Como lidar com o meu cão..
Moderador: mcerqueira
Olá a todos.. decidi registar-me aqui no forum porque muito recentemente arranjei uma cadelinha e tenho tido algumas duvidas e problemas a lidar com ela.
faz hoje duas semanas que a fui buscar, no inico era um bocado medrosa como acho que é normal mas uma paz de alma, sempre a virar-se de barriga para cima para receber mimos. Mas passados uns dias começei a reparar que ela tinha um comportamento mais 'agressivo' do que era normal. Começou por ladrar e morder os calcanhares o meu irmão mais novo enquanto brincavamos com ela, depois começou tambem a ladrar comigo quando lhe dou uma ordem ou quando a mando afastar-se de algum lugar, ou quando digo 'NÃO' ela não gosta, ladra e rosna. Muito recentemente também começou a rosnar quando lhe preparo a comida. O que me está a assustar é que ela só tem 3 meses e já está a demonstrar comportamentos dominantes e já ladra a qualquer pessoa que venha cá a casa.
Tem de ser alguma coisa que esteja a fazer mal mas não consigo perceber o que. Não a deixo subir em camas e sofas, nao deixo que salte ou suba para cima de mim, já treinamos o 'senta' e antes de sair ou entrar em casa, receber guloseimas, antes das refeições etc, faço-a sentar. Não passa muito tempo sozinha, umas 4h por dia..
Não é agressiva em relação à comida mas muitas vezes quando pega num brinquedo rosna e foge para não o tirarmos.
Já pensei que pode precisar de gastar energia para estar mais calma mas ainda não tem toda a vacinação e não pode sair de casa.
Desculpem este grande testamento, mas já ha muito que queria um cao e informei-me bem antes de ir buscar a mucca, através da internet e de um livro que achei bom "Como treinar um supercão", e aprendi que a melhor coisa que temos a fazer é ignora-los quando eles têm estes comportamentos, que é o que estou a fazer. Quando rosna viro as costas, quando morde paro a brincadeira, etc. O pior é que o meu irmão, com 9 anos, começa a ganhar medo dela e eu não sei como hei-de brincar com ela de maneira a evitar todo este ladrar e rosnidelas.
Se alguém estiver a passar ou já passou por uma situação parecida agradecia algumas orientações. Talvez deva ponderar uma escola para caes?
Obrigada
faz hoje duas semanas que a fui buscar, no inico era um bocado medrosa como acho que é normal mas uma paz de alma, sempre a virar-se de barriga para cima para receber mimos. Mas passados uns dias começei a reparar que ela tinha um comportamento mais 'agressivo' do que era normal. Começou por ladrar e morder os calcanhares o meu irmão mais novo enquanto brincavamos com ela, depois começou tambem a ladrar comigo quando lhe dou uma ordem ou quando a mando afastar-se de algum lugar, ou quando digo 'NÃO' ela não gosta, ladra e rosna. Muito recentemente também começou a rosnar quando lhe preparo a comida. O que me está a assustar é que ela só tem 3 meses e já está a demonstrar comportamentos dominantes e já ladra a qualquer pessoa que venha cá a casa.
Tem de ser alguma coisa que esteja a fazer mal mas não consigo perceber o que. Não a deixo subir em camas e sofas, nao deixo que salte ou suba para cima de mim, já treinamos o 'senta' e antes de sair ou entrar em casa, receber guloseimas, antes das refeições etc, faço-a sentar. Não passa muito tempo sozinha, umas 4h por dia..
Não é agressiva em relação à comida mas muitas vezes quando pega num brinquedo rosna e foge para não o tirarmos.
Já pensei que pode precisar de gastar energia para estar mais calma mas ainda não tem toda a vacinação e não pode sair de casa.
Desculpem este grande testamento, mas já ha muito que queria um cao e informei-me bem antes de ir buscar a mucca, através da internet e de um livro que achei bom "Como treinar um supercão", e aprendi que a melhor coisa que temos a fazer é ignora-los quando eles têm estes comportamentos, que é o que estou a fazer. Quando rosna viro as costas, quando morde paro a brincadeira, etc. O pior é que o meu irmão, com 9 anos, começa a ganhar medo dela e eu não sei como hei-de brincar com ela de maneira a evitar todo este ladrar e rosnidelas.
