Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

segunda mai 14, 2012 10:23 am

bhess Escreveu:
nbraganca Escreveu:Não é o caso de estar a dar ou tirar liberdade. Os cães têm de correr. E não é num terraço, normal, que o fazem... O meu só fica contente quando faz sprints de 50 ou 100 metros... :)
Mas sei que pode ser perigoso. E quando vejo que alguém está incomodado só tenho de pedir desculpa e colocar-lhe a trela.
É claro que é tirar liberdade. Tirar liberdade àqueles que circulam na via pública e pelos mais diversos motivos não têm de levar com os nossos cães, ou porque têm medo, ou porque não gostam, nem interessa o motivo.
Quando quero que os meus corram vou correr com eles (de trela) ou então faço o que já disse acima.
nbraganca Escreveu:Tem sorte de ter amigos com quintais. Eu também tenho, mas não largo o meu patudo no quintal deles senão coitados...
Coitados dos seus amigos mas solta o cão na via pública... :roll:
nbraganca Escreveu: Quanto aos pátios e terraços de condomínios privados... A maior parte não permite que os cães andem soltos, pelos mesmissimos motivos de não permitires que andem soltos na via publica.
Bem, os que conheço são usados para isso. As pessoas usam aquele espaço para convívio com a família e os cães estão incluídos. Mas acredito que haja proibições, mas naqueles que eu conheço não.

Esta é a minha opinião. Se está confiante naquilo que faz e se sente bem, óptimo. Eu não o faço, por mim, pelos meus cães e pelos outros.
Se ler com atenção o que escrevi, verá que eu disse que só solto o meu em dois sitios, um onde só andam cães e respectivos donos, e o outro em que às horas que lá vou está práticamente deserto. E que quando vejo que estou a incomodar alguém prontamente prendo o meu patudo.
Quanto ao facto de não o soltar nos quintais dos meus amigos deve-se ao facto de o meu bicho precisar de um espaço grande para correr... e nos quintais esbarra com tudo o que lhe aparecer à frente... falta de travões...
Esta é a minha opinião. Como disse também compreendo que não é a situação ideal, mas como no nosso país não existem espaços dedicados aos nossos animais... E como também acho que não devo obrigar aqueles que estão a confraternizar com as familias em aturar o meu canito e ver as crianças assustadas a fugirem... não o solto em mais nenhum lado...
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

segunda mai 14, 2012 10:28 am

KavakoSilva Escreveu:
nbraganca Escreveu:Meu caro amigo, dou-lhe os meus parabéns.
Obrigado.
:)
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 14, 2012 10:34 am

nbraganca Escreveu:Já sei que vou ser crucificado, mas aqui vai...
Eu quando posso solto o meu patudo...
Existe um jardim onde normalmente só andam cães e respectivos donos. Quando lá chego analiso os cães que por lá andam e se os conhecer solto o meu. E é uma alegria vê-lo a correr feito maluco com os outros. Quando vejo que se estão a medir, pego no meu e afasto-o... Agora essa coisa de dizerem que o problema são os animais de maior porte... A maior parte dos problemas que vejo são originados por cães mini... Que começam a ladrar para os outos e a tentar mesmo morder-lhes... Depois quando os outros se chateiam a culpa é dos grandes...
Ao fim de semana levanto-me às 6H30 de propósito para levar o meu amigo para outro jardim, mais movimentado. Mas como a essa hora estão duas ou três pessoas posso soltá-lo para ele dar vazão á energia acumulada...
E agora pergunto eu: Nunca soltam os vossos cães?
É claro que solto! Ainda ontem fui com a minha cadela e a cadela de uma amiga ao parque, onde existe um recinto fechado, fechei o portão e toca de soltá-las. Correram as duas desalmadamente e sim, foi fantástico, sempre é, vê-las a correr por ali afora.

