Animais com Garantia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Boa tarde a todos!
Não sei se este tema já foi debatido anteriormente, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre as garantias escritas que alguns criadores entregam quando vendem os seus cachorros. É frequente? Que situações estão cobertas normalmente? Eficácia jurídica?
Cps,
Ana
Não sei se este tema já foi debatido anteriormente, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre as garantias escritas que alguns criadores entregam quando vendem os seus cachorros. É frequente? Que situações estão cobertas normalmente? Eficácia jurídica?
Cps,
Ana
Acho muito bem que os criadores entreguem as garantias a quem compra um cão, desde que estas tenham personalidade jurídica. Isto para poder penalizar quem anda a vender gato por lebre, e não são poucos!
Caso contrário, não vejo muita utilidade, é só mais um papel para arquivar no lixo.
Contudo, tenho alguma relutância em estar a ver os animais com uma garantia, mas neste caso acho que os fins justificam os meios. Os criadores precisam de ser fiscalizados, para bem das raças e dos animais em si mesmos.
Cumprimentos
Caso contrário, não vejo muita utilidade, é só mais um papel para arquivar no lixo.
Contudo, tenho alguma relutância em estar a ver os animais com uma garantia, mas neste caso acho que os fins justificam os meios. Os criadores precisam de ser fiscalizados, para bem das raças e dos animais em si mesmos.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
100% com o malkovitch.
Na prática, todos sabemos que, depois de nos afeiçoarmos ao cão, as garntias não servem para nada.
Mas convém exigir pelas razões que o Malkovitch expôs.
Na prática, todos sabemos que, depois de nos afeiçoarmos ao cão, as garntias não servem para nada.
Mas convém exigir pelas razões que o Malkovitch expôs.
Depende dos termos da garantia. No meu caso apenas tinha uma garantia verbal para doenças genéticas, que me serviu para que me restituíssem o dinheiro que paguei pelo cachorro quando foi diagnosticada displasia da anca.aisd Escreveu: Na prática, todos sabemos que, depois de nos afeiçoarmos ao cão, as garntias não servem para nada.
Ainda mais que a garantia penso que existe legislação que regulamenta o comércio de animais. Foi-me referido por um conhecido veterinário da praça, que existe uma lei bastante antiga, que obriga o vendedor/criador a suportar todos os custos decorrentes do tratamento de doenças genéticas de uma animal até aos dois anos de idade.
O mesmo vet, disse-me ainda que tinha conhecimento de mais que um caso cuja decisão do tribunal tinha sido favorável ao comprador.
Não sei no entanto qual é o DL, pois entretanto cheguei a acordo com o criador, sem ter que recorrer à justiça.
A corresponder à verdade, mesmo sem garantia escrita existe sempre a possibilidade de um comprador agir judicialmente quando for lesado.
O mesmo vet, disse-me ainda que tinha conhecimento de mais que um caso cuja decisão do tribunal tinha sido favorável ao comprador.
Não sei no entanto qual é o DL, pois entretanto cheguei a acordo com o criador, sem ter que recorrer à justiça.
A corresponder à verdade, mesmo sem garantia escrita existe sempre a possibilidade de um comprador agir judicialmente quando for lesado.
Digo-lhe que teve muita sorte, pois a pessoa era honesta. Garantias verbais não têm fundamentação jurídica, e se alguém se recusar a restituir o dinheiro não tem muito por onde ir.amg Escreveu: Depende dos termos da garantia. No meu caso apenas tinha uma garantia verbal para doenças genéticas, que me serviu para que me restituíssem o dinheiro que paguei pelo cachorro quando foi diagnosticada displasia da anca.
É claro que há alguns criadores que se preocupam em acompanhar os seus animais ao longo da vida. E estes normalmente são de fiar. Mas continuo a dizer que eles têm de ser fiscalizados, não só ao nível das condições logísticas necessárias para fazer criação, como ao nível do conhecimento e de parcerias com determinadas entidades.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Últimamente só compro cachorros com garantia de diaplasia. Mas essa garantia refere-se aos progenitores e não aos cachorros. Nem de outra forma poderia ser já que: em 1º lugar a manifestação da doença tem muito mais a ver com a qualidade de vida dada pelo dono e por último porque essa manifestação não é visível no acto da venda, em condições normais só pode ser verificada quando o cachorro tiver já um ano.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
E exactamente o que acham que devia ser descrito na garantia?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
[quote=mjoaomarques]
Últimamente só compro cachorros com garantia de diaplasia. Mas [b]essa garantia refere-se aos progenitores[/b] e não aos cachorros. Nem de outra forma poderia ser já que: em 1º lugar a manifestação da doença tem muito mais a ver com a qualidade de vida dada pelo dono e por último porque essa manifestação não é visível no acto da venda, em condições normais só pode ser verificada quando o cachorro tiver já um ano.
