A vossa experiências com os "experts" em cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça mai 22, 2012 7:58 pm

Não tive paciência para estar a ler os comentários negativos e etc... sei que o cão já não sofre de ansiedade e afins; no entanto, deixo aqui uma "alternativa" ao calmante... há uma coleira que liberta hormonas DAP (basta pesquisar coleira hormonas DAP)... aquilo teoricamente dá um efeito calmante (pelo que entendi liberta hormonas que deixam o animal menos ansioso). Pode resolver ou ajudar a resolver casos de ansiedade de separação.
No meio desta confusão toda perdi-me e já não sei qual era o tema inicial :P
skander
Membro Júnior
Registado: sábado mai 19, 2012 11:20 pm

quarta mai 23, 2012 2:01 am

A primeira experiência que tive com cães foi com um Serra da Estrela, que os meus avós tinham. Mal mandado, como tudo.

Mais tarde, um familiar próximo levou uma Rotweiller para casa. Era um doce. Tremendamente disciplinada, aprendia com enorme facilidade. Abria qualquer porta que tivesse manípulo, e não estivesse trancada, abria janelas de alumínio de correr, desde que destrancadas, jogava à bola, identificava os locais onde estavam os chocolates escondidos apenas a quem com ela partilhava o resultado do saque, etc..

Ainda me lembro da primeira vez que a passeei. Não ligou a nenhum dos outros cães e, mesmo que longe, vinha para perto de mim, logo que a chamasse. Se deixasse de me ver, procurava-me de imediato. E, note-se, eu não era o dono.

Porém, destruiu muita coisa, dentro de casa. Até uma quina de uma parede roeu.

Os meus são tremendamente indisciplinados. Sentam-se, quando lhes dão a ordem, e pouco mais.

Na rua é uma aventura. Saem disparados e a única coisa que os faz voltar é "toma". Foram pouco destrutivos, dentro de casa, porque passam mais tempo na rua. Mas, no quintal, ainda hoje não tenho abertura electrica do portão porque um deles resolveu fazer uns biscates de electricista. Passei os fios 8 vezes e o sacanita sempre lá foi roê-los. Tive que desistir...

Buracos nos canteiros era todos os dias, até que tive que os vedar.

Um deles, sempre que vem à rua, faz tudo o que tem a fazer. O outro, vai passear e faz dentro do quintal.

A sorte, porém, é que não foi preciso ensiná-los onde deveriam fazer as necessidades. Sempre as fizeram nos canteiros. Quando os vedei, coloquei uma caixa com areia e sempre lá fizeram o serviço. Só quando chove é que o mais pequeno escolhe outros sítios para se aliviar. Não gosta de molhar as patas.

Urinam todos os cantos e isso irrita-me. Até já me avariaram o motor eléctrico do portão para a entrada de carros. Resultado, os carros passaram a ficar na rua.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta mai 23, 2012 9:03 am

MiMoo Escreveu:Não tive paciência para estar a ler os comentários negativos e etc... sei que o cão já não sofre de ansiedade e afins; no entanto, deixo aqui uma "alternativa" ao calmante... há uma coleira que liberta hormonas DAP (basta pesquisar coleira hormonas DAP)... aquilo teoricamente dá um efeito calmante (pelo que entendi liberta hormonas que deixam o animal menos ansioso). Pode resolver ou ajudar a resolver casos de ansiedade de separação.
No meio desta confusão toda perdi-me e já não sei qual era o tema inicial :P
Sim, também já ouvi falar das DAPs mas eram difusores. :)

O tema inicial era partilhar o que já ouvimos de pessoas que agem como experts mas que depois dão dicas que uma pessoa fica :roll: lol mas acho que pouca gente realmente percebeu disso, e depois da confusão toda muito menos lol.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mai 23, 2012 9:40 am

Não vi aqui nenhuma dica assim tão descabida.
As pessoas disseram que procurasse ajuda profissional, que o animal tem pouco exercicio, pouco convivio com os donos, pouca socialização e que o facto de estar encerrado sózinho muitas horas num espaço reduzido é mau e traz consequencias no comportamento futuro.

Isto é descabido porquê?

