Dragão Barbudo - Tudo ok?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sábado mai 12, 2012 7:48 pm

Boas malta :)!

Ora é o seguinte, venho aqui perguntar aos mais experientes se acham que já estou em condições de receber o meu Gex (assim que se vai chamar :b) e esclarecer umas dúvidas que surgiram!

Eu tenho já preparado:
- O terrário (1,20x060x0,50 ; sendo os 0,50 de altura, é suficiente para o manter mesmo em adulto?);
- Uma lâmpada tubular exo-terra repti glo 10.0;
- Uma lâmpada de cerâmica exo-terra 100w;
- Termostato;
- 3 termómetros para controlar as temperaturas do terrário (zona quente, 40ºC; zona amena, 32/35ºC; zona fria, 28ºC);
- Um higrómetro para controlar a humidade (10%-30%);
- Comedouro para por as verduras;
- Colónia de dubias e de tenébrios a crescer;
- Suplemento de Cálcio + D3;

Acham que, em termos materiais, estou preparado?

Quanto as dúvidas:
- Já vi muitos criadores em pesquisas que fiz a dizerem que nos primeiros meses, uma alimentação baseada em tenébrios e dubias é muito favorável, pelas gorduras dos tenébrios e proteínas das dubias, no entanto, com o crescimento, cortar nos tenébrios. O que me dizem?
- Em relação a tirá-lo do terrário, com que frequência o posso fazer, se o posso por a passear no meu jardim de casa, quanto tempo no máximo deve permanecer fora, se no inverno faz mal por estar frio em casa .. Quem tem, que me diga com proceder.
- O suplemento de cálcio é suficiente ou aquele de multi-vitaminas também é importante?
- Ração para dragão barbudo juvenil/adulto, comprar ou não?

Penso que não me esqueci de nada.
Desculpem pelo testamento, mas estou mesmo mortinho para o comprar, depois de 5 longos meses de preparação e pesquisa :D (e poupanças claro xD) !
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado mai 12, 2012 11:30 pm

Não tenho experiência pessoal com dragões barbudos, apenas no que leio, por isso nas outras perguntas vou me abster. No material parece estar tudo, à exepção de um termostato, ligado à lâmpada de cerâmica para controlares as temperaturas.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sábado mai 12, 2012 11:55 pm

Lá pelo meio, um pouco escondido está também um termostato :)!
Obrigado pela resposta.
andbela
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 10:18 pm

Ninguém me dá uma ajudinha? :|
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mai 13, 2012 10:31 pm

andbela Escreveu:Boas malta :)!

Ora é o seguinte, venho aqui perguntar aos mais experientes se acham que já estou em condições de receber o meu Gex (assim que se vai chamar :b) e esclarecer umas dúvidas que surgiram!

Eu tenho já preparado:
- O terrário (1,20x060x0,50 ; sendo os 0,50 de altura, é suficiente para o manter mesmo em adulto?);
- Termostato;
- 3 termómetros para controlar as temperaturas do terrário (zona quente, 40ºC; zona amena, 32/35ºC; zona fria, 28ºC);

Quanto as dúvidas:
- Já vi muitos criadores em pesquisas que fiz a dizerem que nos primeiros meses, uma alimentação baseada em tenébrios e dubias é muito favorável, pelas gorduras dos tenébrios e proteínas das dubias, no entanto, com o crescimento, cortar nos tenébrios. O que me dizem?
- Em relação a tirá-lo do terrário, com que frequência o posso fazer, se o posso por a passear no meu jardim de casa, quanto tempo no máximo deve permanecer fora, se no inverno faz mal por estar frio em casa .. Quem tem, que me diga com proceder.
- O suplemento de cálcio é suficiente ou aquele de multi-vitaminas também é importante?

Penso que não me esqueci de nada.
Desculpem pelo testamento, mas estou mesmo mortinho para o comprar, depois de 5 longos meses de preparação e pesquisa :D (e poupanças claro xD) !
Apesar de DB nao ser a minha praia, um conselho posso dar...diferenças bruscas de temperaturas nao são aconselháveis, por isso de inverno não convem leva-lo para o exterior, deixar passear no jardim é um risco, principalmente por causa de parasitas ele vai estar sempre com curiosidade a cheirar o chão com a lingua...se começa a deixa-lo passear fora do terrario, ele começa a exigir isso sempre que a vir e começa a raspar no vidro ate o deixarem sair...ração pode ser dada como suplemento...calcio ou vitaminas tambem mas nao todos os dias...o tenebrio realmente é muito rico em gordura...nao deve abusar...
andbela
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 10:45 pm

