Alimentação: número de vezes por dia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado mai 19, 2012 4:39 pm

Olá.

Recapitulando, a minha cadela tem quase 10 meses e quase 6 kg.

Desde os 4 meses que come 2 vezes por dia. Desde os 5 que tem sido uma "festa" para ela comer, com alguma criativadade da minha parte, sempre com uns 97% de ração seca e entre 3% a 5% de invenções palátáveis (fígado, queijo, fiambre, arroz). E a verdade é que ela não quer saber se passa fome ou não. Uma cadela tem que ter princípios! Não é só darem-lhe ração e pronto! :)

Bem... também me questionei se não a deveria passar para 1x por dia, para comer com mais vontade, que era o que acontecia quando fazia birra.

Bem, agora com o calor, passei só a dar-lhe 1x, á noite e apesar de precisar de ser lembrada para começar a comer, funciona bem. No entanto parece-me pouco. Não lhe ia dar o dobro só de uma vez, mas parece-me pouca quantidade, apesar de ela não estar a emagrecer
Ela tb praticamente não tem actividade durante o dia, além de rodar as sestas por sítios diferentes. Apenas começa a brincar nas horas mais frescas, antes e depois de jantar.

Em cachorra em média comia 120 gr/dia.
Há uns meses que tem estado a comer cerca de 100gr/dia, sendo que como não acho mto, quando ela tem picos de crescimento e me pede mais, claro que dou. Acontece de tempos em tempos.
Agora, com esta experiência ao dar só 1 x, estou a dar-lhe 80 gr, para não dar logo 100 gr. Ainda não pediu mais e de vez em quando deixa uns croquetezitos.

Gostaria de saber as vossas opiniões. Acham pouco? São da opinião que se deva dar só 1 vez por dia? (Inicialmente não era esta a minha ideia, mas parece que se adapta a ela). Devo deixa-la com as 80 gr e subir gradualmente para as 100? Deixo-me estar quieta e observo se não emagrece?
Opinem lá sff, pessoas com experiência.
Obrigada.
Eris
Membro Júnior
Registado: sábado mai 19, 2012 3:04 pm

sábado mai 19, 2012 5:11 pm

Aos meus sempre dei ração uma vez por dia e eles iam comendo ao longo do dia. Excepto nos primeiros meses, até meio ano mais ou menos que costumo dar entre 2 ou 3 vezes por dia e alternar ração seca com húmida.

Depois de crescidos dou quase sempre seca, e ao fim de semana ou quando estou por casa dou um pouco de húmida para não ficar durante o dia todo a secar.

Já a minha mãe sempre deu 2 a 3 vezes por dia, ao almoço e ao jantar e às vezes de manhã, quando acorda cedo e também nunca se queixaram ahaha

Acho que é uma questão de hábito do animal mesmo.

Quanto à quantidade, eu dou mais ou menos o recomendado na embalagem, logo de manha. Depois se vir que sobra ou que ficam com fome, aumento ou diminuo a dose. E dou uns biscoitos e assim de vez em quando, só por miminho mesmo :)
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sábado mai 19, 2012 5:48 pm

Não se deve deixar a ração à disposição!

Devemos ter horários estabelecidos, de preferência 2 vezes por dia quando o cão é adulto.

Quando se deixa à disposição, além de o cão não cumprir com os horários, por vezes não chega a consumir a quantidade aconselhável num dia, além de atrair insectos e amolecer a ração.

1 vez por dia é perigoso em raças grandes. Comem tudo de uma só vez o que pode resultar numa grande dor de cabeça para o dono e para o cão.
Eris
Membro Júnior

sábado mai 19, 2012 5:51 pm

fmoniz Escreveu:1 vez por dia é perigoso em raças grandes. Comem tudo de uma só vez o que pode resultar numa grande dor de cabeça para o dono e para o cão.
Perigoso como assim?
O maior cão que tive foi um husky e estava na casa da minha mãe, por isso comia 2 a 3 vezes por dia mais uns biscoitos de vez em quando, umas maçãs que adorava e uns ossitos de vez em quando.

Agora tenho um arraçado de pit bull e estava a pensar dar-lhe uma vez por dia quando crescer :? Se calhar não devia...
fmoniz
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 5:53 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=608

Aconselho-a a ler este tópico.
A torção do estômago não é incomum em determinadas raças.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado mai 19, 2012 5:58 pm

Perigoso no sentido de como são de raça grande têm uma maior predisposição para fazerem torção de estômago... se tiver o estômago bem cheio e fizer algum tipo de exercício (em Great Danes por vezes basta um salto para um sofá...) aumenta o risco de torção. (não quer dizer que aconteça obrigatoriamente, mas há um risco acrescido :))

Quanto à questão inicial... não vejo porque não dar uma vez por dia e quanto às quantidades... que quantidade é a diária referida no saco?
Eris
Membro Júnior

sábado mai 19, 2012 5:58 pm

Já tinha lido sobre isso, quando tinha o husky pesquisei bastante mas nunca tinha visto em lado nenhum que podia ser causado por comer apenas uma vez por dia...

