Dirofilariose (doença do verme do coração)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta abr 25, 2012 11:56 pm
Boa tarde a todos
Gostaria de saber a vossa opinião acerca deste tipo de doença (dirofilariose).
A minha veterinária referiu-me que a melhor forma de lidar com ela é prevenindo-a, administrando medicação (um comprimido por mês) no meu cão, até ao final da vida deste!
Referiu ainda a Dra. que a zona onde resido (distrito de Setúbal) o índice de contágio é superior relativamente a outras zonas do país, dado o elevado número de mosquitos, e que se acentua nos meses de Verão.
Por tal facto aconselhou-me a administração desse tal comprimido, evitando assim que o cão seja contaminado através da picada do mosquito. O que a acontecer se tornaria muito mais dificil (dispendioso e com tratamentos dolorosos para o cão) a cura da doença, que em muitos casos origina a morte.
Os comprimidos podem ser comprados avulso, ficando sensivelmente a um euro cada um!
Como referi no ínicio gostaria de saber a vossa opinião.
Cumprimentos a todos
Gostaria de saber a vossa opinião acerca deste tipo de doença (dirofilariose).
A minha veterinária referiu-me que a melhor forma de lidar com ela é prevenindo-a, administrando medicação (um comprimido por mês) no meu cão, até ao final da vida deste!
Referiu ainda a Dra. que a zona onde resido (distrito de Setúbal) o índice de contágio é superior relativamente a outras zonas do país, dado o elevado número de mosquitos, e que se acentua nos meses de Verão.
Por tal facto aconselhou-me a administração desse tal comprimido, evitando assim que o cão seja contaminado através da picada do mosquito. O que a acontecer se tornaria muito mais dificil (dispendioso e com tratamentos dolorosos para o cão) a cura da doença, que em muitos casos origina a morte.
Os comprimidos podem ser comprados avulso, ficando sensivelmente a um euro cada um!
Como referi no ínicio gostaria de saber a vossa opinião.
Cumprimentos a todos
-
- Membro
- Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm
Para mim é uma das doenças mais perigosas juntamente com a Leishmaniose, a minha cadela leva uma vacina mas também existe em comprimido. Na minha opinião é muito importante prevenir do que depois remediar. Eu também vivo numa zona considerada de alto risco (Ribatejo) e por isso não arrisco a saude da minha menina. Se podemos protege-los porque não?!!!

"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm
È uma doença bastante periogosa e, sendo que a prevenção é algo simples (não infalivel) na minha opinião vale muito a pena. Tenha só em atenção que o cão deve ser testado antes de tomar qualquer comprimido.
-
- Registado: sexta mai 04, 2012 12:56 pm
Boa tarde! É verdade! É uma doença muito perigosa causada por um parasita, e a prevenção é, sem duvida, a melhor opcçao, pode ir custando, mas no fim vale a pena.
Tem de se ter cuidado quando se desparasita o animal pela primeira vez, pois sem sabermos ele já pode estar parasitado, e como este parasita está no coração, quando morrem levando à morte do cão rapidamente.
Na minha opiniao é fundamental prevenir! Outra forma de prevençao é não levar o cão à rua ao amanhecer e anoitecer, porque é a altura em que os mosquitos estão mais activos.
Cumprimentos,
AAfonso
Tem de se ter cuidado quando se desparasita o animal pela primeira vez, pois sem sabermos ele já pode estar parasitado, e como este parasita está no coração, quando morrem levando à morte do cão rapidamente.
Na minha opiniao é fundamental prevenir! Outra forma de prevençao é não levar o cão à rua ao amanhecer e anoitecer, porque é a altura em que os mosquitos estão mais activos.
Cumprimentos,
AAfonso
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Sim é uma doença muito mázinha. Mas certas zonas do país "sofrem" mais do que outros. Por exemplo aqui na minha área, não me tenho de preocupar. Mas já no caso da Leishmaniose, tenho.
Mas se o comprimido só fica à volta de 1 euro, e se está numa zona que tenha mais essa doença, não pense 2 vezes (: (:
Mas se o comprimido só fica à volta de 1 euro, e se está numa zona que tenha mais essa doença, não pense 2 vezes (: (:
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta abr 25, 2012 11:56 pm
Ilustres membros do forum obrigado por darem a sua opinião!
Vou dar ao meu cão o tal comprimido e assim fico de consciência tranquila!
Vou falar com a veterinária no sentido de lhe fazer o tal exame para despiste da doença e começar o mais cedo possível com a medicação!
Os nossos cães merecem, e não há dinheiro que pague o amor, lealdade, e fidelidade que têm por nós!!!
Vou dar ao meu cão o tal comprimido e assim fico de consciência tranquila!
Vou falar com a veterinária no sentido de lhe fazer o tal exame para despiste da doença e começar o mais cedo possível com a medicação!
Os nossos cães merecem, e não há dinheiro que pague o amor, lealdade, e fidelidade que têm por nós!!!
Cockie1978, faz muito bem em fazer a prevenção ao seu canito uma vez que, estamos a falar duma doença muito grave e que pode levar à morte.
Esta prevenção como sabe, não pode ser feita sem ANTES fazer o teste para ver se ele ainda não está positivo.
Foi graças a este teste e, porque pretendia começar a fazer a prevenção à Estrelita (cadelinha adoptada pelos meus Pais) que soube que ela infelizmente já estava positiva.
Como felizmente ainda estava no início, fizemos o tratamento e ficou bem sem qualquer tipo de sequelas.
Para além de ser uma doença muito grave, o tratamento em si também é complicado pois exige que o animal esteja em repouso (o mais possível) o que, como deve calcular, é bastante complicado de se conseguir.
Felizmente fomos a tempo e, como tal, nada como prevenir.