Por vezes boa vontade não chega e eu por mim coloco sempre a questão de uma maneira muito linear. Só vale a pena trazer animais do canil que à partida muitas vezes já vem com traumas e cujo passado e origens se ignora, se temos condições de tempo, espaço, experiência, etc, para ter esse animal em segurança e com possibilidade de poder ser um animal minimamente estável.

Se não temos essas condições pois, eu pessoalmente não vou buscar animal nenhum. Não faço boas acções só porque sim.

Há muitos cães no canil? Infelizente há. Não por minha causa que defendo as esterilizações e que nunca abandonei animais.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta mai 23, 2012 10:28 am

sasquatch Escreveu:Não vi aqui nenhuma dica assim tão descabida.
As pessoas disseram que procurasse ajuda profissional, que o animal tem pouco exercicio, pouco convivio com os donos, pouca socialização e que o facto de estar encerrado sózinho muitas horas num espaço reduzido é mau e traz consequencias no comportamento futuro.

Isto é descabido porquê?

Por vezes boa vontade não chega e eu por mim coloco sempre a questão de uma maneira muito linear. Só vale a pena trazer animais do canil que à partida muitas vezes já vem com traumas e cujo passado e origens se ignora, se temos condições de tempo, espaço, experiência, etc, para ter esse animal em segurança e com possibilidade de poder ser um animal minimamente estável.

Se não temos essas condições pois, eu pessoalmente não vou buscar animal nenhum. Não faço boas acções só porque sim.

Há muitos cães no canil? Infelizente há. Não por minha causa que defendo as esterilizações e que nunca abandonei animais.
Não percebeu. Eu ajudo:
sheepi23 Escreveu: O tema inicial era partilhar o que já ouvimos de pessoas que agem como experts mas que depois dão dicas que uma pessoa fica :roll:

O user disse que o tema inicial do tópico é aquilo tudo a bold. Não disse que lhe deram dicas descabidas aqui.

Se bem que o rumo que o tópico tomou foi exagerado, como sempre na arca, e as pessoas começaram a inventar em vez de ler o que está escrito. Típico.

Já agora, como pode julgar que o animal tem pouco convivio com os donos? É por estar 10h sozinho? Então repito: só os reformados e desempregados podem ter cães? :roll:

Em todo o caso estamos outra vez a divergir no tema do tópico.
sasquatch
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 11:56 am

Um cão que passa 10 horas sózinho penso que que deve ter pouco convivio com toda a gente....
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 23, 2012 12:15 pm

sasquatch Escreveu:Um cão que passa 10 horas sózinho penso que que deve ter pouco convivio com toda a gente....
10 horas mais a noite fechado na tal marquise. Grande vida.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 23, 2012 12:19 pm

lsgl Escreveu:...Não percebeu. Eu ajudo:
sheepi23 Escreveu: O tema inicial era partilhar o que já ouvimos de pessoas que agem como experts mas que depois dão dicas que uma pessoa fica :roll:

O user disse que o tema inicial do tópico é aquilo tudo a bold. Não disse que lhe deram dicas descabidas aqui.

Se bem que o rumo que o tópico tomou foi exagerado, como sempre na arca, e as pessoas começaram a inventar em vez de ler o que está escrito. Típico.

...

Este tópico começou mal, e mal continua. Pôr no mesmo plano o veterinário e o Zé Maria da Porta ao Lado para se pôr a si própria numa posição inatingível e inatacável só demonstra que realmente os donos precisam de ser esclarecidos e educados - sim, educados - em relação ao cão e ao que é um cão. Pelo menos.

Foi a própria sheep23 que se expôs às "críticas" que tanto a incomodam, quando contou que o cão é agressivo (será mesmo?), que para o controlar o meteu numa crate durante as dez horas do dia em que tanto ela como o namorado têm de ir trabalhar, etc., etc., e agora o mantém fechado numa crate um pouco maior a que chama de marquise. E ainda por cima se recusa a dar ouvidos a quem tenta, através daquilo a que chama "críticas destrutivas", fazer-lhe ver que está a maltratar o cão.

