Insuficiência Renal fase terminal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cacisergio
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 1:13 am

segunda mai 28, 2012 10:27 pm

BetaPat Escreveu:O facto de ele recomeçar a comer é bom sinal. O meu Putchy foi assim; qd levou o soro recomeçou a comer... mas mm quando não queria comer eu metia-lhe o comer até a garganta para o obrigar a engolir porque estava a ficar anémico por não comer. E... assim ainda viveu mais 3 anos.

boa noite

ele ontem a noite voltou a vomitar.mas por ir ao caixote comer...sad.gif

hoje acordou mais bem disposto e com o nariz menos tapado.e ja se mexeu mais.agora a noite começou a comer.e parece melhor.sem qlq tratamento.resolvemos nao o picar hoje para ver se ele anima.amanha vamos tentar pica lo novamente e tentar fazer como no video.

ao ver ele a recuperar assim quase sem tratamentos custa me pensar em adormece lo...mas ele tb nao ajuda em nada pq nao deixa fazer os tratamentos:(
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça mai 29, 2012 3:25 pm

Se o gatinho está a comer sozinho é sinal que não está em fase dolorosa….deixe-o andar enquanto não estiver em sofrimento e o tratamento seja eficaz.
O ideal seria fazer-lhe o soro diariamente. Eu compreendo o seu dilema, o que lhe custa ter de picar o gatinho estando ele já tão martirizado com as picadas. Eles começam a ficar muito doridos na zona onde se faz o tratamento mais frequentemente, para que isso não aconteça pode alternar-se as zonas onde se injecta o soro, não tem que ser só no cachaço, pode ser feito em qualquer outra zona do corpo onde tenha pele suficiente. Pode fazer-lhe na parte de trás, perto dos membros posteriores por exemplo….
Sei que nem sempre é fácil….
Não tem possibilidades de o levar ao veterinário para ele lhe fazer o soro? Um dos meus gatos embora muito meigo é muito difícil de se deixar tratar e nesse caso quando precisou, optei por o levar a uma clinica onde ele se portava muito melhor….embora neste caso tenha sido só por poucos dias…
O seu gatinho está a fazer tratamento para a coriza? Não lhe aconselharam fazer vapores?

Desejo-lhe as melhoras do gatinho e muita força….
cacisergio
Membro Júnior

terça mai 29, 2012 11:28 pm

O gatinho hoje comeu e parece um bocadinho mais normal. Comeu bem (dentro dos possiveis para ele) e bebeu muita agua. O problema é que a agua que ele bebe já nao chega, porque os rins já nao a reabsorvem, daí ele desidratar facilmente. Hoje não fizemos o soro, para nao o massacrar mais. Aproveitamos para lhe dar um dia relativamente normal sem estar a picá-lo, já que ele se sentia um pouco melhor.
Amanha vou ao vet e po-lo ao corrente da evolução dele, e vou ver o que ele me diz. Eu já falei com outros dois vets e todos me dizem o mesmo: hidratação subcutanea! que é a unica coisa que posso fazer para o ajudar. O problema é que ele sentindo-se um pouco melhor nao deixa...
MiausRafa
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 1:39 pm

Fico contente por o gatinho estar melhor.

É verdade, a hidratação com soro é imprescindível mas nem sempre fácil de fazer em casa com todos os gatos. Em períodos seguidos tive que fazer a três gatos e se com dois deles não era problemático com o terceiro, mesmo com outra pessoa a segurá-lo ele acabava por escapar sempre e ficar em grande stress, daí ter optado por ir a uma clinica perto de casa e pedir para lhe fazerem a aplicação.

Está a fazer a administração do soro com seringa ou com sistema de soro?
Como as quantidades a injectar são grandes para mim foi sempre mais fácil fazê-lo com o sistema de soro. Dá para os picar e enquanto vai correndo o soro, vamos-lhe fazendo festas e acabam por ficar bem mais tranquilos...
cacisergio
Membro Júnior

quinta mai 31, 2012 11:15 pm

Olá,
Escrevo hoje com más notícias. Fui ao Vet fazer a hidratação subcutânea e isso correu bem, o pior veio quando o vet disse que ele tinha a barriga muito distendida e que lhe parecia que ele tinha liquido livre na barriga. Fez um Rx ao abdómen que não dava para ver estruturas quase nenhumas devido ao liquido, ficando o Rx quase branco. O vet picou-lhe a barriga para ver as caracteristicas do liquido e era SANGUE!!!!! o gato está com sangue livre na cavidade abdominal, o que segundo o vet o mais provavel é ou ser uma hemorragia ou um tumor que esteja a sangrar, e para saber o que é tem que fazer diversos exames, tipo ecografia, exame do liquido, etc, e mesmo assim diz que se pode nao encontrar a causa e ter que fazer ainda mais exames. Se realmente for tumoral ou hemorragia a unica solução é cirurgica, o que o gato nao aguenta, nem o pós operatorio no estado em que ele está...
Não sei o que faça.
Se fizer os exames posso ou nao vir a descobrir o que ele tem, mas ele nao aguenta o tratamento...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta jun 01, 2012 8:06 am

:? Deus me livre...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MiausRafa
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 12:23 pm