Agora noutros locais, que não sejam recintos fechados, seja parque ou não, não solto a minha cadela não senhora. Primeiro porque gosto de respeitar as pessoas, segundo porque concordo plenamente com a lei que obriga ao uso da trela, terceiro porque tenho a mania de querer proteger a minha cadela contra estranhos, seja cão ou humano. Quantas histórias de animais perdidos começam com "o cão estava solto"? Infelizmente não são poucas.

Tenho também uma trela extensível, que é a que levarei comigo sempre que for à praia com a minha cadela. No ano passado soltei-a, mas depois de ver alguns anúncios de cães desaparecidos na praia... mais vale prevenir.

E estou para ver se alguém consegue alguma coisa ao chamar a polícia. Há seguranças nos parques e mesmo assim não fazem nada. Se o canito pisar a relva, estão ali prontos a dar bronca, mas se um cão andar por ali a atacar outros cães... seguranças... nem vê-los! E a polícia? Epá, a polícia tem assaltos, homicídios e violações com que se preocupar! Vão lá ligar ao telefonema por causa do canito que atacou outro canito! E lá por saber quem são os cães, não significa que a pessoa conheça os donos e saiba onde a polícia se deve dirigir. Portanto na falta de outra coisa... vai de pontapé mesmo.

E sim, muitas vezes são os cães pequenos que começam. A minha era assim. Metia-se com todos, grandes ou pequenos. Mas com alguma educação (e não foi preciso nenhum treinador) ela deixou de fazer isso. Não significa no entanto que os grandes não causem também problemas. Causam, e não são assim tão poucos.
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

segunda mai 14, 2012 10:42 am

saraestrelo Escreveu:"E eu sei muito bem distinguir uma corrida para brincar de uma corrida com objectivo de ataque directo sem hipótese nenhuma, já passei por isso demasiadas vezes."

Não sei se o que vou dizer está correcto ou não mas normalmente nenhum cão faz uma corrida com um ataque directo, os cães correm em direcção aos outros com o objectivo de se reconhecerem, encontram-se, cheiram-se, normalmente andam em roda e depois disto é que se podem desentender. Penso que só um cão com um historial de agressividade muito grande é que tem um comportamento desses.
Um PA a passear solto correu para o jack para o atacar.. estava a uns bons 40m de nós..
JackCocker
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 10:49 am

Ardeus Escreveu:
O cajado é capaz de ser uma boa opção :wink:
Compre um cabo de um machado ou enxada no aki/leroy. Dá perfeitamente. Na minha zona, muita gente passei o cão sem trela e já todos nos conhecemos.. os cães fartam-se de brincar.
Normalmente, não há problemas
Há um senhor que leva um taco de golf... é mais xique 8) :lol:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda mai 14, 2012 10:53 am

bhess Escreveu:
nbraganca Escreveu:E agora pergunto eu: Nunca soltam os vossos cães?
Solto. Solto na minha casa, no pátio privado do condomínio, em casa de familiares e amigos, nos seus quintais, nos terraços, nos jardins e pátios privados dos condomínios, etc.
Acho que quem solta, pensa que está a dar liberdade, mas no fundo está a tirá-la...

Outra coisa, o autor do tópico referiu os cães grandes pois diz que são aqueles sobre os quais não tem controlo, pois os pequenos afasta com a perna, mas tanto grandes como pequenos tem de circular na via pública conduzidos à trela, pelo menos essa distinção a lei, felizmente, ainda não faz.

Querem soltar os vossos cães? Então coloquem um açaimo pelo menos. Não resolve todos os problemas que podem surgir devido a estar solto, mas ajuda.
Nem mais

Na cidade os meus sao soltos num terreno vedado que há por aqui, de resto andam de trela (fora os treinos com a minha cadela feitos num parque pouco movimentado e de trela pendurada ou extensível. E é agarrada quando vejo que já está mais gente) na "terrinha" (além dos terrenos vedados onde podem andar) nao andam soltos pela aldeia, sao levados á trela até caminhos de terra batida e soltos por aí.

