Betta em aquário de 3-4litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mariota2000
Membro
Registado: domingo dez 11, 2011 5:00 pm

segunda mai 14, 2012 11:24 am

Olá!
Posso pôr um Betta num aquário de quatro litros?
(É mais largo do que alto)

Obrigada pela ajuda
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda mai 14, 2012 1:37 pm

o minimo são 20L, ou entre os 17 e os 18.
4L nao é nada para um betta, é mais uma jaula.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda mai 14, 2012 5:39 pm

Não precisa de abrir um tópico por cada questão eu já lhe respondi a isso no seu tópico mais antigo :roll: :wink:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
mariota2000
Membro

segunda mai 14, 2012 8:44 pm

Mas várias pessoas me disseram que podia e que no habitat eles vivem em mini poças e já vi Bettas em aquários muito menores do que 4litros...
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

segunda mai 14, 2012 8:57 pm

mariota, aqui deixo-lhe a minha experiência que serve... de advertência até. Eu tive um betta num aqua de 22L que o pessoal mais experiente aqui da arca me ajudou a re-estabilizar.... um aqua pequeno para malta que ainda não tem experiência é um pesadelo. Viveu 3 anos... -.- podia ter vivido 10

Os parametros são mt dificeis de estabilizar... imagino em 5L.... e tinha termoestato, filtro, bomba de ar e iluminação bem como duas plantinhas naturais.

Resumindo...a coisa não correu como eu queria. Então quando me deixaram comprei um de 35L... pior... começou a verter pelo fundo....-.-

Conclusão (minha: agora cada um tira a sua)::: há coisas que mais vale fazer bem à primeira e não inventar.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda mai 14, 2012 9:11 pm

mariota2000 Escreveu:Mas várias pessoas me disseram que podia e que no habitat eles vivem em mini poças e já vi Bettas em aquários muito menores do que 4litros...
Veja bem o habitat de onde eles vêm, normalmente são espaçosos... Nas lojas não têm espaço porque sao peixes comprados com alguma regularidade, porque são bonitos e vistosos. Se já viu em outros sitios basta perguntar quanto tempo é que o peixe viveu e quantos teve. Mas a escolha é sua, uma longa e boa vida para o seu peixe, ou ... nada disto que referi.
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda mai 14, 2012 9:53 pm

angeleyes20 Escreveu:mariota, aqui deixo-lhe a minha experiência que serve... de advertência até. Eu tive um betta num aqua de 22L que o pessoal mais experiente aqui da arca me ajudou a re-estabilizar.... um aqua pequeno para malta que ainda não tem experiência é um pesadelo. Viveu 3 anos... -.- podia ter vivido 10

Os parametros são mt dificeis de estabilizar... imagino em 5L.... e tinha termoestato, filtro, bomba de ar e iluminação bem como duas plantinhas naturais.

Resumindo...a coisa não correu como eu queria. Então quando me deixaram comprei um de 35L... pior... começou a verter pelo fundo....-.-

Conclusão (minha: agora cada um tira a sua)::: há coisas que mais vale fazer bem à primeira e não inventar.
Um Betta com 10 anos?! Ia po guiness não!? :lol:
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mai 15, 2012 10:30 am

Não sei se ia para o guiness... mas sinto que podia ter feito melhor. em grande parte porque sei que, de facto, podia ter feito melhor. se o blu tivesse tido os 200L que tenho agora de aqua para nadar pelo menos teriam sido 3 anos mais felizes :?
Mas parte importante = estabilizar um aqua pequenino é mt chatooo
Rikass
Membro Veterano

quarta mai 16, 2012 2:38 pm

mariota2000 Escreveu:Mas várias pessoas me disseram que podia e que no habitat eles vivem em mini poças e já vi Bettas em aquários muito menores do que 4litros...
Não vivem em mini poças, vivem em arrozais no oriente :roll:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
mariota2000
Membro

quinta mai 17, 2012 11:08 am

Mini-poças nos arrozais mas se calhar o que me disseram está mal.

Mas lá na loja tem em aquários de dois litros d quem os comprar também, vai por em aquários desse tamanyho porque vão achar que fica fofo (eu conheço os clientes daquela loja e noi geral...) por isso até estarioa mehlor em minha casa do que lá...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta mai 17, 2012 3:09 pm

Os bettas são dos peixes mais maltratados, porque são resistentes e as pessoas pensam que podem colocá-los em qualquer aquário, por mais pequeno que este seja.

