sexta mai 18, 2012 10:33 am
Pode-se ensinar um cão a calar-se quando lhe ordena, mas isso não irá servir muito para resolver o problema de um cão ladrar quando o dono não estiver em casa, pois não está presente para lhe dar a ordem.
Há cães que ladram mais que outros, e em certos prédios pode incomodar mais que em outros.
Na minha opinião, acho que se um cão apenas ladrar durante o dia e apenas às vezes (se ouvir alguém a passar pelas escadas ou se o dono sair ou voltar), então não é nada de grave e não acho que isso possa ser assim tão incomodativo. Agora se ladrar durante muitos minutos e frequentemente ou até horas, então pode vir a ser um pouco chato.
E depois, o isolamento acústico dos prédios deste país são horríveis, que pode ser mais incomodativo quando um cão ladra dentro do prédio do que fora (como numa varanda).
No meu caso, mudámos para um apartamento há pouco, e nos primeiros 2 dias ele ladrou durantes horas a fio! Deixámo-lo na sua jaula ao qual já estava habituado, mas como estava num sítio estranho, ladrou sem parar. O ladrar dele já é forte, e para piorar, ecoa pelo prédio todo (4 andares). Os vizinhos foram compreensíveis, e nos dias seguintes, resolvemos o problema por o deixar solto na cozinha com uma daquelas barreiras (deixámo-lo na jaula dele porque ele é destrutivo).
O vizinho do mesmo andar também tem um cão, que embora mais pequeno, ladra mais que o nosso. A diferença é que ele fica no terraço o dia todo por isso não ecoa pelo prédio, mas eu não queria deixar o nosso no terraço pois ainda atira um brinquedo po terraço abaixo (se fosse mais pequeno não conseguiria). Assim, o nosso cão fica agora na marquise com uma barreira (pois já começou a roer uma gaveta da cozinha) quando fica sozinho em casa.
Ele até nem ladra muito, ladra quando o pomos na marquise quando estamos em casa (se sairmos já deixa de ladrar pois sabe que não vale a pena lol), ladra de vez enquando em resposta ao ladrar de outros cães da vizinhança (há mais cães na nossa rua e quando um começa é uma festa) e ladra quando voltamos.
O meu cão é tão teimoso que não se cala nem quando lhe ordeno, mesmo sabendo o que a ordem significa. Não resulta nem pelo treino positivo nem pela reprimenda, pois não há recompensa que ele queira mais que estar livre (e não é por ansiedade).
Assim, o que recorremos foi a solução da coleira eléctrica, pois não podemos continuar a deixá-lo ladrar demais (um dos vizinhos falou com o administrador, pois o nosso cão assustou uma criança de 2 anos que vive no 3ºandar).
A coleira eléctrica, pelo menos o que arranjámos não magoa, mas é desconfortável. É como apanhar um daqueles pequenos choques estáticos quando se toca em alguém ou algo... Parece uma espécie de pulsar na pele (sim experimentámos a coleira em nós antes de o por no nosso cão). Talvez pode doer se for num nível de choque mais alto, mas também não precisámos de níveis mais altos.
A coleira é por controlo remoto.
Assim, depois de poucas vezes a levar choques quando ele ladra em resposta a outros cães ou quando não aceita estar isolado nem por uns minutos (também precisamos de ir ao WC!), deixou de ser tão reactivo. Agora já nem quer saber dos outros cães, nem ladra ao cão do terraço ao lado quando o vê quando saimos para o terraço (tinha tentado treiná-lo a não ladrar para o outro cão por tirá-lo do terraço cada vez que ele ladra ao outro e até resultou um pouco, mas ele continuaria se eu não estivesse presente).
Ele ainda ladra uma ou outra vez quando não estamos em casa, já não ladra quando ouve outros cães mas ladra por causa de certos ruídos, e ainda ladra quando voltamos (filmámo-lo durante alguns dias).
Não vou fazer mais que isso, pois não acho que ele esteja a ser incomodativo só porque ladra uma ou outra vez durante o dia, e depois, os outros cães da vizinhança ladram muito mais que ele.
Por último (já escrevi tanto lol), só uso a coleira porque não tenho mesmo soluções nem formas de o treinar nas situações que falei, e porque aquilo não magoa (mas é desconfortável), e o meu cão fica longe de estar traumatizado (ele é um cão confiante). Não aconselho usar em cães que são demasiado nervosos ou medricas, e é preciso saber usar de forma precisa e em momentos certos para não stressar um cão. O cão tem que perceber porque é que está a levar choques senão fica stressado no ambiente onde leva choques. E também não é aoncselhável usar em cães com muita ansiedade de separação (é diferente usá-lo para um cão que reage a outros cães/ruídos e para um cão que está muito stressado por estar sozinho).