Miaufina

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta mai 16, 2012 7:18 pm

No mesmo sítio não andam a dar-lhe nada, mas hoje já voltou a comer :)
À pouco quando lá fui lá estava o/a preto e branco a mamar :D mas vim-me logo embora porque ela percebeu que eu estava lá e começou a ficar nervosa, tenho de evitar o fim da tarde é quando ela fica mais à vontade com os pequenos e não a quero incomodar, mas só assim consigo ir vendo os pequenos... que por sinal acho que ainda não abriram os olhos :roll:
Ontem abri outro saquito de ração o 1º (400g) foi-se numa semana (alguma foi estragada (o comer atrai insectos e quando ela não come, eu deito fora e ponho novo).
Por agora vou apenas dar-lhe comer (e água) e tentar não a stressar muito, quando eles abrirem os olhitos logo se vê o que será melhor fazer.

Mais uma vez obrigada pela ajuda e pelo apoio :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 16, 2012 7:46 pm

MaguiC Escreveu:...Em relação ao paté dado que das outras vezes ela não lhe tocou acham que devo tentar ou mais vale manter só a ração por enquanto.
se posso fazer alguma coisa dentro do pouco que está ao meu alcance porque não tentar melhorar as coisas?
Por enquanto posso sonhar que consigo mudar o Mundo sou nova e ainda estou numa fase em que ainda me é permitido imaginar um mundo melhor :)
Ainda bem que assim pensa e faz, MaguiC. É o que mais falta faz neste mundo, essa frescura de pensamento e confiança no futuro. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 18, 2012 1:28 pm

Como vai a mamã e pimpolhos?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 3:25 pm

A mamã ontem à noite ficou com fomeca tive de ir lá mais cedo do que o costume porque ia sair deixe-lhe o comer mas ela não comeu (ou comeu pouco) hoje de manhã quando cheguei tinha a ração ensopada :roll: resultado mais ração estragada, tacinha limpa e ração nova, quando voltei para a ver à hora do almoço tinha limpo o prato :D
Ela já come todos os dias, apesar de eu ainda não ter conseguido acertar com os horários dela... mas está a enfiar-se cada vez mais pelos arbustos adentro, eu tento manter a rotina vou lá 3/4 vezes por dia falo com ela e deixo comer de manhã e à tarde ou noite, nem sempre é fácil ir à mesma hora :roll:
O problema agora é que os bebés já devem ter os olhinhos abertos pelo que mais uns dias e já devem andar armados em exploradores... aqui na zona há muitos cães, pessoas com menos boas intenções, um gato macho e carros (mesmo por cima do ninho)...não sei se mantenha as coisas assim ou se chame ajuda (a associação) para a apanhar :roll:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado mai 19, 2012 7:07 pm

Se essas crias não começarem a ser manuseadas por seres humanos, o periodo de imprinting vai passar muito rápidamente e eles vão ficar bravos sendo muito difícil depois reverter a situação.
Os gatinhos bebés tem um processo de socialização muito especifico e toda a gente aqui que lida com gatos sabe como é complicado arranjar donos para animais que bufam, arranham e fogem. E que podem ficar assim muito tempo ou até nunca se tornarem confiantes o suficiente para estar numa casa.

Já vi gatinhos minúsculos que mordiam e se defendiam de tal forma que era muito complicado agarrá-los.

Não é fácil porque entretanto a gata assim que vir que lhe mexem nos bebés vai procurar mudar de sitio. O ideal seria remover mãe e crias para um local seguro.
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 8:38 pm

Ela vai mesmo ter de sair dali :? acabei de andar a correr atrás de um cão vadio para o espantar de lá :x e os arbustos em frente do ninho estavam deitados ao chão (e não foi o cão que fez aquilo)
Falei com srª da associação elas vão tentar vir na próxima semana :roll:
Só espero que a mamã colabore :|
Obrigada mais uma vez pela vossa ajuda.
MaguiC
Membro Veterano

sábado mai 19, 2012 11:18 pm

semi-off-topic

Estou com um problema canino chamado pulgas!
Na 5ª feira apanhei uma pulga no Simba, pelo que ele e a Vicky foram diretos para a banheira e levaram uma boa esfregadela (o sabonete deles costuma ser eficaz como repelente de bicharada, pelo menos nas zonas em que é aplicado), eles não têm andado com pipeta porque quando a põem se fartam de coçar no sítio de aplicação acontece que tenho de esperar mais 1 ou 2 dias para a poder colocar e hoje voltei a encontrar uma pulga no Simba, pelo que amanhã com + ou - efeito vão levar com a pipeta.
Agora a questão que se põem, e é aqui que entra a gata, é será que fui eu a trazer as pulgas para dentro de casa? normalmente os meus cães não são muito dados a pulgas, mas como agora ando lá no meio dos arbustos será que a fonte é de lá? Se for é ainda mais urgente tirar os bichanos de lá :S e pondo as coisas de outra maneira, estando os meus cães com pulgas será que posso "transportar" pulgas para o ninho da gata?

