Cortar orelhas , opinião
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Vou meter a colherada numa de tentar explicar como vejo as coisas:
Quando criamos uma raça aprendemos a vê-la com determinados olhos. O que para os outros até pode ser feio ou esquisito, para nós é bonito e correcto. Não tem mal algum.
Quando não criamos e muito menos lidamos de perto diariamente com uma raça, temos uma ideia dela um bocado genérica e não sabemos apreciar um exemplar com olhos mais técnicos. Também não tem mal algum.
Não aprecio os Pastores Alemães com a traseira "rebaixada", porque gosto mais da linha antiga, mas não me atrevo a pronunciar sobre a qualidade do exemplar da foto porque nunca criei ou convivi diariamente com a raça.
Cusquem o post do Bouledogue Francês. Não tivesse eu lido a preocupação da malta dos cães e ficaria a pensar que ele ia ter olhos enormes e que era suposto ser assim. Porquê? Porque nunca criei Bouledogues e os Persas e Exóticos com aquela "cara" estranha em bebés são fabulosos em adultos.
Quando criamos uma raça aprendemos a vê-la com determinados olhos. O que para os outros até pode ser feio ou esquisito, para nós é bonito e correcto. Não tem mal algum.
Quando não criamos e muito menos lidamos de perto diariamente com uma raça, temos uma ideia dela um bocado genérica e não sabemos apreciar um exemplar com olhos mais técnicos. Também não tem mal algum.
Não aprecio os Pastores Alemães com a traseira "rebaixada", porque gosto mais da linha antiga, mas não me atrevo a pronunciar sobre a qualidade do exemplar da foto porque nunca criei ou convivi diariamente com a raça.
Cusquem o post do Bouledogue Francês. Não tivesse eu lido a preocupação da malta dos cães e ficaria a pensar que ele ia ter olhos enormes e que era suposto ser assim. Porquê? Porque nunca criei Bouledogues e os Persas e Exóticos com aquela "cara" estranha em bebés são fabulosos em adultos.
o tópico foi editado. Foram retiradas as mensagens que não estavam relacionadas com animais. Por favor participem dentro do tema inicial.
Bom, ao fim de mais de 10 anos isto continua uma autentica comédia ...
E que eu saiba, pode-se discutir e trocar informações à vontade ..
Para o iluminado(a) que referiu o Serra da Estrela e o Rafeiro do Alentejo, convêm referir que antigamente era comum (e até referido no estalão) encontrar cães com orelhas cortadas curtas, tal como normal nos LGDs ...
Para os defensores da "dor", e aqui falo de experiencia propria - que vale o que vale: o pós-op de um corte de orelhas é do mais simples que há! Cachorros a chorar ou apaticos após um corte de orelhas é algo que nunca vi!
Tretas a referir falta de coordenação motora ou falhas na comunicação não pegam pelo simples facto de já se cortar orelhas à anos e nunca foi referido qq problema - e meus amigos contra factos não há argumentos.
Sobre o caso dos Açores, supreende-me que tantas mentes iluminadas não sabem que é normal cortar-se nas orelhas a "sangue frio" naquelas bandas.
O corte de orelhas deverá ser encarado como uma decisão importante a ser tomada pelo dono do cão. Não é uma tortura nem uma barbarie.
E sinceramente, se todo o mal dos cães de Portugal fosse o facto de terem orelhas cortadas, estavam os cães de Portugal muito bem ... Preocupem-se é com os cães que passam a vida amarrados a correntes de 1m, abandonados, a parir todos os cios e afins e não falem do que não sabem.
É ilegal cortar orelhas em Portugal sem razão médica. Mas não é ilegal perguntar onde se pode cortar ou ir a Espanha cortar.Argay Escreveu:Não faltei ao respeito a ninguém porque cortar as orelhas aos cães é ILEGAL. Aquilo que tem feito é respeitar e incentivar quem comete uma ILEGALIDADE. Não esqueceu este pormenor, pois não?
Para o iluminado(a) que referiu o Serra da Estrela e o Rafeiro do Alentejo, convêm referir que antigamente era comum (e até referido no estalão) encontrar cães com orelhas cortadas curtas, tal como normal nos LGDs ...
Para os defensores da "dor", e aqui falo de experiencia propria - que vale o que vale: o pós-op de um corte de orelhas é do mais simples que há! Cachorros a chorar ou apaticos após um corte de orelhas é algo que nunca vi!
Tretas a referir falta de coordenação motora ou falhas na comunicação não pegam pelo simples facto de já se cortar orelhas à anos e nunca foi referido qq problema - e meus amigos contra factos não há argumentos.
Sobre o caso dos Açores, supreende-me que tantas mentes iluminadas não sabem que é normal cortar-se nas orelhas a "sangue frio" naquelas bandas.
O corte de orelhas deverá ser encarado como uma decisão importante a ser tomada pelo dono do cão. Não é uma tortura nem uma barbarie.
E sinceramente, se todo o mal dos cães de Portugal fosse o facto de terem orelhas cortadas, estavam os cães de Portugal muito bem ... Preocupem-se é com os cães que passam a vida amarrados a correntes de 1m, abandonados, a parir todos os cios e afins e não falem do que não sabem.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
O facto de ser normal, não significa que tenhamos de concordar e incentivar a perpetuação do acto... Já existem, felizmente, métodos para que o corte seja indolor.CindelP Escreveu: Sobre o caso dos Açores, supreende-me que tantas mentes iluminadas não sabem que é normal cortar-se nas orelhas a "sangue frio" naquelas bandas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
WaterMonitor Escreveu:Vou meter a colherada numa de tentar explicar como vejo as coisas:
é exatamente esse o factor porque tenciono fazer o corte de orelhas ao meu dobermann quando tive o meu antigo dobe ele tinha as orelhas cortadas e gostava de o ver e sempre que cruzava com outro dobe com as orelhas inteiras o meu parecia sempre mais bonito porque estava habituado a ver o meu com o corte... o corte no dobermann da-lhe um estilo muito mais arrojado sem duvida... ja em algumas raças gosto mais de ver orelha inteira, como por ex: pit bull, ou rottwailler
<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
CindelP Escreveu:Bom, ao fim de mais de 10 anos isto continua uma autentica comédia ...
É ilegal cortar orelhas em Portugal sem razão médica. Mas não é ilegal perguntar onde se pode cortar ou ir a Espanha cortar.Argay Escreveu:Não faltei ao respeito a ninguém porque cortar as orelhas aos cães é ILEGAL. Aquilo que tem feito é respeitar e incentivar quem comete uma ILEGALIDADE. Não esqueceu este pormenor, pois não?
Epa afinal não sou o único " bárbaro " lol
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
A CindelP não disse que o fazia... (a sangue frio...)kink Escreveu:

TheOnlyOne Escreveu:A CindelP não disse que o fazia... (a sangue frio...)kink Escreveu:
Nem eu, apenas disse que já estou arrependido de não o ter feito lol
Agora quem sofre são os neus companheiros, com rasgões, sim os meus sao tambem de trabalho, vão aos porcos.
Eu pessoalmente acho que fica feio um cão de orelhas cortadas, mas cada um sabe de si. E acima de tudo deve ser uma decisão do dono. Não acho que seja justo alguém decidir se uma pessoa pode ou não faze-lo.
Da mesma forma que ninguém impede uma pessoa de mudar partes do corpo através de cirurgia, acho ridículo que se proiba nos animais. No final do dia, é a mesma coisa...
Da mesma forma que ninguém impede uma pessoa de mudar partes do corpo através de cirurgia, acho ridículo que se proiba nos animais. No final do dia, é a mesma coisa...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am
Estou completamente de acordo consigo. Se o animal quiser que se lhe cortem as orelhas deve-se faze-lo.Eris Escreveu:Eu pessoalmente acho que fica feio um cão de orelhas cortadas, mas cada um sabe de si. E acima de tudo deve ser uma decisão do dono. Não acho que seja justo alguém decidir se uma pessoa pode ou não faze-lo.

"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
Bem, surgiu-me uma duvida será que alguém me consegue esclarecer:
Alguns caes nascem já com a cauda curta certo?
Mas é característico de alguma raça? É possivel prever? Ou é um acontecimento que ocorre por acaso?
Mas é característico de alguma raça? É possivel prever? Ou é um acontecimento que ocorre por acaso?
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Boston Terrier e Buldogue Francês são dois exemplos que ja nascem ou sem cauda ou com cauda curta... Mas ha mais, eu que não me lembro agora...maraya Escreveu:Bem, surgiu-me uma duvida será que alguém me consegue esclarecer:

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Qualquer cão, com raça ou sem ela, pode nascer sem cauda ou com ela reduzida.JoanaGoncalves Escreveu:Boston Terrier e Buldogue Francês são dois exemplos que ja nascem ou sem cauda ou com cauda curta... Mas ha mais, eu que não me lembro agora...maraya Escreveu:Bem, surgiu-me uma duvida será que alguém me consegue esclarecer:
Dos meus últimos, dois nasceram assim: um quase sem ela e outro com cerca de metade da cauda normal.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Agora esteve bemWoodchester Escreveu:Estou completamente de acordo consigo. Se o animal quiser que se lhe cortem as orelhas deve-se faze-lo.Eris Escreveu:Eu pessoalmente acho que fica feio um cão de orelhas cortadas, mas cada um sabe de si. E acima de tudo deve ser uma decisão do dono. Não acho que seja justo alguém decidir se uma pessoa pode ou não faze-lo.