Cadela matou gata de casa. O que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

antipragas
Membro
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

sexta mai 25, 2012 9:27 am

Já lhe passou pela cabeça em vez de dar a cadela, dar antes os gatos ... sei que será sempre uma decisão dificil, mas acho que arranjaria mais facilmente quem lhe ficasse com os gatos do que com a cadela, uma coisa é certa vai ter que decidir ficar com a cadela ou os gatos, pq já viu que não são compativeis. E como já referiram aqui, a cadela não tem culpa, esse comportamento faz parte da sua essência, deveria estar precavida para a situação que aconteceu ...

Tenha calma, espere mais uns tempos até que as coisas fiquem mais calmas, mas por favor proteja a sua cadela .
Boa sorte e decida com o coração :wink:

" Há pessoas que comem sardinhas e arrotam caviar. Nada tenho contra a arrogância, mas arrotar é uma falta de educação imensa. "
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta mai 25, 2012 9:29 am

Lamento pelo que está a passar!
CULPAR alguém que em desespero está a pedir ajuda...É de se lhe tirar o chapéu!
Compeendo que receie estar a colocar a vida dos seus sobrinhos en risco, pois não tem confiança e/ou controlo sobre a cadela.
Talvez seja melhor pedir ajuda em foruns da raça e ou treinadores especializados, se os houver.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta mai 25, 2012 9:46 am

É impossivel equacionar matar um cão porque matou um gato, dois, três, mil. Não passa pela cabeça de ninguém que goste do seu cão. Passam toda uma panóplia de possiveis soluções, matar? Só quem não gosta do seu cão.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mai 25, 2012 10:16 am

A minha teckel matou-me um esquilo terrestre e numa noite 6 gerbos.
O esquilo era um animal doce. meigo e calmo que não tinha medo dela, ela, como qualquer cão com o sentido de presa apurado, limitou-se a agarrar e apertar, não houve um pingo de sangue.

De quem foi a culpa? minha que deixei que acontecesse, a ultima culpada foi a cadela que se limitou a seguir o instinto. Como resolvi? Fácil deixei de ter roedores.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 10:46 am

Não é uma questão de "culpas". Acidentes acontecem, situações não previstas acontecem. A culpa só vem com a decisão que se toma a seguir.
<p>&nbsp;</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta mai 25, 2012 11:12 am

A atribuição de culpas, neste momento, funciona mais como um alerta.
Claro que acidentes acontecem. Mas acontecem porque nós facilitamos. Porque não conseguimos prever, porque nos distraímos, etc.
Neste caso já tinha havido um aviso, segundo as palavras da própria.
Eu tambem acho que a pressa em se livrar da cadela é reveladora de algum sentimento menos forte do que aquele que a forista achava nutrir pela cadela. Estava a reagir a quente, talvez!
A minha opinião e conselho é:
Havendo crianças pequenas, mais gatos e não havendo vontade ou disponibilidade para pedir ajuda a um treinador ou um veterinário com competências em comportamento animal, é melhor dá-la para adopção, sim.
Não vale a pena ficar com um animal que vai ser sempre olhado como um perigo eminente, que não é digno de confiança e que com o passar do tempo e com o acumular destes receios vai acabar transformado em fardo que se vai ter que suportar.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta mai 25, 2012 11:15 am

Exactamente. Não se tratam aqui de atribuir culpas, mas de reconhecer e respeitar o cão pelo que é: um animal com instintos próprios.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta mai 25, 2012 12:14 pm

Tem de perceber: a sua cadela é apenas um cão. Um cão é um predador.
Um gato, para um cão, é uma presa.

Não fantasiem meiguices e histórias, cães veem gatos, coelhos, esquilos, ratos, etc como presas.
Alguns, a autoridade do dono e o treino cosnegue refrear este isntinto. Outros, pela raça tem este instinto muito desenvolvido.
Mas um dia acontece.

Pergunte aqui na arca quantos cachorros adoráveis mataram coelhinhos bebés no mato.

Eu parto-me a rir quando vejo questões inocentes como "a minha cadela tem ciumes do meu porquinho da india...". Não e ciúmes...é mesmo vontade de a caçar.

