Companhia para o cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mai 01, 2012 8:11 pm

Mas qual é o problema que tem em esterilizar os animais?
Fale com o seu vet e vai ver que ele vai aconselhar.

Se tiver uma cadela esterilizada em casa o seu cão não vai ter o impulso da monta para acasalar por um motivo simples: a cadela não tem cio e por isso não atrai sexualmente o macho.

Ele vai querer montá-la por hábito e por dominância. De qualquer modo não se preocupe, os cães e os gatos só tem o impulso do sexo por necessidade de reproduzir, é um instinto motivado pelas hormonas.

Não sentem falta de sexo se forem castrados, não sentem falta de reproduzir, não pensam no assunto, só ficam frustrados se por ex. um macho inteiro e uma fêmea inteira e estando no mesmo espaço não poderem acasalar.
Isto induz bastante stress nos animais.

Ambos esterilizados é muito mais pacifico.

Dois machos é um tiro no escuro. Por ex. própria no passado com dois machos e duas fêmeas, para correr bem os dois não podem ser dominantes ou um deles tem de se submeter.
As coisas podem correr bem até o dia em que um quer também mandar. E nessa altura pode dar briga. Que pode ser única ou pode se tornar recorrente.

Com os meus as coisas não foram mal porque os dois eram muito submissos ao dono e havia uma cadela que mandava mais que eles. As duas fêmeas que tive, no dia em que uma decidiu também mandar, iam-se pegando a sério.

Prefiro sempre dois animais de sexo diferente.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça mai 01, 2012 8:17 pm

Não vale a pena explicar sasquatch, já se viu que a escolha se vai basear no macho para não ter de esterilizar.

A única coisa que há mais para dizer é para educar bem os cães a viverem em paz um com o outro, visto que vai ter dois machos inteiros.

Ah, e também espero que não se tenha de preocupar com as marcações de território. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Tobthestar
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2012 9:48 am

terça mai 01, 2012 8:30 pm

sasquatch Escreveu:Mas qual é o problema que tem em esterilizar os animais?
Fale com o seu vet e vai ver que ele vai aconselhar.

Se tiver uma cadela esterilizada em casa o seu cão não vai ter o impulso da monta para acasalar por um motivo simples: a cadela não tem cio e por isso não atrai sexualmente o macho.

Ele vai querer montá-la por hábito e por dominância. De qualquer modo não se preocupe, os cães e os gatos só tem o impulso do sexo por necessidade de reproduzir, é um instinto motivado pelas hormonas.

Não sentem falta de sexo se forem castrados, não sentem falta de reproduzir, não pensam no assunto, só ficam frustrados se por ex. um macho inteiro e uma fêmea inteira e estando no mesmo espaço não poderem acasalar.
Isto induz bastante stress nos animais.

Ambos esterilizados é muito mais pacifico.

Dois machos é um tiro no escuro. Por ex. própria no passado com dois machos e duas fêmeas, para correr bem os dois não podem ser dominantes ou um deles tem de se submeter.
As coisas podem correr bem até o dia em que um quer também mandar. E nessa altura pode dar briga. Que pode ser única ou pode se tornar recorrente.

Com os meus as coisas não foram mal porque os dois eram muito submissos ao dono e havia uma cadela que mandava mais que eles. As duas fêmeas que tive, no dia em que uma decidiu também mandar, iam-se pegando a sério.

Prefiro sempre dois animais de sexo diferente.
Se um cão só tem interesse em montar a fémea esterilizada por hábito e dominancia, penso que isso não será problema. Eu tenho controle total no meu cão, é extremamente submisso. Se for atrás da cadela por um mero capricho, não sentirei nenhum peso em impedir que isso aconteça.

Eu não queria entrar muito nestes detalhes, mas faz-me alguma confusão. O macho só tem interesse sexual se a fémea estiver com o cio? Pareceu-me entender que sem as tais hormonas fenininas, os cães não pensam de todo em sexo? A tal reacção de ir cheirar a cadela é por questões de dominância?

O meu cão com a cadela dos meus amigos é de uma ternura, deita-se ao lado dela e dá-lhe beijinhos (lambidelas). É por isso que nós nunca dissemos nada... eles que se entendessem.
sasquatch
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 8:54 pm

Uma cadela só se deixa cobrir se estiver com o cio.
Um cão perante uma cadela com cio fica completamente desembestado :lol:

Mas há cães que querem montar tudo, desde bichos a objectos ou pernas!
O problema é que nenhum cadela vai aturar isto e ele pode levar uma boa trinca e a cadela começar a embirrar com ele.

