As patas dianteiras dos cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta jan 28, 2004 3:51 pm

Esta questão já me incomoda há já algum tempo, penso que desde que começei a trabalhar com cães e já lá vão uns 6 anos sensivelmente. A questão que queria colocar é a seguinte:
POrque razão os cães não gostam que se lhes mexa nas patas dianteiras?
Eu tenho as minhas teorias, mas não passam disso e são algo sem grande fundamento.
Eu tenho a sensação que tem algo a ver com uma questão de posse do animal, porque alguns chegam mesmo a ser agressivos...mas não passam disso de "teorias da batata" como lhes chamo.
Mete-me bastante confusão porque algumas pessoas chegam a dizer que são cocegas :?: :!: , o que para mim não tem muito sentido, acho que são mitos tal como muitos outros.
Gostava que partilhassem as vossas opiniões porque realmente gostava mesmo de resolver esta questão.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta jan 28, 2004 4:41 pm

Nunca conheci nenhum cão que não gostasse que se lhe mexa nas patas dianteiras!

Eles até acham piada ao " dá a patinha"

Já nas patas traseiras não posso dizer o mesmo! :lol:
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta jan 28, 2004 4:43 pm

Não duvido da sua experiencia mas o Guzzi não se importa que se lhe mexa nas patas dianteiras, bem pelo contrario adora estar deitado ao colo enquanto lhe fazem festas nas "almofadinhas"
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jan 28, 2004 4:57 pm

Acho que a Isabel não está a falar de quando temos os nossos cães ao colo e lhe mexemos nas patas, mas sim quando ela lhe está a fazer a tosquia, eles não deixam que a máquina passe nas patas, não é assim, Isabel?

Eu que começei à pouco tempo, também noto que isso acontece... ainda não me calhou um que me deixasse tocar-lhe nas patas com a máquina :roll:

Se eu estiver enganada, corrige-me ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta jan 28, 2004 6:03 pm

A tosquia das patas não é à tesoura? nunca vi tosquiarem as patas da frente à máquina (mas a minha experiência é limitada a assistir às tosquias das duas cockers da minha mulher e as da minha setter).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
isabelnobre
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 6:23 pm

:lol:

Pois por vezes falo com as pessoas a imaginar de que sabem do que estou a falar e esqueço-me de que nem todos me entendem.
É mais ou menos o que o membro Tchinho se referiu. Uma coisa é segurar nas patas de um cão, qd por exemplo lhe pedimos a pata, uma coisa é ser o dono a fazer isso, outra coisa é agarrar ou mexer qd não se é nada ao animal além de que aquela que me faz maldades de vez em qd.
Seja para cortar as unhas seja só para segurar enquanto se trata de alguma coisa relacionada com a pata, 90% dos animais que me passam pelas mão não gostam que se lhes toque e repito toque sequer nas patas dianteiras. Eu pessoalmente não entendo porquê, nunca fui cão e se fui não me recordo. E não só com a máq. da tosquia tb com a tesoura, corta unhas ou escova, mesmo os meus cães não gostam, noto isso qd os escovo por exemplo.

Tenho clientes que se referem a isso como cocegas, o que não concordo.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta jan 28, 2004 8:33 pm

Tchinho, é isso sim.
Casadiscaes, o trimming dos cockers DEVE ser feito á tesoura, no que diz respeito ás patas, no entanto também se faz com a máquina.
O que se pergunta é a vossa opinião sobre o facto de a grande maioria dos cães, não deixar lá de muito bom grado cortar as unhas, pentear, tosquiar, cortar á tesoura ou mesmo tocar, em especial as patas dianteiras. Eu pessoalmente também não imagino. Já pensei que poderá ter algo a ver com uma questão de "ameaça" de qlqr especie, lá na cabeça do cão. Posso dizer que é mais facil, pela experiencia que tenho, fazer a zona inguinal a um macho do que manejar as patas da frente.
Apenas uma questão lançada para discussão e possivel esclarecimento de quem entende bem de psicologia animal. Se... quiserem e acharem por bem responder, como é evidente. ;)
Isabel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jan 28, 2004 11:04 pm

Pedra Escreveu: Tchinho, é isso sim.
Casadiscaes, o trimming dos cockers DEVE ser feito á tesoura, no que diz respeito ás patas, no entanto também se faz com a máquina.
O que se pergunta é a vossa opinião sobre o facto de a grande maioria dos cães, não deixar lá de muito bom grado cortar as unhas, pentear, tosquiar, cortar á tesoura ou mesmo tocar, em especial as patas dianteiras. Eu pessoalmente também não imagino. Já pensei que poderá ter algo a ver com uma questão de "ameaça" de qlqr especie, lá na cabeça do cão. Posso dizer que é mais facil, pela experiencia que tenho, fazer a zona inguinal a um macho do que manejar as patas da frente.
Apenas uma questão lançada para discussão e possivel esclarecimento de quem entende bem de psicologia animal. Se... quiserem e acharem por bem responder, como é evidente. ;)
Isabel
De facto este tema é giro.
Vocês como lidam com muitos cães podem ter muito mais a noção da realidade.
Comigo costuma ser o contrário, os meus cães cada vez que lhes aparo o pelo entre os dedos, andam sempre é á sapatada com as patas traseiras. Idem para a escovagem na cauda. Nas patas dianteiras nunca me apercebi de grande desconforto.
No entanto pode ser por se tratar dos MEUS CÃES.
Como nunca andei a tosquiar cães de outros, não posso tirar conclusões.
;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
telmadias
Membro
Registado: quinta dez 19, 2002 1:51 pm