Se alguém estiver a passar ou já passou por uma situação parecida agradecia algumas orientações. Talvez deva ponderar uma escola para caes?
Obrigada
Olá e bem vinda.
Todos os cachorros são super excitáveis e para eles tudo é uma brincadeira. Uns brincam mais abruptamente que outros.
Basicamente tem de pensar, o que gostaria que ela fizesse em vez dos comportamentos que não gosta que ela faça, e ensina-la um comportamento alternativo. Não basta dizer-lhe NÃO, tem que realmente mostrar-lhe/ensinar qual o comportamento que é correcto. Recompensado sempre que ela o apresentar.
Nos momentos de brincadeira, quando ela morde as suas mãos, grite "ai" e pare de imediato a brincadeira, não lhe dando qualquer acesso a si. Antes de ver que ela lhe vai morder, mostre-lhe um brinquedo, para ela perceber que é ali que deve morder. O brinquedo deve ser muito mais divertido que as suas mãos ou pés.
Não deu muita informação, sobre os problemas em questão.
Ela ladra quando recebe visitas, mas ladra e afasta-se ao mesmo tempo, com medo? Ladra para os pés das visitas?
Morde os calcanhares do seu irmão, enquanto ele está parado? Quando corre?
Todos os cachorros são super excitáveis e para eles tudo é uma brincadeira. Uns brincam mais abruptamente que outros.
Basicamente tem de pensar, o que gostaria que ela fizesse em vez dos comportamentos que não gosta que ela faça, e ensina-la um comportamento alternativo. Não basta dizer-lhe NÃO, tem que realmente mostrar-lhe/ensinar qual o comportamento que é correcto. Recompensado sempre que ela o apresentar.
Nos momentos de brincadeira, quando ela morde as suas mãos, grite "ai" e pare de imediato a brincadeira, não lhe dando qualquer acesso a si. Antes de ver que ela lhe vai morder, mostre-lhe um brinquedo, para ela perceber que é ali que deve morder. O brinquedo deve ser muito mais divertido que as suas mãos ou pés.
Não deu muita informação, sobre os problemas em questão.
Ela ladra quando recebe visitas, mas ladra e afasta-se ao mesmo tempo, com medo? Ladra para os pés das visitas?
Morde os calcanhares do seu irmão, enquanto ele está parado? Quando corre?
Sim, quando aproximamos continua a ladrar mas vai recuando. Por exemplo quando ela se encontra no andar de cima e alguém está a subir a escada ela ladra e conforme a pessoa vai ficando mais alta ela vai fugindo. Com o meu irmão é quando está parado perto dela, deve vê-lo como inferior.
Com as visitas a mesma coisa, ela parece estar bem com as pessoas à volta dela mas de repente começa a ficar agressiva.
Ainda há pouco estava a roer um brinquedo deitada no chão e reparou que eu estava a olhar para ela, fixou-me por uns segundos e começou a ladrar sem parar mas sem sair do sitio. Não faço ideia o que é que possa ser..
Com as visitas a mesma coisa, ela parece estar bem com as pessoas à volta dela mas de repente começa a ficar agressiva.
Ainda há pouco estava a roer um brinquedo deitada no chão e reparou que eu estava a olhar para ela, fixou-me por uns segundos e começou a ladrar sem parar mas sem sair do sitio. Não faço ideia o que é que possa ser..
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Deve cansá-la.
Por não ter a vacinação completa não quer dizer que não saia.
Pode sair ao colo, evitando contactos com cães que não sabe se estão vacinados, pode brincar com cães que sabe estarem vacinados, pode ir a jardins de amigos (onde os cães não vacinados não defecam), etc.
Enfim, pode passeá-la com precauções.
Se não puder (e a maioria das vezes, não pode, é natural) brinque em casa a ir buscar a bolinha (pex, no corredor), a procurar brinquedos ou biscoitos escondidos, a treinar ordens de busca, senta, deita, etc., enfim tudo o que lhe ocorrer que gaste o excesso de energia.
Faça o seu irmão colaborar - a dar-lhe a comida, a brincar com ela, etc.
