Loja de animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mai 27, 2012 5:43 pm

Tassebem Escreveu:A venda de cães e gatos em lojas é outro facto degradante que devia ser proibido por lei -- e pelos clubes que associam criadores.

No caso dos gatos, os criadores que são sócios do CPF não podem vender crias em lojas.
Também sou contra a venda de animais em lojas, nas condições que se observam hoje em dia. Mas não acho que a solução seja proibir, há demasiados interesses envolvidos e assim a única solução passa por criar um interesse maior: valorizar os animais não vindos de puppy mill.

Acho que a solução devia passar por uma dignificação da loja de animais enquanto estabelecimento onde se respeitam os animais. Isso só seria possível com um sistema de fiscalização das condições, obrigatoriedade de ter um veterinário associado à loja (não sei se isto se passa assim agora ou não) e uma espécie de selo de qualidade que favorecesse acordos entre a loja e criadores decentes, nada de puppy mills/cat mills/rat mills/whatever.

Uma loja cujos animais não viessem de puppy mill teria boa publicidade e reputação pela existência desse selo. As puppy mills só existem porque as pessoas compram o mais barato, pensando que estão a comprar qualidade. A consciencialização das pessoas para esta realidade passa pela competividade comercial: bom vs barato.

Sei que soa um pouco cru falar assim sobre animais mas a verdade é que a sua venda é um negócio, e só podemos destruir o negócio das puppy mill criando uma "concorrência" forte demais.

Essa concorrência seriam os animais de criador e os animais para adopção em canis e associações.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 27, 2012 5:50 pm

Não.

As lojas não deviam vender nem cães nem gatos. PONTO.

Nenhum criador capaz compactua com meter animais seus em montras. Nenhum!! O criador sério quer conhecer o futuro dono dos seus animais, quer fazer perguntas, não vende ao primeiro que acene com as notas.
Eu sei que a muita gente que lê isto parece ficção mas essa realidade existe! Existem criadores éticos. Existe criação de qualidade. Existe canicultura e canicultores.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 27, 2012 6:09 pm

Há interesses envolvidos? Olhem, também o tráfico de droga :lol:
E nem por isso o vamos aceitar.

No Canadá e nos EUA já foi proibido e penso que em alguns países da europa também.

Acabe-se cá com essa marmelada e pronto. Que disparate!
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mai 27, 2012 6:22 pm

dinodane Escreveu:Não.

As lojas não deviam vender nem cães nem gatos. PONTO.

Nenhum criador capaz compactua com meter animais seus em montras. Nenhum!! O criador sério quer conhecer o futuro dono dos seus animais, quer fazer perguntas, não vende ao primeiro que acene com as notas.
Eu sei que a muita gente que lê isto parece ficção mas essa realidade existe! Existem criadores éticos. Existe criação de qualidade. Existe canicultura e canicultores.
Forgot about that par :?
Por cinco minutos esqueci-me de que qualquer cromo pode ir a uma loja comprar um bicho. Foquei atenção na loja e esqueci-me do comprador.

Mas e se a loja servisse apenas de intermediário entre criador e cliente, ganhando comissão? Mas mantendo assim a selecção do adoptante pelo criador?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 28, 2012 6:35 pm

Os bons criadores não precisam das lojas para angariar clientela nem têm interesse em associar-se a esse comércio.
Ao comprador também nada serve essa ideia: porquê pagar mais a um intermediário se pode chegar directamente ao criador? Há o CPC, há as revistas da especialidade, as expos...
O problema é outro, o costume: as pessoas não estão educadas e sensibilizadas para o que devem procurar. Elegem uma raça por moda ou influência de outros. Não percebem o conceito de raça. Querem o cachorro para ontem. Quantas e quantas vezes já tiveram aqui pessoas com canitos de puppy mill comprados em loja que não perceberam nada do que lhes foi explicado e que voltariam a fazer exactamente a mesma coisa, não obstante ter-lhes sido explicado que deram 800 euros por um cão sem papéis, de ascendência desconhecida, fora do estalão, cujos pais são máquinas reprodutoras fechadas em capoeiras durante as suas curtas vidas? E que para terem o seu lindo cãozinho morreram outros dez na viagem da Ucrânia para cá?

