ontem a cadelinha de um amigo meu, da raça pastor alemao, teve a sua ninhada. Foi o primeiro parto dela. A cadelinha deve ter cerca de um ano, ja atingiu portanto a puberdade. Em relaçao ao macho ela é mais pequenita, um pouco. Ele tem um casal, um macho c pouco mais de ano e meio e a cadela, com a volta de um ano.
A cadelinha entrou em trabalho de parto, as 5h da manha, acabou acho que por volta das 9h.
Teve tres filhotes apenas. O que na perpectiva do dono ate tera sido bom, mas eu estava a espera de mais, mas nao se veio a confirmar. Ela ja esta bem, esta a recuperar.
Foi o panico, nao estava informado, acerca dos procedimentos correctos durante o parto, nem eu nem o dono, provavelmente com mais um pouco de informaçao, mas nao muita, em todo o caso, nada nos prepara para uma coisa daquelas. Porque nunca deixamos de temer, pela vida dos filhotes, como da mae e do bem estar de todos. Alem que acredito deve ser uma experiencia, severa e desgastante, tanto no aspecto fisico como emocional.
O parto aconteceu da seguinte forma.
A cadela, notamos um comportamente estranho e percebemos que se poderia estar a aprontar, eu so nao saberia que era dali a poucas horas. Nao mostrou grande apetite ao jantar, mas comeu a raçao toda, mais lentamente do que o normal. Deitada no lugar dela, nao se levantava muito, como era usual para nos importunar.
Apesar de terem um quintal enorme, a noite dormem dentro de casa.
Acordei por volta das 5h da manha, pouco depois de me ter deitado, com muito esforço. Acordei com o barulho, pouco usual, mas ainda nao tinha percebido, nem sequer me tinha ocorrido que ela estivesse no parto. Levantei me e foi ao pe deles, logo que abri a porta a Jane levanta se, ao que reparei que havia um terceiro elemento. Ela parecia estar inquieta. Estavam os dois em panico, a cadela, o macho e depois eu, todos os tres em panico

Comecei por tentar acalma los, a cria fazia um barulho consideravel, devo ter chegado pouco depois do primeiro nascimento.
A cadela, enjeitava o macho, nunca deixei que ele se aproxima se muito. Abri a porta para por o cao na rua, mas ela levantou se como normalmente faria na tentativa de ir para a rua, fechei a porta e ficaram os dois dentro. Depois ela reagiu com um pouco mais violencia para ele, e meti mesmo o cao na rua e ela permaneceu no lugar dela.
Teve uma segunda cria, que vi estava a sair de rabo, vi num site, que se eles nascessem de rabo, poderiam asfixiar e teriam que ser retirados com ajuda. Eu vi que ela estava a tentar puxa lo com a boca, entao peguei num pano meti a volta da cria e puxei lentamente num angulo de 45º, como vi num site.
Ainda passou algum tempo ate ter nascido a 3º cria.
Achei estranho ter tido tao poucas crias, ouvi relatos de femeas que teriam 8 bebes.
Foi uma noite desgastante. Dei por mim com o choro preso algumas x, so o choro deles é uma coisa| foi um previlegio assistir a um acontecimento destes, apesar do medo do desconhecimento.
Espero que as crias fiquem bem e sobrevivam.
A partir de segunda feira, sou eu que vou estar com eles. A partir da tarde. Que cuidados devo ter com a cadela e as crias?
Ja vi que o local tem estar limpo, obviamente.
devo passar uma soluçao de iodo 2% no umbigo para evitar contaminaçao por bacterias e ajudar na cicatrizaçao.
Posso ir com a cadela a rua (quintal) normalmente, sem muitos esforços? Em relaçao ao convivio com o macho, devo estar atento a algum comportamento? devo manter o macho afastado das crias num primeiro momento?