A chegada de um novo elemento a familia
Moderador: mcerqueira
Ola boa tarde
Decidi vir aqui pedir uma ajuda para uma situacao que vai acontecer brevemente. Tenho um Chihuahua, que e o Cherie, lindo, com 6 meses. E sociavel com outros caes, com pessoas e ate com criancas e muito simpatico. E asseado e nao se porta nada mal, apesar de ser um cao muito activo. No jardim corre sem ninguem o conseguir parar, tal e a felicidade dele. Acontece que comprei uma menina para a nossa casa. Ela tem 1 mes e ainda esta com a mae. A minha duvida e a seguinte, no final do mes, vou buscar a Meggie para casa. Que fazer? Onde a ponho a dormir? Numa outra cama? Qual o comportamento que hei-de ter para com o Cherie? Nao o quero com ciumes, nem triste, mas estou receosa de nao saber fazer as coisas bem, se alguem me puder dar umas dicas eu agradeco muito, pois nunca passei por isto. Muito obrigada a todos.
Decidi vir aqui pedir uma ajuda para uma situacao que vai acontecer brevemente. Tenho um Chihuahua, que e o Cherie, lindo, com 6 meses. E sociavel com outros caes, com pessoas e ate com criancas e muito simpatico. E asseado e nao se porta nada mal, apesar de ser um cao muito activo. No jardim corre sem ninguem o conseguir parar, tal e a felicidade dele. Acontece que comprei uma menina para a nossa casa. Ela tem 1 mes e ainda esta com a mae. A minha duvida e a seguinte, no final do mes, vou buscar a Meggie para casa. Que fazer? Onde a ponho a dormir? Numa outra cama? Qual o comportamento que hei-de ter para com o Cherie? Nao o quero com ciumes, nem triste, mas estou receosa de nao saber fazer as coisas bem, se alguem me puder dar umas dicas eu agradeco muito, pois nunca passei por isto. Muito obrigada a todos.
Olá. Cá em casa são três cadelas e uma gata e tudo se dá bem. Desde que de cedo estabeleças as regras é fácil de gerir. Um ou outro conflito é natural que aconteça, mas até nós humanos os temos. Uma das cadelas que temos é uma pinscher, que tem um feitio idêntico ao que já tens e ela por vezes quer se impor, mas com uma chamada de atenção ela percebe. Abraço.
Se tem um cao já sociável e ainda para mais a cadela que vem é cachorra, nao irá ter em principio grandes problemas.
É importante que nao se entusiasme demais com a cachorra, faça entender ao Cherie que ele continua a ser importante - faça-lhe festas a ele primeiro etc.
Deixe-o interagir normalmente com a cachorra, e nao stresse pois isso nao vai ajudar
O que eu faria seria cançar primeiro o cao de seguida deixa-lo acalmar um pouco e depois apresentar-lhe a cachorra (de preferencia sem ser em espaços que ele já tenha tomado como dele).
Vai ver que nao vai ser dificil.
Atenção que a cachorra nao deverá ir para si com menos de 8 semanas
É importante que nao se entusiasme demais com a cachorra, faça entender ao Cherie que ele continua a ser importante - faça-lhe festas a ele primeiro etc.
Deixe-o interagir normalmente com a cachorra, e nao stresse pois isso nao vai ajudar

O que eu faria seria cançar primeiro o cao de seguida deixa-lo acalmar um pouco e depois apresentar-lhe a cachorra (de preferencia sem ser em espaços que ele já tenha tomado como dele).
Vai ver que nao vai ser dificil.
Atenção que a cachorra nao deverá ir para si com menos de 8 semanas
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Quando o meu pinscher chegou com 2 meses eu tinha uma spitz com 5 meses. pequeninos os dois. eu estava preocupada.... mas acabei por deixa.los sozinhos para ir trabalhar e quando cheguei... tava tudo ok..
é como diz a maraya é bebe o outro nao lhe vai fazer nada em principio.
no meu caso correu tudo bem e eles hoje sao os melhores amigos

no meu caso correu tudo bem e eles hoje sao os melhores amigos

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Acho que esta resposta me começou a ajudar. Ela vem cá para casa, com pouco mais ou menos essa idade. Acontece que o Chérie, com 6 meses, já tem a casa como dele. Daí a minha dúvida em relação por exemplo da cama. Compro outra? Ele já conhece bem as dele. Na primeira noite, será que a deixo ficar na caminha dela no mesmo quarto, onde dormimos, (onde ele também dorme, na sua caminha) ? São estas coisas que me estão a deixar um pouco pensativa.
Sim, compre outra cama para a cachorra. As que já existem são do Chérie e no imediato ele pode não estar pelos ajustes de ceder uma à recém-chegada. Mais tarde trocarão de camas sem problemas nenhuns, e até poderão vir a dormir juntos numa delas, mas para já convém comprar uma para a cachorrinha. E compre-lhe também um comedouro só dela.
Uma vez que já há um cão em casa, habitue desde já a cachorra a dormir junto dele e no lugar que lhes destinou.
Se puder, quando estiver a chegar a casa com a cachorrinha peça a alguém que leve o Chérie à rua. Ao sair do carro, e já no passeio, mostre a cachorrinha ao seu cão e deixe-o cheirá-la, para a conhecer. Depois, o Chérie dará a volta ao quarteirão e a cachorrinha irá para casa, a fim de que o Chérie a encontre já lá instalada.
Vai correr tudo bem, vai ver.
Os cães surpreendem-nos sempre.
Uma vez que já há um cão em casa, habitue desde já a cachorra a dormir junto dele e no lugar que lhes destinou.
Se puder, quando estiver a chegar a casa com a cachorrinha peça a alguém que leve o Chérie à rua. Ao sair do carro, e já no passeio, mostre a cachorrinha ao seu cão e deixe-o cheirá-la, para a conhecer. Depois, o Chérie dará a volta ao quarteirão e a cachorrinha irá para casa, a fim de que o Chérie a encontre já lá instalada.
Vai correr tudo bem, vai ver.