Como crítica construtiva, aconselho-a a parar um pouco, rever as suas posições e noções e a aceitar de maneira positiva não só o que o seu criticado veterinário lhe diz, como aquilo que os que não percebem nada de cães (como eu, outros foristas de maiores pergaminhos do que eu e o dito veterinário) lhe têm estado a dizer. E para gozar com as inanidades dos tais Zés Marias da Porta ao Lado há por aí muitos tópicos, não precisa de vir para aqui difamar os profissionais que atendem ao seu cão.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sheep23
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 12:52 pm

Não percebo porque é que as pessoas não percebem a diferença entre dar dicas construtivas e lançar críticas/julgamentos de forma exagerada (e pouco ou nada construtivas, apenas servindo para criticar/julgar). E depois não percebem porque é que as pessoas são teimosas e que não aceitam as suas opiniões de boa vontade. :roll:

Outra coisa que não percebo é que embora já se sabe que ser deixado sozinho 10 horas por dia não é o mesmo que ser deixado sozinho apenas 5 horas por dia, porque é que certas pessoas reagem de forma tão dramática. Continuamos a passeá-lo, a brincar com ele e a educá-lo. Agora não me venham dizer que um dono que apenas deixa o seu cão 5 horas por dia em vez de 10 horas é necessariamente um dono mais aplicado e que o cão é necessariamente mais feliz/educado/satisfeito.

E já agora, nunca pedi aqui nesta thread nenhum conselho face a algum problema comportamental ou ansiedade ou o que quer que seja. O meu cão não é perfeito - ainda precisa de biscoitos para obedecer, ainda rouba objectos e gosta de ter os donos atrás dele, ainda põe os dentes sobre uma ou outra coisa que não deve, ainda salta para as pessoas e é muito reactivo quando vê outros cães (devido ao atraso da socialização por causa de doença e devido a uns traumas com outros cães no passado). Mas o meu cão socializa com pessoas, sabe os comandos básicos, adapta-se bem quando está sozinho, não puxa quando anda de trela curta, é calmo e contenta-se a roer os seus ossos/brinquedos quando estamos em casa, não tem "acidentes" nem marca em casa e melhorou muito face aos hábitos destrutivos.
sheep23
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 1:14 pm

Floripes2 Escreveu:
lsgl Escreveu:...Não percebeu. Eu ajudo:

...

Este tópico começou mal, e mal continua. Pôr no mesmo plano o veterinário e o Zé Maria da Porta ao Lado para se pôr a si própria numa posição inatingível e inatacável só demonstra que realmente os donos precisam de ser esclarecidos e educados - sim, educados - em relação ao cão e ao que é um cão. Pelo menos.

Foi a própria sheep23 que se expôs às "críticas" que tanto a incomodam, quando contou que o cão é agressivo (será mesmo?), que para o controlar o meteu numa crate durante as dez horas do dia em que tanto ela como o namorado têm de ir trabalhar, etc., etc., e agora o mantém fechado numa crate um pouco maior a que chama de marquise. E ainda por cima se recusa a dar ouvidos a quem tenta, através daquilo a que chama "críticas destrutivas", fazer-lhe ver que está a maltratar o cão.

Como crítica construtiva, aconselho-a a parar um pouco, rever as suas posições e noções e a aceitar de maneira positiva não só o que o seu criticado veterinário lhe diz, como aquilo que os que não percebem nada de cães (como eu, outros foristas de maiores pergaminhos do que eu e o dito veterinário) lhe têm estado a dizer. E para gozar com as inanidades dos tais Zés Marias da Porta ao Lado há por aí muitos tópicos, não precisa de vir para aqui difamar os profissionais que atendem ao seu cão.
Qual é o mal de partilharmos as dicas ridículas que ouvimos? Muitas pessoas o fazem, muitas pessoas falam nos fóruns sobre parvoíces que ouvem, parvoíces que vêem outros donos fazer, etc.. Por exemplo, neste momento há um tópico activo em que os users andam a criticar os donos que deixam os cães andarem soltos... Porque é que não vai lá julgá-los e a eles também, já que também estão a criticar outras pessoas?

