Cadela adotada - dicas de treino?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nervokid
Registado: segunda mai 07, 2012 6:22 pm

segunda mai 07, 2012 7:11 pm

Boa tarde,

Peço aos donos de cães com mais experiência alguma ajuda em treino comportamental.

Faz 3 anos em Outubro, eu e a minha namorada adotámos lá para casa (apartamento) uma cadela que uns amigos tinham encontrado abandonada na rua. É rafeira, tem ares de cruzamento spitz ou samoyedo com pastor alemão (mas tem cerca de 11kgs) - normalmente na rua confundem-na com cria de pastor alemão.

A Maia tinha quando nos chegou às mãos 4 ou 5 meses, de acordo com o veterinário. Era mesmo muito nervosa, saltava (demasiado) entusiasticamente para cima dos donos e de praticamente toda a gente que lá ia a casa e fazia as necessidades onde bem lhe apetecia, urinava quando me via chegar a casa, essas coisas todas.

Passado este tempo, uma mudança de casa para outro apartamento com uma varanda maior, e a esterilização no início deste ano, passa-se que:

- é super-calma quando estamos em casa os 3 juntos, desde que não esteja mais ninguém.
- quando chegamos a casa ou se vão lá amigos que ela conhece, os saltos mantêm-se (o que chateia algumas pessoas), mas já acalma muito mais rápido, sobretudo com gente que conhece pode acontecer que ao fim de 5 minutos deita-se a dormir. Tentámos o "NÃO", virar-lhe costas e ignorar o comportamento, nada resultou.
- a questão dos saltos também se dá antes dos passeios - assim que pegamos na trela, isto é.
- tem ódio a motas, especialmente aquelas tipo telepizza, assim que ouve o motor vai para a varanda ladrar que nem louca. Camião da recolha do lixo, igual.
- tem reações variadíssimas aos outros cães (dá-se muito mal, normalmente, com cadelas), de descontração absoluta e andar a correr solta com eles, a medo e encolher-se e rosnar-lhes. As outras cadelas também não costumam gostar dela, os cães acabam por se fartar porque tem pedalada demais para eles. Se tiverem eles pedalada demais para ela, começa a ganir e quer-se esconder atrás dos donos.
- o meu irmão vive numa casa com jardim, onde tem um labrador já com os seus 7 ou 8 anos, que é uma absoluta paz d'alma, todo respeitador. Às vezes temos de nos ausentar e deixamos a Maia com ele, mas faz a vida do coitado do cão num inferno, morde-lhe as orelhas, está sempre a "picá-lo" para brincar a ver se ele corre atrás dela, e ele por um lado não tem pachorra, por outro também não lhe faz frente.
- Pensávamos que a Maia ia acalmar com a esterilização, mas não notamos grande diferença, nem no comportamento nem no peso (disseram-nos que ia engordar)
- Noto que tem menos respeito à minha namorada que a mim. Passam o dia juntas (a minha namorada trabalha em casa). Nunca me rosnou, a ela já. Teve uma fase em que quando lhe dávamos daqueles ossos para roer, se nos aproximávamos dela começava a rosnar-nos a sério. Após alguma pesquisa na net ignorámo-la quando fazia isso, passou a vir pedir-nos desculpa quase imediatamente e passado um tempo deixou de o fazer. Mas já aconteceu rosnar a outras pessoas, normalmente sempre mulheres (à minha mãe, por exemplo).

Está longe de ser um terror, um cão perigoso, mas também não é nenhum role model. Confesso que tenho inveja das pessoas que vejo levarem o cão com elas ao café, e mesmo sem trela o animal senta-se ao pé delas numa esplanada e não sai dali. Com a Maia não ia resultar lá muito bem. :D

Perguntas:
- É tarde demais para a treinar? Calculo (e espero) que não. Achamos alguma piada a ter uma cadela com personalidade versus canídeo-robô, mas... às vezes essa personalidade podia ser um bocadinho menos vincada. : )
- O mais importante, o que fazer quando a Maia rosna a alguém? Como acabar com isso?
- Como fazê-la desistir dos saltos, da histeria toda quando chegamos a casa ou a vamos levar à rua?
- Algum truque para deixar de ladrar às motas etc?
- Estamos a falar da possibilidade de meter um segundo cão lá em casa (cachorro, comprado/adotado), mas não o queria mesmo fazer sem estar seguro de que se vão dar bem. Algum conselho? Acham que vai ajudá-la ter companhia doutro animal, ou pode piorar?

