Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mai 13, 2012 3:54 pm

srYuki Escreveu:Será que sou só eu que acho este tópico demasiado estranho??

1º, todos os cães das redondezas atacam a cadela do user. Depois, dá-me ideia que ele até acha que trazer uma arma para apontar aos cães é perfeitamente razoável e uma boa ideia (nem é mandar 1 tiro para o ar é para os cães!)

Ok, esperar que a polícia venha resolver é uma utopia, mas... uma arma de fogo?!?!

Não será que existe aqui um dono e uma cadela, ambos muuuuuito stressados?
Concordo. Cá para mim os cães acabam por atacar a cadela por medo ao dono... Com tantos pontapés dúvido que os cães das redondezas possam ver o user à frente. Muito sinceramente.
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

domingo mai 13, 2012 4:02 pm

um cajado ,um pau comprido a a bater no chão e mão firme!
Aqui na zona toda gente tem cães e não vejo ninguém a passear os seus cães sem um pau ou cajado ,sejam grandes ou pequenos!
é muito complicado gerir estas situações mas não deixe de apresentar queixa ou de alertar os donos dos cachorros que andam soltos para a situação.

E não digam p.f que a culpa é da cadela ,independentemente da cadela provocar ou não o ataque os outros cães têm de andar presos. :!:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo mai 13, 2012 4:11 pm

Não acho nada estranho que o utilizador encontre tantas ameaças. Se eu em vez de evitar certas zonas, caminhos, ruas onde sei que poderia encontrar essas ameças, fizesse um passeio normal de acordo com a liberdade que a lei me permite, de certeza que também teria encontros desses quase diariamento. E mesmo a evitar n de sítios, não deixo de ter, de vez em quando, um encontro desagradável. Já perdi a conta aos passeios em que fui de cajado na mão e se tivesse que o usar, usava-o.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo mai 13, 2012 4:24 pm

Marcinho12 Escreveu:
Ardeus Escreveu:Boas.

Tenho uma cadela de porte médio e estou farto de ser atacado por cães cujos donos os passeiam soltos.

Alguém sabe o que é que é considerado legal e eficaz como meio de defesa, principalmente contra cães de grande porte?

Já levei com pitbulls, mas também labradores, golden retrievers, tudo cães que "nunca fizeram mal a ninguém". Eu já fui parar ao hospital (mordido por um labrador, mas nada muito sério) e a minha cadela mordida com muito mais gravidade várias vezes. Isto já chegou a um ponto em que estou a pensar adquirir licença para porte de arma.

Uma coisa é defender-se com pontapés de um cão de porte médio, mas isso é impossível com raças maiores.

Só no último mês tive situações complicadas com um são bernardo, um rotweiller e dois pastores alemães e numa zona turistíca onde andam sempre muitas pessoas a passear.

Agradeço sinceramente sugestões.
Com tanto ataque, já lhe passou pela cabeça que o problema pode estar na cadela?

Só acredito na parte do rot, o resto deve ter sido você a provocar :)
so acredita na parte do rot pq??
os rot sao piores que os outros é??
um labrador n pode perder o juizo assim do nada??
so pq é um pp ja é crucificado!

sempre pode chamar a policia ou o canil visto que os rot e pits sao obrigados a andar de trela e açaime por lei!

e faça cmo eu...meta algumas pedrinhas ao bolso...n precisa de acertar nos caes, mandar para perto costuma ser o suficiente para os assustar caso eles se comecem a aproximar
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

domingo mai 13, 2012 4:35 pm

Coloquei aqui este post por duas razões:

- Obviamente estava stressado, porque tive uma situação complicada com um golden retriever. Como infelizmente estas situações são recorrentes, começo a ficar mais consciente que há perigos reais e que já houve vezes em que as coisas até já podiam ter corrido muito pior. Acho que 2 ou 3 vezes por mês acontecem. Duvido que alguém que ande com os cães na rua todos os dias tenha médias muito diferentes.

- por outro lado precisava de ideias e consegui-as aqui, obrigado. A ideia do cajado vai ser aplicada.

A minha cadela provoca só por estar lá, sendo de ascendência husky, não é muito vocal, raramente lhe ouço a voz. Anda todos os dias na rua comigo e está habituada a ver cães todos os dias, brincar com alguns, não ligar a outros.

