Cadela matou gata de casa. O que fazer?
Moderador: mcerqueira
Boa noite...
Venho aqui numa forma de me ajudarem a pensar e a tomar uma decisão sem que seja injusta e incoerente...
Tenho uma cadela de raça american staffordshire terrier que sempre foi habituada a viver com vários gatos, sem problemas entre eles a até muita meiguice e brincadeira.
O primeiro incidente a cadela atacou um dos gatos deixando-o ferido mas largou à minha ordem... Este incidente não foi tão feliz...
Ela atacou a gata, que ate estava a dormir, e mesmo após várias ordens jacto de mangueira e e ate tentativa de lhe abrir a boca ela não largou a gatinha que acabou por falecer poucos minutos depois.
Perdi a confiança na cadela, e estou insegura relativamente a estas situações se puderem repetir. Deverei mandar abater?
Venho aqui numa forma de me ajudarem a pensar e a tomar uma decisão sem que seja injusta e incoerente...
Tenho uma cadela de raça american staffordshire terrier que sempre foi habituada a viver com vários gatos, sem problemas entre eles a até muita meiguice e brincadeira.
O primeiro incidente a cadela atacou um dos gatos deixando-o ferido mas largou à minha ordem... Este incidente não foi tão feliz...
Ela atacou a gata, que ate estava a dormir, e mesmo após várias ordens jacto de mangueira e e ate tentativa de lhe abrir a boca ela não largou a gatinha que acabou por falecer poucos minutos depois.
Perdi a confiança na cadela, e estou insegura relativamente a estas situações se puderem repetir. Deverei mandar abater?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Dê-a para adopção. Abater não é solução.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Sei que está magoada com a cadela. Mas não estará a desistir demasiado cedo dela? Colocá-la num canil ou mandar abater vai dar no mesmo.
Ponderou bem se efectivamente a responsabilidade do que aconteceu foi exclusivamente da cadela? Será que houve algum factor que lhe tenha escapado a si que tenha determinado o ataque?
Volto a dizer: compreendo que esteja magoada e sentida com a cadela. Mas está tão pronta a desfazer-se dela que .... mais parece que desistiu dela.
Se assim foi , pelo menos dê-lhe o beneficio de tentar arranjar novo dono para ela. Pode começar aqui na Arca, por exemplo e abrir um tópico nas adopções , com fotos e informações sobre o que lhe pareça relevante na cadela. Boa sorte.
Ponderou bem se efectivamente a responsabilidade do que aconteceu foi exclusivamente da cadela? Será que houve algum factor que lhe tenha escapado a si que tenha determinado o ataque?
Volto a dizer: compreendo que esteja magoada e sentida com a cadela. Mas está tão pronta a desfazer-se dela que .... mais parece que desistiu dela.
Se assim foi , pelo menos dê-lhe o beneficio de tentar arranjar novo dono para ela. Pode começar aqui na Arca, por exemplo e abrir um tópico nas adopções , com fotos e informações sobre o que lhe pareça relevante na cadela. Boa sorte.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Concordo com a NicaJunior.
Imagino que neste momento nem consiga olhar para a cadela, que esteja triste, magoada e desiludida. Mas abater não seria justo... afinal, está na natureza da cadela não gostar de gatos. Uma natureza que ela se esforçou por contrariar, por respeito a si, a sua dona.
Eu esperaria um tempo antes de tomar qualquer decisão, para o conseguir fazer de cabeça fria. Pode ser que encontre uma solução, por exemplo um canil exterior onde manter a cadela - não seria destino mais cruel que deixá-la num canil municipal... Ou manter cadela e gatos em quartos separados, há quem o faça.
Se decidir dar para adopção tem uma zona própria aqui no fórum, onde acredito que terá todo o apoio necessário. Nesse caso tenha muito cuidado com a triagem dos adoptantes - há até quem roube amstaff pra lutas - e avise que a cadela não pode conviver com gatos. Pode ser que tenha sorte!
Tudo de bom!...
Imagino que neste momento nem consiga olhar para a cadela, que esteja triste, magoada e desiludida. Mas abater não seria justo... afinal, está na natureza da cadela não gostar de gatos. Uma natureza que ela se esforçou por contrariar, por respeito a si, a sua dona.
Eu esperaria um tempo antes de tomar qualquer decisão, para o conseguir fazer de cabeça fria. Pode ser que encontre uma solução, por exemplo um canil exterior onde manter a cadela - não seria destino mais cruel que deixá-la num canil municipal... Ou manter cadela e gatos em quartos separados, há quem o faça.
