Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

domingo mai 13, 2012 9:03 am

Boas.

Tenho uma cadela de porte médio e estou farto de ser atacado por cães cujos donos os passeiam soltos.

Alguém sabe o que é que é considerado legal e eficaz como meio de defesa, principalmente contra cães de grande porte?

Já levei com pitbulls, mas também labradores, golden retrievers, tudo cães que "nunca fizeram mal a ninguém". Eu já fui parar ao hospital (mordido por um labrador, mas nada muito sério) e a minha cadela mordida com muito mais gravidade várias vezes. Isto já chegou a um ponto em que estou a pensar adquirir licença para porte de arma.

Uma coisa é defender-se com pontapés de um cão de porte médio, mas isso é impossível com raças maiores.

Só no último mês tive situações complicadas com um são bernardo, um rotweiller e dois pastores alemães e numa zona turistíca onde andam sempre muitas pessoas a passear.

Agradeço sinceramente sugestões.
afastamedo
Registado: domingo nov 27, 2011 9:25 am

domingo mai 13, 2012 9:27 am

Ardeus Escreveu:Boas.

Tenho uma cadela de porte médio e estou farto de ser atacado por cães cujos donos os passeiam soltos.

Alguém sabe o que é que é considerado legal e eficaz como meio de defesa, principalmente contra cães de grande porte?

Já levei com pitbulls, mas também labradores, golden retrievers, tudo cães que "nunca fizeram mal a ninguém". Eu já fui parar ao hospital (mordido por um labrador, mas nada muito sério) e a minha cadela mordida com muito mais gravidade várias vezes. Isto já chegou a um ponto em que estou a pensar adquirir licença para porte de arma.

Uma coisa é defender-se com pontapés de um cão de porte médio, mas isso é impossível com raças maiores.

Só no último mês tive situações complicadas com um são bernardo, um rotweiller e dois pastores alemães e numa zona turistíca onde andam sempre muitas pessoas a passear.

Matar um desses cães não resolvera nada
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

domingo mai 13, 2012 10:01 am

Com tanto ataque, já lhe passou pela cabeça que o problema pode estar na cadela?

Só acredito na parte do rot, o resto deve ter sido você a provocar :)
Ardeus
Membro

domingo mai 13, 2012 10:06 am

Já tive demasiadas situações em que as coisas correram mal ou podiam ter corrido muito mal. E acabei nunca apresentando queixa, porque apesar da responsabilidade ser dos donos, quem paga o preço mais alto é o animal.

Nunca pensei que pudesse chegar ao ponto de pensar seriamente em adquirir licença de porte de arma, mas as situações têm sido demasiado frequentes e perigosas. Cães de porte médio é uma coisa, mas rotweillers, pastores alemães e são bernardos são outra. E estou também farto de levar com labradores e golden retrievers, "que nunca fazem mal a ninguém".

Ter uma forma de aumentar as probabilidades de me conseguir defender tem o efeito de voltar a poder andar na rua sem ter que estar a olhar constantemente a toda a volta à procura de pessoal que passeie cães de grande porte soltos.

Mas mais importante do que isso, permitiria que efectivamente me defendesse.

Como calculo que não seja caso único a conviver com estas situações, continuo a procurar alternativas menos drásticas do que andar com uma arma de fogo. O que é que é legal e eficaz?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 13, 2012 10:10 am

Spray defensivo. Mas é ilegal em Portugal e fica você metido em sarilhos se os donos refilarem.

Nunca hesite em apresentar queixa na policia em caso de ataque e exigir responsabilidades.
Ardeus
Membro

domingo mai 13, 2012 10:15 am

Marcinho22:

Parte do problema está na minha cadela sim, tem razão. Ela é uma cadela arraçada de husky mas mais pequena, porque deve ter sido cruzada com um rafeiro pequeno, não sei porque ma deixaram à porta quando era pequena.

Mas não sei e o porquê de despertar tanta raiva a quase todas as fêmeas e mesmo alguns machos. ~

Muitos deles, basta verem-na pela 1ª vez a 30 ou 40 metros de distância e arrancam em direcção a ela a toda a velocidade.

E eu sei muito bem distinguir uma corrida para brincar de uma corrida com objectivo de ataque directo sem hipótese nenhuma, já passei por isso demasiadas vezes.

Quando saio, encontro quase invariavelmente outros cães com os quais ela se relaciona sem problemas e brinca, apesar de já ter 6 anos. De vez em quando acontecem situações menos boas. Este "de vez em quando" são vezes demais.

Isto dito, continuo a não achar que o mais correcto seja eu deixar de sair à rua com ela porque há pessoal que passeia cães grandes soltos que não vão à bola com ela... porque é essa a única "provocação" que estou a fazer: andar na rua.
Ardeus
Membro

domingo mai 13, 2012 10:25 am

sasquatch:

Mas não há nada legal? Legalmente uma pessoa é obrigada a se defender só com pés, mãos e dentes?

A única coisa que me ocorreu é andar com uma corrente de metal para as situações mais graves, mas até dúvido da eficácia.