Cacisergio lamento muito, não sei o que lhe possa dizer, dar palpites pela internet a dizer não desista ou adormeça o gatinho é fácil… difícil é quando estamos a viver a situação…..
Pois… com a debilidade em que o gatinho deve estar e sendo ele já idoso, sujeitá-lo a uma cirurgia seria muito agressivo e poderia não resistir, se fosse meu não o sujeitaria a isso…também nem todos os tumores são operáveis…
Apesar da existência de líquido abdominal ter muitas causa e nenhuma delas ser boa nem sempre é de origem tumoral.
Quando o líquido existe em grande quantidade pressiona os orgãoe e causa grande desconforto no animal, para o aliviar pode (nem sempre) ser drenado mas só por veterinário experiente.
É normal quando existe ascite o liquido ser ensanguentado…quando é mesmo sangue então é muito pior…
Certamente o seu gato terá dores…
Já antes lhe falei nos sistemas transdérmicos (opióides), são pensos que se podem colocar por exemplo: na orelhinha do gato e que aliviam as dores, fale com o veterinário. São caros, precisam de receita médica especial (nem todos os veterinários estão autorizados a tê-las, os oncologistas têm…). Em situações de doença grave só os injectáveis não chegam para tirar a dor…
Eu sou muito sensível ao sofrimento animal…tê-los com dor não… já basta não poder curar o que é incurável…

A ecografia não é um processo doloroso nem evasivo, isso sim, eu faria para saber se existe tumor, assim como faria análises com painel bioquímico completo para poder fazer um tratamento mais adequado a partir daí…Se houver tratamento…

Nas análises que já fez, os valores relativos ao fígado estavam normais?
As únicas alterações eram só as renais?
Vi no seu perfil que é do Porto, costuma ir ao hospital Vet. do Porto? Existem lá consultas de oncologia, se ainda não o fez porque não ir lá pedir outra opinião…

Força para si, não são muitos os donos que não desistem dos seus animais quando a doença surge…e começam as preocupações, trabalho e muita despesa…mas não deixe o gatinho em sofrimento, saiba a opinião de outros veterinários…se há ou não condições para continuar a lutar pelo seu gatinho….Votos de boas melhoras…
Fatima2011
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2011 11:00 am

sexta jun 01, 2012 12:32 pm

É realmente muito triste vermos os nossos companheiros peludinhos a sofrer e nós a sentirmo-nos impotentes para lhes aliviar esse sofrimento. Afinal, eles contam connosco para os protegermos como aliás sempre fizemos enquanto eram saudáveis.
Que mais posso dizer? Que a decisão que tomar é concerteza a mais acertada tendo em conta a qualidade de vida do gatinho.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jun 01, 2012 4:04 pm

que horror :cry: mas porquê sujeitaropobre animal a mais sofrimento? uma cirurgia nesse estado?
o flávio continua com diarreia. se não melhorar, terá de fazer uma biopsia, o que implica abri-lo. devido à idade, o vet está a evitar. se isso tiver de acontecer, eu não deixo. para quê? para o matar mais depressa? quando estiver muito mal, ajuda-se a acabar com o sofrimento, não a prolongá-lo :cry:
cacisergio
Membro Júnior

sexta jun 01, 2012 7:02 pm

Boa tarde.
É com imensa tristeza e ainda em choque que vos digo que o meu amigo de tantos anos partiu esta tarde.
Esta manha quando acordei ele estava com alguma dificuldade ao respirar, mas à hora do almoço ele estava aflito, e voltei a ligar ao vet, que me disse o que já me têm vindo a dizer... que ele estava a sofrer e que o melhor para ele seria adormece-lo. O vet disse mesmo que como dono de gatos, se fosse um dos dele era isso que faria. Disse-me que depois de olhar para as caracteristicas do liquido que foi ontem tirado que diria que era tudo devido à IR, pela incapacidade dos vasos reterem o liquido no seu interior, porque os rins ao expelirem demasiadas proteinas, deixavam o espaço intravascular com muito pouco proteinas o que levava à saida de liquido para outros espaços corporais, nomeadamente abdomen e pulmoes, entre outros. A doença dele estava tão avançada que já não valia a pena sacrifica-lo com mais exames, e apenas quis aliviar o sofrimento do gatinho.
Foi com o coração nas mãos que tivemos que lhe dizer adeus e deixá-lo partir, embora saiba que foi a atitude mais correcta e fosse o que de melhor lhe podia oferecer neste momento. Adormeceu e partiu sem sofrimento. Foi a ultima coisa que pude fazer por ele.

Neste momento já não me encontro no Porto, mas lá já fui ao Hospital veterinario montenegro e à sociedade protectora dos animais. Mas como mudei de casa e cidade tive que ir a outra clinica, agora em Aveiro.

Obrigado a todos pelas vossas partilhas, ajudas e opiniões. Quando estamos numa situação assim complicada é bom termos alguem que nos oriente e nos ajude a saber que direção tomar.
Obrigado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 01, 2012 7:33 pm

Cacisegio, um GANDA abraço. Fez o melhor possível.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta jun 01, 2012 8:41 pm

Cacisergio, eu sei o que custa tomar essa decisão... mas acredite que é também uma prova de amor... esse gatinho já estava em sofrimento há muito tempo... um abraço para si!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MiausRafa
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 10:30 pm

Sinto muito Cacisergio.
Fez o que estava ao seu alcance para tratar o seu amiguinho. Foi o último e grande acto de amor para com ele, deixá-lo partir.
O seu gatinho pode agora descansar em paz e sem sofrimento.
Muita força, um abraço. :cry:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jun 01, 2012 10:57 pm

r.i.p.meu menino. dá muitas turrinhas à alice :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”