Alimentação: número de vezes por dia
Moderador: mcerqueira
Sempre dei de comer aos meus cães uma vez por dia, sempre à noite para não se porem a fazer barulho com fome durante as horas de descanso.
Também nunca medi a comida, nem a ração, quando passei a dar-lhes só ração: comiam tudo o que tinham na vontade. Se comiam pouco, era problema deles, embora ficasse atenta a qualquer possível problema de saúde. E também nunca lhes acrescentei petiscos à ração, pois considero um mau hábito.
De igual modo nunca fui rigorosa quanto ao tempo que os pratos permaneciam à disposição. Se comiam tudo de uma assentada, tirava-os para lavar quando acabavam. Se levavam mais tempo, deixava lá ficar até me ir deitar, altura em que arrumava a cozinha.
Também nunca medi a comida, nem a ração, quando passei a dar-lhes só ração: comiam tudo o que tinham na vontade. Se comiam pouco, era problema deles, embora ficasse atenta a qualquer possível problema de saúde. E também nunca lhes acrescentei petiscos à ração, pois considero um mau hábito.
De igual modo nunca fui rigorosa quanto ao tempo que os pratos permaneciam à disposição. Se comiam tudo de uma assentada, tirava-os para lavar quando acabavam. Se levavam mais tempo, deixava lá ficar até me ir deitar, altura em que arrumava a cozinha.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Os outros 2 cães antes dela eram lambões, daí que sempre medimos a comida para não ficarem gordos!! 
Por outro lado, esta como era mto pequena quando chegou, "qualquer croquete a mais" ficava com a barriga a arrojar no chão. Era tudo tão diferente que senti necessidade!
Mas Floripes2, na volta mede-lhes a comida, só que não é em gramas mas em medidas de comida ou pelo tamanho X da gamela...

Por outro lado, esta como era mto pequena quando chegou, "qualquer croquete a mais" ficava com a barriga a arrojar no chão. Era tudo tão diferente que senti necessidade!

Mas Floripes2, na volta mede-lhes a comida, só que não é em gramas mas em medidas de comida ou pelo tamanho X da gamela...
Sim, meço a olho, é verdade. Ao fim de alguns dias de ver o cão a comer, fixo a quantidade média consumida e dou sempre mais ou menos aquela.
O que, no caso da comida cozinhada é um tanto falível, pois por vezes meço mal e dou a menos. Nada que não corrija logo, quando vejo que quando chega ao fim o animal fica com ar de quem comia mais.
No caso da ração, em geral acerto com a quantidade à primeira, não ligo muito às medidas indicadas pelas marcas. Talvez seja bota-de-elástico, mas a verdade é que as medições muito rigorosas de comida não me convencem. Deixo que eles me "digam" quanto querem, e não me dou mal com isso. Nem eles.
O que acho, no caso da sua cadelinha, é que ela está a ser mal habituada. Tentar levá-la a comer mais misturando-lhe petiscos na ração está a fazer dela uma niquenta. Como a dona tem fraquejado e lhe tem dado esses extras, ela faz fita para obter gulodices. Por outro lado, como não tem muito exercício, o organismo não lhe pede grande reposição de forças, por isso come pouco. Ou come abaixo do que as tabelas indicam. Essas tabelas são sempre feitas baseadas em dados médios. Uns cães precisam de mais, outros, de menos. E pode crer que nunca nenhum cão saudável morreu de fome por capricho...
O que, no caso da comida cozinhada é um tanto falível, pois por vezes meço mal e dou a menos. Nada que não corrija logo, quando vejo que quando chega ao fim o animal fica com ar de quem comia mais.