Como sabe, é importante que a cadela perceba que o seu irmão está acima dela
na família.
Por não ter a vacinação completa não quer dizer que não saia.
Pode sair ao colo, evitando contactos com cães que não sabe se estão vacinados, pode brincar com cães que sabe estarem vacinados, pode ir a jardins de amigos (onde os cães não vacinados não defecam), etc.
Enfim, pode passeá-la com precauções.
Se não puder (e a maioria das vezes, não pode, é natural) brinque em casa a ir buscar a bolinha (pex, no corredor), a procurar brinquedos ou biscoitos escondidos, a treinar ordens de busca, senta, deita, etc., enfim tudo o que lhe ocorrer que gaste o excesso de energia.
Faça o seu irmão colaborar - a dar-lhe a comida, a brincar com ela, etc.
Como sabe, é importante que a cadela perceba que o seu irmão está acima dela
na família.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Realmente parece haver aí muita excitação acumulada.
E é de extrema importância que a leve à rua durante este período para poder contactar com o máximo de estímulos possíveis. Pode leva-la ao colo como já foi dito, e deixa-la brincar com outros cães saudáveis. E principalmente interagir de forma positiva com o maior número de pessoas que for possível. Peça às pessoas para lhe darem uns biscoitos, tornando a sua presença agradável.
E não permita que ela escale para o comportamento de ladrar. Previna isso recompensando rapidamente e sucessivamente quando encontrar uma pessoa nova, mantendo alguma distância da mesma. Não deixe as pessoas lhe tocarem ou aproximarem dela se ela estiver a ladrar, rosnar ou se vir sinais de medo (corpo curvado, rabo entre as pernas).
No caso dos brinquedos, quando ela tiver um na boca, não vá atrás dela, pois ela verá isto como uma brincadeira para a tentar apanhar. A melhor forma é não deixar todos os brinquedos à vista, guarde os que ela gosta mais e só os retire quando for para brincar com ela, ou se vir que ela está a guardar algum brinquedo, diga "deixa", mostre-lhe um que ela goste mais e faça uma troca pelo outro, brincando um pouco com ela.
Não permite que ela rosne para guardar brinquedos, se a troca com outro brinquedo não resultar, tente com outra coisa que ela goste muito, a comida resulta muito bem. Diga "deixa" mostre-lhe o pedacinho de comida, e quando ela for comer, retire calmamente o brinquedo. Depois peça um senta e dê-lhe o brinquedo novamente.
E é de extrema importância que a leve à rua durante este período para poder contactar com o máximo de estímulos possíveis. Pode leva-la ao colo como já foi dito, e deixa-la brincar com outros cães saudáveis. E principalmente interagir de forma positiva com o maior número de pessoas que for possível. Peça às pessoas para lhe darem uns biscoitos, tornando a sua presença agradável.
E não permita que ela escale para o comportamento de ladrar. Previna isso recompensando rapidamente e sucessivamente quando encontrar uma pessoa nova, mantendo alguma distância da mesma. Não deixe as pessoas lhe tocarem ou aproximarem dela se ela estiver a ladrar, rosnar ou se vir sinais de medo (corpo curvado, rabo entre as pernas).
No caso dos brinquedos, quando ela tiver um na boca, não vá atrás dela, pois ela verá isto como uma brincadeira para a tentar apanhar. A melhor forma é não deixar todos os brinquedos à vista, guarde os que ela gosta mais e só os retire quando for para brincar com ela, ou se vir que ela está a guardar algum brinquedo, diga "deixa", mostre-lhe um que ela goste mais e faça uma troca pelo outro, brincando um pouco com ela.
Não permite que ela rosne para guardar brinquedos, se a troca com outro brinquedo não resultar, tente com outra coisa que ela goste muito, a comida resulta muito bem. Diga "deixa" mostre-lhe o pedacinho de comida, e quando ela for comer, retire calmamente o brinquedo. Depois peça um senta e dê-lhe o brinquedo novamente.
Na minha opinião ralhar não adianta de muito, e como já viu só piora as situações, porque a deixa ainda mais excitada.
Por exemplo, no caso das visitas em casa, antes delas chegarem, brinque bastante com ela para a cansar, faça uns treinos.. E deixe-lhe um osso prensado ou um Kong para ela ficar entretida enquanto as visitas estão em casa.