Estou um pouco cançada de ver caes soltos por aí, porque mesmo que sejam "pacíficos" o meu nao é e vai reagir mal. Devido a isso já quase que nao tem direito de passear sem açaime.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
JackCocker
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 10:54 am

Floripes2 Escreveu:Atenção, Ardeus: o cajado, ou pau, ou seja o que for do mesmo género que arranje, não é para bater nos cães!

O cajado serve para opor uma barreira ao avanço dos cães ou fazer um ruído que os distraia, batendo com ele no chão ou em algum sítio. E, no máximo dos máximos, para o agitar diante deles, numa ameaça que os fará retroceder, mas não para mais do que isso. :wink:
Sem duvida!! No limite, eu usaria para me defender.
Há um cão na vizinhança que saltava o muro para atacar as pessoas!! Agora já subiram o muro.
Um imponente fila de São Miguel... mau como às cobras :evil: :evil: . Está preso de dia. Quando abrem o portão para entrar de carro, a dona tem que sair primeiro para os ir buscar (ele e a familia).. entretanto, o largo da igreja ficou deserto.. :roll:
Já são várias as historias e relatos de guerra.. só com as garras.. por debaixo do portão já rasgou vários focinhos farejantes.. Um terror e excelente cão de guarda!!
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda mai 14, 2012 11:13 am

JackCocker Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Atenção, Ardeus: o cajado, ou pau, ou seja o que for do mesmo género que arranje, não é para bater nos cães!

O cajado serve para opor uma barreira ao avanço dos cães ou fazer um ruído que os distraia, batendo com ele no chão ou em algum sítio. E, no máximo dos máximos, para o agitar diante deles, numa ameaça que os fará retroceder, mas não para mais do que isso. :wink:
Sem duvida!! No limite, eu usaria para me defender.
Há um cão na vizinhança que salta o muro para atacar as pessoas!!
E ninguém faz nada??? :o :o :o Havia de ser comigo. Ou subiam o muro ou santa paciência mas o cão lá se iria lixar sem culpa nenhuma pela irresponsabilidade dos donos. :twisted: :twisted:

Há uns tempos abri aqui um tópico por causa duma PA cujo dono teimava (penso que ainda teima) em andar com ela à solta e que, por duas ou três vezes se "meteu" com a minha cadela (Maria). Cheguei a chamar a polícia e, apesar de saber onde o "ilustre" dono mora, nada fizeram. Disseram-me para a próxima vez que visse a cadela solta para lhes ligar. :twisted: :twisted:

Mudei horários e trajecto. Passei a ir muito mais tarde à rua com ela. Actualmente e aos poucos, estou a voltar ao horário antigo pois para evitar encontros imediatos com quem não respeita a lei, arrisco-me eu a ser assaltada por andar a passear fora de horas.

Felizmente na minha zona, tirando esta "cavalgadura" e mais um ou dois, não tenho problemas apesar de quando vejo algum cão solto de imediato chamo a atenção dos donos. Já tive algumas trocas de palavras mais "acesas" mas não passou disso.

Actualmente ando na rua com as minhas cadelas sempre a olhar para todos os lados a ver quando aparece algum cão sem trela e, se vislumbro algum, de imediato mudo de direcção.

No tempo dos encontros com a tal PA, andava sempre com pedras da calçada no bolso por causa das "tosses". Actualmente não ando com nada para nos proteger mas, confesso que me sentia mais segura com algo não vá o diabo tecê-las.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda mai 14, 2012 11:16 am

Já vi/li que já subiram o muro. :wink: Finalmente!!! :wink:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda mai 14, 2012 11:34 am