Nãos e esqueçam de que os animais são básicos, nós é que inventamos muita coisa!
lili01ana
Membro
Registado: sábado mai 28, 2011 2:11 pm

sexta mai 25, 2012 12:47 pm

Boa Tarde,

Vou dar a minha opinião baseada na minha experiência.
Eu não tenho gatos, o único que tive cá em casa, o meu cão que faleceu, dava-se bem com ele. Mas só esse,talvez porque era um gato muito,mas mesmo muito pachorento.
A minha vizinha tem à vontade uns 20 gatos ou mais, e se algum dos gatos dela viesse aqui para dentro do terreno, era adeus ao gato na certa. Nem barulho fazia, corria atrás dele,agarrava-o um abanão e prontos.
Claramente estava-lhe no instinto, tinha imensa pena pelos gatos, mas não podia estar de plantão a noite toda, e o cão limitava-se a fazer o que lhe estava nos genes...caçar. E quem diz gatos, diz outras coisas!
Como adorava o meu cão, nunca me passou pela cabeça abatê-lo por causa disso, e ém relação ás crianças nunca tive razões de queixa, não era nada menos do que espetacular com elas, e tenho uns 8 sobrinhos que estão sempre por aqui, mais coisa menos coisa.
Não sei se a forista tem razões de queixa em relação à sua cadela com as crianças, não se estará a precipitar ? Deixe arrefecer a cabeça e pense melhor nisso, não se abate assim um cão,ele só fez o que lhe está na natureza.
Em ultimo caso vai ter de escolher ou ela ou os gatos, mas tente dá-la para adopção, nunca abater.
Pense melhor.
Argay
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 1:12 pm

Na sua generalidade os cães vivem em perfeita harmonia com os gatos da casa. Com gatos estranhos podem fazê-lo ou não. Simplesmente, há cães que não conseguem, mas acredito que são uma minoria.
Não devem no entanto ser aniquilados por causa disso, como é óbvio.
<p>&nbsp;</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mai 25, 2012 2:06 pm

Todas as minhas se dão bem com a gata cá de casa, no entanto reagem fortemente às que há aqui na rua, tentam correr atrás e ladram.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano

sexta mai 25, 2012 2:08 pm

kittten Escreveu:Todas as minhas se dão bem com a gata cá de casa, no entanto reagem fortemente às que há aqui na rua, tentam correr atrás e ladram.
O que não significa que se a apanharem lhe façam mal. O mais provável é nem fazerem, mas o instinto de correr atrás é irresistivel :)
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 25, 2012 2:27 pm

Infelizmente estou de acordo com a Tumbleweed.

Eu, neste momento, considero-me dona de uma gata que foi largada na rua pela dona quando mudou de casa.

Alimento-a, mandei esterilizar, arranjei-lhe uma casinha (que ela não usa) no quintal, desparasito-a e tudo o mais que seja preciso.
Ela vive à minha porta no quintal...
Mas não a tenho em casa.
Porque tenho uma cadela labrador já idosa que sempre perseguiu gatos.
Não temo que a cadela mate ou fira a gata (já vi como ela se comporta com os vadios - não lhes faz mal) mas porque tenho medo que a gata fira a cadela, por medo.

Mantenho as duas separadas até ao rídiculo de passar com a cadela no quintal com rédea curta.

Quando tinha piriquitos, gatos eram proibidos no quintal.
A cadela mantinha-os afastados.
Não interessa que os pássaros estivessem em gaiola (quando estavam na varanda, durante o dia), há sempre a possibilidade remota de um gato trepar e atacar.

Nós, donos, temos de poder prever estas situações.
Os animais respondem ao instinto.
Se gosta mais dos gatos que da cadela, então, dê-a para adopção - bem dada.
Senão mantenha cães e gatos separados ou dê os gatos.

O perigo para crianças por parte do cão é paranóia.
Os cães sabem o que são crianças (são crias humanas) e o amstaff é dos que tem melhor comportamento com humanos.
Justamente o amstaff tem má fama com outros animais...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta mai 25, 2012 2:40 pm

Aqui está uma situação complicada...

Acho que arranjar novos donos que não tenham gatos para a cadela será o melhor.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta mai 25, 2012 3:06 pm

argay, até um abocanhanço valente de um cão a brincar pode ferir seriamente um gato....

Um cão que apanha uma presa ao fim de uma perseguição geralmente o que faz é apanhar, sacudir fortemente para dominar a presa e por vezes atirar a presa ao ar e infelizmente quando cai, já tá arrumada.

Mesmo que seja na brincadeira, este tratamento não dá muita saúde a um gato.
Responder

Voltar para “Cães”