Se decidir dar para adopção tem uma zona própria aqui no fórum, onde acredito que terá todo o apoio necessário. Nesse caso tenha muito cuidado com a triagem dos adoptantes - há até quem roube amstaff pra lutas - e avise que a cadela não pode conviver com gatos. Pode ser que tenha sorte!
Tudo de bom!...
Não se trata de desistir dela... amo-a a ela como amo todos os animais que tenho e sim estou triste e acho que ela própria também pelo comportamento cabisbaixo em que ela ficou após o episódio... a minha questão e medo é o ela não ter obedecido à minha ordem de largar... e se for um dos meus sobrinhos que são crianças? Talvez a culpa seja minha por não a ter educado com regras e obediencia e lhe ter dado demasiado mimo e liberdade... mas não queria de forma nenhuma que saissem mais lesados desta história... nem mesmo ela!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Se tem medo que ela faça o mesmo a pessoas peça uma avaliação a um bom adestrador ou a um vet orientado para a psicologia canina... tenho pena por não saber orientá-la melhor. Mas há-de haver alguém competente para a avaliar. Eu não conseguia abater o meu cão sem antes tentar de tudo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
se decidir realmente dar a cadela, entregue-a a alguem que saiba lidar com ela, impor-lhe regras e limites!
lamento pela sua gata!
lamento pela sua gata!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
já passei pelo mesmo e consigo imaginar o que sente. Fiquei uns dias sem poder ver a cadela à frente e, pela primeira vez, porque foi no momento, levou uma palmada... acabei por descarregar a fúria a cavar a sepultura da minha Sabina, pois a cadela não tinha culpa, não agiu por mal - é a sua natureza. E a minha gatinha desceu para o pátio, onde não era suposto ir, talvez por estar habituada a saracotear-se à frente do cão do vizinho, que está preso... foi um acidente, infelizmente a curiosidade matou mesmo o gato. Também já meses antes os cães me tinham atacado um gato, mas a este cheguei a tempo.
Aconselho-a a não tomar qualquer decisão nesta altura, deixe passar algumas semanas. No meu caso, consegui dar a cadela 2 meses depois, mas ela já estava para adopção antes. Mantenha a cadela separada dos gatos, porque a tentação é grande e os gatos, pequenos... e vai voltar a suceder, se houver oportunidade. Não ter acontecido antes foi sorte. Perdoe a cadela, ela não fez por maldade, simplesmente já abe que não pode confiar nela em relação aos gatinhos. Mas no resto, pode, ela é a sua companheira leal e não acredito que venha a fazer mal a alguém, essa raça é excelente com pessoas. Os casos q conheço de "ataques" são de animais desequilibrados ou, quase sempre, porque a criança lhes fez alguma coisa e os cães apenas se defenderam. Se quisessem matar, iam à garganta, seria fácil...
Lamento muito a perda da sua gatinha. Agora há que eguir em frente e reeducar a cadela, se a quiser manter consigo. Mas não decida nada "a quente". Força!
Aconselho-a a não tomar qualquer decisão nesta altura, deixe passar algumas semanas. No meu caso, consegui dar a cadela 2 meses depois, mas ela já estava para adopção antes. Mantenha a cadela separada dos gatos, porque a tentação é grande e os gatos, pequenos... e vai voltar a suceder, se houver oportunidade. Não ter acontecido antes foi sorte. Perdoe a cadela, ela não fez por maldade, simplesmente já abe que não pode confiar nela em relação aos gatinhos. Mas no resto, pode, ela é a sua companheira leal e não acredito que venha a fazer mal a alguém, essa raça é excelente com pessoas. Os casos q conheço de "ataques" são de animais desequilibrados ou, quase sempre, porque a criança lhes fez alguma coisa e os cães apenas se defenderam. Se quisessem matar, iam à garganta, seria fácil...
Lamento muito a perda da sua gatinha. Agora há que eguir em frente e reeducar a cadela, se a quiser manter consigo. Mas não decida nada "a quente". Força!
-
- Membro
- Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
- Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...
po-la num canil ou mandar abater a patuda vai dar tudo ao mesmo pois uma cadela de essa raça num canil vai logo para o topo da lista negra e eu acho que lhe devia dar mais uma oportunidade e não perdeu a confiança na patuda está só magoada.