Última edição por Floripes2 em terça mai 15, 2012 3:11 pm, editado 1 vez no total.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
6 meses também ainda é novo 
Nao sei até que ponto vai ajudar arranjar-lhe uma cama para ela visto que eles nao vão distinguir.. Mas se calhar ter mais de uma caminha disponivel que o CHeri ainda nao tivesse como "sua" era bom.
Quanto á cadela dormir no quarto, eu veria primeiro como é que eles estão a interagir antes de me ir deitar e depois logo decidia. Se estiver tudo pacifico nao vejo porque impedir
Nao esquecer que as regras que aplicam ao Cherie devem ser as mesmas aplicadas á cachorra por exemplo se ele nao tem autorização para subir para a cama ela também nao deverá ter.
Nada de ser demasiado premissiva por ela ser cachorrinha, se implementar já as regras que quer que ela cumpra quando for adulta será mais facil ela assimila-las.
Nao permita atitudes agressivas por parte de nenhum.
Em principio e pelo que descreve nao me parece que vá ter problemas em criar uma convivência pacifica aí por casa

Nao sei até que ponto vai ajudar arranjar-lhe uma cama para ela visto que eles nao vão distinguir.. Mas se calhar ter mais de uma caminha disponivel que o CHeri ainda nao tivesse como "sua" era bom.
Quanto á cadela dormir no quarto, eu veria primeiro como é que eles estão a interagir antes de me ir deitar e depois logo decidia. Se estiver tudo pacifico nao vejo porque impedir

Nao esquecer que as regras que aplicam ao Cherie devem ser as mesmas aplicadas á cachorra por exemplo se ele nao tem autorização para subir para a cama ela também nao deverá ter.
Nada de ser demasiado premissiva por ela ser cachorrinha, se implementar já as regras que quer que ela cumpra quando for adulta será mais facil ela assimila-las.
Nao permita atitudes agressivas por parte de nenhum.
Em principio e pelo que descreve nao me parece que vá ter problemas em criar uma convivência pacifica aí por casa

Última edição por maraya em terça mai 15, 2012 3:12 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Pois... eu tinha duas camas. mas eles dormiam os dois na mesma. como continuam a fazer. acho que deve comprar outra cama. porque podem ser diferwntes dos meus e quererem dormir separados 
Eles depois decidem. eu agora so tenho uma cama pq o panda gosta de dormir ou no sofa ou na cama da petra. ela gosta gosta muito da caminha dela... mas agora com o calor ja dorme no chao.

Eles depois decidem. eu agora so tenho uma cama pq o panda gosta de dormir ou no sofa ou na cama da petra. ela gosta gosta muito da caminha dela... mas agora com o calor ja dorme no chao.

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Quando fizer as apresentações tente que nenhum deles esteja demasiado excitado, a sugestão do passeio é boa sendo que vai ter de ver se já será seguro para a cachorra, andar na rua.
Claro que é ainda muito pequena para andar no chão da rua, mas existe uma coisa chamada "colo".maraya Escreveu:Quando fizer as apresentações tente que nenhum deles esteja demasiado excitado, a sugestão do passeio é boa sendo que vai ter de ver se já será seguro para a cachorra, andar na rua.

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Sim eu sei que até é recomendável os cachorros pasearem ao colo ainda antes de poderem passear no chão.Floripes2 Escreveu:Claro que é ainda muito pequena para andar no chão da rua, mas existe uma coisa chamada "colo".maraya Escreveu:Quando fizer as apresentações tente que nenhum deles esteja demasiado excitado, a sugestão do passeio é boa sendo que vai ter de ver se já será seguro para a cachorra, andar na rua.O Chérie pode muito bem farejar a cachorra ao colo da dona.
No entanto nao sei até que ponto será recomendável apresentar a cadela ao colo da dona (depende do quão possessivo é o cao em relação à dona) eu tentaria pedir a um amigo que pegasse na cachorra

De qualquer forma concordo que um bom passeio em conjunto é dos melhores métodos para apresentar 2 caes

Sem duvida que me sinto mais confiante. Vou aceitar a sugestão e comprar uma caminha para a menina. Pô-la-ei também lá no quarto, quase ao pé da cama do Chérie e sem dúvida que ela terá de seguir os ensinamentos que o Chérie já teve, nada de saltar para a minha cama nem para os sofás. Acho que o encontro deles pode ser sem dúvida na rua ao meu colo ou no colo do meu marido. Terei a atenção, em obter um comedouro para ela e se Deus quiser yudo vai correr bem. Muitissimo obrigada pelas ajudas, só quem tem o dom de amar os animais se predispôe a ajudar assim de uma forma tão amistavel, a todos o meu MUITO OBRIGADA. Posteriormente aqui publicarei, como tudo se passou. O meu bem haja a todos aqueles que amam os animais.

Aqui ficamos, á espera de novidades e disponíveis para tentar ajudar no que for preciso 
Boa sorte!

Boa sorte!