Olá, sou a dona da Matilde,
È uma gatinha adulta, que faz uma alimentação com ração e uma vez ou duas por semana comida de lata. Mas para além disso, ela gosta de gelado, leite, iogurte, fiambre, atum e cogumelos. Claro, evito dar-lhe estes alimentos, mas ela adora. A minha questão é se lhe posso dar leite e iogurte de soja, já que não contêm lactose?
leite de soja
Moderador: mcerqueira
Se pode dar ou nao, nao sei...
Mas ela nao precisa disso na alimentação. se eu tivesse mesmo que dar algo do genero apostava em leite próprio para gatos
Mas ela nao precisa disso na alimentação. se eu tivesse mesmo que dar algo do genero apostava em leite próprio para gatos

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
O meu Shuffle AMA gelado de nata e atum... Até deixei de comprar gelado porque ele sofria demais a ver-me comer e eu não resistia em lhe dar uma colherzinha de gelado... Lambia tão feliz
Mas sei que essas coisas fazem mal... Não pode ser mesmo T_T
É melhor fazer como já foi sugerido... Leitinho próprio para gato.

É melhor fazer como já foi sugerido... Leitinho próprio para gato.
A ideia que eu tenho é que o leite de gato é leite de soja... talvez misturado com leite de vaca uma vez que tem um niquinho de lactose...
Eu acho que o leite de soja não ia trazer problemas aos gatos
(e é mais barato que as garrafinhas de leite "de gato")
Eu acho que o leite de soja não ia trazer problemas aos gatos

a minha gata ADORA iogurte, quando me topa a comer um vem logo fazer cara de pedinchas para ao pé de mim! eu deixo-a lamber a tampinha do iogurte e pouco mais. acho que uma vez de vez em quando não faz mal, mas mesmo só de vez em quando!
Se for daqueles iogurtes gregos então... LOL Parecem famintos só de sentir o cheiro! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
- Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)
Igual à minha Lola!!Keera Escreveu:a minha gata ADORA iogurte, quando me topa a comer um vem logo fazer cara de pedinchas para ao pé de mim! eu deixo-a lamber a tampinha do iogurte e pouco mais. acho que uma vez de vez em quando não faz mal, mas mesmo só de vez em quando!
Em relação ao leite, é preferivel próprio para gatos.
Curiosidades...
O que não de pode dar aos animais:
Alimentos: uma dieta saudável e adequada ao animal de estimação em questão é fundamental, porém, é igualmente importante saber quais são os alimentos perigosos para cada animal, pois, eles existem! Sabiam, por exemplo, que um gato não pode comer tomates ou chocolate? E que pêssegos e ameixas podem causar envenenamento por cianeto nos cães? Os alimentos tóxicos podem estar tão próximos como o frigorífico, a despensa ou a mesa da cozinha, por isso, é importante manterem-se vigilantes.
O que os gatos não podem comer:
1.Laticínios: começando pelo leite de vaca e passando por todos os outros produtos derivados do leite, nenhum deve ser ingerido pelos felinos, pois, a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Como se manifesta esta intolerância? Maioritariamente através de vómitos e diarreia, por isso, estejam atentos!
2.Café e chá: no fundo, qualquer bebida/alimento que contenha cafeína pode ser fatal para um gato e a intoxicação por cafeína pode manifestar-se através dos seguintes sintomas, quase todos irreversíveis: agitação, tremores, convulsões, respiração ofegante e palpitações cardíacas.
3.Uvas frescas e uvas passas: as uvas, sejam frescas ou secas, são especialmente venenosas para os gatos, podendo causar danos irreversíveis aos rins. Se suspeitarem que o vosso gato possa ter ingerido estes frutos, estejam atentos a reações como: letargia, vómitos, sede anormal, quantidades excessivas de urina.
4.Tomates: sabiam que os tomates podem ser tóxicos para os gatos? Contendo solanina – um glicoalcalcalóide tóxico que, mesmo ingerido nas mais pequenas quantidades, pode ser fatal para um gato – os tomates não são indicados para consumo. Devem estar atentos aos principais sinais de alerta: vómitos, diarreia, comportamento desorientado e paralisia.
5.Abacate: tal como os cães, também os gatos não devem, em circunstância alguma, ingerir abacate, uma vez que a existência da toxina “persin” nesta fruta, afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. Os efeitos secundários comuns passam por letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vómitos.
6.Cebolas e alhos: alimentos extremamente potentes quando em contacto com o organismo de um gato, as cebolas e os alhos danificam de tal forma as células vermelhas que provocam anemia. Os principais sintomas incluem: vómitos, urina vermelha e fraqueza.
7.Bebidas alcoólicas: embora dispense qualquer explicação, saibam que a ingestão de álcool por parte de um gato pode ser muito grave, uma vez que estas bebidas atacam, de forma perigosa, o sistema nervoso dos gatos. Os efeitos secundários são vários: vómitos, diarreia, falta de coordenação, letargia, tremores, problemas respiratórios, convulsões e até estados de coma ou a morte se a quantidade ingerida for muito elevada.
8.Massa de pão: o que torna a massa de pão perigosa para o vosso gato? O facto de ainda estar cru! Se for ingerida, o mais certo é que a fermentação ocorra no estômago do gato, causando dores abdominais, inchaço, letargia, desorientação, convulsões e até estados de coma ou a rutura do estômago/intestinos.
9.Chocolate: extremamente tóxico se ingerido por um gato, o chocolate estimula, de forma negativa, o coração e o sistema nervoso o que, por sua vez, traduz-se em sintomas como temperatura corporal elevada, batimento cardíaco irregular ou acelerado, sede anormal, tremores, vómitos, agitação e convulsões.
10.Xilitol: este adoçante artificial está presente numa enorme variedade de guloseimas, pastilha elástica e alguns alimentos dietéticos. Se for consumido por um gato, registar-se-á um aumento na circulação de insulina o que, por sua vez, irá baixar os níveis de açúcar no sangue, levando à insuficiência hepática. Os primeiros sintomas de alerta podem incluir: vómitos, letargia e falta de coordenação motora.
Retirado de:
http://anossavida.pt/artigos/10-aliment ... deve-comer
<p><strong>"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
Olá!
isabekas, eu própria sou intolerante a lacticinios e só consumo produtos de soja. a minha gata também gosta de lamber a tampa de iogurte e dar umas belas lambetas em leite de soja com sabores
até agora não houve problema algum e a vet apesar de dizer para não abusar também diz que de vez em quando não faz mal....e ela é feliz e saudável, é o que eu mais quero!
uma lambarice de vez em quando até a nós só faz é bem, não é?
acaba por ser um miminho.....e como não tem lactose não tem os efeitos nefastos da mesma para a saúde deles.
isabekas, eu própria sou intolerante a lacticinios e só consumo produtos de soja. a minha gata também gosta de lamber a tampa de iogurte e dar umas belas lambetas em leite de soja com sabores

até agora não houve problema algum e a vet apesar de dizer para não abusar também diz que de vez em quando não faz mal....e ela é feliz e saudável, é o que eu mais quero!
uma lambarice de vez em quando até a nós só faz é bem, não é?

acaba por ser um miminho.....e como não tem lactose não tem os efeitos nefastos da mesma para a saúde deles.