Já era bom que as lojas cumprissem com o que já está legislado e nem isso...
1-Os cães e gatos só podem ser expostos nos locais
de venda a partir da 8.a semana de idade.
3—o tempo de exposição deve ser estritamente limitado, nunca superior a 15 dias, contados
a partir da data de entrada no alojamento.
4 — Os cães e gatos confinados em gaiolas devem
poder fazer exercício pelo menos uma vez por dia,
devendo este, no caso dos cães, ser feito em recinto
exterior, coberto ou descoberto, com superfícies de exercício
suficientemente grandes para permitir que os animais
se movimentem livremente e materiais para seu
entretenimento.
5 — Os recintos para gatos devem estar sempre providos
de tabuleiros para excrementos, de uma superfície
de repouso e de estruturas e objectos que lhes permitam
subir, afiar as garras, bem como entreter-se.
6 — É preciso prever superfícies de repouso em diferentes
níveis de altura aquando da manutenção de gatos.
7 — Não devem ser utilizados pavimentos de grades
nas gaiolas para cães.
8 — Tendo em conta as grandes diferenças de tamanho
e a fraca relação entre o tamanho e o peso das
diferentes raças de cães, a altura da gaiola deve ser
fixada em função da altura do corpo de cada animal
medido à altura das espáduas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mai 29, 2012 2:30 am

Eu não sou contra as lojas de animais, porque a minha primeira experiência, há 20 anos, foi muito positiva.

Compramos o meu cão 0 e o 1 numa loja de Leiria, com 1 dono muito responsável. O cão 0, chamo-lhe assim, porque não chegou a vir. O animal deu sinais de que estaria doente, não foi entrega na data combinada e acabou por não resistir. Esperamos então passientemente uns meses pelo meu 1º cão. Um dálmata com LOP, o DAKAR, que veio de Braga.

Na altura não havia puppy mills, pelo menos da maneira como são hoje e sei que o dono da loja seleccionava os criadores. Tanto era, que não vendia as raças todos que quisessemos.

Foi por um intermediário, foi, mas na altura não saberíamos procurar melhor. O cão foi um excelente exemplar, a quem conseguimos ensinar a ser guarda e a não fugir. E nunca sofreu de doenças genéticas.
Foi o primeiro. Acho que com todas as pessoas é o mais marcante...
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça mai 29, 2012 6:30 am

Mas e se a loja servisse apenas de intermediário entre criador e cliente, ganhando comissão? Mas mantendo assim a selecção do adoptante pelo criador?
Ninguém se opõe a que as lojas possam, mediante fotos e textos, fazer publicidade a um criador.
Se ele é bom ou não, deve partir de investigação por parte do comprador.

É como comprar um carro ou fazer um seguro de saúde.
Quem é que compra um carro sem se informar ?
Acha bem que, tratando-se de um membro da família que vai estar lá 10 a 20 anos, se adquira sem saber nada da raça, do criador, dos cuidados a ter ?
Para isso, mais vale adoptar e, ao menos, faz uma boa acção.
Eu não sou contra as lojas de animais, porque a minha primeira experiência, há 20 anos, foi muito positiva
Há muita gente que comprou em lojas e estão muito felizes.
Mas há outras que foram infelizes - os animais morreram logo ou pouco tempo depois, ou, vivendo, são adoentados, ou são de personalidade desviada.
É uma questão de sorte.
Sobretudo - para mim, é muito importante - alimenta-se uma indústria baseada no horror.
Acho que não preciso de falar no que são puppy-mills.
E fazem-se pagar a peso de oiro...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Monstrinho35
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2012 9:17 am

terça mai 29, 2012 1:28 pm

Li este tópico com muita atenção e penso que por vezes se esquecem do mais importante: os animais. Independentemente da sua origem têm o direito de terem um dono, de serem amados e cuidados. Serem criados em puppy mills apesar de ser inaceitável, depois de nascerem não os podemos nem devemos ignorar senão o que acontecerá a estes bichinhos?
A solução passa por uma legislação europeia adequada e sobretudo uma forte fiscalização. Enquanto os politicos olharem apenas para o seu umbigo nada disto acontecerá e cabe a nós, cidadãos, fazermos pressão nesse sentido.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 29, 2012 2:45 pm

As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rudi12
Membro
Mensagens: 170
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

terça mai 29, 2012 10:25 pm

dinodane Escreveu:As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.

