Duvidas sobre uma chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Adim
Membro
Registado: quarta ago 25, 2010 6:40 pm

segunda mai 28, 2012 4:48 pm

chinchilavis Escreveu:São aparas de madeira? Só essas podem ser usadas. Linho e tecidos são perigosos para as chins.
Ainda não o abri e ja vai para o lixo :(
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda mai 28, 2012 5:55 pm

Podes colocar aqui uma foto? Só para ver melhor? As aparas é daquelas de madeira de pinho não tratado. Custam 1.50€ (mais ou menos). As embalagens maiores custam 4€ e dão para várias mudanças de gaiola. Uso da VL. Não gosto das que cheiram a maçã ou limão. Prefiro as naturais.

Não deites para o lixo. Podes trocar por aparas, desde que tenhas o talão (mesmo que não tenhas, tenta).
Adim
Membro

segunda mai 28, 2012 6:24 pm

Eu pensei foi que não pudesse!

[Links retirados - Por favor publique as imagens e não os links]

Tenho o talão :) .A partir de hoje tenho dois dias para trocar :roll:

Eu tenho um saco grande de serradura.
chinchilavis
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 7:42 pm

Tem uma imagem de uma chin mas não conheço o produto. De certeza que têm lá aparas de madeira normais, para poderes fazer a troca. Por exemplo, neste link tens aparas e links para outros produtos.

Estás a dar-lhe mesmo feno? Tem de ser feno (feno e não palha).

http://www.versele-laga.com/nutri/nutri ... 5334&rac=0

Só uso desta marca (areia, feno e aparas). Se comprares de outra marca, compra aparas normais, sem aromas.

A areia e o feno devem ser de qualidade pois são a base da alimentação. Tem sempre feno e água à disposição. Vigia os chocapics. :wink:
Adim
Membro

segunda mai 28, 2012 8:24 pm

Sim, feno (da vitak***t)!
Era essa a duvida que tinha á dias :)

As aparas são serradura normal.
É aconselhável que troque o litter,então?
Mesmo que tenha de pagar mais um pouco, vale a pena

Primeiro relatório sobre os "choca":
Mais "gordinhos" e não tão rijos...

Amanha vou fazer a limpeza semanal á gaiola, e consigo perceber a frequência de evacuação :D

Agora a serio:o que disse antes... pode ser mau sinal?

Algo esquecido mas muito importante:Obrigado!
chinchilavis
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 8:47 pm

Adim Escreveu:Sim, feno (da vitak***t)!
Era essa a duvida que tinha á dias :)

As aparas são serradura normal.
É aconselhável que troque o litter,então?
Mesmo que tenha de pagar mais um pouco, vale a pena

Primeiro relatório sobre os "choca":

Amanha vou fazer a limpeza semanal á gaiola, e consigo perceber a frequência de evacuação :D

Agora a serio:o que disse antes... pode ser mau sinal?

Algo esquecido mas muito importante:Obrigado!
Sim, troque o litter. Coloque as aparas no fundo. Neste momento comprei uma embalagem de Cat's best (rolinhos de madeira prensada) para absorver melhor o xixi. Por cima dos rolinhos coloco uma camada fina de aparas para não magoar as patinha do meu chin.
Terá de ver se os co´cos não ficam moles.

O que disse antes que pode ser mau sinal? :roll:
Adim
Membro

segunda mai 28, 2012 8:50 pm

chinchilavis Escreveu: O que disse antes que pode ser mau sinal? :roll:
Adim Escreveu: Primeiro relatório sobre os "choca":
chinchilavis
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 9:06 pm

Adim Escreveu:
chinchilavis Escreveu: O que disse antes que pode ser mau sinal? :roll:
Adim Escreveu: Primeiro relatório sobre os "choca":
Ah...agora entendi. :wink:
Como disse, os cocós normais têm mais ou menos 1cm de comprimento e não são redondos. Mas de vez em quando (mudança de feno, ração ou outro motivo), podem ser um pouco mais redondos, mais pequenos, etc. Importante é que não desapareçam pois é sinal de obstipação.

