Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo mai 13, 2012 4:45 pm

look dread? :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 13, 2012 6:04 pm

Que raça de caça conhece com orelhas cortadas?
Não sei, nem me interessa.
Sei que, mesmo em países onde o corte de orelhas é proíbido, a lei abre uma excepção para esta funcionalidade - portanto, devem existir, não ?
Mas, seja como fôr, neste caso resulta no interesse do cão e é isso que interessa.

Penso que há a ideia errada que o corte de orelhas é coisa simples e não dolorosa.
Isto não é verdade.
Já apontei os riscos - anestesia geral, complicações subsequentes, desconforto no uso de talas, limitação da comunicação, etc.
Veja-se que o corte de cauda é, comparativamente, feito com anestesia local e numa idade onde a rede nervosa na cauda não está completa.

Quanto ao 'look' dread está ligado ao 'look' das lutas de cães (actividade em que cortar as arelhas era mesmo necessário) e à respectiva marginalidade.

No que me diz respeito, o interesse do cão deve tomar primazia.
Compete ao dono decidir o que é melhor para o seu cão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 6:21 pm

raça de caça? Dogue Argentino por exemplo
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo mai 13, 2012 7:43 pm

aisd Escreveu:O corte de orelhas dói - sim, dói, durante os dias seguintes à operação.

Cortar as orelhas pode ter razões de funcionalidade - um cão de caça, que caça em zona de arbustos espinhosos anda com as orelhas sempre feridas, pex.
No caso das funcionalidades de caça é o mal menor para os donos e para os bichos.
Também poupa os cães a feridas provocadas por lutas com outros, vedações, cornos, espinhos, etc - as orelhas dos cães são muito sensíveis e um local frágil, sujeito a feridas dificeis de curar.

Quanto ao assunto das infecções não há provas de que os cães com orelhas cortadas tenham menos infecções que os de orelhas inteiras, embora se acredite que sim, que tem menos infecções.
Também se acredita que melhora a capacidade auditiva do animal (aqui não há mesmo provas, de todo).

Por outro lado, as orelhas desempenham um papel importante na comunicação.
Cortá-las vai limitar essa capacidade.

O corte deve ser sempre feito por um veterinário e quando o cão é muito novo (entre 9 e 12 semanas).
A operação exige anestesia geral, em si mesma um risco.
E o cão fica sempre sujeito a complicações pós-operatórias, que não são invulgares.

Também não há garantias que as orelhas cortadas fiquem de pé - muitos cães tem de usar talas durante semanas ou meses para adquirirem aquele 'look', que não é tão frívolo quanto parece já que, em cães de guarda ou protecção, esse mesmo 'look' afasta eventuais marginais.

Não me pronuncio mais sobre este tema - felizmente o labrador não tem estes problemas...
Sou, dada a minha postura neste e noutros assuntos, pela liberdade de escolha do dono, desde que este esteja informado e seja amigo dos seus cães, o que nem sempre é o caso...
Oh aisd, não fale do que não sabe... :roll:

O corte dói no pós operatório se lhe apertar as costuras, caso contrário eles fazem a vida normal, além do mais tomam analgésicos e antibiótico para possíveis infecções, pouco comuns entre os donos responsáveis. Posso dizer-lhe que conheço DEZENAS de dobermanns de orelhas cortadas que não tiveram qualquer complicação pós operatória.

Cortar as orelhas limita a comunicação??? Porquê? Cortar orelhas não é eliminá-las... :roll:

Quem é que lhe disse que o corte é entre as 9 e as 12 semanas?

