A minha colecção:
- eu e o meu namorado mudámos de casa, e nos primeiros 2 dias em que o nosso cão foi deixado sozinho em casa na sua jaula onde já se estava habituado (tem tendências destrutivas), ladrou durante horas a fio... Preocupada com isto não melhorar (o ladrar dele ecoa pelo prédio de 4 andares!), fui ao vet para ver se arranjava uns calmantes leves para o ajudar a habituar à nova casa. A solução que me deram: "tens que assumir liderança, com a liderança mandas o teu cão ficar num sítio e ele tem que ficar". Eu "mas o cão estava bem na outra casa, ele está assim por estar a ser deixado sozinho num local estranho"... e continuaram "liderança...". Resolvi a situação por deixar o cão andar livre na cozinha com uma barreira à porta, onde ele pode ver-nos sair de casa, e ele nunca mais ladrou horas a fio.

- outra dica no mesmo vet: "o vosso cão precisa de muito exercício físico. Andar de bicicleta e patins com o seu cão é ideal". Eu "mas o meu cão é reactivo a outros cães, isso seria suicídio...". Continuaram "se assumires a liderança já não tens esse problema". (talvez peço uma pequena demonstração

- um vizinho que tem o seu cão sempre solto: "para habituar os cães a andarem sem trela tens que os soltar desde o dia 1". Eu "mas o meu cão salta para as pessoas e há carros e há crianças e...". Ele "não podes preocupar tanto, só experimentando é que sabes". Soltei o cão, o cão não ouviu ao chamamento, quase derrubou bebidas dos amigos do vizinhonas mesas no café da vizinhança (isso quando ele era mais novinho e não reactivo lol).