Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça mai 15, 2012 11:16 pm

Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
Argay Escreveu:Alguém me pode esclarecer qual a diferença, éticamente falando, entre corte de orelhas e corte de cordas vocais?
Nenhuma, é como arrancar unhas a gatos, é tudo perfeitamente normal e altamente estético...

E ontem li uma frase excelente... Encaixa aqui que nem uma luva: "Sarcasmo, porque bater nos estúpidos ainda é ilegal..." :roll:
Arrancar unhas em gatos coloca a sua vida em risco. É totalmente diferente. Pode explicar a diferença entre os exemplos que dei, ou não?
E eu pergunto qual é a semelhança entre cortar orelhas e cortar cordas vocais?

"A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito."
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta mai 16, 2012 12:05 am

TheOnlyOne Escreveu:
Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
Argay Escreveu:Alguém me pode esclarecer qual a diferença, éticamente falando, entre corte de orelhas e corte de cordas vocais?
Nenhuma, é como arrancar unhas a gatos, é tudo perfeitamente normal e altamente estético...

E ontem li uma frase excelente... Encaixa aqui que nem uma luva: "Sarcasmo, porque bater nos estúpidos ainda é ilegal..." :roll:
Arrancar unhas em gatos coloca a sua vida em risco. É totalmente diferente. Pode explicar a diferença entre os exemplos que dei, ou não?

São ambos cortes de partes do corpo dum ser vivo apenas com o objectivo de agradar a outro
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 16, 2012 7:36 am

TheOnlyOne Escreveu:
Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:

Sabe porque não é capaz de responder? Porque não há diferença. São ambos intervenções desnecessárias que mutilam os meios de comunicação dos cães sem qualquer propósito benéfico para ele. Ambos são proibidos e para ambos se encontram veterinários dispostos a fazê-lo.
Já respondi. Agora seja cordial e explique-me em que são diferentes.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta mai 16, 2012 8:50 am

eu sou contra o corte de cauda e orelhas, mas comparar isso com corte de cordas vocais ou unhas arrancadas.... :lol:
Argay
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 8:51 am

Charlie3 Escreveu:eu sou contra o corte de cauda e orelhas, mas comparar isso com corte de cordas vocais ou unhas arrancadas.... :lol:
Eu não comparei com unhas arrancadas, foi a TheOnlyOne. Já agora quer explicar a diferença entre um procedimento e outro?
<p>&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta mai 16, 2012 9:27 am

Num caso o cão deixa de poder comunicar através do ladrar, no outro caso o cão continua a comunicar utilizando as orelhas, sendo a única diferença o aspecto.

Não vejo mesmo onde está a semelhança nestes dois casos. Só vejo é uma grande vontade de ter razão (levar a bicicleta), nem que tenha de fazer comparações parvas.

É interessante que não se pode comparar com esterilizações (que são feitas, em parte, supostamente, para impedir problemas de saúde), mas pode-se comparar com o corte das cordas vocais, que esse sim, é apenas e somente para benefício do dono e nada de bom advém para o cão. É que já foi aqui dito que o corte das orelhas até ajuda a prevenir otites, mas isso passa-lhe ao lado.

O corte das orelhas é feito, hoje em dia, porque o dono gosta e quer (havendo excepções, obviamente). Pronto, até aí já percebemos. Mas também pode ser benéfico para o animal. E isso não é assim tão difícil de perceber. Já o corte das cordas vocais não traz benefício nenhum para o animal. Sendo assim, entre os dois, o único acto que eu chamaria de "bárbaro" é o corte das cordas vocais.

E acho também uma barbaridade a Argay fazer essa pergunta descabida.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quarta mai 16, 2012 9:35 am

GSfanatic Escreveu:É que já foi aqui dito que o corte das orelhas até ajuda a prevenir otites
Existe algum estudo credível que indique que sim?

Ser dito aqui não significa necessariamente que seja verdade.
KavakoSilva
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 9:38 am

Argay Escreveu:Sabe porque não é capaz de responder? Porque não há diferença. São ambos intervenções desnecessárias que mutilam os meios de comunicação dos cães sem qualquer propósito benéfico para ele. Ambos são proibidos e para ambos se encontram veterinários dispostos a fazê-lo.
Nem mais.
Argay
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 9:44 am