Não faço ideia se aqueles sprays tipo este fazem algum efeito num cão em termos de desorientação, mas duvido muito: http://www.bladesandbows.co.uk/farb-gel ... -394-p.asp

Se se conseguir usar aquilo antes do ataque, talvez, mesmo assim tenho dúvidas.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mai 13, 2012 10:35 am

Normalmente não é muito normal haverem assim tantos cães na rua à solta, eu também tenho uma situação parecida aqui na minha rua mas são só 2 cães e agora nem os tenho visto. De qualquer das formas o que poderá fazer é ligar para o canil pois pelo que a polícia me informou um cão que ande na rua sem trela é considerado um cão sem dono e o canil recolhe o cão. O dono do cão depois tem uma semana para o reclamar, caso esteja interessado em o ir buscar, depois disto... calculo que seja abatido ou dado para adopção. Não sei se as coisas são assim tão lineares mas foi o que me informaram, ou pode chamar a polícia que se dirige ao local.
A sua cadela normalmente não os ignora? É que andar sempre em brigas com outros cães não é bom pois ela está a praticar cada vez mais o comportamento de ser agressiva com os outros cães em vez de se saber relacionar com eles normalmente (cheirar e eventualmente brincarem). Já que é uma situação (infelizmente) muito normal nos seus passeios tente manter a trela laça e deixe-os cheirarem, tente analisar os sinais dos cães (posição das orelhas, cauda, posição do corpo) e se vir que a sua cadela e o outro cão não estão a simpatizar muito um com o outro saia de cena e vá-se embora.
O que me acontecia muitas vezes era ficar nervosa nestas situações agora quando um cão se aproxima do meu tento manter a calma e ir dizendo "lindo menino", antes disto recompenso-o sempre por se manter calmo e sem ladrar aos outros cães enquanto eles se aproximam. Mas isto já faz parte do treino que faço com ele pois ele ladrava desalmadamente quando se aproximavam outros cães e agora está muito melhor.

Boa sorte,
Sara
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mai 13, 2012 10:41 am

"E eu sei muito bem distinguir uma corrida para brincar de uma corrida com objectivo de ataque directo sem hipótese nenhuma, já passei por isso demasiadas vezes."

Não sei se o que vou dizer está correcto ou não mas normalmente nenhum cão faz uma corrida com um ataque directo, os cães correm em direcção aos outros com o objectivo de se reconhecerem, encontram-se, cheiram-se, normalmente andam em roda e depois disto é que se podem desentender. Penso que só um cão com um historial de agressividade muito grande é que tem um comportamento desses.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 11:13 am

Marcinho12 Escreveu:

Com tanto ataque, já lhe passou pela cabeça que o problema pode estar na cadela?

Só acredito na parte do rot, o resto deve ter sido você a provocar :)
Ah é? Os lab e golden e S. Bernardo não têm dentes?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo mai 13, 2012 11:16 am

Muito sinceramente pensa a andar na rua a resolver os problemas com uma arma na mão? Acha normal andar com uma pistola em punho aos tiros? Vê alguém fazer isso?
Se a situação é assim tão problemática, chame a Policia e apresente queixa.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 11:23 am

Claro, a maneira mais correcta é fazer uso daquilo que todos nós usamos diariamente, o telemóvel, liga 112 e chama a policia.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Ardeus
Membro

domingo mai 13, 2012 11:24 am

Eu continuo a deixar os cães se aproximarem, mesmo os sem trela, porque na maior parte dos casos, quanto mais descontraído se estiver melhor para toda a gente.

Sei que actualmente, depois de tanta chatice com outros cães, a minha cadela precisa uma apresentação "formal" no caso de outra cadela, mas que após esse processo fica tudo bem.

O que acontece geralmente é que ela brinca com eles durante 1 minuto e a seguir quer seguir o seu caminho.

As situações com corrida directa, com focinho baixo, não deixam muitas margens para duvidar de quais as intenções.

Numa delas, a minha cadela teve que ser cozida, porque apesar do cão ter levado um pontapé não desistiu. A minha cadela estava a sangrar e a dona da outra cadela que assistiu ao que aconteceu a 20 ou 30 metros de distância ainda pediu para ver as feridas para ter certeza que o sangramento foi devido às dentadas e que a minha cadela já não estaria sangrando antes. Sinceramente estou farto de ter paciência.

Mas o mais comum é aquela situação típica de se aproximar, tentar colocar o focinho acima do pescoço do outro cão e a seguir morder por cima e sacudir.

Quando a coisa chega ao ponto de ter o focinho por cima em demonstração de domínio, muitas vezes já se vai tarde para prevenir o ataque. Tento captar sinais um pouco antes, quando estão a tomar posição para fazer isso.

Acabei de comprar uma trela de corrente de ferro para andar no bolso para ajudar a resolver alguns casos em que um pontapé não resolve o assunto.

Continuo sem saber o que fazer com São Bernardos (2 casos), pastores alemães (2 casos), rotweiller (1 caso) e pitbull (1 caso). Sempre cães a passear soltos acompanhados pelos donos, excepto um São Bernardo que estava em casa e pulou uma vedação.

Chamar a policia é complicado, porque quando lá chega, quase sempre a pessoa foi embora.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo mai 13, 2012 11:32 am

Não tem nada de complicado. Vai á Policia apresentar queixa, eles acompanham-vos num passeio e vai ser um festival de contra-ordenações.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 13, 2012 11:33 am

Se o cão se soltou de uma habitação, sabe qual foi, é apresentar a queixa dando a morada.
Responder

Voltar para “Cães”