tarde para a salvar.
Espero não ter sido rude ao falar disto.
Muita força para si.