[/quote]
Concordo plenamente, todos sabemos que certas raças estão predispostas a determinados problemas. Por exemplo, nunca nenhum dos meus cães sofreu de Hérnias discais, no entando não tenho duvida de que se certos cuidados não forem praticados elas poderão aparecer. Isto deve-se à forma do Basset Hound. Por isso, obviamente, não posso garantir nunca que um cachorro saído lá de casa, não as venha a ter.
Últimamente só compro cachorros com garantia de diaplasia. Mas [b]essa garantia refere-se aos progenitores[/b] e não aos cachorros. Nem de outra forma poderia ser já que: em 1º lugar a manifestação da doença tem muito mais a ver com a qualidade de vida dada pelo dono e por último porque essa manifestação não é visível no acto da venda, em condições normais só pode ser verificada quando o cachorro tiver já um ano.
[/quote]
Concordo plenamente, todos sabemos que certas raças estão predispostas a determinados problemas. Por exemplo, nunca nenhum dos meus cães sofreu de Hérnias discais, no entando não tenho duvida de que se certos cuidados não forem praticados elas poderão aparecer. Isto deve-se à forma do Basset Hound. Por isso, obviamente, não posso garantir nunca que um cachorro saído lá de casa, não as venha a ter.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Acho que deve prever as situações de doenças infecciosas e doenças congénitas, com prazos razoáveis. Não prever garantias de 10 dias para doenças infecciosas quando existem doenças deste género que demoram mais tempo a manifestar-se ou 6 meses para doenças congénitas quando, em certas raças, só se detecta mais tarde. E aquelas clausulas de «não devolvemos o dinheiro, mas substituimos o animal» têm muito que se lhes diga. Qual é o dono que depois de 4 meses (ou mais) a viver com um animal, ao qual se afeiçoou imenso, está disposto a ver o mesmo substituido?!? E isto no caso de o mesmo não ter sobrevivido, porque caso contrário a questão nem se põe. Depois, vamos até imaginar que o dono aceitava a substituição, será seguro voltar a ter animais daquele criador? Pior ainda é a determinação de que para fazer valer a garantia o bichinho só pode ser assistido pelo veterinário X ou Y. Claro que todos os criadores têm os seus Veterinários de confiança, mas impôr isto aos futuros donos é ir longe de demais. Eu fiz isso a primeira vez que foi preciso e estou arrependida...casadotrevo Escreveu: E exactamente o que acham que devia ser descrito na garantia?
Agora, vistas as coisas pelo lado do criador, este também se deve salvaguardar em relação a vários aspectos que entenda necessário. Deve saber a quem está a vender os seus animais e poder ir buscá-los sempre que não estejam a ser bem tratados. Isto depois levantar outras questões...
Juridicamente ainda não consegui saber com precisão qual a lei que se aplica nesta situação. Lei de defesa do consumidor?
Última edição por amarg em quinta jan 29, 2004 11:53 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É claro que 6 meses para doenças congénitas é ridiculo, mas voltamos ao mesmo, quem establece a fronteira entre a responsabilidade dos genes, e entre os factores exteriores ?
Eu sinceramente acho, que a unica coisa que um criador pode garantir, é que o cachorro sai de sua casa bem de saúde. E que os seus pais não sofrem de doenças genéticas, tudo o resto é um tiro no escuro.
Eu sinceramente acho, que a unica coisa que um criador pode garantir, é que o cachorro sai de sua casa bem de saúde. E que os seus pais não sofrem de doenças genéticas, tudo o resto é um tiro no escuro.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Ola
Eu acho importante que os criadores dêm garantias. penso que essas só podem ser dadas em relação aos progenitores e claro em relação a doenças genéticas e transmissiveis de pais para filhos.
mas vou-vos contar uma história da qual não sei os pormenores todos. O meu primo tem um amigo que comprou um cão a um criador conceituado. Não vos sei dizer a raça, o amigo do meu primo mora perto de mim e eu costumo ver o cão, mas é grande mas não sei a raça.
