Escolher um cãozinho/cadelinha!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ALMGF
Registado: quinta mai 03, 2012 5:36 pm

quinta mai 03, 2012 5:50 pm

Olá a todos.
Chamo-me Ana Luísa e tenho 19 anos. Actualmente estou a tirar a minha licenciatura, estou deslocada de casa e para o próximo ano lectivo tenho como intenção ir viver sozinha e por esta razão estou a ponderar comprar um cãozinho de porte pequeno para me fazer companhia e andar sempre comigo. :)
E ontem, enquanto procurava por raças e assim encontrei este fantástico site e penso que vai ser aqui que vou tirar muitas das minhas dúvidas. :D
Antes de mais, quero também referir que possuo todas as condições para a chegada de um cãozinho bem como todo o amor que ele vai precisar. :roll:
Em primeiro lugar deverei optar por um cão ou uma cadela? Eu estava mais inclinada para uma cadela visto que são mais calminhas...
E, já agora, querendo eu uma raça bastante pequena por quais deverei optar? O meu namorado tem 4 Chihuahuas e eu adoro-os. Também me imagino com um mas são demasiado caros... O que vocês me dizem?
O que vos levou a optar pela raça dos vossos patudinhos?

Desde já muito obrigada pela disponibilidade e muitos parabéns para os administradores deste fantástico site!
Beijinhos. :roll:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 03, 2012 7:06 pm

E um sem raça?... Sempre era "gratuito" e estava a salvar uma vida... pense nisso ;)
ALMGF

quinta mai 03, 2012 8:20 pm

MiMoo Escreveu:E um sem raça?... Sempre era "gratuito" e estava a salvar uma vida... pense nisso ;)
Já pensei! Mas o que encontro são mais cães adultos e tenho medo que não consigam ser obedientes pois não foram treinados desde pequeninos...
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quinta mai 03, 2012 8:31 pm

É muito mais fácil se já forem mais crescidos e já ensinados do que um bebé com tudo por ensinar.

Nos canis há muitos calmos e já ensinados. Como por exemplo a fazer as necessidades fora de casa, etc.

Por exemplo, no site “adopta-me”, encontras lá muitos com boas características.

Já para não dizer os cães não precisam de serem bebés para aprenderem as rotinas e as preferências do atual dono.
Última edição por Riscas007 em quinta mai 03, 2012 8:33 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta mai 03, 2012 8:32 pm

Estando a estudar, tem a certeza de ter tempo e disponibilidade para um animal exigente como um cão?
Exige passeios várias vezes ao dia, exercicio, muita disponibilidade para ensinar. Exige também disponibilidade monetária.

Quando ao facto de escolher um rafeiro, há imensos, mas imensos rafeiros bebés para adopção. Vá ao site "adopta-me" e veja.

Mas lembre-se que um bebé exige muito mais trabalho e não suporta bem estar sózinho. Um cão novo mas já sem ser bebé aprende num instante.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 03, 2012 8:38 pm

Se quer porte pequeno é mais fácil "prever" o tamanho se o cão for um adulto (há "adultos" com 1 ano/ 1,5 anos; que é bastante jovem :)) do que se for um cachorro.. se quiser adoptar cachorro rafeiro é sempre bom ver a mãe para ter uma ideia do potencial tamanho dos bebés. :) Também se consegue prever olhando para o tamanho e comprimento das patas... mas pode ser surpresa.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quinta mai 03, 2012 9:02 pm

Se o cão tiver mais de 1 ano, mesmo que cresca um pouco até aos 2 anos não será muito.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta mai 03, 2012 9:10 pm

Vou dar um conselho e falo por experiência própria: é muito nova, está na idade de se divertir, estudar, sair com os amigos, etc. Um cão implica não podermos jantar fora quando queremos, um cão implica estarmos num sítio e termos que ir a casa para ir com o cão à rua, um cão implica não podermos ir de férias quando queremos porque nem sempre temos com quem/onde deixar o cão, etc.
Ainda está a estudar, não sabe se quando começar a trabalhar não irá ter um trabalho com horários complicados, etc. Claro que não é impossível ter um cão quando somos jovens mas eu tenho 24 anos e prescindo de muita coisa por causa do meu cão. É só um conselho, não leve a mal :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 9:12 pm

Concordo com a ideia do cão sem raça definida e adulto jovem. Os cães adultos aprendem depressa as rotinas e quando são adoptados de más situações apegam-se muito aos donos.