Se ele fizer isto desde que a bicha é bebé, ela ganha-lhe medo.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça mai 01, 2012 9:00 pm

Tobthestar Escreveu:
kittten Escreveu:Não me respondeu, o Tobthestar é do sexo masculino?
OLá somos os 2. Está-se a referir ao cao ou a mim?
A si logicamente já que já frisou aí 20 vezes que o seu pet é macho!! E que monta as fêmeas.
É espantosa a dificuldade que os homens (sexo) têm no que diz respeito a castrar os machos (cães e/ou gatos), no entanto não hesitam nem pestanejam quando toca a castrar a fêmea.

Enfim, vá-se lá entender alguns homens ... 8)

Já agora vou dar-lhe um desgosto, isso do seu cão montar as cadelas não é sinal de masculinidade nem de virilidade, é sinal de dominância.
As minhas cadelas montam-se umas às outras (o que dá normalmente em dentada).
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça mai 01, 2012 9:19 pm

Hummm....
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
sasquatch
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 9:27 pm

Os latinos podem ver todos os maus tratos nos cães e gatos e fechar os olhos. Podem ver afogar e enterrar ninhadas. Ou ver cadelas na rua com 20 machos atrás.

Mas falem em esterilizar animais e SOBRETUDO cães. Uiiiiiii!!! Um bicho assumidamente masculino.Nunca!!!!!

Até já ouvi falar que assim "acabavam-se os cães e gatos". Ou: "na Alemanha por causa disso agora já precisam de rafeiros..".

Cheguei a ouvir um licenciado em Zootecnia defender que "deve-se deixar a natureza agir". :o

Curiosamente...os gatos que são animais mais identificados com o feminino aceita-se mais comummente que sejam castrados.

Pensem nisso.....
:wink:
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

terça mai 01, 2012 9:51 pm

eu acho que o problema aqui é que estamos a pensar no cão com cabeça de humano. para eles não há "sexo" nem "fazer amor" (o que queiram chamar) :lol:

as cadelas entram em cio (em média) 2x por ano. na natureza, quando isto acontece, o cão acasala ou (se houverem muitos) entra em lutas para ganhar o direito a acasalar. na natureza o cão é livre de tomar as suas decisões e acasala quando quer com quem quer!
o facto é que qualquer um de nós, no momento em que trazemos um animal para casa, estamos a sujeitá-lo a uma rotina não natural...desde a comida, à cama, à matilha humana...e isso faz com que certos comportamentos (como o de acasalamento) sejam retirados. quando falamos de reprodutores o problema não se coloca, mas duvido que consiga arranjar ao seu cão um mínimo de 2 cadelas por ano :roll: logo aí o seu cão, neste momento, é um animal frustrado. não tenhamos ilusões ;)
se o castrasse estaria a tirar-lhe um peso de cima! estaria a fazer-lhe um favor acredite!!
posso dar-lhe o exemplo de um dos cães com quem trabalho, o Freddy. o nosso Freddy sempre foi um cão energico, meigo e divertido. antes da castração o cheiro de uma cadela em cio deixava-o louco!! e, mesmo não estando em cio, o rapaz parecia possuído cada vez que estava a brincar com o sexo oposto - via-se perfeitamente que estava completamente frustrado :( fizemos a castração (os efeitos demoraram cerca de um mês a notar-se) e hoje ele é um cão muito mais equilibrado e feliz. continua energico, meigo e divertido (a personalidade ficou intacta) e continua super sociavel MAS consegue estar a brincar com uma cadela (com ou sem cio) como se de um irmão de ninhada se tratasse.

se ajudar, ponha-se no lugar do seu cão: conseguiria passar toda a sua vida rodeado de "mulheres", querer e sentir necessidade dos "finalmentes" e não lhe ser permitido fazê-lo? não acha que dava em louco?
a castração tira-lhe essa necessidade, esse querer desesperado, não lhe tira a masculinidade (ele também não liga isso), não deixa de ser cão, não deixa de gostar do sexo oposto. simplesmente não sente necessidade dos "finalmentes" e, consequentemente, passa a ser um cão muito mais feliz :)

sendo assim, opte ou não por ter outro animal, aconselho vivamente a castração.

em relação à questão aqui colocada, se não está mesmo a pensar na castração, um macho será melhor.
tenha apenas em atenção o facto de estar a pensar levar um cachorro para casa...nos primeiros tempos poderá ser tudo uma maravilha mas, a partir dos 9 meses, o cachorro vai começar a entrar na adolescência e, com isso, a querer impôr-se como cão macho que é (é a partir dessa idade que começam a ser definidas as hierarquias). nessa altura poderão ocorrer os mais variados cenários...tem de estar preparado para isso.

se estivesse a pensar na castração, sugeria que adoptasse uma cadela (de preferência jovem ou adulta) dado que a maioria das associações já as dá esterilizadas nessas idades. e também porque é muito mais fácil para si ;) com uma cadela jovem ou adulta poderá ver logo como se dá com o seu cão, averiguar compatibilidades, ver como ela é e se se adapta ao seu estilo de vida...

