leite de soja

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
isabekas
Registado: quinta jun 17, 2010 12:49 pm

quarta mai 09, 2012 3:46 pm

Olá, sou a dona da Matilde,
È uma gatinha adulta, que faz uma alimentação com ração e uma vez ou duas por semana comida de lata. Mas para além disso, ela gosta de gelado, leite, iogurte, fiambre, atum e cogumelos. Claro, evito dar-lhe estes alimentos, mas ela adora. A minha questão é se lhe posso dar leite e iogurte de soja, já que não contêm lactose?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mai 09, 2012 4:34 pm

Se pode dar ou nao, nao sei...
Mas ela nao precisa disso na alimentação. se eu tivesse mesmo que dar algo do genero apostava em leite próprio para gatos :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

quarta mai 09, 2012 6:30 pm

O meu Shuffle AMA gelado de nata e atum... Até deixei de comprar gelado porque ele sofria demais a ver-me comer e eu não resistia em lhe dar uma colherzinha de gelado... Lambia tão feliz :lol: Mas sei que essas coisas fazem mal... Não pode ser mesmo T_T
É melhor fazer como já foi sugerido... Leitinho próprio para gato.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta mai 09, 2012 7:50 pm

A ideia que eu tenho é que o leite de gato é leite de soja... talvez misturado com leite de vaca uma vez que tem um niquinho de lactose...
Eu acho que o leite de soja não ia trazer problemas aos gatos :) (e é mais barato que as garrafinhas de leite "de gato")
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta mai 09, 2012 8:20 pm

a minha gata ADORA iogurte, quando me topa a comer um vem logo fazer cara de pedinchas para ao pé de mim! eu deixo-a lamber a tampinha do iogurte e pouco mais. acho que uma vez de vez em quando não faz mal, mas mesmo só de vez em quando!
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

quarta mai 09, 2012 8:28 pm

Se for daqueles iogurtes gregos então... LOL Parecem famintos só de sentir o cheiro! :lol:
MDFF
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

quinta mai 10, 2012 8:03 am

Keera Escreveu:a minha gata ADORA iogurte, quando me topa a comer um vem logo fazer cara de pedinchas para ao pé de mim! eu deixo-a lamber a tampinha do iogurte e pouco mais. acho que uma vez de vez em quando não faz mal, mas mesmo só de vez em quando!
Igual à minha Lola!!
Em relação ao leite, é preferivel próprio para gatos.

Curiosidades...

O que não de pode dar aos animais:

Alimentos: uma dieta saudável e adequada ao animal de estimação em questão é fundamental, porém, é igualmente importante saber quais são os alimentos perigosos para cada animal, pois, eles existem! Sabiam, por exemplo, que um gato não pode comer tomates ou chocolate? E que pêssegos e ameixas podem causar envenenamento por cianeto nos cães? Os alimentos tóxicos podem estar tão próximos como o frigorífico, a despensa ou a mesa da cozinha, por isso, é importante manterem-se vigilantes.

O que os gatos não podem comer:

1.Laticínios: começando pelo leite de vaca e passando por todos os outros produtos derivados do leite, nenhum deve ser ingerido pelos felinos, pois, a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Como se manifesta esta intolerância? Maioritariamente através de vómitos e diarreia, por isso, estejam atentos!
2.Café e chá: no fundo, qualquer bebida/alimento que contenha cafeína pode ser fatal para um gato e a intoxicação por cafeína pode manifestar-se através dos seguintes sintomas, quase todos irreversíveis: agitação, tremores, convulsões, respiração ofegante e palpitações cardíacas.
3.Uvas frescas e uvas passas: as uvas, sejam frescas ou secas, são especialmente venenosas para os gatos, podendo causar danos irreversíveis aos rins. Se suspeitarem que o vosso gato possa ter ingerido estes frutos, estejam atentos a reações como: letargia, vómitos, sede anormal, quantidades excessivas de urina.
4.Tomates: sabiam que os tomates podem ser tóxicos para os gatos? Contendo solanina – um glicoalcalcalóide tóxico que, mesmo ingerido nas mais pequenas quantidades, pode ser fatal para um gato – os tomates não são indicados para consumo. Devem estar atentos aos principais sinais de alerta: vómitos, diarreia, comportamento desorientado e paralisia.
5.Abacate: tal como os cães, também os gatos não devem, em circunstância alguma, ingerir abacate, uma vez que a existência da toxina “persin” nesta fruta, afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. Os efeitos secundários comuns passam por letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vómitos.
6.Cebolas e alhos: alimentos extremamente potentes quando em contacto com o organismo de um gato, as cebolas e os alhos danificam de tal forma as células vermelhas que provocam anemia. Os principais sintomas incluem: vómitos, urina vermelha e fraqueza.
7.Bebidas alcoólicas: embora dispense qualquer explicação, saibam que a ingestão de álcool por parte de um gato pode ser muito grave, uma vez que estas bebidas atacam, de forma perigosa, o sistema nervoso dos gatos. Os efeitos secundários são vários: vómitos, diarreia, falta de coordenação, letargia, tremores, problemas respiratórios, convulsões e até estados de coma ou a morte se a quantidade ingerida for muito elevada.
8.Massa de pão: o que torna a massa de pão perigosa para o vosso gato? O facto de ainda estar cru! Se for ingerida, o mais certo é que a fermentação ocorra no estômago do gato, causando dores abdominais, inchaço, letargia, desorientação, convulsões e até estados de coma ou a rutura do estômago/intestinos.
9.Chocolate: extremamente tóxico se ingerido por um gato, o chocolate estimula, de forma negativa, o coração e o sistema nervoso o que, por sua vez, traduz-se em sintomas como temperatura corporal elevada, batimento cardíaco irregular ou acelerado, sede anormal, tremores, vómitos, agitação e convulsões.
10.Xilitol: este adoçante artificial está presente numa enorme variedade de guloseimas, pastilha elástica e alguns alimentos dietéticos. Se for consumido por um gato, registar-se-á um aumento na circulação de insulina o que, por sua vez, irá baixar os níveis de açúcar no sangue, levando à insuficiência hepática. Os primeiros sintomas de alerta podem incluir: vómitos, letargia e falta de coordenação motora.

Retirado de:

http://anossavida.pt/artigos/10-aliment ... deve-comer
<p><strong>"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

quinta mai 10, 2012 9:06 am

Olá!

isabekas, eu própria sou intolerante a lacticinios e só consumo produtos de soja. a minha gata também gosta de lamber a tampa de iogurte e dar umas belas lambetas em leite de soja com sabores :)
até agora não houve problema algum e a vet apesar de dizer para não abusar também diz que de vez em quando não faz mal....e ela é feliz e saudável, é o que eu mais quero!

uma lambarice de vez em quando até a nós só faz é bem, não é? ;)
acaba por ser um miminho.....e como não tem lactose não tem os efeitos nefastos da mesma para a saúde deles.
Responder

Voltar para “Gatos”