Ainda não o abri e ja vai para o lixochinchilavis Escreveu:São aparas de madeira? Só essas podem ser usadas. Linho e tecidos são perigosos para as chins.
Duvidas sobre uma chinchila
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Podes colocar aqui uma foto? Só para ver melhor? As aparas é daquelas de madeira de pinho não tratado. Custam 1.50€ (mais ou menos). As embalagens maiores custam 4€ e dão para várias mudanças de gaiola. Uso da VL. Não gosto das que cheiram a maçã ou limão. Prefiro as naturais.
Não deites para o lixo. Podes trocar por aparas, desde que tenhas o talão (mesmo que não tenhas, tenta).
Não deites para o lixo. Podes trocar por aparas, desde que tenhas o talão (mesmo que não tenhas, tenta).
-
chinchilavis
- Membro Veterano
Tem uma imagem de uma chin mas não conheço o produto. De certeza que têm lá aparas de madeira normais, para poderes fazer a troca. Por exemplo, neste link tens aparas e links para outros produtos.
Estás a dar-lhe mesmo feno? Tem de ser feno (feno e não palha).
http://www.versele-laga.com/nutri/nutri ... 5334&rac=0
Só uso desta marca (areia, feno e aparas). Se comprares de outra marca, compra aparas normais, sem aromas.
A areia e o feno devem ser de qualidade pois são a base da alimentação. Tem sempre feno e água à disposição. Vigia os chocapics.
Estás a dar-lhe mesmo feno? Tem de ser feno (feno e não palha).
http://www.versele-laga.com/nutri/nutri ... 5334&rac=0
Só uso desta marca (areia, feno e aparas). Se comprares de outra marca, compra aparas normais, sem aromas.
A areia e o feno devem ser de qualidade pois são a base da alimentação. Tem sempre feno e água à disposição. Vigia os chocapics.
Sim, feno (da vitak***t)!
Era essa a duvida que tinha á dias
As aparas são serradura normal.
É aconselhável que troque o litter,então?
Mesmo que tenha de pagar mais um pouco, vale a pena
Primeiro relatório sobre os "choca":
Mais "gordinhos" e não tão rijos...
Amanha vou fazer a limpeza semanal á gaiola, e consigo perceber a frequência de evacuação
Agora a serio:o que disse antes... pode ser mau sinal?
Algo esquecido mas muito importante:Obrigado!
Era essa a duvida que tinha á dias
Amanha vou fazer a limpeza semanal á gaiola, e consigo perceber a frequência de evacuação
-
chinchilavis
- Membro Veterano
Sim, troque o litter. Coloque as aparas no fundo. Neste momento comprei uma embalagem de Cat's best (rolinhos de madeira prensada) para absorver melhor o xixi. Por cima dos rolinhos coloco uma camada fina de aparas para não magoar as patinha do meu chin.Adim Escreveu:Sim, feno (da vitak***t)!
Era essa a duvida que tinha á dias![]()
Amanha vou fazer a limpeza semanal á gaiola, e consigo perceber a frequência de evacuação![]()
Terá de ver se os co´cos não ficam moles.
O que disse antes que pode ser mau sinal?
-
chinchilavis
- Membro Veterano
Ah...agora entendi.Adim Escreveu:chinchilavis Escreveu: O que disse antes que pode ser mau sinal?Adim Escreveu: Primeiro relatório sobre os "choca":
Como disse, os cocós normais têm mais ou menos 1cm de comprimento e não são redondos. Mas de vez em quando (mudança de feno, ração ou outro motivo), podem ser um pouco mais redondos, mais pequenos, etc. Importante é que não desapareçam pois é sinal de obstipação.
Podem estar assim por causa do feno, pois ela nunca tinha comido. Vai vigiando mas se ficarem moles tens de ir com ela ao vet. Dá feno à vontade, sem problema nenhum pois só lhe faz bem. Já compraste da tal ração (aconselho a Chinchila Nature)? A transição deve ser gradual (no feno e na ração).
-
chinchilavis
- Membro Veterano
Sim, convém. Mas desde que faça não há problema se hoje continuarem assim mais redondos pois pode ter sido do feno.
Quando comprares faz a transição gradual. O importante é dares-lhe o feno sempre, a ração e os cubos de alfafa (1 cubo 3 vezes por semana).
Se ela estiver activa, mesmo com os cocós mais redonditos hoje, não deve haver problema.
Amanhã logo vês como estão os cocós.
Quando comprares faz a transição gradual. O importante é dares-lhe o feno sempre, a ração e os cubos de alfafa (1 cubo 3 vezes por semana).