quarta jan 28, 2004 11:09 pm

De facto a maioria dos cães gostam que lhes mexam nas patinhas dianteiras no que diz respeito a festinhas e miminhos, mas quando é pó lado de escovar, lavar, tusquiar a koisa fika preta... eu para conseguir pentear as patas da Cyntia tenho de lhe dar um brinquedo para ela se entreter, caso contrário está sempre a tentar mordiscar-me ou a tentar tirar-me a escova :roll:

é claro que isto varia consoante a personalidade do animal.
telmadias
Membro
Registado: quinta dez 19, 2002 1:51 pm

quarta jan 28, 2004 11:10 pm

De facto a maioria dos cães gostam que lhes mexam nas patinhas dianteiras no que diz respeito a festinhas e miminhos, mas quando é pó lado de escovar, lavar, tusquiar a koisa fika preta... eu para conseguir pentear as patas da Cyntia tenho de lhe dar um brinquedo para ela se entreter, caso contrário está sempre a tentar mordiscar-me ou a tentar tirar-me a escova :roll:

é claro que isto varia consoante a personalidade do animal.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jan 28, 2004 11:13 pm

enquanto o max dá a pata e gosta de festas nas patas (também é festo-dependente :lol: :lol: ), a carlota encolhe quando lhe toco nas patas. detesta que lhe cortem as unhas. mas também para lhe dar comprimidos :o :o feitios :p e falta de hábito.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta jan 28, 2004 11:26 pm

Cada animal é um caso e é bem verdade!
Com o meu primeiro cão, nunca tive quaisquer problemas em mexer-lhe nas patas dianteiras (quer para escovar, lavar ou simplesmente "dar a pata"). Já o Bono não gosta... Na banheira até posso compreender que ele se possa sentir mais inseguro, mas mesmo no chão pura e simplesmente não atina com o ficar só com 3 patas no chão! :lol:
Cada maluco com a sua mania!!! :D
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta jan 28, 2004 11:46 pm

Pelo que tenho observado, não me parece que seja cada maluco sua mania. Penso que em 90 por cento dos caes isso acontece. E não acredito que 90 por cento dos nossos clientes sejam "malucos" ;)
Nha... tem que haver outra explicação. Talvez um dia eu seja cão e logo saberei a razão :)
Posteriores e cauda também são um pouco complicados, nalguns cães, mas... estão a léguas das patas da frente.
Isabel
isabelnobre
Membro Veterano

quarta jan 28, 2004 11:49 pm

Tenho alguns clientes que não conseguem mexer nas patas dos seus cães (nas dianteiras), tenho outros que nunca repararam.
Façam o teste aos vossos, sem ser ao mexer experimentem o agarrar vão ver que eles passado um bocado vão querer livrar a pata das vossas mãos, a minha com alguma subtileza é o que faz! Sabe bem que eu levo a melhor. Mas em caso de clientela eles chegam ao ponto de qd é para trabalhar patas ter de se pôr açaime ;)
O que eu queria saber é se acham ou tem alguma ideia de qual será a razão.
Vou ser sincera não é o género de questão que me tire o sono mas volta e meia lembro-me e estou farta de puxar pelos neurónios e não entendo.
É mesmo mais complicado que tocar na zona do rabo, z inguinal e patas trazeiras. Façam o teste do agarrar, não segurar, agarrar mesmo!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jan 28, 2004 11:54 pm

Façam o teste do agarrar, não segurar, agarrar mesmo!
pois, eu já fiz com a carlota e também fiquei intrigada. como ela é paspalhona, tenta encolher a pata. mas como eu sou teimosa para burro, insisto. aí, coitada, lá se resigna. faço isto quando vou no carro e ela está ao meu lado. é uma tentativa de lhe ensinar a dar a pata. se agarro a pata do max, ele não se importa nada. no outro dia até lhe disse - levas festas nas patas. também merecem :oops: :oops:
mas também como disse, enquanto que para dar um comprimido à carlota é um inferno, o max come-os, em geral como se fossem rebuçados. agora com o ananase até lambe os bigodinhos :D e tenta esconder o comprimido se eu me aproximo. deve ter medo de o partilhar.
Responder

Voltar para “Cães”