Insuficiência Renal fase terminal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cacisergio
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 1:13 am

terça mai 22, 2012 7:48 pm

Boa tarde,
Tenho um gato de 16 anos com Insuficiência Renal já em fase terminal.
Este ultimo mês fomos com ele ao veterinário porque ele estava a deixar de comer, e vomitava muito.
Lá fez análises onde mostrou que a doença tinha evoluido e que ele já se encontra numa fase muito avançada.
As opções de tratamento que nos foram apresentadas foram hidratação com soro em internamento ou fazer hidratação com soro de modo subcutâneo em casa, e aliviar os sintomas com medicação para ele nao ter vómitos (primperam).
Optamos por tentar fazer-lhe o tratamento em casa, mas nem um dia se passou e ele copmeçou a piorar cada vez mais ao ponto de mal se mexer e resolvemos interná-lo. Ficou 3 dias e meio a soro e coltou para casa melhorzito, mas nunca bem, e ficamos então de fazer a hidratação subcutânea e dar o primperam.
Na noite em que veio para casa fez alergia ao primperam e logo, ficamos sem essa hipotese para lhe aliviar os enjoos provocados pelos niveis de ureia.
Quanto à hidratação o veterinário coloçou-lhe um cateter subcutaneo pelo qual nos conseguimos dar o soro uma vez porque ele arrancou o cateter a seguir, ficando em panico para o conseguir tirar e tendo mesmo arrancado os pontos. Por isso essa opção ficou de parte.
Ficamos então de o picar 3 vezes por dia para fazer o tratamento. O problema é que ele deixou de nos reconhecer, foge de nós, isola-se nos locais mais estranhos... Quando pegamos nele nem que seja para mimos fica stressado, cai para o lado com a boca aberta e lingua caida e fica a arfar durante uns minutos. Quando é para tentarmos tratamentos nem se fala. Tentamos ontem limpar-lhe o nariz porque ele tem coriza e ele voltou a ficar daquela maneira e fez xixi pelas pernas abaixo sem ir ao caixote.
Hoje falamos com o veterinário e ligamos para mais dois que conhecemos e todos nos dizem o mesmo: que não podemos fazer mais nada e é tentar dar-lhe qualidade de vida enquanto conseguirmos e tentar adiar o "po-lo a dormir".
Ele não está bem e como é que decidimos quando é essa altura? será que nao podemos mesmo fazer mais nada?
Alguém ja passou por esta situação e pode ajudar-nos a ajudar o nosso gato?
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça mai 22, 2012 9:25 pm

:cry: :cry:
Sim.. eu passei! Em Outubro do ano passado eu perdi o meu gatinho Tareco!

Também eu tentei tudo para o manter ao pé de mim... mas quando percebi que ele estava a sofrer e que já não havia nada a fazer, ajudei-o a partir...

Sei que está a passar por uma decisão muito dificil de tomar... sei que tentamos sempre fugir a ela! Mas por favor, não fuja... quando eles estão a sofrer não podemos nem devemos aumentar-lhes o sofrimento...

Essa é também uma prova de amor... :cry: :cry:

Se o seu vet já lhe disse que não há nada mais que possa fazer, e se o seu gatinho já está a sofrer como descreve... não permita que ele sofra ainda mais... encha o seu coração de coragem e de amor e ajude-o a partir!

Um abraço muito forte para si...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 22, 2012 10:39 pm

MiCas2011 Escreveu::cry: :cry:

Também eu tentei tudo para o manter ao pé de mim... mas quando percebi que ele estava a sofrer e que já não havia nada a fazer, ajudei-o a partir...

Sei que está a passar por uma decisão muito dificil de tomar... sei que tentamos sempre fugir a ela! Mas por favor, não fuja... quando eles estão a sofrer não podemos nem devemos aumentar-lhes o sofrimento...

Se o seu vet já lhe disse que não há nada mais que possa fazer, e se o seu gatinho já está a sofrer como descreve... não permita que ele sofra ainda mais... encha o seu coração de coragem e de amor e ajude-o a partir!

100% de acordo :wink:

Pelo que li... o seu gatinho está a sofrer com a doença e está a sofrer com as tentativas de o manterem vivo...e isso, na minha otica de perceber o que é qualidade de vida para um animal, essa não o está a ser, infelizmente.

Custa decidir pela vida deles, mas também custa imenso ver o sofrimento estampado no olhar deles e nas decisões que eles tomam em se isolarem... :(

Seja qual for a decisão que tome, desejo-lhe que seja forte...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cacisergio
Membro Júnior

terça mai 22, 2012 11:33 pm

leonildecarvalho Escreveu:
MiCas2011 Escreveu::cry: :cry:

100% de acordo :wink:

Pelo que li... o seu gatinho está a sofrer com a doença e está a sofrer com as tentativas de o manterem vivo...e isso, na minha otica de perceber o que é qualidade de vida para um animal, essa não o está a ser, infelizmente.

Custa decidir pela vida deles, mas também custa imenso ver o sofrimento estampado no olhar deles e nas decisões que eles tomam em se isolarem... :(

Seja qual for a decisão que tome, desejo-lhe que seja forte...