No caso da ração, em geral acerto com a quantidade à primeira, não ligo muito às medidas indicadas pelas marcas. Talvez seja bota-de-elástico, mas a verdade é que as medições muito rigorosas de comida não me convencem. Deixo que eles me "digam" quanto querem, e não me dou mal com isso. Nem eles.
O que acho, no caso da sua cadelinha, é que ela está a ser mal habituada. Tentar levá-la a comer mais misturando-lhe petiscos na ração está a fazer dela uma niquenta. Como a dona tem fraquejado e lhe tem dado esses extras, ela faz fita para obter gulodices. Por outro lado, como não tem muito exercício, o organismo não lhe pede grande reposição de forças, por isso come pouco. Ou come abaixo do que as tabelas indicam. Essas tabelas são sempre feitas baseadas em dados médios. Uns cães precisam de mais, outros, de menos. E pode crer que nunca nenhum cão saudável morreu de fome por capricho...

</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
Sempre deixei a ração há disposição dos meus animais, e não é por isso que estão obesos ,foram desde muito pequenos habituados assim, também eles são de pequeno porte ,não sou de opinião de dar comida uma vez por dia deixo sim há disposição.
E nunca tive um animal que comece tudo de uma só vez ,isso é um hábito que é imposto ao animal logo de pequenos.
Mas sim sei que há animais que parecem aspiradores e a esses é complicado dar tudo de uma vez só, a ração não fica mole nem húmida também não lhe dou outro tipo de comida só ração ,azeite nunca experimentei!!!!
Mas é uma ideia para quando falta o apetito .Na minha opinião quando há mais que 1 animal são mais felizes comer brincar para eles é uma diversão.
E nunca tive um animal que comece tudo de uma só vez ,isso é um hábito que é imposto ao animal logo de pequenos.
Mas sim sei que há animais que parecem aspiradores e a esses é complicado dar tudo de uma vez só, a ração não fica mole nem húmida também não lhe dou outro tipo de comida só ração ,azeite nunca experimentei!!!!
Mas é uma ideia para quando falta o apetito .Na minha opinião quando há mais que 1 animal são mais felizes comer brincar para eles é uma diversão.
Tenho 2 cães. Um, tem cerca de 13kg, o outro, tem 43kg.
Sempre deixo uma pequena porção de ração à disposição, durante o dia. À noite, sob supervisão, misturo o que sobrou da ração do dia com um pouco de arroz ou com o conteúdo de uma lata de carne, respeitando as necessárias quantidades, para cada um dos cachorros.
Peso-os mensalmente, de forma a formular as quantidades para cada um deles, com a menor oscilação de peso possível.
Sempre deixo uma pequena porção de ração à disposição, durante o dia. À noite, sob supervisão, misturo o que sobrou da ração do dia com um pouco de arroz ou com o conteúdo de uma lata de carne, respeitando as necessárias quantidades, para cada um dos cachorros.
Peso-os mensalmente, de forma a formular as quantidades para cada um deles, com a menor oscilação de peso possível.
Dou duas refeições por dia, pequeno almoço e jantar. De manhã coloco mais ração do que à noite, se comerem tudo muito bem, se não comerem, vão comendo. Mas não há dia em que não chegue às 8 da noite com as taças a brilhar, bem lambidas e vazias
Por vezes eles próprios racionam a comida. Outros são mais lambões e separo-os para comer, senão mal acabam a refeição deles, vão às dos outros
Também não gosto de horários rígidos, embora reconheça que as rotinas e a disciplina são importantes, para eles e para nós. Chato é quando, por algum motivo, há um atraso... Noutro dia cheguei duas horas mais tarde que a hora habitual e tinha o quintal num pandemónio, foram ao saco do lixo. Bom, pelo menos já deixaram de me espatifar mangueiras. 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
ao ler este topico vejo que nao estou a criar os melhores habitos ao meu cao
antes dos 3 meses dava 4x ao dia e tinha sempre o prato limpo e o vet mandou abusar um pouco na dose recomendada agora com 3 meses reduzi para 3x mesmo aumentei nas doses e continua o prato varrido, exprimentei colocar dosagem a dobrar sobra sempre... pensei que seria benefico para ele sempre que lhe apetecer ter comida á disposiçao... ja estou a ver que estou a fazer uma grande borrada 

