Operar ou não operar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mai 07, 2012 3:49 pm

Olá a todos,

A minha Lourença tem a mania de comer todo o tipo de porcarias na rua, às vezes nem vejo o quê. Ontem, sem nada que o fizesse esperar, começou a vomitar, a vomitar, sem querer comer, mas mesmo assim cheia de energia e vontade de ir passear e correr. Tentei telefonar para 2 veterinários, e ninguém atende... Hoje de manhã vomita e sai-lhe uma coisa que tinha engolido há uns 3 meses atrás (um bonequinho pequeno de pano, pensava que tinha saido pelo outro lado!)... Foi logo para o veterinário, RX, ecografia, e nada de conclusivo, não têm a certeza se tem ainda algo lá dentro ou não, eventualmente uma cordinha que estava presa ao boneco, não se sabe, sugerem abrir para ver. Será que está lá alguma coisa ou não, será que já está no início do intestino, será que sai sozinha, será que o vómito nem tem nada a ver com isso? Se fizerem uma "RX com contraste" poderá também não ver bem, porque talvez seja só uma cordinha. Ou seja, continuo sem saber o que ela tem ou se se deve abrir para ver... :( Vou tentar uma segunda opinião...
Lourenca
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 4:12 pm

Alguém conhece veterinários bons para este tipo de operação? Ou melhor, excelentes em radiografia e ecografia? Não queria abrir sem saber se há alguma coisa para tirar... :(
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda mai 07, 2012 4:12 pm

Sim, antes de pensar se deve ou não operar, é melhor pedir outra opinião. As melhoras.
Acena
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 4:17 pm

Lourenca Escreveu:Alguém conhece veterinários bons para este tipo de operação? Ou melhor, excelentes em radiografia e ecografia? Não queria abrir sem saber se há alguma coisa para tirar... :(
De que zona?
Lourenca
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 4:20 pm

Grande Lisboa. Linha de Cascais ou Sintra ou arredores.
Acena
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 4:24 pm

Lourenca Escreveu:Grande Lisboa. Linha de Cascais ou Sintra ou arredores.
Lamento, nessa zona não conheço. Espero que alguém a possa ajudar.

Mesmo que não esteja lá o objecto, será que não querem ver se houve algum dano que necessite de intervenção? Não sei se é normal ficar lá assim tanto tempo...
Lourenca
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 4:29 pm

Acho que não é fora do comum encontrar cães com o estômago cheio de coisas que os donos nem sabiam lá estarem, e chegam a lá ficar anos sem darem sintomas. Há coisas que saem por cima ou por baixo, e outras vão ficando... Eu estava convencida que tinha saido...
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda mai 07, 2012 4:35 pm

Lourenca Escreveu: Hoje de manhã vomita e sai-lhe uma coisa que tinha engolido há uns 3 meses atrás (um bonequinho pequeno de pano, pensava que tinha saido pelo outro lado!)...
Beeeemmmmm!...
Mas que maluca! :D

E entretanto não está melhor?

Ok, as cirurgias exploratórias existem, mas...
Da mesma forma que já recusei uma a mim, caso as minhas "crianças" ficassem melhores, também recusaria...

De qualquer forma, terá que seguir para treino com ela, porque o problema de origem mantem-se e mais dia menos dia lá anda você com o coração nas mãos outra vez...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 07, 2012 4:46 pm

Lourenca Escreveu:Acho que não é fora do comum encontrar cães com o estômago cheio de coisas que os donos nem sabiam lá estarem, e chegam a lá ficar anos sem darem sintomas. Há coisas que saem por cima ou por baixo, e outras vão ficando...
Não é incomum, não, Lourença.

No seu lugar, eu também estaria no mesmo dilema, e não sei se não preferiria esperar um pouco a sujeitar a cadela a uma intervenção que pode revelar-se inútil, quando ainda não foram, ao que me parece, esgotadas todas as hipóteses de exame: falaram-lhe numa endoscopia? Se não falaram, porque não perguntar ao veterinário se a pode fazer, e sobretudo se será eficaz para detectar a presença do cordel?
Eu estava convencida que tinha saido...
Até pode ter saído, sim, infelizmente não temos o hábito de esgravatar nas fezes dos nossos bichos para vermos o que vem misturado com elas.

Depende muito do material de que seja feito o dito cordel. Se for de alguma material facilmente perecível, até pode ter sido parcialmente desfeito pelos sucos gástricos e o pedaço ou pedaços soltos terem saído nas fezes.

Como segunda opinião alternativa, eu sugeriria a Faculdade de Medicina Veterinária, eles têm lá todos os aparelhos e meios de diagnóstico necessários.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Lourenca
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 5:01 pm

Disseram-me que a endoscopia só funciona para ver até ao estômago, se já tiver passado para baixo, a sonda não chega lá.
O "cordel" era de pano, mas não cheguei a ver de perto, ela engoliu antes de eu a agarrar. (Era uma xuxa de bébé com mola e um bonequinho, que encontrou na rua, felizmente só comeu o boneco... Os cães são criaturas estranhas, não sei que lhes dá para comeram este tipo de coisas...)
Vou à Fac. Medicina Veterinária, espero que sejam bons. E espero que consigam ver melhor...
Também vou perguntar se posso esperar e ver se ela fica melhor antes de operar. Esperar pode correr mal, mas operar assim sem saber também não me agrada.
Ando há imenso tempo a "ameaçar" que lhe compro um açaime por causa destas coisas...
Lá vamos para o vet...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 07, 2012 5:11 pm

As melhoras da cadelinha, depois diga o que foi que lhe indicaram.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mai 07, 2012 6:02 pm

