Também sou contra a venda de animais em lojas, nas condições que se observam hoje em dia. Mas não acho que a solução seja proibir, há demasiados interesses envolvidos e assim a única solução passa por criar um interesse maior: valorizar os animais não vindos de puppy mill.Tassebem Escreveu:A venda de cães e gatos em lojas é outro facto degradante que devia ser proibido por lei -- e pelos clubes que associam criadores.
No caso dos gatos, os criadores que são sócios do CPF não podem vender crias em lojas.
Acho que a solução devia passar por uma dignificação da loja de animais enquanto estabelecimento onde se respeitam os animais. Isso só seria possível com um sistema de fiscalização das condições, obrigatoriedade de ter um veterinário associado à loja (não sei se isto se passa assim agora ou não) e uma espécie de selo de qualidade que favorecesse acordos entre a loja e criadores decentes, nada de puppy mills/cat mills/rat mills/whatever.
Uma loja cujos animais não viessem de puppy mill teria boa publicidade e reputação pela existência desse selo. As puppy mills só existem porque as pessoas compram o mais barato, pensando que estão a comprar qualidade. A consciencialização das pessoas para esta realidade passa pela competividade comercial: bom vs barato.
Sei que soa um pouco cru falar assim sobre animais mas a verdade é que a sua venda é um negócio, e só podemos destruir o negócio das puppy mill criando uma "concorrência" forte demais.
Essa concorrência seriam os animais de criador e os animais para adopção em canis e associações.