GSfanatic Escreveu:Num caso o cão deixa de poder comunicar através do ladrar, no outro caso o cão continua a comunicar utilizando as orelhas, sendo a única diferença o aspecto.
Não deixa de comunicar, continua a emitir sons. Os cães de orelhas cortadas deixam de ter possibilidade de fazer todos os movimentos normais com elas.
GSfanatic Escreveu:Não vejo mesmo onde está a semelhança nestes dois casos. Só vejo é uma grande vontade de ter razão (levar a bicicleta), nem que tenha de fazer comparações parvas.
O facto de não ver é um direito, o mesmo que eu tenho de ver semelhança. Portanto a bicicleta é válida para os dois lados. Os veterinários colocam todas estas amputações no mesmo saco, incluindo a estripação das unhas dos gatos.
GSfanatic Escreveu:É interessante que não se pode comparar com esterilizações (que são feitas, em parte, supostamente, para impedir problemas de saúde), mas pode-se comparar com o corte das cordas vocais, que esse sim, é apenas e somente para benefício do dono e nada de bom advém para o cão. É que já foi aqui dito que o corte das orelhas até ajuda a prevenir otites, mas isso passa-lhe ao lado.
Comparo todas as cirurgias desnecessárias pelo mesmo prisma, esterilização incluída. São todas invasivas, desnecessárias e sem propósito benéfico para o animal. Quem defende o corte de orelhas, como a TheOnlyOne e a Kitten é que já, noutros tópicos, se manifestaram completamente contra as esterilizações.
Não há qualquer estudo ou estatistica que ateste a veracidade da incidência, menor ou maior, de otites, pelo que é um argumento inválido. Tenho uma cadela de orelhas caídas que nunca teve qualquer problema de otites ou similares. E... mesmo que cortar as orelhas fosse efectivamente benéfico na prevenção de otites, penso que ninguém ande a cortar pedaços do corpo para evitar ter uma inflamação tratável.
GSfanatic Escreveu:O corte das orelhas é feito, hoje em dia, porque o dono gosta e quer (havendo excepções, obviamente). Pronto, até aí já percebemos. Mas também pode ser benéfico para o animal. E isso não é assim tão difícil de perceber. Já o corte das cordas vocais não traz benefício nenhum para o animal. Sendo assim, entre os dois, o único acto que eu chamaria de "bárbaro" é o corte das cordas vocais.
Ajude-me a perceber porque é benéfico para o animal ter as orelhas cortadas.
GSfanatic Escreveu:E acho também uma barbaridade a Argay fazer essa pergunta descabida.
A pergunta não é descabida, já as respostas levam um rumo descabido.
Mas agradeço ter dito que a pergunta é uma barbaridade, é que aqui estamos de acordo, mutilar os animais é efectivamente uma barbaridade totalmente desnecessária. Por algum motivo se vão proibindo.
Última edição por Argay em quarta mai 16, 2012 9:53 am, editado 5 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta mai 16, 2012 9:46 am

KavakoSilva Escreveu:
GSfanatic Escreveu:É que já foi aqui dito que o corte das orelhas até ajuda a prevenir otites

Claro que ajuda, embora não garanta, ao contrario da esterlização e castração que evita totalmente problemas de saude nos orgãos que foram removidos 8) :twisted:
KavakoSilva
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 9:49 am

Bondage2010 Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:

Claro que ajuda, embora não garanta, ao contrario da esterlização e castração que evita totalmente problemas de saude nos orgãos que foram removidos 8) :twisted:
Claro que ajuda? Mas basta dizer aqui e passa a ser verdade?
GSfanatic
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 9:54 am

Um cão com as orelhas cortadas comunica tanto quanto um cão que já nasce com as orelhas espetadas. Quer dizer então que um cão com as orelhas espetadas não comunica tanto quanto um cão com orelhas compridas e pendentes? Está a brincar, certo?

Já um cão com as cordas vocais cortadas não comunica da mesma forma que um cão com as cordas intactas. Sabendo isto, continuo a achar a sua pergunta uma barbaridade.

Já lhe disse qual o benefício de ter as orelhas cortadas. Não vou repetir-me, porque não tenho paciência para isso. Leia outra vez e verá a resposta.

A minha cadela tem orelhas compridas e pendentes e nestes 2 anos desde que a tenho em casa teve 3 otites. E eu limpo-lhe as orelhas com um produto indicado pela veterinária e retiro os pêlos que crescem no ouvido, tal como a veterinária ensinou. Se o mesmo não acontece com a sua cadela, bom para si e para ela. Mas não venha com generalizações. Lá por não acontecer com a sua não significa que não acontece.

