Duvida???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 23, 2012 2:47 pm

Olá

Quais são os principais sinais de cio numa cadela? É que a minha rafeira alentejana esta com 7 meses...
É a minha primeira cadela :D eu só tenho "gajos"

Obrigado
Alex
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 23, 2012 3:18 pm

<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta mai 23, 2012 3:35 pm

Um dos sinais é que começa a ter pequenas perdas de sangue vai largando umas pinguinhas se é que me faço entender.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta mai 23, 2012 4:38 pm

A vulva incha para o dobro do tamanho, começa a perder umas pinguinhas de sangue (às vezes quase que não se dão por elas), lambe-se muito para se limpar ou lambe o chão para limpar as pinguinhas, pode-se por vezes notar o sangue no xixi... Já li aqui no fórum que se pode pôr um lençol branco na cama dela, assim notam-se logo vestígios das tais pinguinhas.
A partir daí, esperam-se umas 3 semanas até que acabe.
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quarta mai 23, 2012 5:11 pm

Tenha cuidado para a cadela não engravidar!
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

quarta mai 23, 2012 5:35 pm

Se você só tem machos vou-lhe dar um conselho!!!
Esterilize a fêmea porque são animais de porte e é complicado uma gravides
indesejada, fale com o vet .
Eu costume esterilizar aos 5 meses ,a sua pequena é de porte e por hábito vem o cio mais tarde perto do Ano !
Mas de qualquer maneira elas mudam o comportamento como por exemplo, pedirem mimo mais que o normal, e o sangue nota-se bem, o animal é de porte não se esqueça, um animal de pequeno porte nem damos conta só com o tal lençol branco na cama e ai conseguimos ver melhor .
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 23, 2012 6:31 pm

Olá novamente,

Pois é... Ando a estudar o caso de esterilizar a minha rita, mas este ano já esterelizei 3 gatas e 1 gato de modos que a rita fica para o ano.
O vet é que me chamou a atenção que por vezes o 1ºcio é por volta dos 7-8 meses, eu também tinha a ideia de ser por volta do ano.
Bem vou continuar atenta, ela é cruzada de castro laboreiro é doida de todo :D

obrigado a todos

Alex
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta mai 23, 2012 6:46 pm

Os sinais já foram ditos... ter em atenção que no início são sinais muito subtis! Se tem machos em casa (não entendi se tem se sempre teve e agora só tem a cadela) numa primeira fase eles são atraídos pela cadela, mas ela não deixa ser montada (normalmente!). Veja a vulva, porque incha. Se quiser ter controlo mais específico peça ao veterinário para fazer uma citologia (um esfregaço de células).
Se é cadela de grande porte (ou por aí) eu aconselho, que se quiser esterilizar, o faça após o 1º cio.
Responder

Voltar para “Cães”