Boa tarde!
Tenho uma cadela yorkshire com 8 meses e uns dias. A alimentação que lhe dou é da Royal Canin, marca que já veio a comer do criador. O que acontece é que ela come as fezes...A veterinária inicialmente disse que deixaria de o fazer com o tempo mas isso não aconteceu. Comprei então um pó especifico para por na comida e que daria (esperava eu) mau sabor as fezes, fazendo-a desinteressar-se pelo "petisco", mas isso também não aconteceu. Gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo ou se conhece alguma forma para acabar com esta situação.
Obrigada.
Come as próprias fezes
Moderador: mcerqueira
Olá,
Aqui tem um tópico intressante sobre o tema que poderá ir lendo até aparecer por aqui alguém com mais respostas: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563
Aqui tem um tópico intressante sobre o tema que poderá ir lendo até aparecer por aqui alguém com mais respostas: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Perguntas que podem parecer parvas mas que são importantes:
- A cadela vai à rua?
- A cadela tem refeições bem definidas? Se sim, come quantas vezes por dia?
- A cadela tem uma boa condição corporal (por vezes a coprofagia deve-se a deficiências nutricionais)?
- A cadela tem bom apetite?
Passo a explicar as perguntas... é que há pouco tempo resolvi um caso semelhante... a dona queixava-se que a cadela comia as próprias fezes... depois de um extenso interrogatório lá descobri que a cadela tinha sempre comida disponível e que não saía à rua... o problema ficou resolvido em +- uma semana dando refeições definidas (pu-la a comer 3 vezes ao dia, tinha a comida durante 15/20 min e depois retirava) e a sair à rua imediatamente após cada refeição. Não só deixou de fazer as necessidades dentro de casa como também deixou de comer cócó
- A cadela vai à rua?
- A cadela tem uma boa condição corporal (por vezes a coprofagia deve-se a deficiências nutricionais)?
Passo a explicar as perguntas... é que há pouco tempo resolvi um caso semelhante... a dona queixava-se que a cadela comia as próprias fezes... depois de um extenso interrogatório lá descobri que a cadela tinha sempre comida disponível e que não saía à rua... o problema ficou resolvido em +- uma semana dando refeições definidas (pu-la a comer 3 vezes ao dia, tinha a comida durante 15/20 min e depois retirava) e a sair à rua imediatamente após cada refeição. Não só deixou de fazer as necessidades dentro de casa como também deixou de comer cócó

Olá! Eu tenho uma Yorkshire com 7 meses que também sempre comeu Royal Canin (agora estou a experimentar a Eukanuba) e também passou por essa fase... Não era sempre, mas de vez em quando lá dava uma dentadinha... Nojento... O meu vet disse que era normal da idade, a criadora disse que podia ser a imitar a mãe, já que as cadelas limpas os cocós para manter o ninho limpo... Nunca cheguei a usar produto nenhum mas sempre tentei limpar logo que ela fazia (sem ela ver) para evitar que ela comesse... Ela foi-se desinteressando e depois começou a achar divertido brincar com o cocó... Até chegou a levá-lo para o sofá... Agora não tem acontecido mas de qualquer forma ando sempre atenta... O ideal é que ela faça sempre na rua em horários definidos e assim não terá hipótese de comer... Boa sorte!
MiMoo Escreveu:Perguntas que podem parecer parvas mas que são importantes:
- A cadela vai à rua?
Passo a explicar as perguntas... é que há pouco tempo resolvi um caso semelhante... a dona queixava-se que a cadela comia as próprias fezes... depois de um extenso interrogatório lá descobri que a cadela tinha sempre comida disponível e que não saía à rua... o problema ficou resolvido em +- uma semana dando refeições definidas (pu-la a comer 3 vezes ao dia, tinha a comida durante 15/20 min e depois retirava) e a sair à rua imediatamente após cada refeição. Não só deixou de fazer as necessidades dentro de casa como também deixou de comer cócó![]()
Antes de mais obrigada pela disponibilidade das várias pessoas que responderam á minha questão. no que diz respeito aos hábitos da minha cadela ela come 2 vezes por dia, é bastante sôfrega com a comida e parece estar sempre com fome. Mas de acordo com a tabela e respectivas medidas ditas na embalagem da ração acho isso é pouco provável. Quanto às idas à rua vai todos os dias mas não com o intuito de fazer as necessidades, apenas para se exercitar um bocadinho. Devido ao facto de ter horários rotativos decidi que seria melhor que as fizesse em casa(no terraço). No que diz respeito à condição corporal acho que é normal(2, 800Kg), pelo menos a veterinária nunca fez nenhum reparo. Respondidas estas questões, acha que há alguma coisa que deva fazer? Os melhores cumprimentos.

O que eu faria seria o seguinte (alguma coisas já foram referidas aqui neste tópico):
- sempre que a cadela faz as necessidades tentar limpar (sem que ela veja e sem usar produtos com amoníaco ou lixívia, porque isso por vezes pode ser atractivo para eles fazerem novamente nesse local, aconselhava o uso de sabão azul) sem que a cadela visse a limpar
- sempre que a cadela come ir com ela à rua (a ver se faz as necessidades na rua) porque eles costumam fazer as necessidades depois de comer
O intuito disto é minimizar o contacto dela com as fezes... para que ela perca o "vício". "Quem não vê não peca"
- sempre que a cadela faz as necessidades tentar limpar (sem que ela veja e sem usar produtos com amoníaco ou lixívia, porque isso por vezes pode ser atractivo para eles fazerem novamente nesse local, aconselhava o uso de sabão azul) sem que a cadela visse a limpar
- sempre que a cadela come ir com ela à rua (a ver se faz as necessidades na rua) porque eles costumam fazer as necessidades depois de comer
O intuito disto é minimizar o contacto dela com as fezes... para que ela perca o "vício". "Quem não vê não peca"

Sempre que vejo que ela faz limpo, até para não causar cheiros, mas confesso que o faço sempre com algum produto que tenha lixivia na composição e com ela normalmente a ver
Vou tentar ser mais discreta. Obrigada mais uma vez pelas dicas. Cumprimentos.

A MiMoo já deu os conselhos essenciais.
Colocar as refeições e as idas à rua em horários regulares, para que o organismo dela se regule e a hora de fazer as necessidades se torne previsível. Penso que a melhor forma de extinguir esse comportamento é mesmo ensina-la a fazer tudo na rua.
http://pequenograndecao.wordpress.com/2 ... -que-faco/
Colocar as refeições e as idas à rua em horários regulares, para que o organismo dela se regule e a hora de fazer as necessidades se torne previsível. Penso que a melhor forma de extinguir esse comportamento é mesmo ensina-la a fazer tudo na rua.
http://pequenograndecao.wordpress.com/2 ... -que-faco/