Esta prevenção como sabe, não pode ser feita sem ANTES fazer o teste para ver se ele ainda não está positivo.
Foi graças a este teste e, porque pretendia começar a fazer a prevenção à Estrelita (cadelinha adoptada pelos meus Pais) que soube que ela infelizmente já estava positiva.

Como felizmente ainda estava no início, fizemos o tratamento e ficou bem sem qualquer tipo de sequelas.

Para além de ser uma doença muito grave, o tratamento em si também é complicado pois exige que o animal esteja em repouso (o mais possível) o que, como deve calcular, é bastante complicado de se conseguir.
Felizmente fomos a tempo e, como tal, nada como prevenir.

A minha Estrela (PA) foi resgatada do canil. Logo quando veio para nossa casa, há cerca de 5 anos, levámo-la logo ao Vet e foi-lhe diagnosticado Leishmaniose e a "Lombriga do coração". Todos os dias faz medicação, 3 medicamentos distintos, por mês é aproximadamente 45 euros que se gasta. Ela já deve uns 9 anos e lá se vai aguentando, uns dias melhor que outros. Se calhar foi por estar doente que a meteram no canil. Mas é impressionante a dedicação e gratidão que aquela cadela demonstra ao meu pai, é um olhar que até arrepia, um olhar de um ser que ama outro incondicionalmente. Tenho muito medo do dia em que ela ... o meu pai vai sofrer muito.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
A minha Petra toma esse tal comprimido mensal, o que toma é o *** , os comprimidos devem ser mesmo deliciosos pois ela come sem pensar duas vezes
.

Última edição por Bugoide em sexta mai 11, 2012 12:13 pm, editado 1 vez no total.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Bugoide, edite o nome dos comprimidos, por favor, não vá dar na veneta a alguém dá-los a um cão sem consultar primeiro o veterinário e sem saber se o bicho já tem ou não as larvas a correr-lhe no sangue. E num caso desses, isso pode ser a morte do animal... 

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Pinfinhas, a Estrela não fez o tratamento para a dirofilariose? Não fez as injecções? O caso dela já estava muito avançado? Desculpe tanta pergunta mas, como a Estrelita teve esta maldita doença e felizmente ficou bem com o tratamento, daí as minhas perguntas.Pinfinhas Escreveu:A minha Estrela (PA) foi resgatada do canil. Logo quando veio para nossa casa, há cerca de 5 anos, levámo-la logo ao Vet e foi-lhe diagnosticado Leishmaniose e a "Lombriga do coração". Todos os dias faz medicação, 3 medicamentos distintos, por mês é aproximadamente 45 euros que se gasta. Ela já deve uns 9 anos e lá se vai aguentando, uns dias melhor que outros. Se calhar foi por estar doente que a meteram no canil. Mas é impressionante a dedicação e gratidão que aquela cadela demonstra ao meu pai, é um olhar que até arrepia, um olhar de um ser que ama outro incondicionalmente. Tenho muito medo do dia em que ela ... o meu pai vai sofrer muito.

A Estrelita também tem leish que felizmente está controlada. Fez o gluc*** e actualmente toma 1,5 comprimidos diários.

Aliás, a Estrelita veio com o catálogo todo das doenças, coitadita.

