Futura esterilização.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris
Boas, a minha gatinha Chica vai ser brevemente esterilizada, para evitar ninhadas indesejadas e também para evitar que ela fuja mais de casa... (Costuma ir à caça, coisa que não gosto nada --'). E a minha dúvida é: Quanto tempo ela ficará lá depois de operada, a recuperação será muito demorada? E como será o comportamento dela após operação. Tenho mais animais em casa, significa que terei que isola-la deles para evitar problemas na sua recuperação? Confesso que fico com uns nervinhos, mas é por uma boa causa 

Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
- Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen
Ola,
bem depende dos animais, as minhas gatas nao tiveram alteração de comportamento, sempre doidas e brincalhonas
! E adoram caçar as suas moscas eheh! Pelo menos na minha experiencia, outros foristas poderão ter outras experiência, a unica alteraçao é não terem o cio
!
Relativamente ao fugir de casa para ir caçar se tem esse habito não irá perder o habito só por ter sido esterilizada, o que recomendo é nao lhe dar acesso à rua...
Relativamente à recuperação depende de gato para gato, mas nao é muito mais que uns 3dias, a minha Buffy ao fim de 3 dias estava otima, mas por exemplo a minha Mia, no próprio dia já andava aos saltos, e eu aflita com ela para ela não se aleijar
.
Creio que nao necessita separa-la dos outros animais quando estiver com eles em casa, eles não lhes vão fazer mal
! Mas durante o tempo que não estiver em casa, pode deixa-la separada dos outros animais. Eu pelo menos nos 1ºs 2 dias fiz isso, mas depois não os separei mais.
bem depende dos animais, as minhas gatas nao tiveram alteração de comportamento, sempre doidas e brincalhonas

Relativamente ao fugir de casa para ir caçar se tem esse habito não irá perder o habito só por ter sido esterilizada, o que recomendo é nao lhe dar acesso à rua...
Relativamente à recuperação depende de gato para gato, mas nao é muito mais que uns 3dias, a minha Buffy ao fim de 3 dias estava otima, mas por exemplo a minha Mia, no próprio dia já andava aos saltos, e eu aflita com ela para ela não se aleijar

Creio que nao necessita separa-la dos outros animais quando estiver com eles em casa, eles não lhes vão fazer mal

<p>Uma gata é uma princesa de casaco de peles.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas
Por agora nao posso dar uma resposta que va exactamente de encontro ao que pretende porque a Marie foi esterilizada ha pouco tempo (27 fevereiro), e fez alergia ao penso... o que nao ajuda em nada pois assim a recuperacao tem demorado mais do que o esperado iniciallmente... no entanto posso desde ja adiantar que (fora os primeiros dias/primeira semana, em que estava muito debilitada e fraquinha) continua exactamente na mesma... só numa coisa acho que esta diferente... mia menos. muito muito muito menos. anda caladinha... so mia quando tem fome. dantes estava sempre a miar. estava eu a lavar a loiça e ela sempre a miar porque queria atençao... agora.. nada. fica ao meu lado sentada, as vezes nem a sinto ao meu lado e tenho que olhar para trás, não a vá pisar... e fica caladinha.. impecável!!=)
De resto, continua brincalhona e muito mimalha como sempre foi... estou é mortinha por lhe tirar o funil para ela poder dar os seus sprints pela casa como fazia =) boa sorte!!!
De resto, continua brincalhona e muito mimalha como sempre foi... estou é mortinha por lhe tirar o funil para ela poder dar os seus sprints pela casa como fazia =) boa sorte!!!
-
- Membro
Mais alguém tem opiniões ou experiências sobre o assunto? É que a Chica vai ser esterilizada no dia 11 deste mês e o vet não adiantou grande coisa... E estou com nervos e medo que não corra bem...
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
olá
eu com a minha gatinha tive a melhor experiência possível. por um lado acho que tive sorte, por outro lado tinha plena confiança no veterinário e sei que ela foi muito bem tratada.
a Keera foi operada durante a manhã e à tarde já estava em casa. parecia que nada lhe tinha acontecido! a miúda nem vinha abananada nem nada, estava fresca que nem uma alface! só tive de passar uma semanita a dar antibiótico e 10 dias a desinfectar a ferida dela, que curou muito bem e sem qualquer problema. não a notei mal, com dores ou abatida, manteve-se brincalhona e pouco incomodada com o body que lhe vestiram para não lamber a ferida.
eu na altura até queria faltar às aulas para ficar com ela mas a veterinária garantiu-me que não era preciso. eu, depois de ver com os meus próprios olhos que ela realmente estava óptima, não tive problemas em sair e deixa-la só por umas horinhas.
em suma, uma recuperação óptima, sem nenhum percalço pelo caminho, e só posso desejar que assim seja com a sua gatinha
eu estava muito nervosa por ela, também, mas prometeram telefonar-me logo a seguir à operação e fiquei logo mais descansada ao saber que tudo estava bem! custou-me mais a mim que a ela!!