Desculpe-me, mas de momento não me apetece nada deixá-la levar a bicicleta. Tenho algo contra alguém "levar a bicicleta" com argumentos "da candonga".
KavakoSilva
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 10:01 am

GSfanatic Escreveu:Já lhe disse qual o benefício de ter as orelhas cortadas. Não vou repetir-me, porque não tenho paciência para isso. Leia outra vez e verá a resposta.
Disseste o que pensas que é verdade mas não indicaste nenhum estudo que o indique. Eu também posso dizer, por exemplo, algo completamente absurdo como "beber água do mar faz bem aos rins", e isso não passa a ser verdade.
GSfanatic Escreveu:A minha cadela tem orelhas compridas e pendentes e nestes 2 anos desde que a tenho em casa teve 3 otites. E eu limpo-lhe as orelhas com um produto indicado pela veterinária e retiro os pêlos que crescem no ouvido, tal como a veterinária ensinou. Se o mesmo não acontece com a sua cadela, bom para si e para ela. Mas não venha com generalizações. Lá por não acontecer com a sua não significa que não acontece.
Tu também estás a generalizar. Como sabes que o facto de a tua cadela ter otites está, de alguma forma, relacionado com o facto de ter orelhas compridas e pendentes?
GSfanatic
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 10:01 am

Corte de Orelhas - Conchectomia
Dr. Edgard Morales Brito

Conceito:
Partindo do princípio que os cães primitivos e os selvagens tinham o pavilhão auricular ereto e em forma de concha, o homem, ao longo do tempo, reconheceu que esta realidade beneficia as condições de proteção e audição. Talvez seja esta a real intenção do homem em formatar orelhas grandes e pendentes em conchas eretas em algumas raças, propiciando além de um corte estético, o fator proteção.

Parece que nós, humanos, é que quisemos aumentar o tamanho das orelhas dos cães, talvez na intenção de fechar o conduto auditivo para diminuir a audição nos cães de caça, para não se distraírem do faro como é o caso do Basset Hound, Bloodhound, Cocker Spaniel, entre outros, resultando obviamente em maiores problemas nas orelhas e conduto auditivo, como otites (infecção nos ouvidos), fungos, sarnas, otohematomas (descolamento da cartilagem por hemorragia auricular), injurias, dilacerações, alopecia, sangramento, miíases (bicheira), surdez e dermatites.

Percebemos que orelhas pendulares são sempre alvos fáceis e com pouca chance de defesa, acarretando em uma maior incidência de problemas. Um cão doméstico com orelhas pendulares se fosse solto na natureza provavelmente morreria rapidamente, pois qualquer ferimento no pavilhão, atrairia insetos, moscas, e fatalmente uma miíase ocorreria, levando o animal a morte em pouco tempo.

Novos Movimentos:
Cortando parcialmente o pavilhão, se promovem três movimentos das orelhas, o da ereção, abaixamento e rotação, dando condição ao cão de espantar insetos, se proteger de mordida de outros cães, melhorar a audição, diminuir as chances de proliferar fungos, sarnas e bactérias que induzem a otite.

Cães que mergulham:
Em cães que tem habilidade de mergulhar como o Pit Bull, as orelhas cortadas promovem uma condição ideal para a oclusão total do conduto auditivo, observamos então que o cão que tem orelhas cortadas tem melhor desempenho ao mergulhar do que o cão que tem as orelhas integras.

Estética:
A partir do momento em que o homem começou a cortar o pavilhão auricular na intenção de diminuir e modificar o formato da orelha, automaticamente a evolução estética deste procedimento vem se tornando uma realidade, a ponto de ser considerado por muitos uma obra de arte, enaltecendo a expressão de muitos cães, que por vezes não tinham tal expressão definida por falta de qualidade na conformação.

Em muitos casos é feita a prática do corte de orelhas em cães mestiços, em geral no interior, com o intuito de beneficiar a condição de defesa do cão para a lida no dia a dia com animais.

Aumento da Imunidade:
Alguns Autores dentre eles de la Torre - Dobermann Express – Argentina nº16 (1993), alegam que o corte das orelhas aumenta sensivelmente a imunidade do cão contra vírus do tipo Cinomose, Parvovirose entre outros.

Ensino:
Lamentavelmente os Médicos Veterinários treinados para a prática da Conchectomia, que é uma cirurgia que exige alta meticulosidade de detalhes, estão em pequeno número.

A falta de interesse das Universidades em ensinar a devida técnica para este procedimento é um fato, além de não oferecerem estes serviços nos ambulatórios cirúrgicos, favorecendo uma atuação amadora e não ética de muitos criadores, que por sua vez acabam cometendo atos de maus tratos nos cães que são submetidos a bandagens mal feitas e operados em condições higiênicas inadequadas.

Prevenindo o pior:
Efetuar a conchectomia na idade jovem, com o filhote em boas condições de saúde, onde todo o procedimento é facilitado, desde a cicatrização até a colocação das orelhas na posição correta, sem dúvidas é muito melhor comparado a conchectomia feita como tratamento em cães adultos que sofrem perda parcial do pavilhão, ou tem que ser operados por alguma razão que tenha danificado o pavilhão auricular, como também no caso da necessidade da fenestração de ouvido externo, utilizada para melhorar a condição de um caso de otite crônica, sem falar nas deformidades de orelhas provocadas pelo otohematoma (provocado por trauma freqüente, como o movimento de chacoalhar das orelhas).