Confesso que ando bastante ansiosa pela gatinha e agora mais esta não vem nada a calhar! :S
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo mai 20, 2012 7:45 am

Possivelmente foste mesmo tu q levaste o pulguedo para casa :P gatos de rua costumam ter pulgas, são quase "hospedeiros naturais" (as carraças preferem os cães, mas tb há gatos que as atraem). Se a pipeta os incomoda, experimenta dar-lhes uma boa esfrega com BioKill ara animais, uma embalagem custa cerca de 8 euros, é inodoro e biodegradável e, sobretudo, bastante eficaz. Podes tb usar o BioKill de uso doméstico MAS NÃO NOS CÃES (tem uma composição ligeiramente diferente), que custa cerca de 3 euros e tb não lhes é prejudicial. Espero que a associação se despache e, entretanto, vai tentando caçá-los.... vê se te emprestam uma armadilha. No tópico do gato Zorro estão exemplificadas várias técnicas de caça. Se apanhares um bebé e o colocares numa transportadora, atrás da armadilha, com tudo bem tapado, para ficar escurinho e convidativo, a mãe entrará para tentar ir buscar o filho. Até lá odes começar a habituá-los a comer dentro de uma transportadora sem porta, ou com a porta aberta, assim a comida não se estraga e eles encaram o sítio como seguro, ganham confiança. Depois de alguns dias, colocas uma cordinha na orta da transortadora, passas a corda por dentro, a uma distância considerável e de forma a q a transportadora não deslize... eles entram, puxas a corda rapidamente et voilá, depois é só trancar.
MaguiC
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 2:00 pm

sxmota Escreveu:Possivelmente foste mesmo tu q levaste o pulguedo para casa :P gatos de rua costumam ter pulgas, são quase "hospedeiros naturais" (as carraças preferem os cães, mas tb há gatos que as atraem). Se a pipeta os incomoda, experimenta dar-lhes uma boa esfrega com BioKill ara animais, uma embalagem custa cerca de 8 euros, é inodoro e biodegradável e, sobretudo, bastante eficaz. Podes tb usar o BioKill de uso doméstico MAS NÃO NOS CÃES (tem uma composição ligeiramente diferente), que custa cerca de 3 euros e tb não lhes é prejudicial. Espero que a associação se despache e, entretanto, vai tentando caçá-los.... vê se te emprestam uma armadilha. No tópico do gato Zorro estão exemplificadas várias técnicas de caça. Se apanhares um bebé e o colocares numa transportadora, atrás da armadilha, com tudo bem tapado, para ficar escurinho e convidativo, a mãe entrará para tentar ir buscar o filho. Até lá odes começar a habituá-los a comer dentro de uma transportadora sem porta, ou com a porta aberta, assim a comida não se estraga e eles encaram o sítio como seguro, ganham confiança. Depois de alguns dias, colocas uma cordinha na orta da transortadora, passas a corda por dentro, a uma distância considerável e de forma a q a transportadora não deslize... eles entram, puxas a corda rapidamente et voilá, depois é só trancar.
Obrigada pelas dicas, eles vão mesmo ter de ser capturados o mais rápido possível porque ao que parece já andam em explorações.
O tempo não está a ajudar e ela está cada vez mais entranhada dentro dos arbustos, vou tentar fazer um abrigo com uma caixa de cartão (a transportadora que tenho não dá) se pelo menos ela se habituasse à presença de um objecto desse tipo talvez fosse mais fácil depois com a transportadora e a armadilha (a associação tem uma armadilha)
vou tratar disso e logo à noite venho tentar dar-vos mais informações.
Mais uma vez obrigada.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 20, 2012 3:55 pm

De certeza que as pulgas vem dos gatos, os locais onde eles fazem ninho costumam ficar repletos de pulgas.
Já tive um problema assim por debaixo de uma escada, foi de tal maneira que tive de queimar mato lá para acabar com o pulguedo. E depois lavar tudo com creolina. Mas era dentro de uma propriedade.

