Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos
Moderador: mcerqueira
Já me tinha lembrado deles. O ruído de uma buzina também deve assustar e pôr em fuga um cão importuno.
No entanto, a indicação daqueles expedientes teve por objectivo sugerir meios que estão à mão de todos. É certo que o cabo de enxada, o cajado, etc., podem ser pouco práticos para quem tem mais de um cão, mas podem ser substituídos por uma cana de bambu, por exemplo, daquelas que se compram nas casas de jardinagem para servirem de tutores a trepadeiras. São leves, não custam a transportar e arrumam-se facilmente junto à porta de casa.
No entanto, a melhor coisa para contornar essas situações é realmente a nossa atitude e firmeza a lidar com todos os cães, o que implica um bom conhecimento da psicologia e comportamento desses animais que nem todos estão para se dar ao trabalho de estudar.
Mas pronto, as sugestões estão dadas, a cada um cabe optar pela que lhe dá mais jeito para afastar cães intrometidos antes de se iniciar uma luta de resultados incertos. E para separar cães engalfinhados não tenho nenhuma receita miraculosa que nos poupe dentadas e ferimentos.
No entanto, a indicação daqueles expedientes teve por objectivo sugerir meios que estão à mão de todos. É certo que o cabo de enxada, o cajado, etc., podem ser pouco práticos para quem tem mais de um cão, mas podem ser substituídos por uma cana de bambu, por exemplo, daquelas que se compram nas casas de jardinagem para servirem de tutores a trepadeiras. São leves, não custam a transportar e arrumam-se facilmente junto à porta de casa.
No entanto, a melhor coisa para contornar essas situações é realmente a nossa atitude e firmeza a lidar com todos os cães, o que implica um bom conhecimento da psicologia e comportamento desses animais que nem todos estão para se dar ao trabalho de estudar.
Mas pronto, as sugestões estão dadas, a cada um cabe optar pela que lhe dá mais jeito para afastar cães intrometidos antes de se iniciar uma luta de resultados incertos. E para separar cães engalfinhados não tenho nenhuma receita miraculosa que nos poupe dentadas e ferimentos.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Um bom conhecimento da psicologia e comportamento dos cães implica que tenhamos consciência que um cão desconhecido, é isso mesmo desconhecido e que devemos preparar estratégias, tendo também consciência que nenhuma é infalível. Os treinadores são cautelosos nas primeiras intervenções com cães agressivos que não conhecem e fazem-no em ambiente controlado.Floripes2 Escreveu: No entanto, a melhor coisa para contornar essas situações é realmente a nossa atitude e firmeza a lidar com todos os cães, o que implica um bom conhecimento da psicologia e comportamento desses animais que nem todos estão para se dar ao trabalho de estudar.
Sou mesmo trenga!!!Tumbleweed Escreveu:Há sprays de ar comprimido, completamente inofensivos, que emitem um barulho que assusta os cães.
http://dogspired.com/tips/the-pet-corrector-spray/
Suponho que seja mais fácil e menos problemático do que andar com pedras, pimenta (???) e cabos de enxada para atacar cães que andem à solta.

Logo já vou experimentar quando as miúdas estiverem a ladrar.

Obrigada Tumbleweed pela dica. Realmente é bastante mais prático do que as sugestões dadas apesar de ontem à noite já ter ido à rua com uma garrafa de plástico com umas pedritas lá dentro.
Experimentei com elas e, na realidade pararam e recuaram.

Comigo resultouTheOnlyOne Escreveu:Resulta resulta...Joie2 Escreveu:... bom, água com vinagre, no borrifador, foi aconselhado pelo treinador dos meus cães e resultou.Uma das brigas que acontecerame m minha casa, nem com uma mangueira com água em pressão funcionou, quanto mais um "borrifador"
![]()
Das brigas que aconteceram entre a minha matilha, sempre os separei com as minhas mãos na boca de qualquer um dos cães, sem qualquer tipo de consequência para mim, mesmo estando a lidar com Dobermanns. Já brigas na rua, felizmente só tive 2 e bastou um berro meu, ou numa situação mais complicada, agarrando-o mais uma vez na boca, para que o outro fugisse.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
- Contacto:
Há bocado aconteceu-me uma que fiquei a tremer. Estava no meu jardim de casa com uma amiga a conversar. A minha cadela é para o pequeno e estava deitada perto de nós. Deixámos o portão um pouco aberto pq a minha amiga ía demorar só uns instantes.