Não há garantias que as orelhas fiquem de pé? Não, e cabe ao veterinário fazer a avaliação da cartilagem para perceber se a orelha é ou não boa para o corte. Mas isto claro, quando não se vai a um carniceiro... :roll:

Mais dúvidas?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 13, 2012 8:40 pm

Pode ver alguns dos argumentos aqui ;

http://www.vetinfo.com/against-dog-ear-crop.html

ou aqui

http://www.dogchannel.com/dog-vet-libra ... e_526.aspx

embora o que eu disse é o que me lembro de uma conversa que já decorreu há algum tempo (mas pode perguntar ao Vasco Valente se dói ou não dói - ele escreveu isto mesmo aqui no fórum. Foi na sequência dessa afirmação que tive a tal conversa...).

Posso ter algumas ideias enganadas - pex. quanto às semanas em que esta cirurgia se efectua...mas não quanto ao global.

Garanto-lhe que tentei ser objectiva embora, têm razão, sendo uma ignorante neste tema...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo mai 13, 2012 9:33 pm

Argumentos vindos de um site intitulado "against ear crop" equiparo-os aos argumentos anti touradas por exemplo... aliás, qualquer argumento "against" são duvidosos...

Eu falo do que conheço e da minha experiência.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo mai 13, 2012 9:55 pm

TheOnlyOne Escreveu:Argumentos vindos de um site intitulado "against ear crop" equiparo-os aos argumentos anti touradas por exemplo... aliás, qualquer argumento "against" são duvidosos...

<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 9:56 pm

TheOnlyOne Escreveu:Argumentos vindos de um site intitulado "against ear crop" equiparo-os aos argumentos anti touradas por exemplo... aliás, qualquer argumento "against" são duvidosos...

Na sua opinião qual a razão ou razões, para tantos países proibirem o corte de orelhas?
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 9:57 pm

Na sua opinião qual a razão ou razões, para tantos países proibirem o corte de orelhas?
<p>&nbsp;</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo mai 13, 2012 10:04 pm

Ora aqui temos uma aficionada; os touros não sofrem e os cães com as orelhas mutiladas também não :|
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

domingo mai 13, 2012 10:49 pm

Bem gostaria que quem fala na dor dos cães no pós operatório, vá lá casa dizer aos meus filas de são Miguel que não lhes doeu nada as 3/4 semanas mas agora é que são elas nas silvas e no mato, quando vêm a sangrar das orelhas( todas rasgadas).
Também já os mandei dizer obrigado á minha esposa lol, até ela já me disse quando a minha cadela tiver uma ninhada vai ser como nos Açores quem corta sou eu, nunca vi nem tenho conhecimento de nenhum cachorro morrer por lá devido ao corte caseiro das orelhas, quem nunca viu não comente eu já vi quase não sangra, ganem na altura depois agua da mangueira e lá vão eles campo a fora 5 minutos depois já brincão uns com os outros.
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

domingo mai 13, 2012 11:03 pm

TheOnlyOne Escreveu:
aisd Escreveu:O corte de orelhas dói - sim, dói, durante os dias seguintes à operação.

Cortar as orelhas pode ter razões de funcionalidade - um cão de caça, que caça em zona de arbustos espinhosos anda com as orelhas sempre feridas, pex.
No caso das funcionalidades de caça é o mal menor para os donos e para os bichos.
Também poupa os cães a feridas provocadas por lutas com outros, vedações, cornos, espinhos, etc - as orelhas dos cães são muito sensíveis e um local frágil, sujeito a feridas dificeis de curar.

Quanto ao assunto das infecções não há provas de que os cães com orelhas cortadas tenham menos infecções que os de orelhas inteiras, embora se acredite que sim, que tem menos infecções.
Também se acredita que melhora a capacidade auditiva do animal (aqui não há mesmo provas, de todo).

Por outro lado, as orelhas desempenham um papel importante na comunicação.
Cortá-las vai limitar essa capacidade.

O corte deve ser sempre feito por um veterinário e quando o cão é muito novo (entre 9 e 12 semanas).
A operação exige anestesia geral, em si mesma um risco.
E o cão fica sempre sujeito a complicações pós-operatórias, que não são invulgares.

