Ser curioso e destrutor é um comportamento normal em certos cachorros. Isto geralmente melhora com a idade, com a passagem da fase de mudança dos dentes, e com treino e estímulo mental suficiente. O que é necessário fazer, e como muitos fazem (basta só pesquisar pelo google), é para além de tudo o que listei, não dar a oportunidade de o cão destruir coisas para que este vá perdendo o hábito gradualmente. E isso faz-se a partir da supervisão e da restrição de liberdade (até o cão deixar esse hábito por completo).Argay Escreveu:Então se ele dorme convosco e não faz disparates porque faz durante o dia? Não faz muito sentido.
O meu cão é um desses cães curiosos e destrutivos, mas gradualmente está a melhorar (já tem 11 meses). Já deixou de se interessar tanto no que não é dele, mas ainda cai na tentação de o fazer quando não é vigiado.
Agora é irresponsável deixar um cão ter acesso a todas as divisões da casa sem este deixar o hábito de destruir primeiro, pois para além de poder destruir coisas, basta só ele ingerir qualquer coisa errada para ser fatal.
O que é que faria na nossa situação? Se não percebeu como foi a nossa situação, volto a explicar - na casa nova, o meu cão ladrou sem parar cada vez que foi deixado sozinho durante poucas horas. Sim, podia tentar treiná-lo a ficar sozinho durante semanas para ultrapassar a fase... Mas infelizmente, os meus vizinhos não são tão pacientes (já mencionei num dos posts que me chamaram atenção) e não posso dar ao luxo de ele deixar de ladrar tanto gradualmente durante semanas.Argay Escreveu:Diz que o seu cão está nervoso porque mudou de casa. É natural, passa em uma ou duas semanas. É uma questão de lhe dar tempo.
E como não sabia o que fazer, quis perguntar ao vet se existem calmantes leves para o ajudar a ultrapassar esta fase de uma maneira menos stressante (leia-se solução temporária e último recurso). Pode ler o que escrevi num dos posts anteriores sobre o calmante.
Mas consegui ver luz ao fundo do túnel para esta situação 2 dias depois. Em vez da crate ao qual ele já estava habituado, deixámo-lo solto na cozinha com uma barreira, e nunca mais ladrou quando fica sozinho.
Pode ler o que já escrevi neste post sobre o comportamento de roer.Argay Escreveu:Diz que o seu cão fica fechado porque roi tudo, tem um problema comportamental a resolver, opta por fechá-lo. Diz que o seu cão não se comporta bem com outros cães, tem um problema comportamental a resolver, como o resolve? Fugindo dos outros cães?
Quanto ao comportamento com os outros cães, o meu cão só começou a sair à rua aos 6 meses porque estava doente... Conheceu alguns dos poucos cães vizinhos aos quais se dava bem, mas teve situações traumáticas com alguns cães que o tentaram atacar. Isto tudo levou-o a desenvolver essa reactividade a outros cães.
Mas não sei se já reparou, mas já mencionei algumas vezes que vou levá-lo a uma escola de treino para resolver. Por isso sim, enquanto não resolvermos isso com um treinador, sim vou fugir com ele dos outros cães, porque ninguém acha piada de ter um arraçado pastor alemão a ladrar e a tentar abocanhar o seu pequenote num passeio, e eu não acho útil deixá-lo enlouquecer e eu a esforçar a controlar um cão de 30kg.
Implicaram sim. Implicaram que 10 horas sozinho = falta de treino, dedicação, etc.. Pode ler com mais atenção o que foi escrito.Argay Escreveu:Ninguém implicou com o facto de deixar o seu cão 10 horas sózinho, implicou sim, por o deixar confinado a uma divisão 10 horas inteiras. Se ficar fechada 10 horas na marquise, vai perceber o stress em que fica e basta 1 dia.
E não se compara o que um ser humano e um cão podem sentir, mesmo que podem sentir de forma semelhante em certas situações. Um ser humano acha que comer no chão, fazer as suas necessidades com alguém a observar ou andar atrelado é humilhante, sente enorme aversão em comer fezes, e não dorme em média 15 horas por dia.
E depois, o meu cão, fora aqueles 2 primeiros dias na nova casa, já não sentiu mais stress e dorme quase o tempo todo (total 8 horas) quando está sozinho (filmámos o dia todo de vez enquando para ver o que ele faz).
Muitas vezes, são as pessoas que atribuem sentimentos averisvos às situações a que os cães estão sujeitos. Há pessoas que acham que crates são cruéis, outras acham que um alçaime é demasiado aversivo, outros acham que não deixar os cães andar à solta é horrível.
Já está resolvido, e fui eu própria que a resolvi em vez de ouvir o conselho do vet que era "se o mandas ficar num sítio o cão tem que obedecer, liderança resolve a sua situação".Argay Escreveu:Vem gozar com alguns conselhos que lhe foram dados no veterinário, se calhar não devia gozar com os conselhos que lhe deram, devia sim, pensar em como resolver o que provoca tanto stress no seu cão e não é a calmantes que vai resolver a fonte de stress do seu cão.
Quanto a calmantes, qual é o problema de usar um calmante leve (não é sedativo) que ajuda o sistema a produzir químicos responsáveis para o relaxamento e bem estar, para ajudar o cão a ultrapassar uma fase temporária de stress, quando não há outras soluções há vista (e tinha que resolver a situação rapidamente ou arriscava a perdê-lo)?
Vou explicar como é que funcionaria o esquema: o cão ia toma calmantes durante 1 ou 2 semanas, até se familiarizar com a nova casa e deixar de sentir stressado (porque já se habituou à nova casa).
(embora isto não ia resultar, porque segundo o vet, tinha que lhe dar os calmantes 1 mês antes das mudanças...)
O que vale é que a situação foi resolvida por não usar mais a crate ao qual já se tinha habituado.
Agora espero que com tantas explicações (já repetidas em várias posts), que os foristas consigam finalmente deixar de confundir e exagerar o nosso caso...