Nisto vejo na rua um homem com 3 cães: um pastor alemão, um labrador e um cocker (não sei o sexo). O labrador e o pastor alemão quando sentiram a minha cadela vieram disparados para dentro de minha casa do meu jardim. Felizmente não a morderam mas parecia que queriam. A minha cadela como estava no território dela não se encolheu e lá se ía esquivando e mostrando os dentes. O dono conseguiu acalmar os cães e tirá-los daqui. Pediu desculpas. Que susto. Eu não soube como reagir nesta situação. A única coisa que na altura queria era q o dono acalmasse o cães dele. Eu acho q não podia fazer grande coisa. Acho...
A minha amiga ficou com medo que os cães nos mordessem. Coitada.
Mas pq é q estes cães vieram disparados ter com a minha cadela? É que com os outros que ela vai conhecendo, grandes ou pequenos, não entram em conflito. Cheiram-se mutuamente, às vezes brincam e cada um vai à sua vida.
Nisto vejo na rua um homem com 3 cães: um pastor alemão, um labrador e um cocker (não sei o sexo). O labrador e o pastor alemão quando sentiram a minha cadela vieram disparados para dentro de minha casa do meu jardim. Felizmente não a morderam mas parecia que queriam. A minha cadela como estava no território dela não se encolheu e lá se ía esquivando e mostrando os dentes. O dono conseguiu acalmar os cães e tirá-los daqui. Pediu desculpas. Que susto. Eu não soube como reagir nesta situação. A única coisa que na altura queria era q o dono acalmasse o cães dele. Eu acho q não podia fazer grande coisa. Acho...

Mas pq é q estes cães vieram disparados ter com a minha cadela? É que com os outros que ela vai conhecendo, grandes ou pequenos, não entram em conflito. Cheiram-se mutuamente, às vezes brincam e cada um vai à sua vida.
<p>Associação A CERCA </p>
Talvez porque tenham cheirado uma fêmea que não conheciam.
E como devem ser pouco disciplinados, agiram como o instinto lhes mandou.
Para a próxima, já sabe: fecha o portão, mesmo que a pessoa que a visita diga que só se demora uns segundos. É que normalmente essas pequenas demoras prolongam-se.

Para a próxima, já sabe: fecha o portão, mesmo que a pessoa que a visita diga que só se demora uns segundos. É que normalmente essas pequenas demoras prolongam-se.
Última edição por Floripes2 em quarta mai 16, 2012 7:03 pm, editado 1 vez no total.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
Levar uma arma não resolverá nada, pois só surtirá efeito desejado se disparar um tiro o cada cão que vê, o que está fora de questão.
Tentem arranjar um um aparelho que emita um som desagradável para o cães. Passo a indicar algumas.
http://www.leiloes.net/Treinar-caes-ou- ... on_details
http://www.leiloes.net/APARELHO-ULTRASS ... on_details
Tentem arranjar um um aparelho que emita um som desagradável para o cães. Passo a indicar algumas.
http://www.leiloes.net/APARELHO-ULTRASS ... on_details
-
- Membro
- Registado: sexta nov 05, 2010 7:16 pm
tem problemas comcães grandes? e aqueles pequeninos que andam soltos? no outro dia veio um desses e pos-se a perseguir o meu cão e os donos nem o vieram buscar.Pois e na Foz que vem uma cocker solta e ataca o meu cão e meu pai ia-lhe dar um pontapé mas a dona veio busca-la e diz que a cadela foi treinada para a caça é normal fazer isto... agora, quem é que solta uma cadela agressiva numa rua apinhada de cães?pois eu acho que os cães treinados para a caça nã seviram assim a um cão, jã sei confundiu o meu cão com um coelho, deve ser das ourelhas.
ás vezes solto o meucão aqui no parque assim nas zonas que não têm muita gente a passar, e atiro-lhe a bola mas se se aproxima alguem com cães mudo de direcçao ou prendo o meu, ele não é agressivo mas é forte e preso á trela arrrasta-me ou se tiver solto vai a correr se eu nao me aperceber ele vai mas é brincdeira isso raramente acontece se os outros nao lhe ligarem ele tambem nao o faz, e se vem algum cão meter se com ele, ele brinca e cheira mas se a situaçao for pior eu meto-me á frente e pronto, no outro dia aqui nesta zona estava um portao aberto e veio delá um cão e começou a rosnar ao meu e meu pai meteu-se á frente com a estanguladora na mao e ele foi-se embora.