É normal os cachorros ladrarem para pedir atenção ou brincadeira, nesses casos, simplesmente ignore e só vá ter com ela, quando estiver mais calma.
Por exemplo, no caso das visitas em casa, antes delas chegarem, brinque bastante com ela para a cansar, faça uns treinos.. E deixe-lhe um osso prensado ou um Kong para ela ficar entretida enquanto as visitas estão em casa.
É normal os cachorros ladrarem para pedir atenção ou brincadeira, nesses casos, simplesmente ignore e só vá ter com ela, quando estiver mais calma.
Pelo que descreveu parece-me que está a fazer tudo certo... A cadela só tem 3 meses, é normal que morda e rosne mas atenção, não é certo e por isso deve corrigi-la para ela perceber o que pode e não fazer. E como está a fazê-lo penso que com o tempo ela mudará a atitude... A minha também fazia isso (excepto rosnar qd ponho comida), houve uma altura que adorava morder de pés, era péssimo mas com a devida correcção parou de o fazer...Quanto à comida, pode fazer o seguinte: quando puser a comida faça de conta que também está a comer, mexa na comida e nela. Habitue-a que pode mexer lá quando quiser... Eu faço isso muitas vezes e a minha nem pia... Boa sorte e continue assim!
Última edição por fteixeira em segunda mai 14, 2012 10:45 am, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
É preciso distinguir os vários tipos de rosnadela. Se for uma rosnadela de "olha que levas uma dentada" a melhor correção a fazer é mesmo um estalo no focinho. Ou 2, se continuar a rosnar. O quanto antes, porque se for um cão de porte médio/grande, se com 6 meses continuar a mandar em casa, passa a ter 1 problema.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
o meu vai fazer 3 meses tem igualmente as mesmas atitudes, quando exitado da brincadeira ladra, rosna etc... aconselhei-me com o meu vet segundo ele é muito normal com estas idades tais comportamentos pois querem brincar e fazem de tudo para conseguir atençao, no caso do meu que tambem tem a mesma mania de morder os calcanhares e maos e por vezes magoa porque a dentada ja aperta bastante, no entanto tambem deve-se ter em consideraçao o temperemento da raça no caso do meu tem muito essa tendencia, no entanto o vet aconselhou-me desviar a mordida para os brinquedos de forma a tornar a brincadeira interessante para o cachorro... tambem lhe puz algumas limitaçoes como nao subir no sofa subir, entrada no quarto etc, por exemplo se ele subir no sofa e rosnar como forma de protesto em querer manter a dele, nunca lhe dar treguas se deu a ordem para sair tem que o obrigar acatar tal ordem de forma firme, quando rosnar firmemente diga NAO e obrigue que ele acate a ordem é muito importante que a ultima palavra seja a nossa sempre que se faça uma repreensao...
<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
dragablue Escreveu:o meu vai fazer 3 meses tem igualmente as mesmas atitudes, quando exitado da brincadeira ladra, rosna etc... aconselhei-me com o meu vet segundo ele é muito normal com estas idades tais comportamentos pois querem brincar e fazem de tudo para conseguir atençao, no caso do meu que tambem tem a mesma mania de morder os calcanhares e maos e por vezes magoa porque a dentada ja aperta bastante, no entanto tambem deve-se ter em consideraçao o temperemento da raça no caso do meu tem muito essa tendencia, no entanto o vet aconselhou-me desviar a mordida para os brinquedos de forma a tornar a brincadeira interessante para o cachorro... tambem lhe puz algumas limitaçoes como nao subir no sofa subir, entrada no quarto etc, por exemplo se ele subir no sofa e rosnar como forma de protesto em querer manter a dele, nunca lhe dar treguas se deu a ordem para sair tem que o obrigar acatar tal ordem de forma firme, quando rosnar firmemente diga NAO e obrigue que ele acate a ordem é muito importante que a ultima palavra seja a nossa sempre que se faça uma repreensao...
E será que o seu cachorro também tem em conta essa ordem de não ir para o sofá quando o dono não está em casa?