a Keera foi operada durante a manhã e à tarde já estava em casa. parecia que nada lhe tinha acontecido! a miúda nem vinha abananada nem nada, estava fresca que nem uma alface! só tive de passar uma semanita a dar antibiótico e 10 dias a desinfectar a ferida dela, que curou muito bem e sem qualquer problema. não a notei mal, com dores ou abatida, manteve-se brincalhona e pouco incomodada com o body que lhe vestiram para não lamber a ferida.
eu na altura até queria faltar às aulas para ficar com ela mas a veterinária garantiu-me que não era preciso. eu, depois de ver com os meus próprios olhos que ela realmente estava óptima, não tive problemas em sair e deixa-la só por umas horinhas.
em suma, uma recuperação óptima, sem nenhum percalço pelo caminho, e só posso desejar que assim seja com a sua gatinha

-
- Membro
Uma pergunta, o antibiótico que deu à sua gatinha, foi em comprimido? A minha Chica detesta tomar comprimidos... cospe-os e ainda me arranha toda!Keera Escreveu:oláeu com a minha gatinha tive a melhor experiência possível. por um lado acho que tive sorte, por outro lado tinha plena confiança no veterinário e sei que ela foi muito bem tratada.
em suma, uma recuperação óptima, sem nenhum percalço pelo caminho, e só posso desejar que assim seja com a sua gatinhaeu estava muito nervosa por ela, também, mas prometeram telefonar-me logo a seguir à operação e fiquei logo mais descansada ao saber que tudo estava bem! custou-me mais a mim que a ela!!

Quando a minha Kika foi operada, eu bem tentei informar me e tal mas confiei e confio, plenamente na VET, por isso estava um pouco mais descansada!
Ela foi " internada" de manha cedo, mas já estava sem comer e beber desde o final da noite anterior, levei-os de manha ( foram operados os 2 Guilherme e Kika no mesmo dia) e plena hora de almoço mais ou menos já tinha noticias que estava tudo bem! Fomos busca los ao final da tarde!
O gui não se pasava nada com ele!!!! nem abananado da anestesia estava, ela estava mais quietinha, mas era completamente normal, Não comeu nesse dia, só na manha seguinte, ficou quietinha durante a noite, mas de manha já quase que corria!
A Kika teve costura intradérmica, não usou nem funil, nem casaquinho, só um penso pequenino que logo saiu, tomaram ambos antibiótico acho que durante 5 dias! Ela nem cicatriz tem, tem uma barriguinha lisinha ( se não contarmos com o mini pneu! é preciso ter fé nos profissionais e tudo irá correr pelo melhor!
Ela foi " internada" de manha cedo, mas já estava sem comer e beber desde o final da noite anterior, levei-os de manha ( foram operados os 2 Guilherme e Kika no mesmo dia) e plena hora de almoço mais ou menos já tinha noticias que estava tudo bem! Fomos busca los ao final da tarde!
O gui não se pasava nada com ele!!!! nem abananado da anestesia estava, ela estava mais quietinha, mas era completamente normal, Não comeu nesse dia, só na manha seguinte, ficou quietinha durante a noite, mas de manha já quase que corria!
A Kika teve costura intradérmica, não usou nem funil, nem casaquinho, só um penso pequenino que logo saiu, tomaram ambos antibiótico acho que durante 5 dias! Ela nem cicatriz tem, tem uma barriguinha lisinha ( se não contarmos com o mini pneu! é preciso ter fé nos profissionais e tudo irá correr pelo melhor!
Olá Blackheart9
A minha gatinha foi esterilizada no dia 23 de Março, está a fazer agora mais ou menos 1 semana e meia...
Vou tentar esclarecer algumas das suas duvidas, apesar de já estar quase tudo dito pelas foristas anteriores, e de eu lhe querer dizer que cada caso é um caso, embora todos nós gostemos de ouvir e saber como se passou com os gatinhos nossos conhecidos...
Normalmente, as gatinhas não precisam de ficar internadas... ficam apenas lá o tempo necessário para acordarem da anestesia e de a vet poder avaliar o seu estado e poder deixar a gatinha fazer a recuperação em casa.
Se tem outros gatinhos em casa, eu aconselho a manter a gatinha operada, sózinha, durante pelo menos as primeiras 24 horas, ela vai estar ainda um pouco sonolenta e pode ter dores... e também não convem que comece aos saltos ou com correrias com os outros. Mantenha-a num ambiente calmo e aconchegante... com uma mantinha quentinha, porque a temperatura dela depois da cirurgia costuma baixar um pouco.
Umas trazem um colar e outras não, umas trazem um body e outras não... apenas tem que se manter atenta, para poder ver se ela não chega aos pontos e não lambe, para que não infecte...
Quanto ao antibiótico. Depende... depende do critério do vet. A minha gatinha fez lá um antibiótico injectavel que dava para 10 dias... e não precisou de mais nada... nem eu mexi na costura para desinfectar nem nada. Ao fim de 2 dias ela foi lá fazer novo penso e para a vet ver como estava a costura (que foi com pontos internos) e depois ao fim de 10 dias tirou tudo e a costura está limpinha e fechada.
De resto, mesmo que lhe tenhamos ajudado nas suas duvidas, penso que deve falar melhor com a sua vet e perguntar a ela tudo o que tiver vontade. Eu também não sabia como se passava a cirurgia das gatas e foi a minha vet que me explicou tudo... directamente relacionado com a minha própria gatinha.
Por isso, não tenha receio de incomodar os vets, eles são os mais indicados e melhor informados para nos esclarecer e ajudar.
Boa sorte e venha cá contar como correu a cirurgia da sua gatinha Chica.