Já agora, fica uma foto. : )

Imagem

Agradeço desde já os vossos comentários.
tifaniti
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 4:38 pm
Localização: Spitz (Spitz Alemão); Eva (Boxer-estrelinha); Lua (Srd)

segunda mai 07, 2012 8:09 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Boa noite, não leve mal, tomei a liberdade de colocar a fotografia visível. A sua cadelinha é lindíssima, muitos parabéns. Aconselho a ver o programa "O encantador de cães" com Cesar Millan. É certo e sabido que nem tudo o que acontece será assim tão fácil de realizar, no entanto aquilo que relata da sua cadelinha, é sem dúvida das questões mais abordadas no programa. Pode também visualizar no youtube.
Tenha cuidado com a aquisição/adoção de outro cachorrinho, por exemplo, eu tive de trazer para casa uma fêmea pois já tinha um macho que é bastante territorial e não aceita outros machos. Com a fêmea não há qualquer problema, dão-se lindamente. Claro que a esterilização de um ou outro impõe-se, para que não existam surpresas. Cada caso é um caso, e se optar pela adoção será melhor fazer algumas visitas com a sua cadela ao futuro potencial adotado, para verificar comportamentos.
Boa sorte, tem uma cadelinha linda.
<p>"No semblante de um animal que n&atilde;o fala, h&aacute; todo um discurso que s&oacute; um esp&iacute;rito s&aacute;bio &eacute; capaz de entender!"</p>
<p>Prov&eacute;rbio indiano</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 07, 2012 8:31 pm

Diz que tentaram tudo, mas pelos vistos desistiram depresa de tudo. Na educação de um cão é preciso investir tesouros de paciência e nunca fazer nada à pressa. A persistência é outro dos tesouros que é preciso dispender.

Acima de tudo, lembrem-se e tenham sempre presente um dos pontos-chaves em que o César Millan insiste sempre: é a atitude dos donos que conta, o cão é um animal que se rege por instintos básicos que é preciso conhecer. Precisa, acima de tudo, de disciplina, que vem antes do mimo e do amor. Estes são prémios, não são meios de disciplina e educação.

Boa sorte, recomendo-vos que procurem um bom treinador e vejam com ele se um segundo cão poderá ajudar a corrigir a vossa cadela. Pessoalmente, tenho reservas a este respeito, acho que correm um sério risco de vir a ter o problema multiplicado dois.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda mai 07, 2012 8:47 pm

tifaniti Escreveu: Aconselho a ver o programa "O encantador de cães" com Cesar Millan. É certo e sabido que nem tudo o que acontece será assim tão fácil de realizar, no entanto aquilo que relata da sua cadelinha, é sem dúvida das questões mais abordadas no programa. Pode também visualizar no youtube.
Eu desaconselho... assim como o próprio Cesar desaconselha. "Don't try this techniques at home without the help of a professional"
Eu sou adepta do treino positivo. Já vi muitos cães "estragados" por pessoas tentarem as técnicas usadas pelo Cesar em casa... não estou a dizer mal do senhor, atenção... estou a dizer que é desaconselhado usar essas técnicas de treino aversivo por pessoas inexperientes...
Aconselho, no entanto, a usar técnicas mostradas pelos seguintes canais do youtube:
Tab289 (http://www.youtube.com/user/tab289)
KikoPup (http://www.youtube.com/user/kikopup)
ClaudiaHoyle (http://www.youtube.com/user/claudiahoyle) - salvo erro este tinha pelo menos para o problema dos saltos antes de ir à rua...
Que eu me lembre acho que tinham forma de resolução para alguns dos problemas mencionados.

É possível treinar sim :) pode ser um desafio por já estar há 3 anos com o mesmo comportamento... mas não é impossível. Pode necessitar de recorrer a uma escola. Faça questão que seja uma escola em que você concorde com os métodos usados para o treino e em que é você que treina o seu cão (sendo o treino monitorizado por um treinador experiente, claro).