Os cães têm certos comportamentos, como por exemplo ir para o sofá, porque são extremamente recompensados, neste caso, o sofá é confortável, quentinho no inverno e é um objecto que está associado ao dono e que tem o seu cheiro.. Mesmo que ralhe com ele e o tire de lá, ele continua a querer ir para lá, mas talvez não vá, para evitar levar um ralhete.. Apenas tem que lhe arranjar uma cama igualmente confortável,e fazer com que a cama seja também recompensante para ele permanecer lá.. Quando ele perceber que lá é que acontecem as coisas boas, não vai querer mais ir para o sofá.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
E será que o seu cachorro também tem em conta essa ordem de não ir para o sofá quando o dono não está em casa?
Os cães têm certos comportamentos, como por exemplo ir para o sofá, porque são extremamente recompensados, neste caso, o sofá é confortável, quentinho no inverno e é um objecto que está associado ao dono e que tem o seu cheiro.. Mesmo que ralhe com ele e o tire de lá, ele continua a querer ir para lá, mas talvez não vá, para evitar levar um ralhete.. Apenas tem que lhe arranjar uma cama igualmente confortável,e fazer com que a cama seja também recompensante para ele permanecer lá.. Quando ele perceber que lá é que acontecem as coisas boas, não vai querer mais ir para o sofá.
[/quote]
lol efectivamente ainda nao consegui grandes progressos ainda estou a trabalhar nesse campo, quando chego a casa lá está ele deitado no sofá e com cara de quem gosta de desafios
a caminha dele é super confortavel e por acaso esta ao lado do sofa no entanto quando estamos em casa ele para tirar uma soneca prefere a cama, ou porque tambem sabe que leva logo raspanete 

lol efectivamente ainda nao consegui grandes progressos ainda estou a trabalhar nesse campo, quando chego a casa lá está ele deitado no sofá e com cara de quem gosta de desafios

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Na minha simples opinião, muito do que descreve é normal para a idade, o problema desses comportamentos é apenas o seu descontrolo e não a sua existência. É normal que existam, não pode deixar que se descontrolem e ultrapassem determinadas barreiras. Muita da valorização/apreensão que faz desses comprotamentos está ligada à sua visão/interpretação dos acontecimentos baseada na ideia da dominância. Vou enumerar o número de interpretações que fez e que são apenas fruto da sua visão das coisas.
O morder os calcanhares é normal, eles mordem tudo o que mexe, diga ao seu irmão que pare de se mexer cada vez que ela vem morder os calcanhares e só ande quado ela se acalma, em 10 minutos resolve o problema, se não resolver, então direccione esse instinto de presa para um brinquedo, qualquer brinquedo para cahorros que agite na mão vai atrair a sua atenção e fazê-la esquecer os calcanhares. Com isso está a ensinar que existem coisas adequadas para morder e outras desadequadas.
O rosnar é apenas excitação e não deve valorizar demasiado isso, nem mesmo castigar esse comportamento, o que deve castigar são as dentadas com demasiada força durante a brincadeira, como já foi dito por alguém, diga "ai" ou "não" quando aleija a morder e vá colocá-la mais uma vez 5 minutos sozinha. Os "não"s têm de ter uma consequência má, e os bons comprotamentos uma consegquência boa... para que os primeiros desapareçam e os segundos aumentem de frequência, assim se educa um cão com muita simplicidade e eficácia.
Usufrua alegremente da presença da sua cadela e não fique demasiado preocupado, imponha um limite e seja coerente a 100% com esse limite, isso é suficiente para que tudo corra bem.
O que poderé estar a acontecer é que na sua ansia de não educar mal a cadela está a privá-la de alguns momentos de afecto que devem existir nesta idade. E ela descobriu que uma das formas de ter atenção das pessoas é ladrando ... você provavelmente sem se aperceber manda-a calar, diz não, olha para ela e tudo isso são formas de dar atenção. Tem de ignorá-la completamente e fazer outra coisa muito importante... dar atenção quando está calada, porque se não o fizer esse comportamento não vale a pena e volta a ladrar mais um bocado para você reagir. Se isso não for suficiente quando ela está a ladrar, diga então o "não", mas dê a esse "não" uma consequência, pegue nela ao colo e vá colocá-la numa divisão da casa sozinha, de castigo, durante 5 minutos.flisboa Escreveu:Olá a todos.. decidi registar-me aqui no forum porque muito recentemente arranjei uma cadelinha e tenho tido algumas duvidas e problemas a lidar com ela.