Quando alguém acima provocou com a ideia que eu ou ela estaríamos na origem do problema, em parte tem razão, porque noto que há uma reacção agressiva por parte dos outros cães mais forte do que é normal, mesmo quando a vêem de longe. Já tive outros cães e a reacção a ela é a pior dos que já tive.

E quanto a isso, não há nada a fazer, há só que tentar lidar da melhor maneira possível.
Sasha99
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 4:55 pm

mesmo que a sua cadela os provoque você tem todo o direito de a levar a rua, que eu saiba ela não é menos que nenhum dos outros e tem o direito de andar na rua em segurança sem ser importunado por outros caes!
se a sua anda de trela como tem de ser então nao esta a infringir nenhuma lei!

alem do mais se um desses cães que anda a solta calha de correr para a rua pode causar um acidente, por isso é que é por lei obrigatório todos os cães circularem na via publica com trela!

informe as autoridades!
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mai 13, 2012 4:58 pm

Atenção, Ardeus: o cajado, ou pau, ou seja o que for do mesmo género que arranje, não é para bater nos cães!

Se o fizer, para além de não servir de muito em plena refrega, pode trazer-lhe dissabores, pois os donos desses cães podem fazer queixa de si por maus tratos.

O cajado serve para opor uma barreira ao avanço dos cães ou fazer um ruído que os distraia, batendo com ele no chão ou em algum sítio. E, no máximo dos máximos, para o agitar diante deles, numa ameaça que os fará retroceder, mas não para mais do que isso. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Floripes2
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 5:07 pm

Sasha99 Escreveu:...faça cmo eu...meta algumas pedrinhas ao bolso...n precisa de acertar nos caes, mandar para perto costuma ser o suficiente para os assustar caso eles se comecem a aproximar
Meter algumas pedrinhas no bolso é muito menos eficaz do que não levar nenhuma e fazer o gesto de apanhar uma do chão. Ao vê-la baixar-se, o cão ou foge porque sabe o que isso significa, ou pára a ver o que dá. Se então apanhar uma pedrinha e lha atirar para perto, ele foge, de certeza.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Sasha99
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 5:09 pm

Floripes2 Escreveu:Atenção, Ardeus: o cajado, ou pau, ou seja o que for do mesmo género que arranje, não é para bater nos cães!

Se o fizer, para além de não servir de muito em plena refrega, pode trazer-lhe dissabores, pois os donos desses cães podem fazer queixa de si por maus tratos.

O cajado serve para opor uma barreira ao avanço dos cães ou fazer um ruído que os distraia, batendo com ele no chão ou em algum sítio. E, no máximo dos máximos, para o agitar diante deles, numa ameaça que os fará retroceder, mas não para mais do que isso. :wink:
antes de mais tambem nao concordo que bata nos caes...se fosse nos donos concordava :twisted:

mas discordo com o que disse pois se um cao andar a solta e for ter com o user com um comportamento agressivo este tem todo o direito de se defender.
caso o dono do cao apresente queixa ainda paga é multa pois nao estava a cumprir a lei e o user apenas agiu em auto-defesa!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo mai 13, 2012 5:12 pm

srYuki Escreveu:Será que sou só eu que acho este tópico demasiado estranho??

1º, todos os cães das redondezas atacam a cadela do user. Depois, dá-me ideia que ele até acha que trazer uma arma para apontar aos cães é perfeitamente razoável e uma boa ideia (nem é mandar 1 tiro para o ar é para os cães!)

Ok, esperar que a polícia venha resolver é uma utopia, mas... uma arma de fogo?!?!

Não será que existe aqui um dono e uma cadela, ambos muuuuuito stressados?
Das duas uma, ou você tem muita sorte ou vive no bairro perfeito....
Não acho nada estranho que o user encontre todos estes cães soltos. Eu também tenho o mesmo problema e ainda há pouco tempo (um mês ou dois) outro user partilhou um caso do género. Há pessoas que simplesmente abrem os portões para os cães virem passear sozinhos, outros acompanham os cães mas vão soltos na mesma, há de tudo.
A arma de fogo, obviamente, é um exagero (na minha opinião).
O cajado até pode dar para este senhor, mas para mim que passeio dois cães não dá... É triste ter de andar a fugir ou sempre a olhar por cima do ombro, mas é a realidade.
Tente a polícia, pode ser que tenha sorte.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 5:15 pm

Pois, Sasha99, vá lá dizer isso aos juízes, que culpam sempre o humano agressor. Mesmo que multem o dono do cão solto, sobre quem fazem recair as penalidades todas é sobre quem foi acusado.