Se tiver dúvidas quanto ao temperamento e comportamento, pode sempre procurar um cão que esteja em FAT, pois normalmente as pessoas que fazem esse papel conhecem-nos bem e podem indicar se é adequado para si ou não. Também já trazem algumas rotinas aprendidas e se a FAT for como deve ser, virá de boa saúde, desparasitado e com vacinas.

Optando por um cachorro, lembre-se de que terá muitos xixis e cocós para limpar, muita coisa roída e muita asneira feita. São encantadores, sem dúvida, mas dão muito trabalho e despesa em desparasitações, vacinas, consultas veterinárias. Também poderão frustrar as expectativas e cálculos a respeito do tamanho e da corpulência.

Mas, seja o que for que escolher, pode ter a certeza de que terá um companheiro maravilhoso pormuitos anos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

quinta mai 03, 2012 9:55 pm

Aos 18 anos ( ano em que estava no 1ºano da faculdade) adoptei a minha primeira gata e aos 19 adoptei a segunda. Hoje tenho 21 anos e as gatinhas sempre foram exclusivamente da minha responsabilidade, incluindo os custos que isto implica. E têm as vacinas em dia, foram esterilizadas, tem uma ração adequada.
Isto para explicar que é possivel conciliar a faculdade com ter um patudo, desde que haja vontade e maturidade para isso. Claro que eu não tenho que as passear 2h por dia como se deve fazer com um cao, mas também precisam de tempo, tive que prescindir de outras coisas para poder pagar o veterinário, não posso ir de férias quando me aptece se não tiver quem cuide delas.
Não é por ter 19 anos e estar na faculdade que vai ser uma dona menos responsável.

Acerca de comprar ou adoptar, eu acho que é preferivel adoptar. Vai dar uma familia a um animal que tanto precisa, com o dinheiro que gastaria a comprá-lo, já pode pagar o veterinário, a ração e ainda o enxoval (coleira, trela, comedouros, caminha, brinquedos).
Sobre ser bebe ou adulto. Quando se adopta um adulto também pode ter que se ensinar a fazer as necessidades no sitio certo. Mas os bebés normalmente fazem mais asneiritas e não reagem tão bem quando tem que estar sozinhos.
Experimente visitar o canil da sua área de residência ou procurar na net e talvez se apaixone por um. Eu quando adoptei as minhas gatas não estava a contar ter gatos nem escolhi idade ou raça, vi-as e foi "amor à primeira vista" :)
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta mai 03, 2012 10:04 pm

saraestrelo Escreveu:Vou dar um conselho e falo por experiência própria: é muito nova, está na idade de se divertir, estudar, sair com os amigos, etc. Um cão implica não podermos jantar fora quando queremos, um cão implica estarmos num sítio e termos que ir a casa para ir com o cão à rua, um cão implica não podermos ir de férias quando queremos porque nem sempre temos com quem/onde deixar o cão, etc.
Ainda está a estudar, não sabe se quando começar a trabalhar não irá ter um trabalho com horários complicados, etc. Claro que não é impossível ter um cão quando somos jovens mas eu tenho 24 anos e prescindo de muita coisa por causa do meu cão. É só um conselho, não leve a mal :)
Concordo com tudo o que a Sara disse. Eu adoptei a minha cadela quando tinha 21 anos, mas já tinha a ideia de ter um cão há bem mais tempo. Mas fui reunindo todas as condições (principalmente monetárias) para poder ter um.
Há muito a ideia que os jovens estudantes não têm tempo para ter cães, mas penso que é realmente o oposto. Temos horários mais flexíveis e menos extensos que um trabalhador. É verdade que temos trabalhos e que estudar, mas isso faz-se em casa, e nada melhor que uma pausa para ir passear o canito e brincar com ele. :wink:
Se o seu namorado tem cães, decerto já tem uma noção do que pode esperar, agora é decidir e ver o que mais lhe agradar.
O facto de dizer que as fêmeas são mais calmas, é um pouco generalista. Cada cão é diferente do outro, e tudo depende do ensino/treino que lhe der. :)
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta mai 04, 2012 7:45 am

