Ajudem-me a tomar uma decisão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta jan 29, 2004 12:54 pm

Olá a todos!

Preciso da vossa ajuda, como conhecedores, apreciadores e proprietários desses cães formidáveis que são os Labradores.
Sou uma defensora de todas as espécies de animais e a minha vida não está completa sem um animal de estimação. Toda a vida tive cães, gatos, ratos, pássaros... E agora andava a ponderar seriamente adquirir um Lab, raça que adoro. Vivo num apartamento com 90m2, com varanda, e, mesmo que o espaço não fosse suficiente para um cão desse porte, seria compensado com todos os mimos, carinhos e festinhas que tenho reservados para ele! Nesse aspecto, não haveria cão mais amado do que o meu, e dar-lhe-ia tudo: a cama mais fofinha, a coleira mais cool, a papinha mais saborosa, o veterinário mais xpto que encontrar. E muito, muito, muito mimo!
Por enquanto (e infelizmente), sou uma tradutora desempregada e teria tempo para me dedicar ao cachorro em Full-time, mas... e quando começar a trabalhar? Não tenho ninguém que fique com ele... O horário não me permitirá, certamente, vir a casa à hora de almoço. O meu bichinho ficaria sozinho todo o dia até eu chegar...
Amigos proprietários de Lab dizem-me que a tal são obrigados e que não há problema...
Mas será que a minha vontade de preencher um vazio na minha vida com um cachorrinho justifica obrigar o animal a ficar sozinho? Apesar de ser o que mais quero no mundo, um novo membro de quatro patas para a família...

Por favor, deêm-me a vossa opinião!

Desde já agradeço a atenção e felicidades para vocês e respectivos amigos felpudos!
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quinta jan 29, 2004 1:07 pm

Arranje o cão dos seus sonhos (Labrador) e mais um rafeirinho que não cresça muito.
Assim eles fazem companhia um ao outro e o rafeirinho têm a sorte de ter um lar.

P.S.- Tb pode arranjar um Gatinho....Até dá menos trabalho,e vai ver que vai adorar ter um canito e um gato a crescerem juntos.
telmadias
Membro
Registado: quinta dez 19, 2002 1:51 pm

quinta jan 29, 2004 1:11 pm

Concordo, os dois animais podem fazer companhia um ao outro e assim não se sentem tão sozinhos quando não está em casa.

Depois serão recompensados a dobrar quando a dona chegar e lhes der muitos carinhos :)
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 1:17 pm

Meus amigos,

Obrigada pelos vossos conselhos. Eu tive um Husky em tempos, e um rafeirinho pequenito. Faziam companhia um ao outro quando não estava ninguém em casa mas, sinceramente, acho que ainda era pior! :) Um dizia mata, o outro dizia esfola, entendem? Era uma tourada desgraçada, quando chegava a casa tinha tudo de pantanas!

Por muito que gostasse, não posso ter mais do que um animal neste momento... Um dia ainda hei-de ser rica e hei-de ter uma quinta cheia de cães, gatos, cavalos, ursos, elefantes... :D

Por enquanto tenho de ponderar bem a minha decisão!

Obrigada pelas dicas!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 29, 2004 1:20 pm

dois cães podem deixar tudo de panbtanas enquanto forem "#putos". mas já pensou quer um pode fazer o mesmo por tédio de estar sozinho? nesse caso, é melhor esperar para quando fôr rica. os animais nem têm a possibilidade de irem à discoteca desopilar :p
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 1:36 pm

Todos vocês têm razão.
Não seria capaz de causar qualquer tipo de sofrimento a um animal, e muito menos para satisfazer a minha vontade (e saudade) de ter um cão.
Talvez seja melhor falar com o criador, ele deve saber dar-me uma opinião e suponho que também ele queira o melhor para os animais...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 29, 2004 1:42 pm

Olá

Um a pilhas, também, pode ser uma boa opção!
Um abraço
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 1:44 pm

Para quem gosta de cães a pilhas, até recomendo um mais hi-tech, o da Haibo, que aprende a fazer truques e tudo.

Pessoalmente, prefiro os de carne e osso.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jan 29, 2004 1:49 pm

Veja este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11171

Já agora dê uma voltinha pelo forum dos Labradores, que com certeza vai lá encontrar informação útil.