faz hoje duas semanas que a fui buscar, no inico era um bocado medrosa como acho que é normal mas uma paz de alma, sempre a virar-se de barriga para cima para receber mimos. Mas passados uns dias começei a reparar que ela tinha um comportamento mais 'agressivo' (interpretação nº1) do que era normal. Começou por ladrar e morder os calcanhares o meu irmão mais novo enquanto brincavamos com ela, depois começou tambem a ladrar comigo quando lhe dou uma ordem ou quando a mando afastar-se de algum lugar, ou quando digo 'NÃO' ela não gosta (interpretação nº2), ladra e rosna. Muito recentemente também começou a rosnar quando lhe preparo a comida. O que me está a assustar é que ela só tem 3 meses e já está a demonstrar comportamentos dominantes (interpretação nº3) e já ladra a qualquer pessoa que venha cá a casa.
Obrigada
O morder os calcanhares é normal, eles mordem tudo o que mexe, diga ao seu irmão que pare de se mexer cada vez que ela vem morder os calcanhares e só ande quado ela se acalma, em 10 minutos resolve o problema, se não resolver, então direccione esse instinto de presa para um brinquedo, qualquer brinquedo para cahorros que agite na mão vai atrair a sua atenção e fazê-la esquecer os calcanhares. Com isso está a ensinar que existem coisas adequadas para morder e outras desadequadas.
O rosnar é apenas excitação e não deve valorizar demasiado isso, nem mesmo castigar esse comportamento, o que deve castigar são as dentadas com demasiada força durante a brincadeira, como já foi dito por alguém, diga "ai" ou "não" quando aleija a morder e vá colocá-la mais uma vez 5 minutos sozinha. Os "não"s têm de ter uma consequência má, e os bons comprotamentos uma consegquência boa... para que os primeiros desapareçam e os segundos aumentem de frequência, assim se educa um cão com muita simplicidade e eficácia.
Usufrua alegremente da presença da sua cadela e não fique demasiado preocupado, imponha um limite e seja coerente a 100% com esse limite, isso é suficiente para que tudo corra bem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Compre uma cama de cão de plástico rigido, compre um kong, coloque uma corda no kong para que depois de cheio o possa atar à cama dele. Assim ele tem uma cama confortável e um brinquedo cheio de comida para se entreter na sua ausência, que não consegue levar para longe da sua cama. Isso vai criar-lhe o hábito de ficar na sua cama.dragablue Escreveu:lol efectivamente ainda nao consegui grandes progressos ainda estou a trabalhar nesse campo, quando chego a casa lá está ele deitado no sofá e com cara de quem gosta de desafiosdianne Escreveu:E será que o seu cachorro também tem em conta essa ordem de não ir para o sofá quando o dono não está em casa?![]()
Os cães têm certos comportamentos, como por exemplo ir para o sofá, porque são extremamente recompensados, neste caso, o sofá é confortável, quentinho no inverno e é um objecto que está associado ao dono e que tem o seu cheiro.. Mesmo que ralhe com ele e o tire de lá, ele continua a querer ir para lá, mas talvez não vá, para evitar levar um ralhete.. Apenas tem que lhe arranjar uma cama igualmente confortável,e fazer com que a cama seja também recompensante para ele permanecer lá.. Quando ele perceber que lá é que acontecem as coisas boas, não vai querer mais ir para o sofá.a caminha dele é super confortavel e por acaso esta ao lado do sofa no entanto quando estamos em casa ele para tirar uma soneca prefere a cama, ou porque tambem sabe que leva logo raspanete

<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Essa ideia é muito interessante!doglover80 Escreveu:
Compre uma cama de cão de plástico rigido, compre um kong, coloque uma corda no kong para que depois de cheio o possa atar à cama dele. Assim ele tem uma cama confortável e um brinquedo cheio de comida para se entreter na sua ausência, que não consegue levar para longe da sua cama. Isso vai criar-lhe o hábito de ficar na sua cama.