Indicamos a prática da conchectomia feita sob condições e técnicas sofisticadas como a de uma osteossíntese ou cesariana, onde o material cirúrgico é esterilizado e o procedimento feito por um profissional com larga experiência, e com uma condição de acompanhamento semanal do filhote para se trocar as bandagens quando necessário, nos momentos corretos, com um resultado eficiente e esteticamente admirável, e que evite qualquer desconforto no filhote, do contrário é preferível que o animal fique com as orelhas íntegras mesmo que em condições suscetíveis à problemas que nem sempre podem ser resolvidos.

Proibição:
A proibição do corte de orelhas ocorre em poucos países da Europa, dentre eles a Alemanha e Inglaterra, que adotaram uma posição radical. Entidades especializadas destes países são contrárias à proibição, a exemplo do que ocorreu na Mundial da Alemanha no ano de 2003, onde foi proibida a participação de cães operados, reduzindo sensivelmente a freqüência em pista dos melhores exemplares da Europa, e conseqüentemente não classificando os melhores cães na realidade, selecionando inadequadamente os exemplares das variadas raças.

Mesmo com a intervenção de entidades protetoras no sentido de cancelar esta exigência, as solicitações não foram aceitas, e o julgamento da raça Dobermann como exemplo foi feito frente a 40 exemplares mal representados, ao contrário das mundiais anteriores com freqüência de 400-700 Dobermanns. Portanto aqui no Brasil, como não há proibições, sugerimos que as orelhas sejam operadas por Veterinários qualificados e nas idades adequadas, como pedem os padrões das raças.

- Raças populares no Brasil que cortam orelhas:
Schnauzers, Pinscher, Boxer, Dobermann, Dogue Alemão, Pit Bull, Dogo Argentino, Mastino Napolitano, Grifon de Bruxelas, American Stafordshire Terrier, Bouvier de Flandres, Cane Corso, Presa Canário.

- Técnica indicada:
Sedação com anestesia local, onde o sangramento é totalmente controlado com termocautério, e com sutura em toda sua extensão, facilita-se um correto posicionamento e cicatrização. É um procedimento feito em torno de 30 minutos, podendo o filhote retornar para sua residência logo que a cirurgia termina. Os pontos devem ser removidos sete dias após a cirurgia, e as bandagens quando necessárias devem ser trocadas semanalmente até que as orelhas se posicionem corretamente.

O autor que já realizou mais de sete mil cortes de orelhas em variadas raças é contra o uso de capacete ou qualquer suporte metálico ou de plástico que possa machucar ou promover desconforto ao filhote. A sugestão é de bandagens com esparadrapo.

- Idade Ideal para o Corte das Orelhas:
Cães de pequeno porte como Schnauzer Mini, Pinscher: 4 meses de idade.
Cães de médio porte como Boxer, Dobermann: 2 meses de idade.
Pit Bull: 2-4 meses
Cães de grande porte como Dogue Alemão, Mastino Napolitano: 50-70 dias de idade.

- Correções de orelhas mal posicionadas:
Existem várias técnicas para serem utilizadas na intenção de corrigir problemas que por ventura possam ocorrer em função de complicações pós-operatórias, trazendo mais segurança nos dias de hoje para a garantia de sucesso no corte das orelhas.

Dr. Edgard Morales Brito
Vá, agora vão dizer que isto não é credível, porque o veterinário é a favor do corte (e é claro, os motivos são os mesmos dados aqui :o ) e é brasileiro. Isto sou eu já a preparar-me para os argumentos sem sentido nenhum.

PS: esqueci-me de colocar o link

http://www.kennelclub.com.br/vet/vet78_conchectomia.htm
Última edição por GSfanatic em quarta mai 16, 2012 10:11 am, editado 1 vez no total.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 16, 2012 10:04 am

GSfanatic Escreveu:...A minha cadela tem orelhas compridas e pendentes e nestes 2 anos desde que a tenho em casa teve 3 otites. E eu limpo-lhe as orelhas com um produto indicado pela veterinária e retiro os pêlos que crescem no ouvido, tal como a veterinária ensinou. Se o mesmo não acontece com a sua cadela, bom para si e para ela. Mas não venha com generalizações. Lá por não acontecer com a sua não significa que não acontece.

...
Na inversa, lá por acontecer com a sua não significa que acontece com todas.

E com tal experiência, porque não corta as orelhas da sua cadela, para acabar com essas maçadoras otites?

A lógica tem destas coisas, é uma chatice... :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”