Visite também o tópico " 10 razões para não se adquirir um labrador"
telmadias
Membro
Registado: quinta dez 19, 2002 1:51 pm

quinta jan 29, 2004 2:01 pm

Não desespere, fale com um criador e ele de certeza que a irá aconselhar da melhor maneira.
Quando há amor, carinho e dedicação tudo é possível :)

Olhe sabe...conheço uma senhora que tem uma cadelinha Yorkshire Terrier por vontade da filha de 12 anos. O que acontece é que a senhora trabalha e a menina não quer tratar da cadelinha (já se sabe como são as crianças), e fiquei extremamente xocada com o aspecto da cadelinha, tinha o pelo todo enrolado, xeirava mal e tinha um olhar tão triste. O pior é que a cadelinha passa o tempo fexada na casa de banho, onde dorme, come, faz as necessidades...isto porque a menina não se deu ao trabalho de ensinar a bixinha a ir fazer as necessidades á rua e então fazia onde calhasse. :( :(
Eu fiquei de tal maneira que me ofereci para ficar com a cadelinha e tratar dela mas a menina não quer dar a cadela nem por nada.

Agora já viu, um animal que tem o dono quase todo o dia em casa e não recebe carinho é infeliz a vida toda, um animal que só vê o dono quando este xega do trabalho é um cão feliz pois valeu a pena esperar a hora do dono xegar para receber miminhos.
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 2:02 pm

Cara Susana,

Obrigada pelo conselho. Já conheço o site e o link que me indicou. Acho que já corri a net de uma ponta à outra a fazer pesquisa sobre a raça, comportamento e necessidades! Já tive outros cães, alguns de grande porte (um setter irlandês, por exemplo) e estou bem cãonsciente das travessuras, do pêlo que largam, dos passeios de duas horas à chuva... O exercício do meu futuro cão não seria problema, porque aqui a dona também gosta de umas voltinhas à praia e aos jardins! :D Estou até a pensar, caso adquira o Lab, ir com ele a um centro de treino para brincarmos um bocadinho aos cães obedientes! Já assisti a aulas e os animais divertem-se imenso, além de andarem uma tarde toda ao ar livre.

Mas, como sou uma cinófila consciente, o meu problema é mesmo como vai ser quando arranjar um emprego e não puder dedicar 24h ao meu amigo canino...

Mais uma vez, muito obrigada pela vossa ajuda e continuem a mandar sugestões!
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta jan 29, 2004 2:21 pm

Já agora, só por curiosidade, o que aconteceu ao Husky e ao rafeirito pequenino? Ja para nao falar no Setter !
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 2:32 pm

O exemplo apresentado pela Telma é absolutamente horrível! As pessoas compram os cães para os filhos com a melhor das intenções e depois... Posso garantir que isso nunca aconteceria, nem acontecerá, numa casa minha! As pessoas deviam fazer exames psicológicos antes de poderem adquirir um animal!
Jujubele, o Setter (chamava-se Twiky) foi um cão que cresceu comigo. Vivíamos em Marrocos na altura, ao pé de uma praia, e ele foi o setter mais feliz e mais amado do mundo! Já não se encontra entre nós... Que saudades!
Quanto ao Husky, foi comprado a meias com um antigo namorado, que já tinha um rafeiro, e foi uma alegria. Como ele vive no Alentejo, ficou ele com os cães, porque têm muito espaço para correr e o Husky não suporta apartamentos! Entretanto a nossa relação terminou, mas vejo o Yuri e o Bobby muitas vezes, quando lá vou, e continuamos todos amigos!
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta jan 29, 2004 2:55 pm

Olá marta_vasques,

Desculpe ter perguntado pelos seus anteriores cães de uma forma um pouco desconfiada, mas infelizmente tenho conhecido muitos casos de pessoas que tem os cães, fartam-se deles e depois arranjam outros....Tipo objecto descartável, entende?
Como felizmente não é o caso, vou dizer o que eu faria se estivesse no seu lugar.

Como é complicado o cão ficar sozinho 8-10 horas por dia, eu no seu lugar, e visto não ser possível , do ponto de vista monetário e até em função do espaço do apartamento, ter 2 caes do porte do labrador, eu adoptaria 2 rafeiritos de pequeno porte que são de graça e faria felizes os pobres bichinhos.

Poderia assim sustentá-los sem problemas, porque possivelmente os dois comeriam bem menos que um labrador.

Se um dia pudesse então ter o cão da raça dos meus sonhos sem essas condicionantes, então compraria um labrador.

Seja qual for o cão que arranje, de certeza que vai ser sempre um fiel amigo e um grande companheiro. Só tem que pensar é na felicidade do seu futuro companheiro.

Muitas felicidades.
marta_vasques
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 3:02 pm

Obrigada pela sua opinião.
Como vê, arranjar um animal de companhia não é coisa que se faça de ânimo leve e dá muito que pensar!
Tenho visitado vários canis, quer de criadores da raça, quer de animais para adoptar, e a minha vontade é levar todos para casa. :) Falta a tal quinta, como dizia...
Terei de ponderar bem a minha decisão e continuo a contar com as vossas sugestões - muitas cabeças pensam melhor do que uma!

Seja qual for o cão ( labrador ou rafeiro apuradíssimo), será muito estimado!
Responder

Voltar para “Cães”