A minha gatinha foi esterilizada no dia 23 de Março, está a fazer agora mais ou menos 1 semana e meia...
Vou tentar esclarecer algumas das suas duvidas, apesar de já estar quase tudo dito pelas foristas anteriores, e de eu lhe querer dizer que cada caso é um caso, embora todos nós gostemos de ouvir e saber como se passou com os gatinhos nossos conhecidos...
Normalmente, as gatinhas não precisam de ficar internadas... ficam apenas lá o tempo necessário para acordarem da anestesia e de a vet poder avaliar o seu estado e poder deixar a gatinha fazer a recuperação em casa.
Se tem outros gatinhos em casa, eu aconselho a manter a gatinha operada, sózinha, durante pelo menos as primeiras 24 horas, ela vai estar ainda um pouco sonolenta e pode ter dores... e também não convem que comece aos saltos ou com correrias com os outros. Mantenha-a num ambiente calmo e aconchegante... com uma mantinha quentinha, porque a temperatura dela depois da cirurgia costuma baixar um pouco.
Umas trazem um colar e outras não, umas trazem um body e outras não... apenas tem que se manter atenta, para poder ver se ela não chega aos pontos e não lambe, para que não infecte...
Quanto ao antibiótico. Depende... depende do critério do vet. A minha gatinha fez lá um antibiótico injectavel que dava para 10 dias... e não precisou de mais nada... nem eu mexi na costura para desinfectar nem nada. Ao fim de 2 dias ela foi lá fazer novo penso e para a vet ver como estava a costura (que foi com pontos internos) e depois ao fim de 10 dias tirou tudo e a costura está limpinha e fechada.
De resto, mesmo que lhe tenhamos ajudado nas suas duvidas, penso que deve falar melhor com a sua vet e perguntar a ela tudo o que tiver vontade. Eu também não sabia como se passava a cirurgia das gatas e foi a minha vet que me explicou tudo... directamente relacionado com a minha própria gatinha.
Por isso, não tenha receio de incomodar os vets, eles são os mais indicados e melhor informados para nos esclarecer e ajudar.
Boa sorte e venha cá contar como correu a cirurgia da sua gatinha Chica.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
eu acho que há clínicas onde lhes dão o antibiótico tipo a soro quando ainda estão internados e deixa de ser preciso dar-lhes em casa, mas não tenho a certeza! eu tive de lhe dar antibiótico durante 6 dias, duas vezes por dia, uns comprimidos pequeninos. claro que ela não gostava, mas com um bocadinho de prática eu lá lhe conseguia meter aquilo pela goela num instante e ela nem se queixava demasiado!Blackheart9 Escreveu:Uma pergunta, o antibiótico que deu à sua gatinha, foi em comprimido? A minha Chica detesta tomar comprimidos... cospe-os e ainda me arranha toda!Keera Escreveu:oláeu com a minha gatinha tive a melhor experiência possível. por um lado acho que tive sorte, por outro lado tinha plena confiança no veterinário e sei que ela foi muito bem tratada.
em suma, uma recuperação óptima, sem nenhum percalço pelo caminho, e só posso desejar que assim seja com a sua gatinhaeu estava muito nervosa por ela, também, mas prometeram telefonar-me logo a seguir à operação e fiquei logo mais descansada ao saber que tudo estava bem! custou-me mais a mim que a ela!!
Será que há alguma alternativa aos comprimidos?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
cada caso é um caso e cada animal é diferente. de qualquer forma a esterelização éuma operação grande. eu esterelizei cães, e gatos e tudo correu bem melhor nuns do que noutros. tudo depende da idade e do estado geral dos bichos. mas se nada houver em contrário, ao fim de uma semana estão ótimos. os 2 primeiros dias são mais complicados por causa da anestesia e das dores. mas eles são uns valentões 