Mas pense no que ela vai sofrer num canil,e se a der sabe mesmo a quem? podem usa-la para afazer reproduçao continua da raça e a bichinha só vai sofrer.
Pense reflita e depois veja realmente no que quer mas pense tambem no sofrimenta da menina e não só no seu
Boa Sorte
Mas pense no que ela vai sofrer num canil,e se a der sabe mesmo a quem? podem usa-la para afazer reproduçao continua da raça e a bichinha só vai sofrer.
Pense reflita e depois veja realmente no que quer mas pense tambem no sofrimenta da menina e não só no seu
Boa Sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Lamento pelo que está a passar.
Se optar por colocá-la para adoção, esterilize-a primeiro.
Boa decisão!
Boa decisão!
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
O que a sua cadela fez não deve cegá-la ao ponto de pretender colocá-la num canil, mas também não deve ficar iludida a pensar que não vai voltar a acontecer. O facto de ter morto e atacado os gatos não quer dizer que vá fazer o mesmo a pessoas, longe disso. Dificilmente a sua cadela vai conviver tranquilamente com gatos, pelo que, com calma, procure um novo dono para ela, sem pressas, sem rancores e até lá, proteja os gatos e a sua própria cadela que não agiu por maldade mas por instinto e vai voltar a fazê-lo muito provavelmente. Quantos gatos tem?
Última edição por Argay em sexta mai 25, 2012 8:38 am, editado 1 vez no total.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Lamento pelo que está a passar.
Boa decisão!
Boa decisão!
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
A partir do momento em que decidiu pôr um cão com muito instinto de presa a viver com gatos (por muito que ache que ela está habituada) os seus gatos passaram a ser "mortos-vivos". A gata que a cadela matou já tinha os dias contados, assim como têm todos os gatos que continuem a viver com ela.
Deixe de antropomorfizar a cadela. Ela não anda cabisbaixa por ter morto a gata, mas sim porque o AndyR se começou a comportar de modo diferente com ela. A cadela não fez nada de errado ao matar a gata, apenas fez o que lhe é instintivo.
Quanto ao não ter largado à sua ordem, é extremamente complicado para um cão nesse nível de excitação largar a presa e obedecer a ordens. É uma das características que é valorizada nesse tipo de raças. É o que as torna valiosas para quem as usa para trabalho.
Acha mesmo que a cadela merece ser abatida por um erro que foi seu? A partir do momento que decidiu ter um cão destes a viver com gatos, tinha de estar consciente de que um dia isto poderia vir a acontecer.
Abatê-la com a desculpa que pode fazer o mesmo a uma criança, não me parece justificável. Uma criança não é um gato. E os gatos também podem atacar as crianças (eu já fui atacada por uma gata de quilo e meio, sem motivo aparente, e acredite que não me fiquei a rir) Está a tentar arranjar uma desculpa "aceitável" para castigar a cadela, mas a culpa não é da cadela, é sua.
Esta cadela e estes gatos foram condenados a partir do momento que criou expectativas completamente irrazoáveis de que iriam ser todos "amiguinhos". É uma situação muito injusta para esses animais.
Deixe de antropomorfizar a cadela. Ela não anda cabisbaixa por ter morto a gata, mas sim porque o AndyR se começou a comportar de modo diferente com ela. A cadela não fez nada de errado ao matar a gata, apenas fez o que lhe é instintivo.
Quanto ao não ter largado à sua ordem, é extremamente complicado para um cão nesse nível de excitação largar a presa e obedecer a ordens. É uma das características que é valorizada nesse tipo de raças. É o que as torna valiosas para quem as usa para trabalho.
Acha mesmo que a cadela merece ser abatida por um erro que foi seu? A partir do momento que decidiu ter um cão destes a viver com gatos, tinha de estar consciente de que um dia isto poderia vir a acontecer.
Abatê-la com a desculpa que pode fazer o mesmo a uma criança, não me parece justificável. Uma criança não é um gato. E os gatos também podem atacar as crianças (eu já fui atacada por uma gata de quilo e meio, sem motivo aparente, e acredite que não me fiquei a rir) Está a tentar arranjar uma desculpa "aceitável" para castigar a cadela, mas a culpa não é da cadela, é sua.
Esta cadela e estes gatos foram condenados a partir do momento que criou expectativas completamente irrazoáveis de que iriam ser todos "amiguinhos". É uma situação muito injusta para esses animais.