Uma pessoa não precisa de se expôr muito para que certas pessoas viessem logo com julgamentos e críticas - há certas pessoas que sentem a necessidade de o fazer pelo menor pormenor que reparam e que consigam exagerar (especialmente nos fóruns de cães).
Sim o meu cão tem problemas de reactividade com outros cães, mas falei disso noutra thread que não tem nada a haver com este. Se quiser pode falar lá sobre isso.

E já agora, quando disse "a aceitar de maneira positiva não só o que o seu criticado veterinário lhe diz" - sim, aceitar de forma educada já o fiz. Mas não me diga que concorda com o que o meu veterinário disse. :roll:
sheep23
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 1:24 pm

Argay Escreveu:
sasquatch Escreveu:Um cão que passa 10 horas sózinho penso que que deve ter pouco convivio com toda a gente....
Aonde é que disse que ele também dorme na marquise à noite? O cão dorme connonsco a noite.

Agora se tem realmente algo útil para contribuir para o tópico principal desta thread força. Mas também percebo, certas pessoas só sabem criticar e tentar mandar abaixo, mas quanto a comentários úteis... :roll:
sheep23
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 1:32 pm

lsgl Escreveu:Já agora, como pode julgar que o animal tem pouco convivio com os donos? É por estar 10h sozinho? Então repito: só os reformados e desempregados podem ter cães? :roll:
Dúvido que os users que me estão a criticar vão responder a essa pergunta. Afinal de contas estão mais interessados em criticar...

Mas se alguém responder, e se responder que se for apenas 5 horas não faz mal, gostaria que também respondesse qual é a tamanha diferença que as 5 horas de diferenças faz (entre 5 horas e 10 horas), e se um dono que apenas deixa o seu cão durante 5 horas é necessariamente um dono mais aplicado e o cão é necessariamente mais feliz (e porquê).
carina7
Membro Júnior
Registado: segunda mar 19, 2012 4:38 pm

quarta mai 23, 2012 1:34 pm

Sabem que mais acho melhor esquecerem o assunto...eu tive a ler este topico desde do inicio e muito sinceramente até fico com "medo" de alguma vez pedir ajuda aqui .Epa a pessoa deixou 10h o cão fechado pronto já entendemos que n será a melhor politica mas acho que o sheep23 já entendeu...aliás já nem acontece.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 23, 2012 1:57 pm

sheep23 Escreveu:
Argay Escreveu:
Aonde é que disse que ele também dorme na marquise à noite? O cão dorme connonsco a noite.

Agora se tem realmente algo útil para contribuir para o tópico principal desta thread força. Mas também percebo, certas pessoas só sabem criticar e tentar mandar abaixo, mas quanto a comentários úteis... :roll:
Então se ele dorme convosco e não faz disparates porque faz durante o dia? Não faz muito sentido.
Diz que o seu cão está nervoso porque mudou de casa. É natural, passa em uma ou duas semanas. É uma questão de lhe dar tempo. Diz que o seu cão fica fechado porque roi tudo, tem um problema comportamental a resolver, opta por fechá-lo. Diz que o seu cão não se comporta bem com outros cães, tem um problema comportamental a resolver, como o resolve? Fugindo dos outros cães?
Ninguém implicou com o facto de deixar o seu cão 10 horas sózinho, implicou sim, por o deixar confinado a uma divisão 10 horas inteiras. Se ficar fechada 10 horas na marquise, vai perceber o stress em que fica e basta 1 dia.
Vem gozar com alguns conselhos que lhe foram dados no veterinário, se calhar não devia gozar com os conselhos que lhe deram, devia sim, pensar em como resolver o que provoca tanto stress no seu cão e não é a calmantes que vai resolver a fonte de stress do seu cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano

quarta mai 23, 2012 1:57 pm

5 horas de diferença...pois, são 5 horas de diferença....o que havemos de dizer????

Eu modestamente reconheço: não sei educar um animal apenas com um tempinho ao fim de semana. Ou à noite um bocadinho ou de manhã uns minutos. Mas isto sou eu. Que não sei usar crate e nunca usaria.

Há quem faça milagres tendo só escassas horitas para lidar com os animais.
Responder

Voltar para “Cães”