Miaufina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta mai 03, 2012 5:15 pm

Ontem à noite quando fui passear os cães ouvi um miar vindo dos arbustos tentei encontrar o bichano mas tal tarefa mostrou-se impossível dado que os arbustos são muito densos.
Hoje de manhã voltei ao mesmo sítio e la estava o pequeno a miar tentei mais uma vez encontra-lo mas não consegui, hoje (da 5ª vez que lá fui) uma vizinha ajudou-me a desviar os arbustos e conseguimos ver o bichinho (eu vi um preto e ela um cinzento) ela diz que viu a mãe mas eu não consegui ver...

O que estou a pensar fazer é:
Se só estiver lá um gato, eu vou tentar tira-lo e arranjar alguém que possa ficar com ele, se estiver lá a mãe vou deixa-los em paz por algum tempo para ver se ela não foge para quando o(s) gato(s) forem maiores se apanharem.

A minha questão é:
O que é que posso deixar no local para eles comerem?
Hoje já não vou conseguir ir a um sítio que venda ração.
Posso deixar lá um pouco de ração dos cães (se realmente gata lá estiver deve ter fome) ?
Ou um pouco de leite? (não sei se os gatos podem beber leite de vaca ou se há alguma mistura que dê para fazer em casa :oops: )

Queria ir lá ver com mais calma (se é só um gato ou se são mais) mas queria levar alguma coisa para ele(s) comerem alguém me pode ajudar?

Obrigada :)

PS: É impossível trazê-los para minha casa por causa de um dos meus cães e por causa dos meus pais (vivo com eles tenho de respeitar as regras deles) mas não queria deixar de fazer alguma coisa :S

Editei porque já percebi que os gatos não devem beber leite de vaca... :/

Editei para mudar o nome do tópico.
Última edição por MaguiC em segunda jan 21, 2013 2:31 pm, editado 2 vezes no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta mai 03, 2012 7:46 pm

Não dê leite de vaca aos gatos, provoca diarreia.
Pode dar leite proprio para gatinhos que se vende nas lojas ou ração para bebés caso eles já tenham tamanho suficiente para a comer.
MaguiC
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 8:00 pm

Há pouco quando lá voltei já não estavam lá :S
Deixei ração para cão (a única coisa que tinha)
Vou agora com os cães à rua a ver se os vejo :/
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 8:43 pm

Não o consegui ver mas consegui ouvi-lo(s) amanhã de manhã vou tentar encontra-lo(s) mais uma vez, quero ter a certeza se é mais do que um e se estão ou não com a mãe.
Se alguém souber dar alguma diga para atrair gatos bebés avisem porque a intenção é recolhe-los trata-los (se estiverem com a mãe tentar recolher a mãe) e tentar encaminha-los para famílias de adopção.
Espero que aguentem mais uma noite. :(

Ps: não consigo determinar que idade terão mas não devem ter mais de 3 semanas ou assim.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta mai 03, 2012 9:43 pm

No ano passado consegui resgatar dois gatitos bébés que ainda não tinham aberto os olhos. Neste caso, eles ficaram debaixo de entulho e a mãe não consegui chegar-lhes. Comecei a suspeitar quando vi que as tetas da mãe estavam mais cheias. Passado um dia ou dois consegui ouvi-los e resgatei-os. Foi difícil porque o entulho estava muito denso, mas eles acabaram por ajudar e vir ao nosso encontro, porque deviam pensar que era a mãe. A sorte dos gatuchos é que consegui também apanhar a mãe, que já deixava que eu me aproximasse dela e trouxe-os para casa.

O importante é não desistir.

E já agora, tem notado alguma gata a rondar pela zona? É que ela por norma não se afasta muito, a não ser para se alimentar, e mesmo assim não é por muito tempo.

Se vir que eles estão abandonados, não os deixe ao relento. Se o que diz for verdade, gatitos com 3 semanas não resistem muito tempo sem a mãe ou alguém que faça as vezes da mãe.

