As patas dianteiras dos cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta jan 29, 2004 12:24 am

Eu não tenho muita experiencia porque só tive um cão que ia à cabeleireira/manicure :D mas adorava! Verdade que a pele dele arrepiava-se em pequenos frissons (cócegas?), mas isso derretia-o, fosse corpo, patas da fente ou de trás. A moça dizia que se todos os seus clientes fossem como ele, a profissão dela seria um paraíso.

Quanto aos outros: três, escovadela tudo bem, patas tudo bem, mas na cauda... xô dona, aí não! uma, escovadela nem pensar mas patas tudo bem. a que tenho agora, escova ok, patas da frente ok, patas de trás a dona deve é estar maluca! ;)

Seis cães, todos diferentes :D
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta jan 29, 2004 9:12 am

Olá,

Fiz a experiência de agarrar mesmo as patas dos meus cães e a verdade é que tentam livrar-se logo. O mais novo chega mesmo a gamir.

Não sei se alguma vez repararam, mas nos conselhos para a educação dos cachorros, é dito que, para evitar que eles pulem nas pessoas, se deve segurar nas patas dianteiras, porque eles detestam.
Nunca reparei se tinha alguma explicação cientifica nesta dica mas acho que não. O que dizia é que eles simplesmente detestam que os segurem pelas patas da frente.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta jan 29, 2004 10:01 am

angie_bcl Escreveu:
Nunca reparei se tinha alguma explicação cientifica nesta dica mas acho que não. O que dizia é que eles simplesmente detestam que os segurem pelas patas da frente.
Pois vai-se lá saber que designios se escondem por detrás de uma pata canina. :roll: Ontem um amigo meu nada relacionado com o mundo canino respondeu-me que talvez fosse por eles usarem as patas para defesa, nas lutas e nos olás eles usam as patas. Será que as patas são a defesa deles?
A teoria das cósegas desaparece assim que deixa de ser nas mão e passa para a pata inteira, ou seja eles não gostam que se lhes agarre na pata toda, "braço" e "mão".
Epá será que não existirá por aí nenhum entendido que tenha mais alguma teoria? :idea:
Das tais coisas não me tira o sono mas...é das tais dúvidas que por vezes perco algum tempo a pensar nelas.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jan 29, 2004 10:42 am

Cá os meus, só se importam que lhes segurem as patas, se por acaso virem o alicate de cortar as unhas. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quinta jan 29, 2004 10:54 am

De facto é estranho... mas eu nunca enfrentei tal situação...
Tive um Cocker (meu querido Ralf :cry: ) que lhe fazia tudo o que quisesse, inclusivé cortar os pelos das almofadas, e ele nunca se mostrou importado. O Cocker da texuga adora que lhe peguemos nas patas dianteiras, pois assim trepa por nós acima!!! :)
Já a minha lindeza actual, um rafeiro wiiinndooo, também me deixa fazer tudo e mexer onde eu quiser. Mas como ele não gosta muito que o agarrem, que o prendam ou peguem ao colo (ele é grande e sente-se inseguro), quando lhe pego nas mãos ele tenta-as tirar! Mas deixa-me fazer tudo sem se mostrar agressivo. Só quando lhe corto as unhas é que me custa porque ele treme que nem varas verdes!!! Coitadinho!!! :D

Não sei, talvez a questão seja a falta de hábito. Penso que se os canitos forem habituados desde cedo a serem mexidos e tratados, que a agressividade deixa de existir. Mas eu não sou nenhuma expert (looonge disso) no assunto, é só uma opinião!!! ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jan 29, 2004 11:08 am

Penso que a razão será mesmo falta de hábito. Quase diáriamente tenho que ter o cuidado de tratar os espaços interdigitais e as almofadas das patas dos meus cães e nunca notei que eles se importassem. O secar dos pés fazem-lhes realmente cócegas, mas não se importam. Ambos adoram ser escovados. Aliás tenho que os ter separados porque de contrário é uma guerra, sempre um a meter-se à frente do outro :D
Maria Jo&atilde;o
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta jan 29, 2004 11:42 am