Argguida Escreveu:Pinfinhas, a Estrela não fez o tratamento para a dirofilariose? Não fez as injecções? O caso dela já estava muito avançado? Desculpe tanta pergunta mas, como a Estrelita teve esta maldita doença e felizmente ficou bem com o tratamento, daí as minhas perguntas.Pinfinhas Escreveu:A minha Estrela (PA) foi resgatada do canil. Logo quando veio para nossa casa, há cerca de 5 anos, levámo-la logo ao Vet e foi-lhe diagnosticado Leishmaniose e a "Lombriga do coração". Todos os dias faz medicação, 3 medicamentos distintos, por mês é aproximadamente 45 euros que se gasta. Ela já deve uns 9 anos e lá se vai aguentando, uns dias melhor que outros. Se calhar foi por estar doente que a meteram no canil. Mas é impressionante a dedicação e gratidão que aquela cadela demonstra ao meu pai, é um olhar que até arrepia, um olhar de um ser que ama outro incondicionalmente. Tenho muito medo do dia em que ela ... o meu pai vai sofrer muito.![]()
A Estrelita também tem leish que felizmente está controlada. Fez o gluc*** e actualmente toma 1,5 comprimidos diários.![]()
Aliás, a Estrelita veio com o catálogo todo das doenças, coitadita.Febre da carraça, displasia da anca, leish e dirofilariose. Felizmente está tudo bem com ela ... pelo menos por agora.
![]()
Quando se refere ao tratamento quer dizer ao tratamento preventivo? Se assim é creio que não fez. Tal como disse a Estrela foi uma paixão instantânea que o meu pai teve num dia em que levou o Shiva para a vacina. Vi-a apaixonou-se e no dia seguinte foi busca-la. Claro que não sabíamos o historial clínico dela e nem conseguimos perceber porque abandonar um animal daquele no canil, soubemos na mesma semana a resposta. Levamo-la ao Vet, onde fez um chek up e análises. E o resultado foi o acima referido. Sei que dos 3 comprimidos diários um deles é aspirina os outros não me recordo do nome, toma também um comprimido mastigável de x em x tempo, este parece um cubo de caldo Knorr. A Estrela vai-se aguentado bem, mas já deve ter uns 8 ou 9 anos e a idade em conjunto com a doenças vão desgastando. Mas o meu pai trata-a como uma princesa, até mandou construir uma casa grande (em altura, comprimento e largura igual ao tamanho de um quarto normal,) para que ela entrasse e saísse sem ter que curvar as patas, comprou um colchão de solteiro e fez um estrado com pés para que o colchão não tocasse no chão, todos os dias põe as mantas dela a arejar e no chão que é de cimento tem uma carpete, esta não a comprou, mas levou de casa sem que a minha mãe soubesse

Obrigada pelo esclarecimento Pinfinhas.
O tratamento a que me refiro não é o dos comprimidos. Esse é para a prevenção.
A Estrelita fez um tratamento em que levou 3 injecções. Uma num dia e passadas exactamente 24 horas levou outra e passado um mês, levou a 3ª. Estas injecções foram para matar as larvas que ela tinha no coração e em circulação.
Este tratamento é muito perigoso e daí os animais terem de fazer o maior repouso possível pois como as larvas vão morrendo e sendo expelidas, pode acontecer alguma entupir uma artéria e podem ocorrer tromboembolias.
Foi um stress enorme enquanto ela fez o tratamento pois ela queria correr e pular e não podia.
No caso da Estrela ela pelos vistos já devia ter "compromissos" a nível cardíaco o que felizmente não aconteceu com a Estrelita.
As melhoras da Estrela.

O tratamento a que me refiro não é o dos comprimidos. Esse é para a prevenção.

A Estrelita fez um tratamento em que levou 3 injecções. Uma num dia e passadas exactamente 24 horas levou outra e passado um mês, levou a 3ª. Estas injecções foram para matar as larvas que ela tinha no coração e em circulação.
Este tratamento é muito perigoso e daí os animais terem de fazer o maior repouso possível pois como as larvas vão morrendo e sendo expelidas, pode acontecer alguma entupir uma artéria e podem ocorrer tromboembolias.

Foi um stress enorme enquanto ela fez o tratamento pois ela queria correr e pular e não podia.
No caso da Estrela ela pelos vistos já devia ter "compromissos" a nível cardíaco o que felizmente não aconteceu com a Estrelita.
As melhoras da Estrela.

Mas as analises posteriores que a Estrela fez estavam relativamente boas. É como digo ela vai-se aguentando, dá passeios, corre atrás dos coelhos e das perdizes e vai tomas banho à ribeira, e quando não vai à ribeira toma banho na piscina deles (dela e do Shiva), sim porque o senhor dono também mandou fazer uma piscina para os meninos. Rica vidinha.