Quando vendeu o cão o criador disse que se eles quisessem cruzar o cão mais tarde ele eventualmente aceitaria que ele cruzasse lá no canil. Quando o cão tinha um ano e pouco eles resolveram levar o cão ao criador para ele o observar e ver o que achava.
O criador quando viu o cão disse que aquele não era o cão que ele tinha vendido. Eles garantiram-lhe que sim. E então chegaram á conslusão, que de alguma forma a cadela tinha cruzado com outro cão, pois o cão não tinha as caracteristicas da raça. Não sei como é que os donos não viram e o criador viu logo mas...
O criador pediu desculpa e disse que nunca lhe tinha acontecido, mas prontificou-se a trocar o cão ou a devolver o dinheiro. Os donos disseram que nem pensar em tal coisa, pois fosse puro ou não já gostava do animal. mas disseram que iam colocar uma acção em tribunal pois tinham sido enganados. Não pretendia receber nenhuma indeminização, mas achavam que o criador devia ser responsabilizado.
Não sei como está esta história agora, mas o que acham?
Beijokas
kathleen
Eu acho importante que os criadores dêm garantias. penso que essas só podem ser dadas em relação aos progenitores e claro em relação a doenças genéticas e transmissiveis de pais para filhos.
mas vou-vos contar uma história da qual não sei os pormenores todos. O meu primo tem um amigo que comprou um cão a um criador conceituado. Não vos sei dizer a raça, o amigo do meu primo mora perto de mim e eu costumo ver o cão, mas é grande mas não sei a raça.
Quando vendeu o cão o criador disse que se eles quisessem cruzar o cão mais tarde ele eventualmente aceitaria que ele cruzasse lá no canil. Quando o cão tinha um ano e pouco eles resolveram levar o cão ao criador para ele o observar e ver o que achava.
O criador quando viu o cão disse que aquele não era o cão que ele tinha vendido. Eles garantiram-lhe que sim. E então chegaram á conslusão, que de alguma forma a cadela tinha cruzado com outro cão, pois o cão não tinha as caracteristicas da raça. Não sei como é que os donos não viram e o criador viu logo mas...
O criador pediu desculpa e disse que nunca lhe tinha acontecido, mas prontificou-se a trocar o cão ou a devolver o dinheiro. Os donos disseram que nem pensar em tal coisa, pois fosse puro ou não já gostava do animal. mas disseram que iam colocar uma acção em tribunal pois tinham sido enganados. Não pretendia receber nenhuma indeminização, mas achavam que o criador devia ser responsabilizado.
Não sei como está esta história agora, mas o que acham?
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Contacto:
[quote=Kathleen]
O criador quando viu o cão disse que aquele não era o cão que ele tinha vendido. Eles garantiram-lhe que sim. E então chegaram á conslusão, que de alguma forma a cadela tinha cruzado com outro cão, pois o cão não tinha as caracteristicas da raça.
O criador pediu desculpa e disse que nunca lhe tinha acontecido, mas prontificou-se a trocar o cão ou a devolver o dinheiro.
[/quote]
Desculpe lá, mas este só será um criador conceituado, se for por engano. Um criador conceituado sabe com quem as cadelas cruzaram, planeia os cruzamentos e tem cuidado com os "acidentes". É claro que estes podem acontecer, mas um criador tem a obrigação de se aperceber deles.
É por estas e por outras, que infelizmente o LOP não prova nada. E vê-se cá cada coisa ...
Ora aqui está o tipo de criador que não interessa nem ao menino Jesus.

O criador quando viu o cão disse que aquele não era o cão que ele tinha vendido. Eles garantiram-lhe que sim. E então chegaram á conslusão, que de alguma forma a cadela tinha cruzado com outro cão, pois o cão não tinha as caracteristicas da raça.
O criador pediu desculpa e disse que nunca lhe tinha acontecido, mas prontificou-se a trocar o cão ou a devolver o dinheiro.
[/quote]
Desculpe lá, mas este só será um criador conceituado, se for por engano. Um criador conceituado sabe com quem as cadelas cruzaram, planeia os cruzamentos e tem cuidado com os "acidentes". É claro que estes podem acontecer, mas um criador tem a obrigação de se aperceber deles.
É por estas e por outras, que infelizmente o LOP não prova nada. E vê-se cá cada coisa ...

Ora aqui está o tipo de criador que não interessa nem ao menino Jesus.

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Conheço uma história parecida, mas neste caso os donos viram logo passado uns meses e o criador devolveu o dinheiro. Mas também não conseguiram arranjar explicação porque foi o único da ninhada que apresentava uns desvios.