Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado mai 12, 2012 7:30 pm

Já ouvi vários relatos de animais amputados provenientes de bairros sociais.
Gatos geralmente. E sim, são para práticas de magia negra.
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

sábado mai 12, 2012 8:17 pm

Floripes2 Escreveu:As cordas vocais, Marcinho, prática que até foi executada, e em alguns países ainda é. :wink:

Assim como arrancar as unhas aos gatos. Tudo depende do quão esganado por dinheiro é o profissional que aceita fazer tais barbaridades, mas há gente para tudo. E ainda mais há quem o faça com uma faca qualquer em cima da mesa da cozinha, para não gastar dinheiro na operação.

Nos tempos em que eu era uma ingénua e ceguinha voluntária numa associação, vi aparecer lá no canil um pobre cão com as orelhas recortadas em festão, como se fosse a borda de um lençol.

E posso indicar quem tem uma cadelita resgatada de um bairro problemático que se pensava ter nascido sem as patas da frente. Quando foi levada ao veterinário, verificou-se que elas lhe tinham sido decepadas ainda em cachorra.
Eu bem digo que o conceito de beleza é muito subjectivo. Pode ser que a forista se fique pelo corte das orelhas. Mas com tanta gente a favor desta prática carniceira, não sei, não :)
Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

sábado mai 12, 2012 8:31 pm

Pirata02 Escreveu:caro forista deixe la as orelhas do animal crescerem conforme estao geneticamente programadas :P
tal como alguns users ja vi alguns maus resultados,e que nao ficaram nada "bonitos" :? ...deformaram o animal...e sim,é um processo de recuperaçao doloroso... :|
boa sorte na escolha que fizer.

8)
obrigado , assim que gostava que o pessoal tivesse discordado , como eu disse, ainda não me decidi e pelo que o pessoal disse parece que doí muito.
irei analisar melhor e falar com 2 ou 3 vets para saber a opiniao deles

Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

sábado mai 12, 2012 8:44 pm

[Editado pela moderação]
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado mai 12, 2012 8:49 pm

LOL
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado mai 12, 2012 9:07 pm

O que por aqui se ensina, sim senhora... :o :o :o :o

Eu ja nem digo nada... Quero la saber o que se acha ou deixa de achar.... Um facto é que eu se o estalão da minha raça permitisse eu continuaria sempre a cortar as orelhas aos meus Boxers, mas como o estalão não permite, não corto... Ponto final... Ha muitas outras nuances por aí fora que podem ser faladas, mas o basico é o que afirmei.

O resto é tudo palha... :roll:

Aqui ficam alguns dos meus traumatizados(basta olhar pra eles pra ver o sofrimento em que vivem por causa das orelhas :roll: )

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado mai 12, 2012 9:23 pm

Lamento, mas pessoalmente não gosto de ver os seus cães de orelhas cortadas, fazem lembrar morcegos. Lamento também que ache palha quem não concorda com o corte.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado mai 12, 2012 9:35 pm

Argay Escreveu:Lamento, mas pessoalmente não gosto de ver os seus cães de orelhas cortadas, fazem lembrar morcegos. Lamento também que ache palha quem não concorda com o corte.
Não tem que lamentar coisa nenhuma, todos têm o direito de gostar ou não, não é isso que esta em causa, até porque o estalão nunca obrigou ninguem a cortar orelhas... Agora inventar-se coisas em volta do tema e mais uma vez romantizar-se um assunto deveras simples, é que para mim é ridículo.