Leo
vou esperar mais uns dias...quando vir que nao ha mesmo nada a fazer...mas para ja tentar o que for possivel...
MiCas2011
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 9:32 am

cacisergio Escreveu: ...
Ficamos então de o picar 3 vezes por dia para fazer o tratamento. O problema é que ele deixou de nos reconhecer, foge de nós, isola-se nos locais mais estranhos... Quando pegamos nele nem que seja para mimos fica stressado, cai para o lado com a boca aberta e lingua caida e fica a arfar durante uns minutos. Quando é para tentarmos tratamentos nem se fala. Tentamos ontem limpar-lhe o nariz porque ele tem coriza e ele voltou a ficar daquela maneira e fez xixi pelas pernas abaixo sem ir ao caixote.
Hoje falamos com o veterinário e ligamos para mais dois que conhecemos e todos nos dizem o mesmo: que não podemos fazer mais nada

....
Ele não está bem e como é que decidimos quando é essa altura? será que nao podemos mesmo fazer mais nada?
....
:cry: :cry:

Neste pequeno texto diz tudo... :cry: :cry: eu passei pelo mesmo! Eu vi o mesmo... sabe não é stress o que está a ver no seu gatinho, São espasmos dolorosos... eu também vi no meu...

Não espere mais por favor... será ainda mais horrível para esse gatinho!

Eu sei que não tenho o direito de insistir, cada dono é que sabe o que lhe vai na alma... :cry:
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

quarta mai 23, 2012 9:56 am

Passei por isso recentemente, subscrevo inteiramente as palavras da MiCas e da Leonilde. É a hora da compaixão....
cacisergio
Membro Júnior

quarta mai 23, 2012 6:38 pm

Neste pequeno texto diz tudo... :cry: :cry: eu passei pelo mesmo! Eu vi o mesmo... sabe não é stress o que está a ver no seu gatinho, São espasmos dolorosos... eu também vi no meu...
Mas ele só reage assim quando lhe mexemos e fica com medo. Porque se nao nos aproximarmos nem tentarmos fazer mimos e tratamentos ele nao apresenta essa reação...

Ele agora fica muito cansado quando anda, o que é de esperal porque ele nao come quase nada. O que ainda vai lambendo é aquela pasta tipo suplemento que lhe estamos a dar por causa dos defices nutricionais que ele tem.

Nas ultimas análises tinha a ureia a 140 e a creatinina a 3.2...

Noutro forum uma senhora que teve um gatinho com IR falou-nos na hipotese de o vet fazer hidratação subcutanea 200mL, ficando ele com um papo grande no caçhaço que iria absorvendo durante o dia...
MiCas2011
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 8:06 pm

Olá! Sendo assim, não sei... a sua consciência lhe dirá o que será melhor de acordo com o seu vet...

Apenas lhe posso desejar que corra tudo pelo melhor.

Um abraço.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta mai 23, 2012 8:58 pm

Carsisergio,
Lamento o estado do seu gatinho e sei como se está a sentir pois infelizmente passei pelo mesmo com o meu Kiko que partiu há cinco meses.

Aconselhe-se com o Veterinário sobre a situação do seu gatinho, se ele tem só a reacção que menciona pelo stress ou se está em sofrimento.

Não faça automedicação de soro ao seu gato, cada caso é um caso. A quantidade a administrar tem a ver com a condição do seu gato e só o Vet. que o segue pode aconselhar. Atenção que quantidade de soro a mais também pode ser muito prejudicial. No entanto é imprescindível fazê-la. O meu fazia soro subcutâneo duas vezes ao dia nas quantidades prescritas , em fazes piores fez soro intramuscular que actua mais rapido..
O Vet. do meu Kiko aconselhava também diálise peritoneal que não cheguei a fazer, pois quando parecia que estava a melhorar com o soro intramuscular, teve uma uremia aguda, entrou em coma e tivemos que o ajudar a partir, tudo isto em poucas horas.

Na minha opinião só se deve tomar a decisão final quando nada mais há a fazer a nível de tratamentos. Deve evitar-se o sofrimento, as dores são horríveis.
O meu gato fazia medicação (sistema transdérmico) para não ter dores e outra medicação para ajudar a baixar os níveis renais.
Para evitar os vómitos dava um medicamento diferente do que mencionou, ele deixou de vomitar. Fale com o veterinário para ele lhe receitar outro que faça efeito e com o qual o gatinho se dê bem.
Ele tem que comer, quando a situação é muito má o que importa é que coma mesmo que não seja a dieta. Será bom, se não se alimentar por ele, forçar com comida húmida mais liquida dada com seringa.