Mudança de planos: O kenpachi vai ter a comida dividida por 2 ou 3 refeiçoes :)
fmoniz
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 6:01 pm

Cuidado com os ossos principalmente os de frango, as lascas podem ser perigosas.

Já dei este tipo de ossos a cães meus, quando ainda não sabia muito acerca deste mundo, nunca aconteceu nada, mas desde que li que podiam causar perfurações nas paredes do estômago que nunca mais dei. Mias vale prevenir do que remediar.
É só um conselho pois não sei até que pontos os cães não os mastigam devidamente.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado mai 19, 2012 6:07 pm

MiMoo Escreveu: Quanto à questão inicial... não vejo porque não dar uma vez por dia e quanto às quantidades... que quantidade é a diária referida no saco?
Superior, tipo de 120 a 140gr.
Mas desde pequena sempre comeu um pouco menos do que o indicado. Mas de 100, para 120 a diferença é pequena.
Já de 80 para 120...
MiMoo
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 6:22 pm

Estou a ver que ela é "chata" para comer :P
Se ela tem um baixo nível de exercício e se sempre comeu 100g não faz mal comer só 100 ao final do dia. Para lhe abrir o apetite tente colocar um fiozinho de azeite por cima da ração ou então fazer uma mistura com um pouco de comida em lata :)
O azeite, por vezes resulta! Ela também pode andar a comer menos devido ao calor...
Eris
Membro Júnior

sábado mai 19, 2012 6:22 pm

fmoniz Escreveu:Cuidado com os ossos principalmente os de frango, as lascas podem ser perigosas.

Já dei este tipo de ossos a cães meus, quando ainda não sabia muito acerca deste mundo, nunca aconteceu nada, mas desde que li que podiam causar perfurações nas paredes do estômago que nunca mais dei. Mias vale prevenir do que remediar.
É só um conselho pois não sei até que pontos os cães não os mastigam devidamente.
Sim, de frango nunca demos. O Jumpi só "comia" aqueles ossos bem grandes, a minha mãe comprava às vezes no talho, as sobras, e cozia. Nem sei bem de que era aquilo, mas o cão adorava. Ia roendo roendo até que se fartava, ou vinha um novo :)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado mai 19, 2012 6:56 pm

MiMoo Escreveu:Estou a ver que ela é "chata" para comer :P
Se ela tem um baixo nível de exercício e se sempre comeu 100g não faz mal comer só 100 ao final do dia. Para lhe abrir o apetite tente colocar um fiozinho de azeite por cima da ração ou então fazer uma mistura com um pouco de comida em lata :)
O azeite, por vezes resulta! Ela também pode andar a comer menos devido ao calor...
Onde eu assinalei, queria dizer 80, não é?

Sim, é chatinha!
Prefere andar 1 semana a cumprir os mínimos de sobrevivência do que "quebrar"...

Realmente o azeite já me tinham dito mas foi a coisa que nunca experimentei. Tenho que experimentar, mas só mesmo para concluir que ela lhe faz o mesmo do que as outras coisas quando são novidade: o entusiasmo dura 2 dias.

E quanto ao exercício... nos dias que íamos correr dava-lhe as 120gr (por 2 x), mas como tivemos mais de 1 mês de chuva/vento seguido, andavam a ser os 100 gr.

De qualquer forma, tenho estado esta semana a dar-lhe as 80gr (+ 3% de qlqr coisa) e umas horas depois ainda lhe vou deixar uns croquetes na gamela, por descargo de consciência, mas excepto 1 x, têm lá ficado sempre.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado mai 19, 2012 7:26 pm

Convém sempre dividir a ração em duas vezes.

Deixar a comida à disposição é que nunca. Mete-se a comida e se o cão não come logo, retira-se só se dá na próxima altura de comer.

A comida é aquilo que facilita mais o relacionamento com o dono e o cão perceber quem manda. Se fica com a comida à disposição, tudo isto fica anulado.
MiMoo
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 8:48 pm

Eu estava a pensar em 100 mesmo. Porque 80 é menos 40g do que o que eles estipularam... mas claro, se a cadela não perder peso é porque 80 chega para ela! (Suponho que deve haver variação de metabolismo individual como nas pessoas :))
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado mai 19, 2012 9:24 pm

O meu tem sempre ração há disposição porque não o consegui habituar a tal, umas vezes come um bocado, outras limpa a gamela.
Hoje não me importo muito com isso pois até acho que se poupa ração e não vejo necessidade de o fazer comer a uma certa hora.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Responder

Voltar para “Cães”