Kellinha Escreveu:Aos 18 anos ( ano em que estava no 1ºano da faculdade) adoptei a minha primeira gata e aos 19 adoptei a segunda. Hoje tenho 21 anos e as gatinhas sempre foram exclusivamente da minha responsabilidade, incluindo os custos que isto implica. E têm as vacinas em dia, foram esterilizadas, tem uma ração adequada.
Isto para explicar que é possivel conciliar a faculdade com ter um patudo, desde que haja vontade e maturidade para isso.
A meu ver um gato não tem nada a ver com um cão, principalmente a nível de cuidados. A sua gata não vai incomodar os vizinhos caso passe muitas horas sozinha, pode sair as vezes que quiser, não precisa de ir a casa para ir com ela à rua, é mais independente, etc.
Por esta mesma razão aconselho um gato a gente mais nova ;)
Agora claro que não é impossível ter um cão, tal como eu tenho, no entanto faço muitos sacrifícios, principalmente quando se tem um cão que sofre de ansiedade por separação, e não estou a dizer que sou melhor que ninguém, no entanto olhando para muitos dos meus amigos garanto que nem metade fazia o que eu faço, já tinham ido dar o cãozinho aos pais para tomarem conta ou arranjado outros donos. E também não me estou a queixar porque adoro o meu cão, só estou a ser realista.
Mas pronto isto não tem nada a ver com o tópico foi só um aparte :)

A quem criou este tópico: boa sorte com o patudo :)
ALMGF

sexta mai 04, 2012 12:53 pm

Obrigada a todos pelas respostas!
Eu tenho um horário bastante flexível pois só estou a fazer algumas cadeiras e para o ano vai ser igual.
E sinto-me perfeitamente capaz de cuidar de um patudo!
Relativamente a adoptar um cãozinho adulto e assim... Eu sinceramente não me importo e quando me decidir melhor talvez vá aos canis procurar (tenho medo é de me sentir mal por querer trazer todos e não poder)... Mas adiante! Relativamente às raças... Existem sempre aquelas raças que nós gostavamos muito de ter. Mas o amor que vou dar a um futuro patudo vai ser o mesmo! Sendo ele rafeiro ou não! Isso para mim não interessa! :)

Quanto a gatinhos, está fora de questão. Aos fins-de-semana seria impossível levar um gato para casa dos meus pais. A minha mãe não gosta. MESMO! :(

Beijinhos.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mai 04, 2012 1:09 pm

Mas um gato não se incomoda muito se ficar 1 fim de semana sozinho, aliás os gatos gostam muito pouco de mudanças de ambiente.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

sexta mai 04, 2012 1:57 pm

Kellinha Escreveu:Claro que eu não tenho que as passear 2h por dia como se deve fazer com um cao, mas também precisam de tempo, tive que prescindir de outras coisas para poder pagar o veterinário, não posso ir de férias quando me aptece se não tiver quem cuide delas.
Não é por ter 19 anos e estar na faculdade que vai ser uma dona menos responsável.
Eu expliquei que ha diferenças entre ter um cao e um gato, até porque quando morava com os meus pais tinha 5 cães, sei o trabalho que dá. Mas também tem semelhanças, conheço um gato que miava horas a fio quando estava sozinho, o que incomoda os vizinhos e a dona teve que adoptar mais um para fazer companhia ao primeiro, é necessário limpar a caixinha de areia, também há despesas com veterinário, são mais independentes mas também precisam de atenção. E seja que animal for desde que se tenha condições e vontade, consegue-se cuidar como deve ser.
Claro que nem toda a gente pensa assim e louvo a saraestrelo por tratar assim o seu caozinho, n é qualquer pessoa que prescinde seja do que for por um animal.

Voltando ao assunto do tópico: ALMGF lembrei-me que ha clinicas veterinárias que também conhecem animais que precisam de uma familia, pelo menos onde moro a maioria tem anúncios e tentam ajudar os patudos.
Responder

Voltar para “Cães”