E comida de cão não é o mais indicado para os gatos. Mesmo que tenham a mãe por perto, deve ser dada ração própria para gatinhos.
MaguiC
Membro Veterano

sexta mai 04, 2012 8:15 am

Hoje voltei lá
entranharam-se mais nos arbustos (aquilo forma um emaranhado quase impenetrável, parecem cestos de vime).
Vi nitidamente um que era preto e branco (provavelmente o mesmo que vi ontem de costas) e pareceu-me ver mais um par de olhos mas o que vi pareceu-me ter mais de um mês (não me parece que pudesse ser a gata).
A gata que os meus vizinhos viram à 2 dias naquela zona estava cheia pelo que não devem ser filhos dela ( se fossem teriam 2 dias)

à hora do almoço vou voltar lá e tentar fazer mais alguma coisa :roll:
MaguiC
Membro Veterano

sexta mai 04, 2012 3:22 pm

O gato que vi era a gata :roll:
Acho que os gatinhos só se ouvem quando ela sai.
Hoje vou tentar dar-lhe uma latinha para ver se ela ganha confiança e nos deixa aproximar logo à noite ponho aqui uma foto do local em que eles estão...
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta mai 04, 2012 4:06 pm

muitas vezes acabam por mudar de local com os filhotes
MaguiC
Membro Veterano

sexta mai 04, 2012 11:36 pm

À noite voltei lá.
O gatinho branco estava lá mas não consegui ver mais nada, a gata não estava lá mas ontem por volta da mesma hora também não estava.
Deixei comida húmida para gato, amanhã de manhã volto lá para ver se ela lá está e para deixar mais comer.
Apanha-los por enquanto é mesmo impossível :S já falei com a associação em que faço voluntariado e se os conseguir-mos manter até à altura de se conseguirem apanhar em armadilha têm pelo menos a garantia de não passarem fome e de não proliferarem... :roll:
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado mai 05, 2012 12:58 am

Maguic se levar 1 latinha de comida pela calada da noite, abra e com 1 colher ou outro objeto vá fazendo o bater na latita eles acabam por relacionar isso á comida e assim mais facil será de os conquistar.

Ah e de preferencia leve latinha com algum sabor e odor de atum, resulta pq eles adoram mesmo o atum,alem de sabor tem cheiro apelativo.

boa sorte a todos :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 05, 2012 10:50 am

CarlotaSMAR Escreveu:Maguic se levar 1 latinha de comida pela calada da noite, abra e com 1 colher ou outro objeto vá fazendo o bater na latita eles acabam por relacionar isso á comida e assim mais facil será de os conquistar.

Ah e de preferencia leve latinha com algum sabor e odor de atum, resulta pq eles adoram mesmo o atum,alem de sabor tem cheiro apelativo.

boa sorte a todos :arrow:
Obrigada.
Hoje de manhã quando lá fui ela não tinha tocado na comida :roll: tirei a velha e pus nova.
Não quero ser demasiado intrusiva porque tenho medo que ela mude os gatinhos de sítio (sendo que o sítio tem ligação direta com um parque de estacionamento tenho muito receio que ela os tente mudar para dentro de um carro).
à hora do almoço vou voltar lá para ver se ela comeu ou não, se não tiver comido vou retirar e logo à noite volto a tentar com o cheirinho a atum (é só o cheiro ou pode mesmo ser um bocadinho de atum? )
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 05, 2012 6:57 pm

Aqui fica uma foto de quando a consegui ver (não vi muito mais do que isto).
Agora entranhou-se ainda mais nos arbustos, só a oiço bufar, deixei de ouvir os gatinhos...

Imagem
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

sábado mai 05, 2012 8:32 pm

será que ela levou os gatinhos ainda mais para o meio dos arbustos ?
e a comida ela já comeu ?

boa sorte para a mãe e para os gatinhos e parabéns pela sua atitude :)
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 05, 2012 10:54 pm

Ela tem-nos bem escondidos :)
Ela não tocou na comida que levei... mas uma vizinha viu-a nos caixotes, ela sabe desenrascar-se... na volta é como um gato que tive, que enquanto tinha o comer no prato não o comia e que depois o ia buscar ao caixote do lixo :D
Estou a tentar dar-lhe o mais sossego que consigo a ver se ela não se vai embora com eles...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo mai 06, 2012 12:27 am

Sim eles apreciam mesmo atum ao natural mas existem latas da Wis.as que tem composição de atum e seria talvez optimo em vez de ir atraz dela e deixá-la enfiar se nos arbustos colocar um pouco mais na frente pq até os gatuxos minis acabariam talvez por se renderem ao sabor e tornarem se menos desconfiados.

Ela coitadinha faz o papel dela, defende os filhotes mas a quem quer ajudar dificulta demais,boa sorte a todos eles :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”