Alimentar cachorro de 1 mês

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Katuska
Membro Júnior
Registado: sábado abr 17, 2004 12:58 pm

domingo mai 13, 2012 10:12 am

Bom dia,

Preciso de ajuda, ao pé de mim há uma cadela com 6 filhotes de 1 mês, no entanto o dono quer "despacha-los" já porque não os pode ter e decidi ficar com um.

No entanto surge-me uma dúvida, como o posso alimentar e o que devo dar?

Já agora, também lhe posso dar já banho? Ele tá todo sujo....

Obrigada
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 13, 2012 10:50 am

Vá ao vet assim que tiver o cão. É mesmo necessário.

Ele é que vai definir a alimentação, a desparasitação, o plano de vacinas.

O cão é demasiado novo, não convém dar banho, limpe antes com toalhetes e deixe o banho para mais tarde. Vá escovando.
Não consegue mesmo que ele fique mais um mês com a mãe?
Só vai prejudicar até no comportamento e na facilidade de o educar.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 10:54 am

Com um mês (quatro semanas contadas em fracções de sete dias pelo calendário), o cachorro ainda não come, apenas se interessa pela comida e de vez em quando tasquinha. Mas não faz ainda dos sólidos a sua alimentação exclusiva. Por isso, veja se o dona da cadela fica com eles ao menos mais uma semana ou duas.

Depois de o ter, e quando ele já comer mesmo, pode comprar ração de boa qualidade e começar a dar-lhe, primeiro deixando-lha à disposição todo o dia, depois, por volta dos três meses, começando a retirar-lhe o prato e a dar-lhe de comer três vezes por dia. Mais tarde passará para duas vezes, mas nessa altura logo se informará.

Quanto ao banho, é cedo, não lho dê já. Limpe-o com uma toalha húmida ou com toalhetes de bebé, sem perfume.

Mas, mais importante do que tudo, leve-o ao veterinário logo que lho dêem, pois esse cachorro tem de ser desparasitado e avaliado. O médico logo lhe indicará o plano de vacinação, que é vital para o cachorro, bem como esclarecerá todas as suas dúvidas a respeito da manutenção do cão, agora e para o resto da vida dele.

Felicidades para si e para o seu novo companheiro! :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Katuska
Membro Júnior
Registado: sábado abr 17, 2004 12:58 pm

domingo mai 13, 2012 11:03 am

O dono dá à mãe arroz e sopa e os filhotes também já comem.

Mas eles tão muito mal tratados, estão no meio do mato, todos sujos e com carraças e sinceramente também tou com pena que ele esteja muito mais tempo nessas condições....
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo mai 13, 2012 11:16 am

Katuska, o meu cão mais velho, veio de uma associação, para mim, com precisamente 4 semanas.
Comecei logo a dar-lhe ração. Convém ser uma boa ração puppy, Inicialmente e se ele não conseguir trincar os gãos, tente triturar um pouco, ou humedecer acrescentando um pouquinho de água ou até acrescentar um pouco de iogurte natural sem açucar.
Em conversa com o vet dele, fiquei a saber que nessa idade já não têm necessidade de leite de substituição... que poderia dar se quisesse, mas não era necessário.
Não tive qq problema com ele ou alimentação dele.

Espero ter sido útil e boa sorte.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 11:19 am

Excatamente, ração seca para babys, eu daria starter da RC. Com 4 semanas o cão já está desmamado, faça como a drilldown lhe disse, humedeça a ração com água e dê.

De qualquer modo o 1º. passo é sempre ir ao veterinário, o cachorro tem que ser desparasitado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”