Nem vou entrar pela parte da comparação com morcegos... Porque então por aí logo se vê o que pretendia...
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado mai 12, 2012 9:39 pm

Não vi ninguém romantizar nada neste tópico. O que não é normal é vir aqui escrever que o único critério para cortar ou não cortar orelhas é o estalão permitir ou não, e que o resto é palha, o que é de uma arrogância e de uma falta de respeito enormes. Mas enfim, a cada um a sua pancada.
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 9:50 pm

KavakoSilva Escreveu:Não vi ninguém romantizar nada neste tópico. O que não é normal é vir aqui escrever que o único critério para cortar ou não cortar orelhas é o estalão permitir ou não, e que o resto é palha, o que é de uma arrogância e de uma falta de respeito enormes. Mas enfim, a cada um a sua pancada.
Pancada tem quem fala do que não sabe, mas ainda dizem que os outros é que são arrogantes... ;) Como é obvio, se for a um "zé manel" qualquer fazer um corte de modo rudimentar o animal sofre, mas como eu penso que isso estaria mais que esclarecido pensei que fosse apenas uma nuance a este assunto mas pelos visto não esta esclarecido... O animal sofre sim, quando é feito por um anormal qualquer que diz que faz cortes, agora quando a cirurgia é feita com todas as condições para tal e por um veterinario com formação para tal, não vejo onde esta o drama... É uma cirurgia como todas as outras, e aqui entra sim a questão de gostos e das escolhas... Ou se gosta e faz-se ou não se gosta e não se faz... Sobre o resto, se pretender ir a exposições, esqueçam-se os cortes, porque o estalão foi mesmo alterado e não ha volta a dar.

Ha muito mais que isto?
<p>Joana Gonçalves</p>

Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sábado mai 12, 2012 10:00 pm

O corte de orelhas é ilegal, portanto, mas há veterinários que a troco de dinheiro as fazem. É isso?

Os cães de exposição não podem ter orelhas cortadas e isto porquê, por ser ilegal?
(são perguntas inocentes :) )
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado mai 12, 2012 10:04 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Ou se gosta e faz-se ou não se gosta e não se faz
Dessa forma apenas estás a ver a questão do ponto de vista do dono. Tens que tentar imaginar-te no lugar do animal.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado mai 12, 2012 10:06 pm

Fala de um processo cirurgico como algo idêntico a escovar o cão.
Boxers com orelhas cortadas parecem morcegos sim, pelo menos a mim.
No meio disto tudo há o pequeno pormenor legal que parece não ter importância. Num país civilizado devia pedir-se o relatório médico que atesta o motivo que levou á amputação das orelhas, sem relatório, coima por infracção. Afinal, a lei é para cumprir ou não?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 10:10 pm

Joie2 Escreveu:O corte de orelhas é ilegal, portanto, mas há veterinários que a troco de dinheiro as fazem. É isso?

Os cães de exposição não podem ter orelhas cortadas e isto porquê, por ser ilegal?
(são perguntas inocentes :) )
Joie2, os veterinários levam dinheiro, tal como levam por outra cirurgia qualquer, não se trata de pedirem dinheiro extra para cometer uma ilegalidade, ou algo semelhante a isto que estou a tentar transmitir... :D

Sobre as exposições, até ao ano de 2009, o estalão que define esta raça permitia a Cirurgia das orelhas e cauda, desde esse ano que foi alterado e ja não são aceites exemplares nascidos após estas datas com as cirurgias feitas(pelo menos para a maioria dos juizes)... :) Não queria tornar este assunto mais confuso, mas permita-me dizer que ainda se trata de um assunto que provoca muita polémica mesmo dentro do mundo Boxerista, onde existem muitos apoiantes, muitos contra e pessoas como eu que simplesmente obedecem ao estalão e ponto final.

Nada disto tem a ver com leis... ;)

Atenção que falo da raça Boxer, mas tem havido constantes alterações em estalões de outras raças. ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 10:14 pm

KavakoSilva Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:Ou se gosta e faz-se ou não se gosta e não se faz
Dessa forma apenas estás a ver a questão do ponto de vista do dono. Tens que tentar imaginar-te no lugar do animal.

E pronto ja estamos a entrar por assuntos que dariam panos para mangas, então nem sequer deveríamos ter animais em casa, não lhes perguntamos se queriam pois não?
Ou perguntam todos os dias aos frangos, vacas, porcos etc etc que comem se queriam ser comidos?

É que a Ética não pode ser aplicada so nos assuntos faceis de fantasiar... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

Responder

Voltar para “Cães”