Bons treinos :)
nervokid
Registado: segunda mai 07, 2012 6:22 pm

segunda mai 07, 2012 9:01 pm

Obrigado a todos, vou dar uma olhada a esses links do youtube.
Não "desistimos", se fosse esse o caso não andava aqui a fazer perguntas. Gostava era de ter mais certezas sobre qual o caminho a seguir.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

segunda mai 07, 2012 9:09 pm

MiMoo Escreveu:Eu desaconselho... assim como o próprio Cesar desaconselha. "Don't try this techniques at home without the help of a professional"
Eu sou adepta do treino positivo. Já vi muitos cães "estragados" por pessoas tentarem as técnicas usadas pelo Cesar em casa... não estou a dizer mal do senhor, atenção... estou a dizer que é desaconselhado usar essas técnicas de treino aversivo por pessoas inexperientes...
Aconselho, no entanto, a usar técnicas mostradas pelos seguintes canais do youtube:
Tab289 (http://www.youtube.com/user/tab289)
KikoPup (http://www.youtube.com/user/kikopup)
ClaudiaHoyle (http://www.youtube.com/user/claudiahoyle) - salvo erro este tinha pelo menos para o problema dos saltos antes de ir à rua...
Que eu me lembre acho que tinham forma de resolução para alguns dos problemas mencionados.

É possível treinar sim :) pode ser um desafio por já estar há 3 anos com o mesmo comportamento... mas não é impossível. Pode necessitar de recorrer a uma escola. Faça questão que seja uma escola em que você concorde com os métodos usados para o treino e em que é você que treina o seu cão (sendo o treino monitorizado por um treinador experiente, claro).

Bons treinos :)
Concordo com tudo. O treino com aversivos utilizado por pessoas inexperientes só pioram alguns comportamentos. É possível treinar e modificar comportamentos indesejados de uma forma mais positiva.
Mas tal como a floripes disse, o treino requer tempo e paciência para começar a ver resultados. Não é com alguns dias que vai conseguir modificar um comportamento que já está instalado à meses senão mesmo anos. Muitas pessoas dedicam uns dias a um treino específico e rapidamente desistem porque não veêm resultados e passam para outro tipo de treino, depois dizem que já tentaram de tudo e sentem-se frustradas.
Veja os canais do youtube que foram recomendados e se possível consulte um profissional que o possa orientar nos treinos.
Qualquer cão em qualquer idade pode e deve aprender novas coisas. :D
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 08, 2012 12:34 am

Nervokid, quando escrevi a palavra "desistir" referia-me à pouca preserverança que manifestaram quando disseram "tentámos (...) mas não resultou". Claro que tentaram, mas não persistiram, desistiram porque o que tentaram não resultou no curto espaço de tempo em que tentaram. Ora, a vossa cadela, espertalhona e viva como todos os cães da sua idade, apercebe-se da vossa falta de persistência e de firmeza e aproveita-se disso para se impor e abusar. Ela é que está a ditar as regras, as dela, não as vossas.

Quanto às observações e apreciações do Cesar Millan et all, não estou nem aí. Não funciono segundo rótulos e sou absolutamente autodidata em matéria de treinos caninos. Há muita coisa no seu método com que não concordo e que nunca utilizarei, mas ele defende algo de muito importante a que se deve prestar muita atenção e que está na base de toda a sua teoria e prática: a personalidade dos donos e o que eles têm de fazer para mudar o que fazem de mal e compreenderem o que é realmente um cão.

Porque na base de tudo de que nos queixamos ou apreciamos estão as pessoas, não os animais, que são muito simples de entender e de conviver.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 08, 2012 7:04 am

Em relação ao César Millan acho que os filmes deixam uma ideia errada : é que em pouco tempo se obtêem resultados.
Não é assim - muitos dos casos apresentados levaram semanas de treino, mas estão resumidos em filme.
O César trata casos perdidos em que os donos estão prestes a verem-se livres do cão por já não conseguirem aturar.

É assencial persistir.
Não espere que um cão viciado em certos comportamentos mude em poucos dias.
Primeiro (e é aqui que entra o treinador ou, então, leituras) tenha a certeza do que faz.
Em seguida, seja inflexível - se um cão não pode ir para o sofá, não pode nunca.
Também o que decidir fazer tem de ser feito pela sua namorada - não pode um fazer e o outro desfazer...

Umas aulas de treino (não são precisas muitas) com um bom treinador (esta escolha é essencial, deve perder tempo a procurar um treinador que perceba de comportamento) parece-me a melhor opção.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”