O meu betta está num aquário de 39 litros, com filtro, oxigénio, termostato, plantas naturais, substrato fértil e luz.
Também é bem alimentado. Dou-lhe Tetra BettaMin, TetraMin Peixes Tropicais, bloodworm em geleia, dáfnia liofilizada, artémia congelada, tubifex vivo e larvas recém-nascidas de tenébrio vivas.

Já tive vários bettas em nestas condições. O que durou mais tempo foi um betta crowntail vermelho e azul. Viveu 7 anos.

O que tenho actualmente nunca teve uma doença e cresceu muito desde que veio do pequeno saco onde estava na loja.

Se quiser ter um peixe feliz e não apenas ter porque '' é fofo '' ou está na moda, aconselho a mariota2000 a rever as condições em que pretende manter o seu betta.
Há imensa informação sobre a aquariofilia que pode ser encontrada em muitos sítios ( Internet, livros, revistas da especialidade, enciclopédias, conversas com aquáriofilos experientes, visitas a exposições e workshops, etc. ). Portanto, não há desculpa para manter peixes em más condições. Não nos dias de hoje, onde a informação é acessível à maior parte das pessoas.

Boa sorte :wink: .
mariota2000
Membro

sexta mai 18, 2012 7:30 pm

Muito obrigada!
E eu queria dizer que as pessoas que os comprarão vão achar que fica fofo e vão pó-ló em corações de plástico ou mini - cubos com luz porque ESSAS PESSOAS iam achar fofo. Ao pó-ló nesse aquário ele ficava com um como o dobro do tamanho... Ou o quádruplo... Ainda não sei se vou por ou não, mas a comida da Sera para Bettas é de boa qualidade?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta mai 18, 2012 7:43 pm

mariota2000 Escreveu:Muito obrigada!
E eu queria dizer que as pessoas que os comprarão vão achar que fica fofo e vão pó-ló em corações de plástico ou mini - cubos com luz porque ESSAS PESSOAS iam achar fofo. Ao pó-ló nesse aquário ele ficava com um como o dobro do tamanho... Ou o quádruplo... Ainda não sei se vou por ou não, mas a comida da Sera para Bettas é de boa qualidade?
Eu sempre usei Tetra. Para mim, a nível de alimento industrializado ( bem como a nível de equipamentos ) é das melhores marcas.
Mas acho que a Sera também não é má. Os únicos produtos da Sera que uso são o fertilizante líquido ( porque quando fui comprar só havia este ) e Sera Spirulina Tabs ( pastilhas de fundo para os meus camarões e caramujos ).

De qualquer forma, aconselho a alimentar o peixe com bastante variedade de alimentos, para fornecer o máximo de nutrientes possível e para o peixe não '' enjoar ''.
Eu já referi a alimentação do meu betta e recomendo-a, pois sempre obtive bons resultados.

:wink:
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 4:05 pm

Nitara Escreveu:
Eu sempre usei Tetra. Para mim, a nível de alimento industrializado ( bem como a nível de equipamentos ) é das melhores marcas.
Mas acho que a Sera também não é má. Os únicos produtos da Sera que uso são o fertilizante líquido ( porque quando fui comprar só havia este ) e Sera Spirulina Tabs ( pastilhas de fundo para os meus camarões e caramujos ).

De qualquer forma, aconselho a alimentar o peixe com bastante variedade de alimentos, para fornecer o máximo de nutrientes possível e para o peixe não '' enjoar ''.
Eu já referi a alimentação do meu betta e recomendo-a, pois sempre obtive bons resultados.

:wink:
A sera tem mais variedade e, na minha, opnião mais qualidade...Mas também uso a tetra menu nos meus...Se quiser mesmo muito bom tem a nutrafin, ou a JBL, etc. tem imensas marcas boas a sera e a tetra simplesmenta são as mais utilizadas...
Rikass
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 4:08 pm

Como não sabe? Então está indecisa entre condenar o peixe a um espaço onde ele sobreviva ou deixá-lo viver num aqua melhor? Ou tem condições ou não tem, acho melhor decidir se está disposta a comprar um aqua com no minimo 18 litros, porque estar ja a falar de comida... :roll:
Responder

Voltar para “Peixes”