Tosquia de gato persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ritzy9
Registado: quarta mai 16, 2012 3:07 am

quarta mai 16, 2012 3:18 am

Boa noite, a minha gatinha já a muito que precisa de ser tosquiada que o seu pêlo esta cheio de nós principalmente debaixo da barriga e muito contribui ela adorar agua, é verdade ela mal vê uma torneira aberta mete a cabeça lá de baixo, custa acreditar mas é verídico. E como tal o pêlo fica horrível a tosquia neste momento é a única solução. Por muito que me custe vê-la sem pêlo lol
Gostaria que me dissessem se alguém já fez e caso já tenha feito como a gata reagiu depois do corte, se durante a tosquia foi sossegada. E se por acaso também me podiam mandar por mensagem privada locais na zona do porto que aconselham e que façam bem esse tipo de trabalho. Muito obrigado e eu e a Bianca aguardamos respostas! ;)
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quarta mai 16, 2012 12:20 pm

O meu Vicente, que é um gato possante lol, porta-se super bem. A tosquiadora adora-o. Mas depende de gato para gato, ele fica sossegado mas é de aterrorizado, eu sei. No entanto, a maioria dos gatos são sedados nas tosquias, é já um procedimento habitual. Algumas clínicas nem admitem tosquiar um gato de outra forma. Tosquiadores de gatos também são mais difíceis de encontrar, convém procurar alguém com experiência. Na sua zona não conheço ninguém mas pode ser que alguém saiba indicar contactos.

Pode sempre fazer como eu fiz, contactei diversas clínicas e descobri a pessoa indicada que, por acaso, até faz as tosquias na Clínica Veterinária que costumo frequentar.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quarta mai 16, 2012 6:03 pm

Boa tarde Ritzy9,

Ora bem; eu tenho uma Persa Cream Point que levou há 2 messes o seu primeiro "Lion Cut" :lol: Não é que eu queria, foi uma situação de força maior, e em princípio custou-me inmenso ve-la com o pelito rente, pois estava habituada á ter uma nuvem com patas e passou a ser um mini-leãozinho! Mas para ser sincera agora até acho piada, pois eles ficam muito queridos mesmo. Se vai fazer o Lion Cut á sua, peça ao tosquiador para deixar a cauda inteira, pois embora sejam eles quem fizeram o curso e não nós os donos :lol: muitos costuman tosquiar a cauda toda e é uma coisa que não se deve fazer, pois passado 1 ano o animal vai ter o pelo todo crescido e a cauda ainda vai estar pela metade do volume.
De resto não se preocupe pois o Lion Cut deixa o pelo da cabeçinha e as patas volumoso, "poodle-style" , e eles na maioria das vezes estranham mas só durante a primeira semana, logo voltam ao normal :D
No caso da minha Natassja tive de ter cuidados adicionais, pois sendo ela uma Cream Point, se apanhasse muito frio nas costas por causa da falta de volume o pelo pode voltar a crescer com pontas creme onde deveria ser completamente branco, mas não é nada que um trimming adequado não resolva. (Se a sua gatinha não for Colourpoint, não havera maiores complicações).
Pronto, já fiz um testamento no meu "portunhol" rudimentario :lol: Só fica aconselhar levar o seu animal ao tosquiador que trata da minha Natassja, cujo trabalho é magnífico pois tem muito "arte" para tratar de Persas! ( não me admira tendo em conta que ele costuma fazer o styling dos gatos de White'R'Us) :wink: Mas isto terá de ser por MP.
Se tiver mais alguma dúvida, estou a sua disposição, cumprimentos!
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta mai 16, 2012 11:30 pm

Eu sou tosquiadora, e tenho uma persa, e já a tosquiei mais que uma vez o corte típico, deixar a cabeça redonda e peluda, a cauda como já foi referido nao se mexe, pois demora muito tempo a crescer no seu esplendor inicial, só se estiver um no pegado ai nao há outra solução, depois as meias nas quatro patinha também intactas... :D

Quanto á sedação, sou a favor para nao stressar o gato e muitas vezes o tosquiador, mas só quando se justifica, se for um gato que nunca foi tosquiado e nao esta habituado é uma questão de ver como ele se dá... De todos os persas que tosquiei, nem metade foram sedados, mas as vezes mais vale... E tenho umas valentes dentadas e arranhadelas a custa disso!! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta mai 17, 2012 1:59 am

Então na época de calor é optimo para eles embora creia que nenhum aprecie e os 1ºs dias sejam de quase se sentirem envergonhados mas é muito mais fresquito.

Depois passa e tudo volta ao normal, um dos meus mais acelerado aqui em casa é 1 completa vergonha para manter pelo em ordem e por vezes lhe faço "as axilas"...cortando para não o escutar, parece que alguem o está a matar, no entanto a tosquiadora diz e creio que seja por medo o Fau é um querido porta-se lindamente e vem de lá estranho mas depois habituamo-nos.