Os animais que venhem de poppy mills devem ser comprados e amados.

As puppy mill é que devem ser abolidas.

[Editado pela moderação]
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça mai 29, 2012 10:28 pm

rudi12 Escreveu:
dinodane Escreveu:As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.
Os animais que venhem de poppy mills devem ser comprados e amados.

As puppy mill é que devem ser abolidas.

[Editado pela moderação]
:o
É obvio que os caes provenientes de puppy mills têm os mesmos direitos dos outros... Mas o que se tem de perceber é que enquanto houver gente a comprar esses caes irá haver quem os "produza" sem ter o mínimo respeito por eles (tanto pelos cachorros como pelos progenitores que ainda sofrem mais)...
Claro que as puppy mills deviam ser abolidas mas visto que ainda há sítios onde sao legais, cabe a quem realmente ama os animais a contribuir para o fim dessas fábricas. Como? Nao comprando esses caes, passando a mensagem e fazendo pressão para que sejam feitas novas leis.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça mai 29, 2012 10:37 pm

rudi12 Escreveu:
dinodane Escreveu:As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.
Os animais que venhem de poppy mills devem ser comprados e amados.

As puppy mill é que devem ser abolidas.

[Editado pela moderação]
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Os animais que venhem de poppy mills lolololololololololololololololol
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça mai 29, 2012 10:40 pm

kittten Escreveu:
rudi12 Escreveu:
dinodane Escreveu:As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.
Os animais que venhem de poppy mills devem ser comprados e amados.

As puppy mill é que devem ser abolidas.

[Editado pela moderação]
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Os animais que venhem de poppy mills lolololololololololololololololol
até teve a sua piada :lol: :lol:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça mai 29, 2012 11:03 pm

rudi12 Escreveu:
dinodane Escreveu:As puppymill existem porque existe procura, é tão simples quanto isso. A piedade neste caso só serve de incentivo para que continuem a proliferar.
Os animais que venhem de poppy mills devem ser comprados e amados.

As puppy mill é que devem ser abolidas.

[Editado pela moderação]
Devem ser comprados? Porquê? Para incentivar a produção de mais animais? É certo que os animais provenientes de puppy mills merecem ser tratados de uma forma tão digna como os restantes, mas se não existissem pessoas a comprá-los não haveria escumalha a poroduzi-los em condições miseráveis e a fazer umas belas notas com esse negócio nojento.

Eu também acho que a venda de cães e gatos em lojas devia ser proibída e ponto final. Aqueles espaços minusculos não são sítio para colocar cachorro nem gatinho nenhum. Um criador ético não põe os seus animais neste locais onde nem se cumprei as normas mínimas de sanidade. Por várias vezes encontrei os cúbiculos absolutamente nojentos, cheios de cocos espezinhados e ainda por cima via-se que alguns animais estavam diarreicos. Perco a conta ao número de vezes que fiz queixa. A minha mãe chegou a escrever no livro de reclamações.

Para além disso encontram-se animais "de raça sem LOP" que custam bem caro, é para cima de 1000 € muitas vezes. Só compra animais nestas condições quem claramente não está informado. É que dar um dinheiro destes por um rafeiro...Mais vale comprar pelo mesmo preço ou atépor vezes mais barato, animais de criação com qualidade, ética e excelentes exemplares.

Quam compra animais em criadores dignos do seu nome, não se arrepende, de certeza.
ana-carla
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm
Localização: Cães

terça mai 29, 2012 11:19 pm

Lembrem-se que as lojas só vendem animais porque as pessoas os vão lá comprar.
O ato mais cruel que alguém que gosta de animais pode fazer pois basta pensar que aqueles seres estão lai fechados dias a fio, num espaço minorca.

Sou 100% contra as lojas venderem animais.

Quem quer comprar que procure criadores, que vá lá ver as condições este proporciona aos animais que tem, etc....
Responder

Voltar para “Cães”