Mas se imaginem eu encontrava este senhor na rua e o meu cão ia todo doido cheira-lo a ele e á cadela tambem, o senhor sacava de uma arma de fogo ou branca ou um pau ou seja lá o que for e aleija o meu cão ia ser bonito ia levava tambem um tiro e entendia-se com o meu pai, acha normal alguem querer andar armado na rua para afastar os caes?
ás vezes solto o meucão aqui no parque assim nas zonas que não têm muita gente a passar, e atiro-lhe a bola mas se se aproxima alguem com cães mudo de direcçao ou prendo o meu, ele não é agressivo mas é forte e preso á trela arrrasta-me ou se tiver solto vai a correr se eu nao me aperceber ele vai mas é brincdeira isso raramente acontece se os outros nao lhe ligarem ele tambem nao o faz, e se vem algum cão meter se com ele, ele brinca e cheira mas se a situaçao for pior eu meto-me á frente e pronto, no outro dia aqui nesta zona estava um portao aberto e veio delá um cão e começou a rosnar ao meu e meu pai meteu-se á frente com a estanguladora na mao e ele foi-se embora.
Mas se imaginem eu encontrava este senhor na rua e o meu cão ia todo doido cheira-lo a ele e á cadela tambem, o senhor sacava de uma arma de fogo ou branca ou um pau ou seja lá o que for e aleija o meu cão ia ser bonito ia levava tambem um tiro e entendia-se com o meu pai, acha normal alguem querer andar armado na rua para afastar os caes?
Isso fez-me lembrar uma história com o meu husky... as pessoas só se lembram de ter cuidado com os grandes mesmo...biatrx Escreveu:tem problemas comcães grandes? e aqueles pequeninos que andam soltos? no outro dia veio um desses e pos-se a perseguir o meu cão e os donos nem o vieram buscar.Pois e na Foz que vem uma cocker solta e ataca o meu cão e meu pai ia-lhe dar um pontapé mas a dona veio busca-la e diz que a cadela foi treinada para a caça é normal fazer isto... agora, quem é que solta uma cadela agressiva numa rua apinhada de cães?pois eu acho que os cães treinados para a caça nã seviram assim a um cão, jã sei confundiu o meu cão com um coelho, deve ser das ourelhas.
Então ia eu e o meu pai a passear o cão, vacinado e com a trela como é lógico, apesar de não fazer mal a ninguém. Ao pé de um café vem um rafeiro pequenino meter-se com o meu, a ladrar-lhe e rosnar. A dona do canito, muito aflita "ah leve o cao p'ra outro lado, não vê que o meu é pequenino". E nós, para não arranjar-mos problemas lá levamos o cão para o outro lado da rua. E não é que o rafeiro veio atrás dele e mordeu-lhe uma pata!! O meu pai nem teve tempo de segurar o meu Jumpi, ele virou-se e mordeu na cabeça do outro que ficou lá estendido... tive imensa pena do animal, mas o que veio a seguir até achei piada. A Sra muito ofendida foi chamar a policia, pois bem, pagou multa por andar com o cão sem trela, sem vacinas e sem registo e ainda teve que pagar a consulta no vet e tratamento do meu cão. E a desculpa p'ra não ter o cão vacinado e registado é porque é pequenino e é de casa... em fim... os pequenos são os piores às vezes. E tem que se ter tanto cuidado com os pequenos como com os grandes.
Eu por exemplo só fui mordida por um cão uma vez, e era uma coisinha minúscula, não lhe fiz mal nenhum, passei na rua como todos os dias, ele veio atrás de mim e mordeu-me uma perna. Fizemos queixa e lá vai mais uma multa por não estar vacinado e registado "porque é pequeno"
É a mentalidade típica de muitos donos... Depois queixam-se! Não é por ser pequenino que não constitui um perigo ainda por cima se não foi socializado... em casos desses até um Chihuahua pode ser perigoso. Muito bem feita por essa senhora ter pago multa!Eris Escreveu:Isso fez-me lembrar uma história com o meu husky... as pessoas só se lembram de ter cuidado com os grandes mesmo...biatrx Escreveu:tem problemas comcães grandes? e aqueles pequeninos que andam soltos? no outro dia veio um desses e pos-se a perseguir o meu cão e os donos nem o vieram buscar.Pois e na Foz que vem uma cocker solta e ataca o meu cão e meu pai ia-lhe dar um pontapé mas a dona veio busca-la e diz que a cadela foi treinada para a caça é normal fazer isto... agora, quem é que solta uma cadela agressiva numa rua apinhada de cães?pois eu acho que os cães treinados para a caça nã seviram assim a um cão, jã sei confundiu o meu cão com um coelho, deve ser das ourelhas.