Quanto ao pau, há muitas maneiras de o usar sem ser para agredir, e o forista vai descobri-las bem depressa, se recorrer a ele. O cajado é uma arma defensiva, ponto final. Se bem usado, o cão não chega a atacar ninguém.
<p>&nbsp;</p>
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

domingo mai 13, 2012 5:19 pm

O cajado serve de barreira, mas se isso não funcionar, também serve de arma.

Ontem quando agarrei no golden (e não fui muito meigo) para o puxar para trás quando ele já tinha agarrado a minha cadela pelo lombo, ele virou-se logo contra mim e eu larguei-o mesmo a tempo e não me apanhou o braço por uma unha negra. O dono agarrou nele logo a seguir.

Se essa situação se repetir, o cajado não vai servir só de barreira. Só tenho que ver qual a zona mais sensível e que cause menos estrago.

Mas vou também passar a ligar à policia quando vir pessoal a passear grandes sem trela, é capaz de ser melhor pra toda a gente, mesmo quando não são uma ameaça imediata.

Numa destas situações, conversando com um tipo que andava lá passeando uma cadela (o que agora anda com uma navalha no bolso) contou-me que há pouco tempo uma rapariga perdeu um caniche para um pastor alemão que andava lá solto. Ela apanhou o cão do chão quando o outro avançou, mas ele arrancou-o das mãos dela e acabou com ele à frente dela. Histórias tristes, sendo verdade ou não.
Sasha99
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 6:19 pm

Floripes2 Escreveu:
Sasha99 Escreveu:...faça cmo eu...meta algumas pedrinhas ao bolso...n precisa de acertar nos caes, mandar para perto costuma ser o suficiente para os assustar caso eles se comecem a aproximar
Meter algumas pedrinhas no bolso é muito menos eficaz do que não levar nenhuma e fazer o gesto de apanhar uma do chão. Ao vê-la baixar-se, o cão ou foge porque sabe o que isso significa, ou pára a ver o que dá. Se então
apanhar uma pedrinha e lha atirar para perto, ele foge, de certeza.
e caso ele passe numa zona onde nao tem pedras que ja me aconteceu??
mais vale prevenir que remediar e andar sempre com algumas no bolso!

quando a minha cadela era pequena tambem tinha problemas do género e pelo sim pelo nao apanhava algumas.

quanto ao juiz duvido muito pois auto-defesa não é crime!
temos o direito de nos defendermos ou quer que o user fique parado a espera de levar a dentada caso o cajado n resulte se for usado como barreira??

mas continuo a achar que o user devia chamar a policia mesmo antes de ter problemas pois assim nao da hipótese de os donos fugirem, aparece la a policia mesmo antes de haver problemas e levam uma multa, basta dizer que nao se sente seguro pq andam caes sem trela.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 13, 2012 6:45 pm

Chame a polícia.

Os cães podem, a meu ver, andar soltos na rua mas têm de ser pacíficos - de todo.
Quando fizer queixa, tenha o cuidado de referir os cães ameaçadores e não o bóbi que costuma brincar com a sua cadela - não queremos que pague o justo pelo injusto...

O facto de já haver uma queixa proteje-o caso necessite de usar o cajado.
Aqui, agora não - hoje em dia, é raro o cão que passeia sem dono - mas já houve pessoas a passear os canitos de cajado na mão.
E olhe que era para usar...
Mas os cães, em geral, fogem ou recuam se virem um pau ou um gesto ameaçador (pex, baixar-se para apanhar uma pedra ou lançar).

No caso desse Golden, lembre ao dono que se o cão morder, não só você tem direito a indemnização e custas do tratamento, como o cão passa a ser cão perigoso, sujeito às condições que a lei impõe.
E isto é verdade, caso o cão o morda a si ou ao seu cão.

Mantenha a calma.
Meta o nº da polícia no telemóvel e chame quando observar pretensões de ataque.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Floripes2
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 9:46 pm

aisd Escreveu:...

Os cães podem, a meu ver, andar soltos na rua mas têm de ser pacíficos - de todo.

...
Concordo com tudo o que disse, menos com isto.

Por lei, os cães só podem andar soltos na rua se forem açaimados. Não interessa que sejam pacíficos ou não sejam: desde que andem sem trela, têm de ser açaimados.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”