Eu também tenho a mesma dúvida que a forista que iniciou o tópico. Costumo ir passear a minha cadela para perto da praia, e quando há gente vai sempre com trela. Com muita frequencia aparece um cão (labradores e golden retrievers até são os mais comuns, mas também tenho o chato do Serra da Estrela do vizinho, ontem foi um boxer...), que andam à solta e começam a correr disparados direitos a ela. Ela assusta-se, começa a fugir, e o cão a correr atrás dela. Como ela tem trela, acaba a correr à minha volta, e eu nem consigo pegar nela, nem afastar o intruso. Por experiência, se lhe encurtar a trela, ela pega-se com o outro cão para se defender, se a deixar fugir, já ninguém a pára, se lhe pego, o outro cão tenta trepar por mim acima. Acabo por me tentar pôr à frente do cão e dar-lhe uns berros, e ele a tentar passar por mim. E depois aparecem os donos "ai, ele não morde". Já me aconteceu várias vezes, com cães diferentes, e dá-me uma vontade de desancar o cão e os donos! Também gostava de saber como afastar o maldito cão que a persegue nesse momento sem ter respeito por ninguém! E nesses momentos não há tempo para pegar no telefone e pedir por favor se a polícia ali podia dar um saltinho. Sair à rua com um pau também não é muito prático. Como é que me livro de cães grandes e chatos que teimam em correr atrás da minha quando ela não quer?
Os cães já nem têm maneiras caninas, ninguém lhes ensinou a chegar devagar, cheirar, abanar o rabo, e fazer as apresentações? Nunca vi tanto cão a chegar disparado perto de outro como hoje em dia!
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

segunda mai 14, 2012 11:57 am

Isto até pode parecer mentira, mas ontem decidi ir passear para o centro da cidade porque é raro andarem por lá cães (e o estacionamento é gratis ao domingo).

Há sempre por lá grupos de pessoal com problemas de alcool e que também adopta os seus cães, que claro está, não têm trela.

Lá vem uma cadela, começa a cheirar, vi pela linguagem corporal no que é que aquilo ia dar, mandei-lhe um berro, nada, começa a briga, leva empurrão, volta, leva pontapé, afasta-se.

Contando isto a um amigo ontem, hoje ele liga-me a dizer que tinha sonhado com a solução: viu a minha cadela com uma roupa cheia de picos :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 14, 2012 11:59 am

Lourenca Escreveu:...

Como é que me livro de cães grandes e chatos que teimam em correr atrás da minha quando ela não quer?

...
Embora tenha dúvidas quanto à eficácia disto, experimente um borrifador com água, Lourença.

Ou uma garrafa de água com a tampa furada, por onde possa sair um bom esguicho de água. Aponte para o focinho, claro.

O gesto de se abaixar para apanhar um pedrisco enquanto manda embora o entusiasmado também costuma resultar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda mai 14, 2012 12:45 pm

É impressionante que se tenha de mudar os hábitos, quando somos nós que estamos na lei por causa dos gandins que teimam em pensar que a rua é deles. :evil:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda mai 14, 2012 12:45 pm

Floripes2 Escreveu:
Lourenca Escreveu:...

Como é que me livro de cães grandes e chatos que teimam em correr atrás da minha quando ela não quer?

...
Embora tenha dúvidas quanto à eficácia disto, experimente um borrifador com água, Lourença.

Ou uma garrafa de água com a tampa furada, por onde possa sair um bom esguicho de água. Aponte para o focinho, claro.

O gesto de se abaixar para apanhar um pedrisco enquanto manda embora o entusiasmado também costuma resultar.

Simples e quase sempre eficaz. Mais ainda se juntar umas gotas de vinagre á agua do borrifador. Voz firme, meio-zangada, sem mostrar medo e pimba!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda mai 14, 2012 12:48 pm

sasquatch Escreveu:É impressionante que se tenha de mudar os hábitos, quando somos nós que estamos na lei por causa dos gandins que teimam em pensar que a rua é deles. :evil:
Nao diria melhor
Tenho pena de nao haver um botão do "Like"!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”