Olá.
Se eles tivessem voado, iam para cima do armários ou para o varão do cortinado, o que não é difícil de ver e agarrá-los. Mas estes pequenos enfiavam-se por entre as gretas dos electrodomésticos e os moveis da cozinha, e onde encontravam um sitio escuro e sossegado paravam e ficam lá muito sossegados, sem fazer barulho nenhum. As aves adultas fogem quando sentem algum perigo ou começam a gritar. Eu para os ver, tinha que andar com um fox e a espreitar em todos os buracos. Se um deles tivesse se metido atrás dos moveis da cozinha, ai é que eu queria ver como o tirava de lá.
A minha paixão por estas aves??? eeee longa história.....
Era uma ver,
Por incrível que pareça o meu primeiro pássaro, um Rosicollis ( a Rosy), apareceu no meu quintal já ha 6 ou 7 anos. Estava tão fraca que não foi difícil apanha-la. Foi nesse momento que eu fui apresentado ao seu poderoso bico. Sim apanha-la não foi difícil, mante-la apanhada, isso já foi outra história.

Na altura nem tinha gaiolas, então estava eu com ela mão a picar que se fartava e os meus pais à procura de um sitio para a colocar. Meses mais tarde, a minha mãe lá acedeu comprar o respectivo.
Depois esse casal começou a criar e............cá estamos nós, com o quintal cheio de gaiolas. Mas as tripécias dessa rosinha.... ai sim, eu fiquei caidinho, má como às cobras, aquela não tinha medo de ninguém. Se estava à solta e nós íamos ter com ela, ela não fugia, virava-se para nós e punha-se logo a abrir o bico. Quando ela estava na gaiola e nós nos aproximávamos ela vinha para a grade e com o bico de fora a tentar chegar-nos, era o jogo do toca e foge, tocar-lhe na língua e fugir com o dedo antes que ela fechasse o bico. Às vezes cansava-se e ficava a morder o arame e então deixava fazer festas na cabeça, mas de repente voltavam-lhe as energias e ...

sangue. Ainda hoje tenho dois casais com descendentes da Rosinha.
Bem hoje é sexta feira, verdade que não apetece fazer nada mas também tem que se fazer alguma coisinha, por isso ficamos por aqui.
Cumprimentos,
Nuno.