Obrigado pela resposta bondage! (E eu sou masculino e não feminino, and é de andré xD)
Quando dizes que não devo dar todos os dias referes-te a quê? Ração, cálcio, vitaminas ou a todos mesmo? Pelo que li cálcio enquanto pequeno é todos os dias, sobre vitaminas e ração é que não encontro nada concreto.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mai 13, 2012 10:49 pm

andbela Escreveu:Obrigado pela resposta bondage! (E eu sou masculino e não feminino, and é de andré xD)
Quando dizes que não devo dar todos os dias referes-te a quê? Ração, cálcio, vitaminas ou a todos mesmo? Pelo que li cálcio enquanto pequeno é todos os dias, sobre vitaminas e ração é que não encontro nada concreto.
Desculpa a troca de genero ;) eu acho que todos os suplementos em excesso podem ser prejudiciais, uma boa alimentação chega...os suplementos são só para corrigir alguma falha nossa ;) mas espera alguns conselhos de quem tem Dragões eu é mais cobras e iguana ;)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda mai 14, 2012 1:29 pm

Eu tenho já preparado:
É suficiente ( se nao ficar um godzilla) :lol:
- Termostato;
Este suplemento é o que se mete na agua? O pó e mais facil de administrar.

o Bebedouro? Tem de ser maior em comprimento que o dragao, (porque eles por vezes gostam de tomar banho) e nao encher demais ou tem o risco de afogamento. Deve ter 2 comedouros, Insetos e Verduras. Agua mudada todos os dias, as verduras é conforme as que utiliza.

Quanto as dúvidas:
enquanto é pequeno podes dar tenébrios e dubias a vontade, (sem abusar nos tenebrios) pois precisam de bastantes proteinas e gorduras para se fortalecerem e crescerem, em adultos e normal cortar os tenébrios porque as gorduras, já nao são muito necessarias, que estes têm se forem demais pode contribuir para uma obesidade do DB e com isso trazer problemas de
saude.

pode fazer uma vez em duas semanas se quiser, pode aumentar sem que ele fique "viciado" em sair, passear no jardim nao é de todo aconsselhado ( o bondage já o disse). no inverno se estiver muito frio, aqueça uma toalha e meta-o lá. depois pode sentar-se e coloca-lo ao seu colo e obviamente tocar.

O suplemento de vitaminas pode ser benéfico ou prejudicial! Eu por exemplo uso Suplemento vitaminico quando vou de férias ou noto um comportamento meio doentio no réptil, se abusar pode trazer excesso de vitaminas! cormlamente só é necessario o Suplemento de Calcio (não usar o S.C. em pó e o para colocar na agua ao mesmo tempo, optar por um), sendo o em pó o mais facil e mais eficaz.

Poder pode, para intercalar com os insectos, como suplemento, pode haver é o problema de ele nao gostar.

Penso que disse tudo, qualquer erro é só apontar^! :wink:
andbela
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 3:15 pm

Este suplemento é o que se mete na agua? O pó e mais facil de administrar.

- É um suplemento de Cálcio + D3 em pó sim :).

o Bebedouro? Tem de ser maior em comprimento que o dragao, (porque eles por vezes gostam de tomar banho) e nao encher demais ou tem o risco de afogamento. Deve ter 2 comedouros, Insetos e Verduras. Agua mudada todos os dias, as verduras é conforme as que utiliza.

- Tenho um comedouro para os vegetais. Não sabia que era preciso para os insectos, pensei que se podia po-los pelo terrário, já que também não é dificil de fugirem do comedouro. Quanto à "piscina" pensei em fazer com uma tampa de tuperware que é maior e mais fácil :)

Muito obrigado pelas respostas Titanum!
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda mai 14, 2012 6:24 pm

O Titanium e o Bondage já disseram quase tudo.

Quanto aos comedores, umas dicas:

Comprei um da exoterra onde colocava as verduras e desisti. Como é a imitar o aspecto de uma pedra, tem algumas irregularidades na superficie o que faz com que seja muito dificil manter limpo, pois as verduras com o calor do terrário vão soltando alguns sucos que secam e se entrenham nesses espaços. Só com uma escova de dentes é que conseguia limpar.

Agora uso apenas aquelas tijelas de sobremesas (por exemplo onde vem as mousses das lojas de pizza ao domicilio), pois tem uma superficie lisa que se limpa com grande facilidade. Em simultaneo são optimas para os bicharocos porque como é plastico liso não conseguem sair (nem mesmo as baratas).