Volto a dizer que convém começar a mexer nos gatinhos, fazer festas, habituá-los.
É uma questão de dias para eles fiarem bravos e fugirem dos humanos.
MaguiC
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 5:32 pm

NOtÍCIAS:

1ª)Hoje vi pela "primeira" vez a gata mãe, ela é muito pequena (é do tamanho do meu canito de 4Kg "arraçado de Pinscher" ) não se deixou tocar mas deve ter reconhecido a minha voz porque quando eu falava ela parava, acabou por ir ter com os filhotes (o raça do telemóvel é muito lento e não consegui fotografa-la). Sempre é a gata que eu pensava, já a tinha visto há uns meses :)

2ª) Já construi e coloquei o abrigo perto do ninho dela, deixei o comer e água lá dentro, hoje em princípio não devo chateá-la mais a ver se ela vai investigar o novo objeto

3ª) Voltei a ver o gatito (ou um dos gatitos) preto e branco e ainda não tinha os olhos abertos, por esta altura não era suposto já ter aberto os olhos? eles devem estar com cerca de 18 dias :roll:

4ª) Já percebi que ela deve comer por volta das 17h, hoje deixei-lhe pouca ração e quando a vi ela vinha da direção dos caixotes do lixo :oops: , a ver se agora consigo ganhar só um bocadinho da confiança dela... ou se pelo menos ela "adopta" o abrigo novo
MaguiC
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 6:14 pm

sasquatch Escreveu:De certeza que as pulgas vem dos gatos, os locais onde eles fazem ninho costumam ficar repletos de pulgas.
Já tive um problema assim por debaixo de uma escada, foi de tal maneira que tive de queimar mato lá para acabar com o pulguedo. E depois lavar tudo com creolina. Mas era dentro de uma propriedade.

Volto a dizer que convém começar a mexer nos gatinhos, fazer festas, habituá-los.
É uma questão de dias para eles fiarem bravos e fugirem dos humanos.
É bastante difícil vê-los quanto mais tocar-lhes! :? :roll: :oops: pode ser que agora com o abrigo se torne mais fácil.
De qualquer modo as srªs da associação vão voltar cá para ver se os conseguimos capturar... :roll:
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 8:55 am

Bom dia como era de esperar hoje a mamã ainda não comeu, vamos ver como reage no resto do dia ao novo "emplastro"(leia-se ninho)...
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 9:10 pm

Acho que a mamã hoje não comeu m,as tenho quase a certeza de que já foi investigar o emplastro :) Vamos ver como reage amanhã ;)
MaguiC
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 9:26 pm

Atualização:
Hoje à tarde apanhei a mamã em flagrante a comer, nem eu, nem ela estava-mos à espera de nos vermos tão perto e assustamo-nos as duas (ela mandou um salto para dentro dos arbustos ) :?
Vaga na associação só na próxima semana, armadilha há-de vir se calhar ainda esta semana para ela se habituar :roll:
Já toda a gente na vizinhança me pergunta pela gatinha uns por verdadeira preocupação, outros por cusquice ,mas lá me vão dando algumas informações úteis, ainda agora veio uma vizinha aflita porque ontem à noite um cão (a treinar para a caça :evil: e com um dono estúpido (que é bem capaz de lhe fazer mal ou de incitar o cão a fazer alguma coisa)) andou de roda do ninho da gata :roll:
Não sei como vou e o que fazer, por causa dos cães (e provavelmente das alminhas cuscas cá do sítio) ela está cada vez mais entranhada dentro dos arbustos no fim da semana devem trazer-me a armadilha, mas verdade seja dita eu não sei como aquilo "funcemina" nem como vou conseguir atrai-la lá para dentro :oops: mas mesmo que a consiga apanhar onde é que a vou por??? :o em minha casa não tenho como isola-la, o simba(cão) se a vê nem quero pensar e o meu pai se sabe que ando nisto passa-se, o único sítio em que eventualmente ela poderia pernoitar 1 noite no máximo seria na minha arrecadação e mesmo assim já é arriscar MUITO :roll:
Amanhã vou tirar uma foto ao sítio em que ela está para se perceber melhor como ela está
Alguém tem alguma ideia/sugestão/conselho :?:
Obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”