Também não há garantias que as orelhas cortadas fiquem de pé - muitos cães tem de usar talas durante semanas ou meses para adquirirem aquele 'look', que não é tão frívolo quanto parece já que, em cães de guarda ou protecção, esse mesmo 'look' afasta eventuais marginais.

Não me pronuncio mais sobre este tema - felizmente o labrador não tem estes problemas...
Sou, dada a minha postura neste e noutros assuntos, pela liberdade de escolha do dono, desde que este esteja informado e seja amigo dos seus cães, o que nem sempre é o caso...
Oh aisd, não fale do que não sabe... :roll:

O corte dói no pós operatório se lhe apertar as costuras, caso contrário eles fazem a vida normal, além do mais tomam analgésicos e antibiótico para possíveis infecções, pouco comuns entre os donos responsáveis. Posso dizer-lhe que conheço DEZENAS de dobermanns de orelhas cortadas que não tiveram qualquer complicação pós operatória.

Cortar as orelhas limita a comunicação??? Porquê? Cortar orelhas não é eliminá-las... :roll:

Quem é que lhe disse que o corte é entre as 9 e as 12 semanas?

Não há garantias que as orelhas fiquem de pé? Não, e cabe ao veterinário fazer a avaliação da cartilagem para perceber se a orelha é ou não boa para o corte. Mas isto claro, quando não se vai a um carniceiro... :roll:

Mais dúvidas?
Deixe estar que você é que sabe lol É só disparates. Já tinha idade para ter algum tento na língua :)
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo mai 13, 2012 11:04 pm

kink Escreveu:Bem gostaria que quem fala na dor dos cães no pós operatório, vá lá casa dizer aos meus filas de são Miguel que não lhes doeu nada as 3/4 semanas mas agora é que são elas nas silvas e no mato, quando vêm a sangrar das orelhas( todas rasgadas).
Também já os mandei dizer obrigado á minha esposa lol, até ela já me disse quando a minha cadela tiver uma ninhada vai ser como nos Açores quem corta sou eu, nunca vi nem tenho conhecimento de nenhum cachorro morrer por lá devido ao corte caseiro das orelhas, quem nunca viu não comente eu já vi quase não sangra, ganem na altura depois agua da mangueira e lá vão eles campo a fora 5 minutos depois já brincão uns com os outros.
o corte feito em casa por voce??? :? por acaso nao vai usar o cutél do talho?? que tipo de astenesia levam os cachorros? ganem na altura??? lol já pensou estar na mesa de operaçoes e ouvir o seu medico dizer-lhe "vamos lá começar a cirurgia, o astenesista hoje esta de folga mas nao se preocupe com a falha da astenesia o sr vai gemer umas horas mas nao se preocupe que logo amanha voce ja nem se lembra do que se queixou hoje"
Última edição por dragablue em domingo mai 13, 2012 11:08 pm, editado 1 vez no total.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

domingo mai 13, 2012 11:05 pm

bhess Escreveu:
indigo003 Escreveu:
Joie2 Escreveu:Mas é legal (ou faz-se na candonga...)?
é na candonga!! os donos levam o seu cão às traseiras de uma clinica veterinária, num bairro escuro e mal frequentado, a meio da noite (para ninguem saber!). a cirurgia é feita por um veterinário com mau aspecto, cujo hobbie é jogar poker apostando orelhas de cães!! o cão fica na clinica uma semana, se sobreviver é entregue ao dono que o vai buscar outra vez a meio da noite, às traseiras da clinica!!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 13, 2012 11:06 pm

kink Escreveu:Bem gostaria que quem fala na dor dos cães no pós operatório, vá lá casa dizer aos meus filas de são Miguel que não lhes doeu nada as 3/4 semanas mas agora é que são elas nas silvas e no mato, quando vêm a sangrar das orelhas( todas rasgadas).
Está aqui a "malta" a falar das dores que os caes têm após uma cirurgia de corte de orelhas em condições e você vem dizer isso :roll: :lol:
Pobres cachorros...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”