Então ia eu e o meu pai a passear o cão, vacinado e com a trela como é lógico, apesar de não fazer mal a ninguém. Ao pé de um café vem um rafeiro pequenino meter-se com o meu, a ladrar-lhe e rosnar. A dona do canito, muito aflita "ah leve o cao p'ra outro lado, não vê que o meu é pequenino". E nós, para não arranjar-mos problemas lá levamos o cão para o outro lado da rua. E não é que o rafeiro veio atrás dele e mordeu-lhe uma pata!! O meu pai nem teve tempo de segurar o meu Jumpi, ele virou-se e mordeu na cabeça do outro que ficou lá estendido... tive imensa pena do animal, mas o que veio a seguir até achei piada. A Sra muito ofendida foi chamar a policia, pois bem, pagou multa por andar com o cão sem trela, sem vacinas e sem registo e ainda teve que pagar a consulta no vet e tratamento do meu cão. E a desculpa p'ra não ter o cão vacinado e registado é porque é pequenino e é de casa... em fim... os pequenos são os piores às vezes. E tem que se ter tanto cuidado com os pequenos como com os grandes.
Eu por exemplo só fui mordida por um cão uma vez, e era uma coisinha minúscula, não lhe fiz mal nenhum, passei na rua como todos os dias, ele veio atrás de mim e mordeu-me uma perna. Fizemos queixa e lá vai mais uma multa por não estar vacinado e registado "porque é pequeno"
biatrx se o seu cão anda solto na rua, um dia que ele for a correr cheirar alguém ou outro cão, o que fará você se a outra pessoa não gostar e refilar?
Você diz que é brincadeira?
E se ele fizer cair alguém? Ou vai solto e embrulha-se à pancada com outro, como é?
E se ele fizer cair alguém? Ou vai solto e embrulha-se à pancada com outro, como é?
-
- Membro
- Registado: sexta nov 05, 2010 7:16 pm
e acha normal alguem querer andar armado na rua para dar tiros aos caes que se aproximarem?e se desse um tiro ao seu cão o que faria?sasquatch Escreveu:biatrx se o seu cão anda solto na rua, um dia que ele for a correr cheirar alguém ou outro cão, o que fará você se a outra pessoa não gostar e refilar?
Venha ao parque da cidade de Paredes ás oito da manhã e veja então quantos cães se vai ter de multar
e o meu cão não costuma fugir e sempre que o solto no parque da cidade de paredes é em zonas sem ninguem e se aparecer algum cão prende-se o meu e pronto há caes que vem soltos ter com o meu preso e agora vou arranjar uma arma tambem para os proibir de se aproximarem do meu?
se não quero que o meu se aleije ou aleije outro não o solto onde ha caes solto como disse em zonas sem ninguem e ele nao costuma fugir e se vier algum cao prendo-o e pronto e o meu cão não é agressivo nem com a gata ca de casa
Última edição por biatrx em domingo mai 20, 2012 6:43 pm, editado 1 vez no total.
Mas qual foi a parte de "foi um desabafo" que as pessoas não perceberam?biatrx Escreveu:e acha normal alguem querer andar armado na rua para dar tiros aos caes que se aproximarem?e se desse um tiro ao seu cão o que faria?sasquatch Escreveu:biatrx se o seu cão anda solto na rua, um dia que ele for a correr cheirar alguém ou outro cão, o que fará você se a outra pessoa não gostar e refilar?
Olhe, ainda ontem uma mulher deu uma joelhada no focinho da minha cadela (cujo único crime foi estar sentada na esplanada, ao meu lado, com a trela) e eu disse que à próxima vez que tocasse na minha cadela eu "partia-lhe as fuças". Seria mesmo capaz de tal coisa? Não, claro! A minha violência fica-se apenas pelas palavras. Desde os meus 13 anos, quando bati numa rapariga que me tratava mal há meses e chorei desalmadamente depois, nunca mais toquei em ninguém com um dedo que fosse. Mas quem me ouvir a "desabafar" pode pensar que eu seria capaz de tal coisa (e é isso mesmo que eu quero, diga-se de passagem). Trata-se apenas de um desabafo, para deitar para fora a raiva que sentimos no momento. E foi o que aconteceu com o user (ele próprio o disse mais atrás).
As pessoas preocupam-se muito com um simples desabafo e acabam esquecendo o verdadeiro "crime", que é andar com cães soltos na via pública. Façam mal ou não, têm de ir presos ou com açaimo. O resto é conversa.