O unico contra é os DBs conseguirem fazer tombar essas tijelas com facilidade quando correm pelo terrário e a bicharada sair, mas contra isso fiz uma pequena plataforma com dois buracos onde encaixo os comedouros. (podes ver na foto a plataforma do lado esquerdo :P )

Imagem

O tal comedoura da exoterra que desisti de usar para as verduras é o que aparece na imagem com a ração (como é seca ja nao levanta o problema anterior.. lol)
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 7:44 pm

Mais uma vez obrigado pela dica Vera :)!

Só que neste momento, apesar de não ser caro eu sei, não posso ainda comprar esferovite nem as tintas e cimento-cola necessário para isso, se calhar na primeira semana vai andar sem essas decorações todas fixes, vou buscá-lo no domingo de manhã já :). Acham que é mesmo muito preocupante o facto de ele ter uma toca improvisada e os bicharocos andarem (controladamente claro) à solta pelo terrário? Volto a repetir que talvez seja só nos primeiros 4/5 dias pq recebo a dia 23 e depois já lhe faço a toca e comedouros em condições ^^! Se for mesmo muito importante opá, tento fazer (mais) um esforçozito ..
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda mai 14, 2012 9:04 pm

os insetos andarem a solta depende do substrato que tens, ele pode falhar e comer um bocado do substrato e causar impacto... o que pode levar á sua morte.
VeraG
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 9:32 pm

andbela Escreveu:Mais uma vez obrigado pela dica Vera :)!

Só que neste momento, apesar de não ser caro eu sei, não posso ainda comprar esferovite nem as tintas e cimento-cola necessário para isso, se calhar na primeira semana vai andar sem essas decorações todas fixes, vou buscá-lo no domingo de manhã já :). Acham que é mesmo muito preocupante o facto de ele ter uma toca improvisada e os bicharocos andarem (controladamente claro) à solta pelo terrário? Volto a repetir que talvez seja só nos primeiros 4/5 dias pq recebo a dia 23 e depois já lhe faço a toca e comedouros em condições ^^! Se for mesmo muito importante opá, tento fazer (mais) um esforçozito ..
Se quiseres adoptar o sistema das tijelas tb n precisas de muito trabalho: arranja uma caixa baixinha (por exemplo a tampa de uma caixa de sapatos) e faz os furos no topo para encaixar as tijelas e voila! Ou só as tijelas mas corres o risco que falei anteriormente dele as tombar :P

O mesmo para fazeres um esconderijo/solário: uma caixa com uma abertura onde consiga passar. Fica com sitio onde dormir e descansar (mesmo q n seja para dormir eles as vezes gostam de se recolher para fazer ronha de olho aberto :P ) e ele vai gostar de trepar lá pra cima para apanhar calor.

Simples, util e mais barato n há! :P
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 11:14 pm

Mais uma vez obrigada pelos conselhos.
Quanto ao substrato estou a pensar em 'copiar' a Vera e vou meter umas pedras grandes por cima de papel de cozinho, nada de areias soltas ou algo do género, não vou correr riscos. O meu DB só vai morrer de velhice :b Ahah!

Vou tentar arranjar uma caixa para fazer isso então e construir um coisa minimamente decente :b . Mais tarde hei-de postar fotos para me 'criticarem' mais um pouco :)
VeraG
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 11:21 pm

andbela Escreveu:Mais uma vez obrigada pelos conselhos.
Quanto ao substrato estou a pensar em 'copiar' a Vera e vou meter umas pedras grandes por cima de papel de cozinho, nada de areias soltas ou algo do género, não vou correr riscos. O meu DB só vai morrer de velhice :b Ahah!

Vou tentar arranjar uma caixa para fazer isso então e construir um coisa minimamente decente :b . Mais tarde hei-de postar fotos para me 'criticarem' mais um pouco :)
uma curiosidade acerca das pedras que temos vindo a reparar: elas desgastam naturalmente as unhas dele, que deixaram de ser tão afiadas como anteriormente. Em pequeno nao incomodava e era o que lhe permitia agarrar-se a nossa pele e roupas, mas ao crescer começou a deixar marcas (e umas crostas)..lol
Comento isto porque vi uma vez algures um video ou imagens acerca de como cortar em segurança as unhas a um DB (acho q n tinha coragem) mas estas pedras têm feito com que nao seja necessário. mantem as unhas intactas, mas aparadas, como se tivesse ido a manicure.. :P

recolhi-as na praia e levaram 3 fervuras, as 2 primeias com bastante sal para ajudar a desinfectar.
0.0.1 Pogona Vitticeps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”