Lourenca Escreveu:Disseram-me que a endoscopia só funciona para ver até ao estômago, se já tiver passado para baixo, a sonda não chega lá.
O "cordel" era de pano, mas não cheguei a ver de perto, ela engoliu antes de eu a agarrar. (Era uma xuxa de bébé com mola e um bonequinho, que encontrou na rua, felizmente só comeu o boneco... Os cães são criaturas estranhas, não sei que lhes dá para comeram este tipo de coisas...)
Vou à Fac. Medicina Veterinária, espero que sejam bons. E espero que consigam ver melhor...
Também vou perguntar se posso esperar e ver se ela fica melhor antes de operar. Esperar pode correr mal, mas operar assim sem saber também não me agrada.
Ando há imenso tempo a "ameaçar" que lhe compro um açaime por causa destas coisas...
Lá vamos para o vet...
Eu ia falar-lhe na faculdade que deve ter endoscopia (que sim só chega até ao estômago (quanto muito iniciozinho do duodeno))
Depois diga como correu :)
Outra pergunta, mas o canito já não vomita?... se fosse eu, depois de ver a saída do corpo estranho se o animal estivesse sem sinais de obstrução (come bem, fezes normais, não há vómito...) não faria cirurgia (laparoscopia exploratória).
A não ser que lhe consigam detectar o corpo estranho com Rx de contraste ou outro método...
Última edição por MiMoo em segunda mai 07, 2012 6:03 pm, editado 1 vez no total.
PESTE1
Membro
Registado: sexta out 02, 2009 5:05 pm

segunda mai 07, 2012 6:03 pm

Há a clinica da tapada das merces e a de mem martins. as melhoras da miuda. :D
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça mai 08, 2012 8:03 am

Lourenca
Se eu estivesse no seu lugar e não tivesse chegado a nenhuma conclusão com o vet do meu cão pediria uma 2ª opinião tal como vai fazer.
Quanto ao facto de ela comer coisas do chão acho sinceramente que tem que se preocupar seriamente com isso, é extramente perigoso não termos confiança nos nossos cães em relação às porcarias que aparecem no chão (e que são muitas).
Eu quando adoptei o meu cão ele tinha uma pancada enorme por papel e comia todo o papel que lhe aparecia à frente, comecei a fazer treinos com ele nomeadamente o "larga" e o "não toca" pois acho que são treinos mais simples do que ensinar o cão que só pode comer o que nós damos, portanto hoje em dia (e ainda ontem aconteceu) quando ele apanha um papel eu peço um "larga" ou posso puxar o papel da boca dele que não há problema, isto quando não prevejo que ele o vai apanhar, se vir que ele está a cheirar muito um papel peço o "não toca" e ele continua a vida dele. O que é facto é que hoje em dia ele passa por muitos papéis e já não liga, quando o adoptei comia sempre 1 ou 2 por dia. Mas mesmo assim ando sempre atenta a ver se vamos passar por alguma porcaria e se vir alguma coisa desvio-me.
E com o meu cão houve um pormenor importante, que acho que é comum a todos os cães, que é a atitude do dono, se o dono se zangar e tentar tirar o objecto à força, é para esquecer, eles engolem aquilo rapidamente.

Pode usar este treino para ensinar o "não toca"
http://www.youtube.com/watch?v=hdHoYwtW ... r_embedded#!

Boa sorte e espero que não leve a mal este desvio do título do tópico,
Sara
Lourenca
Membro Veterano

terça mai 08, 2012 9:24 am

Olá a todos,

A minha mãe, que é enfermeira (de pessoas), disse-me mais ou menos o que sugere a MiMoo. E em princípio foi isso mesmo, o objecto andou lá pelo estômago, e quando foi obstruir a saída para o intestino, a bicha começou a vomitar, até que acabou por sair. A partir daí parece que ficou novamente esfomeada e não voltou a vomitar.

Mesmo assim fomos ao Hospital da Faculdade de Veterinária, para ficarmos mais descansados, fizeram novo RX porque o veterinário não ficou satisfeito com o primeiro, e aparenta não ter mais nada lá dentro. Se por acaso lá tiver ficado algum cordão, é pequeno, e à primeira vista o objecto que saiu estava inteiro. Nos próximos 5 dias vai comer peito de frango com arroz cozidos, refeições frequentes e pequenas, e tomar uns medicamentos para o estômago. Se estiver tudo normal nos próximos dias (fezes, urina, sem vómitos, sem febre, animada), então tudo ok.

Perguntei o que devo fazer se voltar a comer algo que não deve (e às vezes nem consigo ver o que comeu), e disseram-me para vigiar nos dias seguintes, se estiver tudo normal (como estava na altura em que comeu aquilo), em princípio está tudo bem. Claro que não é assim tão simples, por isso é que há imensos cães com coisas no estômago durante anos, antes de terem sintomas...

O treino faz todo o sentido, ando sempre preocupada com o que ela pode comer quando anda à solta. Quando está à trela normalmente não se atreve a tentar, agora quando a solto... se a mando parar, foge e engole rapidamente, só se deixa apanhar depois de ter comido o que queria. Andamos numa escola de treino, mas não está a correr muito bem, ela embirrou com a escola (só treme com medo, e nem o "deita" ouve). Este treino é essencial, antes que aconteça pior. Uma vizinha comprou um açaime, e a cadela dela cada vez que vê o açaime cospe o que tem na boca. :-) Agradeço todas as sugestões de treino!

Parece que por agora está resolvido, uff. :-) E gostei do Hospital da Faculdade de Veterinária, tem o equipamento todo e nem é caro.
Responder

Voltar para “Cães”