Codorniz da China - Agressividade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta mai 17, 2012 2:58 pm

Olá a todos!

Estou a ter alguns problemas com a minha codorniz da China macho.

A codorniz está numa gaiola grande acompanhada com canários, mandarins e rolas diamante.

Acontece que ultimamente ( à cerca de 2 ou 3 semanas ) a codorniz tem estado bastante agressiva com os demais habitantes. Não deixa ninguém poisar no chão, arranca as penas a todos os pássaros ( uma das minhas rolas já não tem praticamente penas na barriga e um canário e um mandarim não têm quase rabo nenhum ) e nem os canários deixava chegar aos comedouros.
Já a vi em acção e ela arranca mesmo as penas aos restantes, chega a puxá-los e a agarrá-los com o bico!

Por causa desta agressividade toda, tive de a separar para uma gaiola diferente.
A gaiola está ao lado da outra, pelo que a codorniz continua a ver as outras aves, só que é bastante pequena ( 35 cm de comprimento, 50 cm de altura e 24 cm de largura ). Não tenho gaiolas maiores e arranjar espaço para colocar esta já foi bastante difícil.
Quando a pus na gaiola, ela tentou sair, mas agora já acalmou e todas as outras aves foram logo para o chão e comer em paz assim que sentiram a sua ausência.

Acham que fiz bem ?
O que aconselham ?
Acham que esta separação deverá ser permanente ou apenas temporária ?
Alguém sabe porque poderá ela estar agressiva se nunca o foi ?

Desculpem a quantidade de dúvidas, mas não sei bem o que fazer :? .

Obrigada :wink: .
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 11:05 am

Ela estava sempre a tentar sair da gaiola onde eu a coloquei e, como tive pena, voltei a colocá-la na outra gaiola com os outros pássaros, mas continuou a mostrar-se agressiva. Hoje de manhã estava a puxar as asas a um canário a arrancou-lhe algumas penas, bem como a constante perseguição que faz a uma das rolas.

Ou seja, voltei a colocá-lo na gaiola pequena. Tenho pena, mas é para o bem dos outros todos.

Ela agora pia muito e está sempre a tentar voltar à gaiola grande.

Se alguém puder ajudar ... agradeço :wink: .
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

sábado mai 19, 2012 11:27 am

Nitara Escreveu:Ela estava sempre a tentar sair da gaiola onde eu a coloquei e, como tive pena, voltei a colocá-la na outra gaiola com os outros pássaros, mas continuou a mostrar-se agressiva. Hoje de manhã estava a puxar as asas a um canário a arrancou-lhe algumas penas, bem como a constante perseguição que faz a uma das rolas.

Ou seja, voltei a colocá-lo na gaiola pequena. Tenho pena, mas é para o bem dos outros todos.

Ela agora pia muito e está sempre a tentar voltar à gaiola grande.

Se alguém puder ajudar ... agradeço :wink: .
Não sei mesmo o que poderá estar-se a passar... talvez por falta de espaço, e as outras aves estarem sempre a poisar no espaço dele... ou então não será da época??? Alguns machos ficam agressivos...
Não podemos salvar o Mundo mas podemos salvar uma vida.
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 11:31 am

Desde já, obrigado pela resposta :wink: .

Falta de espaço acho que não é. A gaiola é grande e ele já está aqui à quase um ano e nunca foi agressivo.

Também ponderei a hipótese de ser a época. Sei que alguns machos ficam mais territoriais e agressivos.

Mas acham que fiz bem separá-lo ?
Coloquei agora um montinho de areia para ele tomar banho e ele tomou. Parece-me feliz.
Os outros pássaros já vão para o chão mais vezes e estão sossegados.
AnnieBata
Membro Veterano
tartaruga

sábado mai 19, 2012 11:35 am

Nitara Escreveu:Desde já, obrigado pela resposta :wink: .

Falta de espaço acho que não é. A gaiola é grande e ele já está aqui à quase um ano e nunca foi agressivo.

Também ponderei a hipótese de ser a época. Sei que alguns machos ficam mais territoriais e agressivos.

Mas acham que fiz bem separá-lo ?
Coloquei agora um montinho de areia para ele tomar banho e ele tomou. Parece-me feliz.
Os outros pássaros já vão para o chão mais vezes e estão sossegados.
Sim, eu acho que fez bem. Eu no seu lugar teria feito o mesmo, em vez de arrancar as penas, pode arrancar outra coisa é preciso ter cuidado.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado mai 19, 2012 12:33 pm

Estamos na época de acasalamento é normal haver essa agressividade. Tem de separa-lo, porque está não só a stressar se a ele próprio com as outras aves. Se não tiver uma gaiola maiorzita, faça um bom petisco
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Nitara
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 12:40 pm

Há grande problema em mantê-la numa gaiola deste tamanho temporariamente ?

Ela agora até está sossegada, lá anda de um lado para o outro. Já comeu, já bebeu e já tomou o banho de areia.
Pus-lhe uma tábua nas grades da gaiola e ela salta lá para cima, o que a possibilita de ver as outras aves ( as gaiolas estão juntas uma à outra ).
Nitara
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 6:16 pm

Acho que realmente fiz bem em separar a codorniz da China. Ela parece-me bem e não alterou o seu comportamento.

Em relação às outras aves, estão muito mais sossegadas. Uma das rolas diamante está quase depenada ( devido às bicadas da codorniz e também devido ao stress, pois mantia-se encolhida e sempre com medo de ir comer ou debicar o chão ) e agora já se mostra bastante activa e melhor.

Estou desejosa que a época de acasalamento termine, para poder juntá-la outra vez ás outras aves.
AnnieBata
Membro Veterano
tartaruga

domingo mai 20, 2012 7:40 pm

Nitara Escreveu:Acho que realmente fiz bem em separar a codorniz da China. Ela parece-me bem e não alterou o seu comportamento.

Em relação às outras aves, estão muito mais sossegadas. Uma das rolas diamante está quase depenada ( devido às bicadas da codorniz e também devido ao stress, pois mantia-se encolhida e sempre com medo de ir comer ou debicar o chão ) e agora já se mostra bastante activa e melhor.

Estou desejosa que a época de acasalamento termine, para poder juntá-la outra vez ás outras aves.
Ainda bem que está tudo a compor-se :D
Nitara
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 1:47 pm

Desculpem voltar a puxar o tópico para cima, mas é só para saberem que a minha codorniz já está muito mais calma e já não é tão agressiva com os restantes habitantes. Já não está separada.
Às vezes, lá assusta um canário e este é obrigado a sair do chão, mas acontece raramente e não é nada de grave.

Espero que se mantenha tudo assim e obrigado aos que participaram neste tópico e ajudaram :wink: .
Responder

Voltar para “Aves”