Gatinho caiu do 1º andar e magoou-se na pata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bugger
Registado: quinta mai 17, 2012 7:30 am

quinta mai 17, 2012 7:36 am

Bom dia,

O meu gatinho tem o hábito de estar no parapeito da janela a mirar as vizinhas. Já o tentei demover dessa ideia, mas ele é viciado em estar à janela, e eu também não posso ter as janelas fechadas com um animal em casa. A mesma tem que ser arejada.

Na maior parte das vezes deixo as janelas só um bocadinho abertas para que ele nem sequer consiga enfiar a cabeça. Agora nestes últimos dias tem estado calor e é inevitável.

Ontem ele estava na da cozinha e eu ao abrir a porta possivelmente assustei-o e ele caiu. É um 1º andar baixo mas pronto.
Acontece que ele ficou um pouco coxo da pata esquerda dianteira, hoje é que deixou de a usar mesmo. Dá pena.

Eu nesta altura do campeonato estou desempregado, por isso ir a um veterinário gastar 50 ou 60 euros não vinha muito a calhar.

Na minha opinião, que não sou veterinário, se ele tivesse a pata partida miaria de dor e nem sequer a apoiaria ontem no chão. Provavelmente agora que a pata arrefeceu as dores aumentaram. Mas não sei o que fazer. :(

Obrigado a quem me puder ajudar.
Última edição por Bugger em sábado jan 12, 2013 3:10 pm, editado 2 vezes no total.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta mai 17, 2012 7:47 am

Ninguém pode dar soluções milagrosas via net, o gatinho tem que ser examinado por um vet, possivelmente radiografado, os gatos são mestres em disfarçar problemas graves. Fale com o vet e explique a sua situação financeira, pode ser que permita um pagamento faseado.

Quanto às janelas, janelas abertas e gatos não combinam. Se tem mesmo que ter as janelas abertas, faça-o com os estores/persianas baixados ou invista numa rede, não é assim tão caro. Ou então areje uma divisão de cada vez, com a porta fechada. Caso contrário, a situação pode repetir-se com consequências muito graves
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta mai 17, 2012 8:50 am

Embora não esteja na sua situação de desemprego, a disponibilidade financeira não é muito grande ( acho que PT inteiro está assim), tenho 2 gatos e vivo em um 1º andar tbm, se quero arejar ou abro as janelas e fecho as portas, ou baixo as persianas! A minha gata tbm é viviada em janela, e vai mas vai comigo e de peitoral e eu a segurar sempre, ela sabe que só lá estará durante aquele tempo, e habituou se!!

Já que não tenho grande dinheiro para gastar, faço tudo o que está no meu alcance para evitar que algo aconteça dentro destas coisas!

tente falar com o Vet, alguns compreendem a situação e facilitam o pagamento, mas o gato precisa de ser visto.
As melhoras do bichano e boa sorte para si.
Bugger

quinta mai 17, 2012 9:14 am

Coitadinho. :(

Lá terei que arranjar maneira de o levar ao veterinário, ou ver se no canil/municipal podem fazer alguma coisa, quem sabe o vet da câmara.

Ele só usa a pata para se apoiar quando está sentado. :?
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta mai 17, 2012 11:22 am

Coitadinho... As dores que o bichinho deve estar a sentir :(
Já imaginou se tivésse uma perna partida (o que pode ser o caso), não iria ao médico?

Leve-o ao veterinário rapidamente... Estamos numa altura de crise mas para que os € estiquem é preciso definir prioridades. O gato está a sofrer!

Mais, gatos e janelas não combinam. Pesquise por redes antikeda ou opte por redes mosquiteiras com calha. São uma boa opção para que estes possam continuar a usufruir do fresquinho em segurança.

Caso não seja possível, a solução é simples: Janela fechada... Não há milagres ...

Espero sinceramente que o leve rapidamente ao vet, que ele melhore e que encontre uma solução eficaz para o problema das janelas.

Vá dando notícias ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Bugger

quinta mai 17, 2012 2:18 pm

Vim agora do veterinário. Felizmente é só dorido, a veterinária disse que com a altura do 1º andar raramente os gatos partem as patas, porque sabem amortecer bem a queda.

A factura é que não foi tão feliz, uma coisa de 10 minutos e toma lá. Mas pronto, já lá vai e o que interessa é que ele está inteiro.

Imagem
Última edição por Bugger em sábado jan 12, 2013 3:12 pm, editado 1 vez no total.
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

quinta mai 17, 2012 2:30 pm

Vou-lhe ser sincera, até foi barato. O último RX que tive que fazer a um gato meu, foi ao meu Vicente, que tinha uma falange partida e foram 60 euros (só o RX)....
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta mai 17, 2012 4:11 pm

bem sei, o mês passado também passei o mês a contar tostões para no fim ver o pouco que tinha poupado a ir para uma consulta de emergência para a minha bichinha... e afinal... eram só bolas de pelo e a coisa passou :oops:

é claro que têm de se estabelecer prioridades e ir ao veterinário sempre que é preciso, mas lá que custa deixar o dinheiro, custa... sobretudo quando custou tanto a poupar :(
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mai 17, 2012 9:14 pm

e hoje foram 93€ que deixei no vet =X

vacina
desparatização interna
ração
desparazitante externo (pras 2)

custa...mas tem q ser!
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta mai 18, 2012 7:41 am

hmsf Escreveu:e hoje foram 93€ que deixei no vet =X

vacina
desparatização interna
ração
desparazitante externo (pras 2)

custa...mas tem q ser!
A desparasitação interna/externa faço em casa. O resto é que não, claro.
Só em ração lá voaram 51 euros este mês :roll: Mas também tenho uma multidão lá em casa, não é? lol
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mai 18, 2012 8:49 am

A externa faço em casa... a interna a vet deu-me o comprimido pra eu dar em casa, mas prefiro ir la..assim aproveito e na prox. consulta ela da-lhe o comprimido e coloca também o chip :) tadinha da minha menina, vai-lhe doer... :( comprei o desparazitante externo pra lilou e pra marie... e a ração foi pra lilou... tenho q ver s na tienda é mais barato do q no vet...

Ela ontem estava mesmo sossegadinha... adormeceu com a cabeça apoiada na minha mão e quando me levantei pra ir À casa de banho (tinha mesmo que ser :lol: ) pos-se a resmungar com os seus pseudo mios "iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" xD lol depois la aninhou-se no meu namorado e pronto! mais uma soneca!
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 18, 2012 1:22 pm

Ainda bem que o gatinho saiu ileso... mas não arrisque mais... coloque uma rede de protecção na janela preferida dele. Assim ele pode apanhar o ar e a casa arejar :wink: . Pode até fazer uma, com armação em madeira (mandar cortar á medida) e depois é só montar na armação, a rede que pode comprar em qualquer loja de ferramentas e de mais artigos para casa e jardim e viver descansada :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sábado mai 19, 2012 10:58 am

Em Março-Abril gastei perto de 200 euros em vets. Só eu sei o quanto me doeu LOL
E em Julho o Shuffle vai à vacina... :roll:
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda mai 21, 2012 1:37 am

Até acho que foi muito barato... Da última vez que o Billy precisou de ir ao vet, consulta, raio-x e comprimidos, deixei lá 90€... Sendo que 35€ foram só do raio-x em si!

Ainda bem que foi só um susto! Eu costumo fechar os estores quando abro a janela. Só deixo a frincha da janela quando estou na divisão, e porque a janela é muito pesada e eles não conseguem abrir... Se tenho mesmo muito calor e quero arejar, fecho a divisão para eles não terem acesso.

É melhor prevenir... Eles são tramados! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”