Leite, leite, leite...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quinta mai 10, 2012 10:09 am

vitor22 Escreveu:
Charlie3 Escreveu:[

a maior parte das mães desistem de amamentar os filhos, embora tenham leite. Pela informação que me foi dada todas as mulheres produzem leite em quantidade, pode não ter é qualidade, que em muito se deve aos maus hábitos quotidianos da «vida moderna».
A minha mãe não teve quase nenhum leite para mim, aliás eu chorava e ninguém sabia o que era, quando se foi a ver era fome.
Este tipo de situações não se deve à quantidade de leite que a mãe tem mas sim à sua qualidade. O leite não tem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança e por isso se dá um suplemento alimentar para colmatar essa carência.
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta mai 10, 2012 1:26 pm

Exacto.
E o incentivo á amamentação é recente porque penso que, nos anos 70, por questões estéticas e práticas, as mães não tentavam sequer amamentar os filhos, na sua maioria.
Woodchester
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 1:52 pm

Charlie3 Escreveu:Exacto.
E o incentivo á amamentação é recente porque penso que, nos anos 70, por questões estéticas e práticas, as mães não tentavam sequer amamentar os filhos, na sua maioria.
Acho que na época a luta pela igualdade de direitos dos géneros estava um bocado confusa. Seria qualquer coisa do género: "Quero ter o direito ao voto e de deixar de amamentar" Opah :roll: :lol:
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quinta mai 10, 2012 2:17 pm

Vou tentar explicar resumidamente a situação dos lacticínios dos Açores:

Nos anos 80, quando Portugal aderiu à então Comunidade Económica Europeia, os produtores de lacticínios dos Açores receberam uma enormidade de subsídios para aumentarem os seus números de cabeças de gado, de forma a que Portugal conseguisse atingir uma determinada quota de produção de leite.

Para tal, começaram a aplicar adubos, compostos principalmente por fósforo e azoto, nos pastos, em quantidades absurdamente enormes (até 10 vezes mais do que o "normal"). Esses adubos, arrastados pela água das chuvas para as lagoas das Sete Cidades e das Furnas, provocaram um aumento brutal da eutrofização (que ocorre naturalmente a um ritmo muito menor) das águas das lagoas, tornando-as numa espécie de depósitos de águas fétidas.

Por trás da imagem das vaquinhas a pastar nos prados verdes dos Açores esconde-se um crime ambiental de proporções absurdas. Enfim, mais um caso em que o lucro imediato se sobrepõe à salvaguarda dos recursos naturais (neste caso a água).
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta mai 10, 2012 2:20 pm

http://obnurse35yrs.wordpress.com/my-1st-birth-event/
Once delivered, the baby went to the nursery and became the immediate property of the nurses, only to be seen from a window and allowed to be with the mother at token intervals. The poor little baby was often keep without food/ only water for the first 12 hrs. Breastfeeding was something only the hippies did in the early 70′s… the re-interest or rise in breastfeeding began in the later 70′s. The mother would be once again moved to a stretcher and taken to the Recovery Room where she was awoken, told if she had a boy or girl AND finally be allowed a visit by her husband.

I am so very happy that things are better now. Some of the stories I wish to share in the future will reflect the times and our knowledge as it was then.
http://jn.nutrition.org/content/131/2/421S.long
There have been dramatic changes in how infants were fed during the 20th century. Almost universal at the turn of the century, breastfeeding declined until midcentury, after which it once again became the norm. Until recent years, the health benefits of breastfeeding were not emphasized, and synthetic formulations were popular. Only of late have health professionals become involved in the promotion of breastfeeding as a return to traditional values and the “natural” vs. the “artificial” way to feed infants. The same century also witnessed unprecedented cultural, social and technological changes, involving the roles of women, their income and education, and their childbirth practices.

http://www.bestforbabes.org/prepare-the ... astfeeding

http://www.helium.com/items/2278632-bre ... eding-milk
Child birth and child care have changed dramatically in the past thirty years. According to most mothers in the 50's, 60's, and 70's, breastfeeding was not practiced often, as mothers and their babies were required to be seperated as mothers worked, took care of their homes, husbands and other siblings. Bottles filled with formula were highly promoted and the benefits of breast milk were under researched.

mais algum é só googlar:)
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta mai 10, 2012 2:22 pm

KavakoSilva Escreveu:Vou tentar explicar resumidamente a situação dos lacticínios dos Açores:

Nos anos 80, quando Portugal aderiu à então Comunidade Económica Europeia, os produtores de lacticínios dos Açores receberam uma enormidade de subsídios para aumentarem os seus números de cabeças de gado, de forma a que Portugal conseguisse atingir uma determinada quota de produção de leite.

Para tal, começaram a aplicar adubos, compostos principalmente por fósforo e azoto, nos pastos, em quantidades absurdamente enormes (até 10 vezes mais do que o "normal"). Esses adubos, arrastados pela água das chuvas para as lagoas das Sete Cidades e das Furnas, provocaram um aumento brutal da eutrofização (que ocorre naturalmente a um ritmo muito menor) das águas das lagoas, tornando-as numa espécie de depósitos de águas fétidas.

Por trás da imagem das vaquinhas a pastar nos prados verdes dos Açores esconde-se um crime ambiental de proporções absurdas. Enfim, mais um caso em que o lucro imediato se sobrepõe à salvaguarda dos recursos naturais (neste caso a água).
Obrigada. Mas confesso, eu que consumo alguns lacticinios, opto sempre por produtos dos Açores, dado que não tenho acesso fácil a outro tipo de produtos. Pode dar outra alternativa?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
KavakoSilva
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 3:26 pm

A única alternativa viável é deixar de consumir lacticínios e adoptar uma dieta vegana.

http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?arti ... ut=10&tm=5
KavakoSilva
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 3:34 pm

Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 10, 2012 3:41 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Já cá faltava.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
KavakoSilva
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 3:49 pm

Vi agora estes vídeos. Atroz. A vaca "leiteira" é o animal mais explorado.
Woodchester
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 4:18 pm

Floripes2 Escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Já cá faltava.
Não percebo porque é que havemos de ridicularizar uma solução alternativa ao que temos. Se não gosta. não bebe. Se tem uma alternativa que ache melhor pf informe-nos porque parece-me que existem pessoas interessadas.

... eu sou omnivera (achei melhor esclarecer)
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Argay
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 4:18 pm

Floripes2 Escreveu::lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Já cá faltava.
Não percebo a piada. Vê algum mal em uma pessoa defender e aconselhar uma alimentação em que acredita?
Eu vou fazer leite de aveia e depois digo o que achei. Obrigada desde já! :wink:
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 4:22 pm

KavakoSilva Escreveu:A única alternativa viável é deixar de consumir lacticínios e adoptar uma dieta vegana.

:evil: Isto horrendo e aposto que ninguém viu!
<p>&nbsp;</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mai 10, 2012 4:54 pm

Leite de aveia, de amêndoas, de arroz... Muitoooooo bons!!!

( deixem gozar à vontade :lol: Os da nova geração não gozam tanto :) ).
Woodchester
Membro Veterano

quinta mai 10, 2012 4:58 pm

Argay Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:A única alternativa viável é deixar de consumir lacticínios e adoptar uma dieta vegana.

:evil: Isto horrendo e aposto que ninguém viu!
Vi :cry:
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”