-
- Membro
Olá a todos... Já passou algum tempo desde que publiquei o post, mas depois de muitos contratempos e imprevistos finalmente hoje fui levar a Chica para ser esterilizada... Amanhã da tarde vou buscá-la e conto-vos como correu. Estou nervosa e duvido que consiga pregar olho esta noite... 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas
Vai correr tudo bem! Boa sorte e diga-nos como correu 

Hélène
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos
Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754
Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468
Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036
Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009
Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
A minha Billie Jean foi operada no dia 27 de Abril. Na domingo dia 29 tive que por-lhe o colar isabelino porque lembrou-se de tirar o penso que tinha sido acabadinho de mudar
A cicatriz ficou meio descoberta, mas quando liguei ao Vet, ele disse-me que não fazia mal. O que importa é que ela não lamba. Então fiquei descansada. Ontem, quinta-feira já tirou os pontos <3 Nem uma semana depois. Espero que não tenha sido cedo demais LOL. Amanhã já posso tirar o penso de protecção e começar a colocar creme gordo para hidratar a cicatriz. O colar vou deixa-lo mais uns dias
O antibiótico que a minha gata levou foi injectável. Sempre que ia mudar o penso (dia sim, dia não) levava a pica.
A minha bichana comeu logo que nem uma porca no primeiro dia. Já saltava embora parecia que tinha bebido meia garrafa de vinho. Andava meio ranhosa (mais do que o habitual. Ela não é muito simpática), mas de há uns dias para cá tem ficado um pote de mel <3 Até já começa a brincar com o meu outro gato que sempre foi o seu arqui-inimigo!
Em suma: correu tudo lindamente!
Boa sorte
Depois venha fazer o eu relatório lol

O antibiótico que a minha gata levou foi injectável. Sempre que ia mudar o penso (dia sim, dia não) levava a pica.
A minha bichana comeu logo que nem uma porca no primeiro dia. Já saltava embora parecia que tinha bebido meia garrafa de vinho. Andava meio ranhosa (mais do que o habitual. Ela não é muito simpática), mas de há uns dias para cá tem ficado um pote de mel <3 Até já começa a brincar com o meu outro gato que sempre foi o seu arqui-inimigo!
Em suma: correu tudo lindamente!
Boa sorte

-
- Membro
Cheguei à pouco com a Chica!
Hoje de manhã liguei ao vet a perguntar como correu e como estava a gatinha, ele disse que a esterilização correu bem. Quando a fui buscar ela estava deitada na caixa de areia
e chamei-a veio logo ter comigo tadinha :s. Ainda está toda dorida mas já comeu mal chegou a casa, e logo à noite tenho que começar a lhe dar comprimido (tarefa difícil mas tem que ser...). A pobre bichana parece que ficou magrissíma (ela sempre foi magrinha embora apetite nunca lhe falte e coma bem...) Daqui a uma semana vai tirar os pontos...

Hoje de manhã liguei ao vet a perguntar como correu e como estava a gatinha, ele disse que a esterilização correu bem. Quando a fui buscar ela estava deitada na caixa de areia