Boas

Também concordo que deve ser uma questão de hábito. Sempre habituei os meus cães a deixar-me fazer tudo em questões de limpeza: mexer nas patas, limpar ouvidos, tirar nós... e quando iam e agora este vai ao "cabeleireiro" também não tenho ouvido "queixas" de não deixar fazer isto ou aquilo. Antes pelo contrário, dizem-me sempre que se porta muito bem, que deixa fazer tudo, que obedece bem, isto num cão que tem medo de estranhos. Já assisti a apararem-lhe as patitas e ele deixa fazer, e só procura retirar a pata quando fazem "cocegas" nas almofadas... mas um cão não é de ferro, certo?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 29, 2004 1:16 pm

Pois vai-se lá saber que designios se escondem por detrás de uma pata canina. Ontem um amigo meu nada relacionado com o mundo canino respondeu-me que talvez fosse por eles usarem as patas para defesa, nas lutas e nos olás eles usam as patas. Será que as patas são a defesa deles?
eu não sei se é por d3efesa, mas os meus quando andam desembestados, usam mais os dentinhos :p
isabelnobre
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 2:49 pm

anjaazul Escreveu: eu não sei se é por d3efesa, mas os meus quando andam desembestados, usam mais os dentinhos :p
Claro que usam os dentes! Mas tb usam as patas para controlar o adversário. Eu sei que tudo tem a ver com o hábito, as minhas cadelas deixam que eu lhes mexa em qq lugar, mas sei ver onde gostam e onde se mostram incomodadas, e nas patas vejo esse desconforto. No caso dos cães mais mal educados nota-se mais que nos bem o desconforto. É quase como se liga-se o botão do histerismo :roll: . A tchinho sabe bem a que me refiro, e toda a gente que tem a mesma profissão que eu, é muito raro apanhar um cão que nos deixe trabalhar as patas da frente em condições. Eu só queria saber se alguém tem algum tipo de explicação para esse fenómeno. Toda a gente sabe que os machos não gostam que se lhes toque na zona do rabo, pricipalmente os machos dominantes. SAbemos que se trata de uma questão de dominância, agora no caso das patas não existe um padrão. É como digo trata-se de um fenómeno da qual eu não consigo encontrar uma explicação lógica e que se aplica a grande parte dos cães.
Pelos vistos os 10 % que faltam são os cães dos foristas aqui da arca :lol: .
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 29, 2004 4:23 pm

Diamantino, use o dremmel que eles ás vezes aceitam melhor que o corta unhas.
Isabel
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jan 29, 2004 8:51 pm

A explicação não estará no facto de os cães não gostarem de ficar equilibrados só em três pernas? Afinal, nós também não gostaríamos que nos agarrassem uma perna...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 29, 2004 9:14 pm

A explicação não estará no facto de os cães não gostarem de ficar equilibrados só em três pernas?
a carlota encolhe a perna, quando eu lhe mexo. mas neste caso, vai refastelada no banco do carro. quando está sentada e tento que ela dê a pata, ela fica meio atarantada. ve-se mesmo que é falta de hábito. parece dizer- o que estará esta maluca a fazer?
isabelnobre
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 9:25 pm

ladyxzeus Escreveu: A explicação não estará no facto de os cães não gostarem de ficar equilibrados só em três pernas? Afinal, nós também não gostaríamos que nos agarrassem uma perna...
Não, tenho a certeza que não. Se assim fosse quando eles estão deitados de lado isso não iria acontecer e acontece.
E se agarrar uma pata trazeira isso tb raramente acontece, eles não se incomodam muito, só se tiverem algum problema.
É mais ou menos assim, eu estou a tosquiar um cão começo pelo lombo, o cão até pode ter um grande à vontade, vou às patas trazeiras e deixo o mau para o fim, que são as patas da frente. Assim que eu passo o ombro o cão começa a pisar uvas :roll: , tentam tirar a pata e eu insisto, tentam e eu insisto, uns desistem outros mordem, mas nunca deixam de pisar o raio das uvas :lol:
isabelnobre
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 3:37 am

Então acabaram os palpites?! ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 31, 2004 11:55 am

Bem, quando formos cão, um dia, a gente logo saberá... ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”