um cachorro, seja macho ou fêmea, é uma caixinha de surpresas...

ps_a castração pode não retirar o comportamento de monta. se for uma questão comportamental (principalmente quando falamos de cães com mais de 3 anos) a frustração já chegou a um nível tal que a castração só ajuda a reduzi-la, o dono terá de trabalhar para eliminar a que sobra...
(e há cães que nem sequer têm esse comportamento...os sinais de stress neles são mais subtis e, por vezes, dificeis de identificar - lamber em demasia, babar-se mais do que o normal, mordiscar, andar sempre a cheirar o chão, largar pêlo em excesso, etc)

espero ter ajudado um bocadinho :lol: e desculpem o testamento!! :oops:
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 01, 2012 9:59 pm

O dono não quer castrar o cão, ponto. A meu ver é indiferente macho ou fémea, só tem de lhes proporcionar um boa socialização. Não será metê-los em casa e, agora entendam-se e convivam para aí que eu não tenho tempo. Muitas vezes os animais não se entendem por culpa, desconhecimento e ausência dos donos. Depois andam á chapada e dizem que não sabem porquê.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 01, 2012 10:06 pm

A minha cadela é dominante, daí é ela quem monta o macho. Não é "virilidade" dela (tadinha) é só mesmo dominância.

Ela está esterilizada porque já veio assim do canil, mas se pudesse escolher entre castrar o macho ou esterilizar a fêmea, tinha castrado o macho porque a operação é muito menos invasiva.

http://www.hvg.pt/boletim_informativo.php?id=6
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

terça mai 01, 2012 10:09 pm

Argay Escreveu:O dono não quer castrar o cão, ponto. A meu ver é indiferente macho ou fémea, só tem de lhes proporcionar um boa socialização. Não será metê-los em casa e, agora entendam-se e convivam para aí que eu não tenho tempo. Muitas vezes os animais não se entendem por culpa, desconhecimento e ausência dos donos. Depois andam á chapada e dizem que não sabem porquê.
Concordo consigo em quase tudo eheh :)

a única coisita de que discordo é no facto de ser indiferente ser macho ou fêmea...isto porque se o dono não quer mesmo a castração a pobre da cadela iria estar constantemente a ser chateada :( e como o objectivo é arranjar uma companhia para o cão (logo não iriam estar separados fisicamente e ela não teria hipotese de "fuga" das investidas) não acho que submeter uma pobre "rapariga" a "assédio sexual" seja solução 8)
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mai 01, 2012 10:15 pm

A seu tempo a cadela põe o cão na ordem.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 10:25 pm

Sim põe, virando-se a ele e acabando por não o deixar aproximar-se.
Não fazem é grande companhia um ao outro.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça mai 01, 2012 10:32 pm

Eu tenho um casal de caes. pequeninos e o meu cao tb é docil... mas quando a cadela entrou no cio conecou a ficar maluco e um pouco diferente, comecou a marcar territorio, fazia xixi por todo o lado quando antes nao o fazia. Castrei.o ha quase duas semanas porque o coitadi tava mesmo infeliz ele andava atras dela chorava e gania, e depois tb nao largava a cadela sempre a tentar monta.la e a dar.lhe dentadas... a coitada andava ja cansada e tudo. e daqui a uns 2 meses vai a cadela. ja comeco a notar diferenca no cao, mais calmo em relacao a cadela e aos xixis. mas igual nas brincadeiras. foi mesno o melhor para o meu cao. e o meu namorado concordou logo tb...
:D
Última edição por Suesca em terça mai 01, 2012 10:37 pm, editado 1 vez no total.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 01, 2012 10:34 pm

sofmr Escreveu: a única coisita de que discordo é no facto de ser indiferente ser macho ou fêmea...isto porque se o dono não quer mesmo a castração a pobre da cadela iria estar constantemente a ser chateada :( e como o objectivo é arranjar uma companhia para o cão (logo não iriam estar separados fisicamente e ela não teria hipotese de "fuga" das investidas) não acho que submeter uma pobre "rapariga" a "assédio sexual" seja solução 8)
Eu já tive três cães inteiros e uma cadela inteira, todos juntos e a viverem comigo num T2. Nem quando ela estava com o cio eles se pegavam, porque eu não deixava: ali, quem mandava neles todos era eu. Nessas alturas, fechava-a num quarto e eles ficavam de fora. Quando se juntavam a fungar na fresta da parte de baixo da porta, bastava eu chegar lá e mandá-los embora que eles iam. Umas vezes de má vontade, outras apenas amuados, mas iam.

Quando ela não estava em cio, todos se davam bem e nunca houve brigas nem tentativas de monta. Aliás, ela era dominante e metia-os a todos na ordem só com um olhar. Fora de casa não ligava a nada nem a ninguém, e também nenhum dos machos tinha veleidades de montar o que quer que fosse, ou quem quer que fosse.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”