Desejo-lhe o melhor para o seu gatinho….Oxalá ainda possa melhorar e fazer-lhe companhia por um bom tempinho…mas se isso não for possível deixe-o partir, custa muitíssimo mas é o último acto de amor que lhe pode dar…
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 23, 2012 9:32 pm

cacisergio:

O seu gato não reaje de forma normal ao vosso "toque" porque está com dores, para além do stress que as mesmas causam, tal e qual uma pessoa. Quando estamos com dores não queremos que nos aborreçam... queremos é paz e descanso.
Tem dor, não come e tem episódios espasmodicos... acha que isso é viver com qualidade de vida?
Aliás, não serão precisas muitas mais palavras para lhe fazer perceber o sofrimento em que ele se encontra. Basta ler o título que refere no seu próprio tópico em que refere "...em fase terminal..." e, quando em fase terminal já não há qualidade de vida... há só uma solução, infelizmente, ou felizmente... e refiro felizmente pela opção que nos é dada em decidir pelo "termine desse sofrimento". Pena que para as pessoas não seja assim... pois quantos haveriam que já não estariam a sofrer?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta mai 24, 2012 1:26 pm

É uma situação complicada e compreendo que queira fazer tudo por tudo e lutar para manter o seu gatinho perto de si.

..Mas, aqui entra a parte do "Ser Maior" , neste caso é ser racional, ter possibilidade de escolha e amar tanto o seu animal que consegue deixar o egoísmo de parte e libertar o gatinho do seu sofrimento.

É preciso coragem, é preciso ser forte.

Ser maior, é amar tanto que o deixa partir.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta mai 25, 2012 10:19 pm

nem sei que diga. tive um gato com i.r. desde muito novo. na fase final, entrou em coma e tive de o pôr a dormir. um outro tb. tinha i.r. e estava numa lástima. não comia, bebia esalmadamente, fazia xixi onde estava e mal andava. um dia começou a miar como que a pedir que lhe acabassem com o sofrimento. levei-o e trouxe-o várias vezes ao vet mas não tive coragem. mas teve de ser. ele não tinha qualquer hipótese a não ser o sofrimento. e essa doença não dá tréguas. tenho uma gatinha de 17 anos tb. i.r. e um mais novito tb. assim. amanhã vou levar uma gata ao vet porque desconfio que tb. sofra de i.r. felizmente que não parecem ainda muito doentes.
se vir que o menino não tem qualidade de vida, não o deixe sofrer mais. ele não merece.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado mai 26, 2012 8:38 am

O meu Putchy aos 9 anos esteve mt mal devido a i.r., mas com medicação diária e alimentação própria viveu mais 3 anos.

Quando a qualidade de vida piorou e ele estava em sofrimento e sem hipótese de qualquer melhoria foi eutanasiado. Custa muito, mas ve-los sofrer custa ainda mais. Durante 8 dias pensei que o poderia salvar como aos 9 anos, não comi, não dormi, dia e noite ao lado dele, mas tive de tomar a decisão...

Pode crer que é o melhor para o seu gatinho. Se o vet diz que os níveis de criatinina são de tal maneira elevados que não há esperança... ele está a ficar com o sangue envenenado e a morrer lentamente.

FORÇA!
cacisergio
Membro Júnior

domingo mai 27, 2012 7:37 pm

Olá
Nos ultimos dois dias ele estava muito mais em baixo e então tentamos voltar a fazer o soro subcutâneo e ele deixou.. nem reagiu. entao fizemos cerca de 60mL no primeiro dia. No dia a seguir só conseguimos fazer 30mL porque ele começou a dar esticoes com o pescoço e tirava a agulha, e nós como tinhamos medo de o espetar também nao insistimos, tentamos outra vez mais tarde e só 5mL. Ele tem-se sentido melhor, nem que seja com aquela pequena quantidade de soro, porque arrebitou e começou a comer, coisa que já nao fazia há 3 dias, e já consegue espirrar, coisa que nem isso conseguia e ficava com o nariz todo tapado (ele tem coriza)..
Hoje nem os 5mL. Ele não deixou. Mal o soro começa a entrar ele esperneia e tira a agulha.
Quando conseguimos fazer o tratamento até tinhamos pensado em fazer os 60mL por dia e tenter combinar com o vet para ir lá uma vez por semana fazer uma bolsa maior, mas assim é complicado, porque supostamento teria que fazer os 700mL por semana e nós não conseguimos porque ele nao nos deixa. Mesmo que fizesse os 200mL uma vez por semana no vet seria suficiente?
Ao mesmo tempo ele esta com a zona entre as omoplatas toda picada de tentarmos fazer o tratamento 3 vezes por dia, e foram só 3 dias.
Uma coisa que não tem acontecido é ele vomitar... ele antes vomitava todos os dias varias vezes e agora já ha mais de uma semana que nao vomita. Está apatico, com falta de forças, mas ontem e hoje ja comeu.
Em relação a po-lo a dormir quero que seja mesmo o ultimo recurso, porque se ele melhorou assim com este "mau tratamento" fico a pensar como seria se ele pelo menos deixasse fazer o tratamento correcto.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

segunda mai 28, 2012 10:54 am

O facto de ele recomeçar a comer é bom sinal. O meu Putchy foi assim; qd levou o soro recomeçou a comer... mas mm quando não queria comer eu metia-lhe o comer até a garganta para o obrigar a engolir porque estava a ficar anémico por não comer. E... assim ainda viveu mais 3 anos.
Responder

Voltar para “Gatos”