Se ela estiver activa, mesmo com os cocós mais redonditos hoje, não deve haver problema.
Amanhã logo vês como estão os cocós.
Se estiverem redondos não faz mal, o que não podem é estar moles. Pode ser do feno ou até das aparas, muitas das vezes eles acham que as aparas são comida e dá nisso. Caso estejam muito moles podes dar meia mini tosta. Mas só se estiverem moles, caso contrário evita, pois elas costumam gostar muito.
Thank you Lordchinchilavis Escreveu:Sim, convém. Mas desde que faça não há problema se hoje continuarem assim mais redondos pois pode ter sido do feno.![]()
Ainda não tenho nem a ração nova, nem os cubos.chinchilavis Escreveu:Quando comprares faz a transição gradual. O importante é dares-lhe o feno sempre, a ração e os cubos de alfafa (1 cubo 3 vezes por semana).
Se calhar deixo um pacote de ração para as transições graduais.
Enganei-me lol.é á quarta.mas hoje fui la tratar das coisas, e tavam redondos e um pouco mais pequenos (comparado com ontem... engraçado)chinchilavis Escreveu:Amanhã logo vês como estão os cocós.
Um pouco moles também.
True storyeles acham que as aparas são comida
Mas não estão muito moles!
Outra coisa (relacionamento, outra vez):
Eu dou-lhe feno á boca...pacifico
Mas quando chego o braço pa dentro para lhe dar uma festa, a coisa complica-se
Se ela se assustar, como neste exemplo, perde alguma confiança?
Possas farta tá ela de me cheirar e de me ver, e assusta-se comigo...
-
chinchilavis
- Membro Veterano
Tens de ver isso dos cocós. Não podem estar moles. Ainda continuam moles? Se continuarem dá um pedacinho de uma mini-tosta, como disse o acorchins.
Quanto à confiança, estás no início do relacionamento com a tua chin por isso tens de ter calma. Coloca-lhe sempre feno (mesmo que estrague um pouco tem de ter sempre feno na gaiola). Arranja os cubos o mais rápido possível pois fazem falta, sobretudo no caso da tua chin que nunca tinha comido feno.
Não é como um cão. Ou seja, ela recebe mimos quando quer e não quando tu queres dar mimos. Não forces mimos pois só vais assustá-la. Ganhar a confiança de uma chin demora tempo (há excepções). Vai dando feno à boca (assegura-te que tem sempre na gaiola) e fala baixinho com ela. Nada de movimentos bruscos e de meteres a mão na gaiola pois ainda não te deu confiança para isso. Com o tempo, chegará a altura em que ela te vai saltar para o colo mas até lá, calma e mimos quando ela quiser. Tenta dar festinhas debaixo do pescoço (eles adoram).
Quanto à confiança, estás no início do relacionamento com a tua chin por isso tens de ter calma. Coloca-lhe sempre feno (mesmo que estrague um pouco tem de ter sempre feno na gaiola). Arranja os cubos o mais rápido possível pois fazem falta, sobretudo no caso da tua chin que nunca tinha comido feno.
Não é como um cão. Ou seja, ela recebe mimos quando quer e não quando tu queres dar mimos. Não forces mimos pois só vais assustá-la. Ganhar a confiança de uma chin demora tempo (há excepções). Vai dando feno à boca (assegura-te que tem sempre na gaiola) e fala baixinho com ela. Nada de movimentos bruscos e de meteres a mão na gaiola pois ainda não te deu confiança para isso. Com o tempo, chegará a altura em que ela te vai saltar para o colo mas até lá, calma e mimos quando ela quiser. Tenta dar festinhas debaixo do pescoço (eles adoram).
Pois eu sei, mas conseguir é que é mentirachinchilavis Escreveu: Tenta dar festinhas debaixo do pescoço (eles adoram).
Vou ter calma, então
Falei mal da orni***do mas tem la o feno que usas.
Lascas, não lhe faz mal?
-
anioska
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Hum...Hum...
Desculpem vir meter uma patinha...
Venho dar os parabéns aos intervenientes deste simpático tópico:a quem pergunta ... e a quem responde com tanta disponibilidade
Já que geralmente só me deparo com dentadas e ferroadas a quem faz uma perguntita
Lindo
Desculpem vir meter uma patinha...
Venho dar os parabéns aos intervenientes deste simpático tópico:a quem pergunta ... e a quem responde com tanta disponibilidade
Já que geralmente só me deparo com dentadas e ferroadas a quem faz uma perguntita
Lindo