Vou ter de pensar mesmo em tosquiar bem arejado o Francisco que a Mme Morgana acha lindo mas tem talvez o dobro da pelagem do Faufau alem de ser textura diferente (colorpoint) ele é um doce mesmo para se deixar arranjar diariamente mas mesmo assim em tempo quente o animal fica muito mais aliviado, mas quanto a tosquiadoras de gatos não existem muitas capazes tudo vai mais para os cães.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

domingo mai 20, 2012 12:48 pm

CarlotaSMAR Escreveu:Vou ter de pensar mesmo em tosquiar bem arejado o Francisco que a Mme Morgana acha lindo mas tem talvez o dobro da pelagem do Faufau alem de ser textura diferente (colorpoint) ele é um doce mesmo para se deixar arranjar diariamente mas mesmo assim em tempo quente o animal fica muito mais aliviado
CarlotaSMAR não acredito que o docinho do Francisco tambem vão ficar leão :lol: Mas acredito que é o melhor para ele por causa do pelito tão volumoso embora estes dias tenham estado malucos, frio, calor, frio, calor, coitadinhos...Mas não tarda nada já voltam os dias soalheiros.

Quero ver fotos do novo penteado do fofo então :lol:
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
CarlotaSMAR
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 1:28 am

MmeMorgana Escreveu: CarlotaSMAR não acredito que o docinho do Francisco tambem vão ficar leão :lol: Mas acredito que é o melhor para ele por causa do pelito tão volumoso embora estes dias tenham estado malucos, frio, calor, frio, calor, coitadinhos...Mas não tarda nada já voltam os dias soalheiros.

Quero ver fotos do novo penteado do fofo então :lol:
MmeMorgana vejo que seja mesmo o melhor para ele, acho que terá camadas sobre camadas de pelo vai ser 1 choque ate quando o virmos mas deixo passar mais dias largos a ver se o tempo estabiliza aquece e depois o Francisco tem mesmo de ser,apesar de nada me apetecer fazer lhe isso, o meu grandão(ele ficou maior que o Faufau) vai ficar um lingrinhas...mas dias de calor vejo que os animais andam aflitos assim por algum tempo eles respiram e nós tambem... :roll:

Deixe que depois teem mesmo de haver fotos oficiais é um acto historico ver um persa quase nuzinho...e creio que no Francisco se vai notar mais por ter mais pelo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
RufaseMel
Registado: domingo mai 20, 2012 12:34 am

segunda mai 21, 2012 10:40 pm

Boa noite!

Foi uma excelente surpresa que encontrei este espaço na internet. Os meus parabéns!

Peço a vossa ajuda por favor:

E e a minha namorada trouxemos para casa 2 gatinhas bébes. Uma persa e a outra "normal". Criámos as duas de igual forma e sempre foram muito amiguinhas uma da outra durante estes 2 últimos anos.
A Persa como estava cheia de nós no pelo, levámo-la à tosquia. Quando chegou a casa vinha com o pelo cortado e bem cheirosa. Presumo que tenham lavado a gatinha. A Mel começou a bufar para a persa e a persegui-la pela casa quando esta chegou sempre com uma atitude agressiva, nada antes visto. Agora a persa rosna para a Mel e para além de passarem o tempo todo a olhar uma para a outra, o comportamento é cada vez mais agressivo até estarem totalmente assanhadas uma com a outra e termos que as separar em quartos diferentes.
Estamos bastante tristes pois adoramos estas duas bichinhas, por favor, que sugerem que possamos fazer?

Contamos com a vossa ajuda e experiência.
O nosso obrigado, os pais da Mel e da Rufas.
CarlotaSMAR
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 3:47 am

é natural que a Mel tenha bufado á persinha pois o animal entrou em casa com cheiros completamente diferentes dos habituais não é por ser persa pois muitos gatos quando vão apenas ao Vet a consulta chegam a casa com cheiros diferentes e por vezes alguns da casa reajem mal mas...depois acalma, aqui em casa por vezes consoante os feitios isso sucede na hora apenas.

No seu caso vai talvez ter de as separar e aos poucos com paciencia e carinho brincar com ambas em simultaneo colocando 1 brinquedo manuseado por si entre elas assim talvez as coisas vão ao sitio embora ao ponto que chegou seja coisa de zanga para alguns dias, mas acredito que a inteligencia deles sempre maior que a nossa e com a ajuda da dona lhes mostre a elas que afinal são as mesmas amigas de antes da dita tosquia pois decerto tambem a imagem é completamente diferente.

boa sorte são apenas 2 garotinhas e precisam 1 ajudita :arrow:
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
Responder

Voltar para “Gatos”