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Não, tem estado a fazer bem, quanto a mim. O seu cachorro está a crescer e as necessidades em alimento correspondem à idade.
Do que se tem estado a falar aqui é de como, e com quanto, alimentar um cão adulto ou ainda adolescente.
Mas se tem dúvidas, peça conselho ao seu veterinário e siga as indicações dele.
Do que se tem estado a falar aqui é de como, e com quanto, alimentar um cão adulto ou ainda adolescente.
Mas se tem dúvidas, peça conselho ao seu veterinário e siga as indicações dele.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Não se apoquente, porque não existe uma fórmula certa. O importante é que os cachorros comam tanto quanto necessitam, independentemente do número de "refeições".dragablue Escreveu:ao ler este topico vejo que nao estou a criar os melhores habitos ao meu caoantes dos 3 meses dava 4x ao dia e tinha sempre o prato limpo e o vet mandou abusar um pouco na dose recomendada agora com 3 meses reduzi para 3x mesmo aumentei nas doses e continua o prato varrido, exprimentei colocar dosagem a dobrar sobra sempre... pensei que seria benefico para ele sempre que lhe apetecer ter comida á disposiçao... ja estou a ver que estou a fazer uma grande borrada
O ideal será adaptar o número de refeições à disponibilidade dos donos, respeitando sempre as necessidades nutricionais do cachorro.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
obrigatoriamente, por vezes nao tenho outra opçao, uma semana por mes o meu horario de trabalho coincide com o da minha mulher, em que saí-mos de casa pelas 06:00h e só voltamos pelas 18:00h sao muitas horas sozinho
coloca-mos sempre o comedouro cheio e ele come que se farta mas sobra sempre... tenho sempre receio de lhe acontecer algo por comer demasiado e eu nao poder estar presente
existem alguns riscos de indisposiçao do exesso de comida??

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
O meu canito come duas vezes por dia. Às 06h00 e por volta das 18h00.
À volta de 180/190 gramas de cada vez.
Fora disso lá come um biscoito de vez em quando, partido aos bocados, para render mais...
Não posso dar-lhe à discrição porque senão não parava de comer...
À volta de 180/190 gramas de cada vez.
Fora disso lá come um biscoito de vez em quando, partido aos bocados, para render mais...
Não posso dar-lhe à discrição porque senão não parava de comer...
Ola bom dia
Sempre coloque a comida a descrição das minhas três cadelas.
E quando iam á rua não comiam nada do chão .
Como mudei de casa estão mais gordinhas, estou a retirar comida aos poucos, dou praticamente só ração dantes dava lhes um mimo arroz com peito de frango ou fígado e pescoços.
Agora vão a rua se não estiver, atenta devoram tudo do chão, mas como são obedientes se disser Não elas largam. É o que me vale .
Sempre coloque a comida a descrição das minhas três cadelas.
E quando iam á rua não comiam nada do chão .
Como mudei de casa estão mais gordinhas, estou a retirar comida aos poucos, dou praticamente só ração dantes dava lhes um mimo arroz com peito de frango ou fígado e pescoços.
Agora vão a rua se não estiver, atenta devoram tudo do chão, mas como são obedientes se disser Não elas largam. É o que me vale .
dragablue Escreveu:obrigatoriamente, por vezes nao tenho outra opçao, uma semana por mes o meu horario de trabalho coincide com o da minha mulher, em que saí-mos de casa pelas 06:00h e só voltamos pelas 18:00h sao muitas horas sozinhocoloca-mos sempre o comedouro cheio e ele come que se farta mas sobra sempre... tenho sempre receio de lhe acontecer algo por comer demasiado e eu nao poder estar presente
existem alguns riscos de indisposiçao do exesso de comida??
Eu também coloco comida suficiente para elas comerem na minha ausência
Não tem nada para fazer a não ser, ficar no sofá a ver tv canal Discovery
Alturas que comem quase tudo outras alturas não comem praticamente nada Portanto acho qua não lhes deve fazer mal nenhum porque um animal com fome fica nervoso irrequieto e só faz disparates. Tenho, me dado bem com o meu procedimento.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Ola yuki. sera que ela nao ta farta da racao? Como sabes o meu panda fartou.se da royal canin.. eu no fim ja misturava iogurte e so assim ele comuia.
Agora desde que mudei de racao... é uma maravilha, nao junto nada.
dou comida 2x por dia e tb a olho. agarro no saco e despejo nas tigelas ja pus a medida exacta, mas como ponho sempre um pouco mais... ponho a olho pq ja sei quanto é.
isso é muito cchato... eu misturava iogurte, tinha que dar a boca... entao mudei de racao e ficou tudo bem!
Agora desde que mudei de racao... é uma maravilha, nao junto nada.
dou comida 2x por dia e tb a olho. agarro no saco e despejo nas tigelas ja pus a medida exacta, mas como ponho sempre um pouco mais... ponho a olho pq ja sei quanto é.
isso é muito cchato... eu misturava iogurte, tinha que dar a boca... entao mudei de racao e ficou tudo bem!

Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
O Jack sempre comeu ração seca.
Até 1 ano, dava-lhe a ração de manhã e à tarde. Por vezes de tarde ainda lá estava um pouco que eu reforçava. Não era lambão. Para ficar junto a nós chegava a passar o dia inteiro sem comer e tinha que o levar à gamela e ficar lá à espera que comece… se me viesse embora, seguia-me e não comia. Aliás, ainda hoje é assim!
Estraguei tudo quando lhe ofereci uns ossos embalados em vaco, com alguma carne seca… Não foi um miminho, foi UMA GRANDE AGENEIRA.
Quando lhe dava a ração, não lhe tocava. Paramos de lhe dar miminhos (pão, bolachas Maria – quando damos bolachas aos miúdos ele também comia.. era o ultimo a receber mas recebia..
Para situações drásticas = medidas drásticas.
Punha-lhe a gamela com ração à frente e ele ia-se embora de cabeça baixa e encolhido.
Até mesmo a ração de peixe que ele adorava ficava na gamela!! Cheguei a ralhar-lhe e mesmo desesperado, a meter-lhe a comida na boca!! Durante 3 dias, pus-lhe a gamela à frente e ele ia-se embora cabisbaixo e triste… retirava a gamela. Ficou no total 4 dias sem comer… ao final do quarto dia, lá se resignou a comer a ração. A mesma ração que sempre comeu bem desde cachorro!
Resultados:
1 - Deixou de comer na minha presença. A ração fica na gamela e come depois.. sobretudo de noite. É uma exceção comer na minha presença.. tem que estar esfomeado!!
2 - Antes comia da minha mão. Se lhe estendo a mão com ração, recolhe-se… mas continua a comer biscoitos.
3 - Come só uma vez por dia.
4 – Acabaram-se os ossos.
5 – Miminhos sim mas com peso e medida.
Até 1 ano, dava-lhe a ração de manhã e à tarde. Por vezes de tarde ainda lá estava um pouco que eu reforçava. Não era lambão. Para ficar junto a nós chegava a passar o dia inteiro sem comer e tinha que o levar à gamela e ficar lá à espera que comece… se me viesse embora, seguia-me e não comia. Aliás, ainda hoje é assim!
Estraguei tudo quando lhe ofereci uns ossos embalados em vaco, com alguma carne seca… Não foi um miminho, foi UMA GRANDE AGENEIRA.
Quando lhe dava a ração, não lhe tocava. Paramos de lhe dar miminhos (pão, bolachas Maria – quando damos bolachas aos miúdos ele também comia.. era o ultimo a receber mas recebia..

Resultados:
1 - Deixou de comer na minha presença. A ração fica na gamela e come depois.. sobretudo de noite. É uma exceção comer na minha presença.. tem que estar esfomeado!!
2 - Antes comia da minha mão. Se lhe estendo a mão com ração, recolhe-se… mas continua a comer biscoitos.
3 - Come só uma vez por dia.
4 – Acabaram-se os ossos.
5 – Miminhos sim mas com peso e medida.