Podem estar assim por causa do feno, pois ela nunca tinha comido. Vai vigiando mas se ficarem moles tens de ir com ela ao vet. Dá feno à vontade, sem problema nenhum pois só lhe faz bem. Já compraste da tal ração (aconselho a Chinchila Nature)? A transição deve ser gradual (no feno e na ração).
Adim
Membro

segunda mai 28, 2012 9:28 pm

Então, nos próximos tempos convém voltarem ao normal, é?

Ainda não comprei a nova ração.
chinchilavis
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 9:36 pm

Sim, convém. Mas desde que faça não há problema se hoje continuarem assim mais redondos pois pode ter sido do feno. :wink:

Quando comprares faz a transição gradual. O importante é dares-lhe o feno sempre, a ração e os cubos de alfafa (1 cubo 3 vezes por semana).

Se ela estiver activa, mesmo com os cocós mais redonditos hoje, não deve haver problema.

Amanhã logo vês como estão os cocós. :wink:
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda mai 28, 2012 10:35 pm

Se estiverem redondos não faz mal, o que não podem é estar moles. Pode ser do feno ou até das aparas, muitas das vezes eles acham que as aparas são comida e dá nisso. Caso estejam muito moles podes dar meia mini tosta. Mas só se estiverem moles, caso contrário evita, pois elas costumam gostar muito.
Adim
Membro

terça mai 29, 2012 11:55 am

chinchilavis Escreveu:Sim, convém. Mas desde que faça não há problema se hoje continuarem assim mais redondos pois pode ter sido do feno. :wink:
Thank you Lord :D
chinchilavis Escreveu:Quando comprares faz a transição gradual. O importante é dares-lhe o feno sempre, a ração e os cubos de alfafa (1 cubo 3 vezes por semana).
Ainda não tenho nem a ração nova, nem os cubos.
Se calhar deixo um pacote de ração para as transições graduais.
chinchilavis Escreveu:Amanhã logo vês como estão os cocós.
Enganei-me lol.é á quarta.mas hoje fui la tratar das coisas, e tavam redondos e um pouco mais pequenos (comparado com ontem... engraçado)
Um pouco moles também.
eles acham que as aparas são comida
True story :(

Mas não estão muito moles!

Outra coisa (relacionamento, outra vez):
Eu dou-lhe feno á boca...pacifico :D
Mas quando chego o braço pa dentro para lhe dar uma festa, a coisa complica-se :(

Se ela se assustar, como neste exemplo, perde alguma confiança?

Possas farta tá ela de me cheirar e de me ver, e assusta-se comigo... :?
chinchilavis
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 1:08 pm

Tens de ver isso dos cocós. Não podem estar moles. Ainda continuam moles? Se continuarem dá um pedacinho de uma mini-tosta, como disse o acorchins.

Quanto à confiança, estás no início do relacionamento com a tua chin por isso tens de ter calma. Coloca-lhe sempre feno (mesmo que estrague um pouco tem de ter sempre feno na gaiola). Arranja os cubos o mais rápido possível pois fazem falta, sobretudo no caso da tua chin que nunca tinha comido feno.

Não é como um cão. Ou seja, ela recebe mimos quando quer e não quando tu queres dar mimos. Não forces mimos pois só vais assustá-la. Ganhar a confiança de uma chin demora tempo (há excepções). Vai dando feno à boca (assegura-te que tem sempre na gaiola) e fala baixinho com ela. Nada de movimentos bruscos e de meteres a mão na gaiola pois ainda não te deu confiança para isso. Com o tempo, chegará a altura em que ela te vai saltar para o colo mas até lá, calma e mimos quando ela quiser. Tenta dar festinhas debaixo do pescoço (eles adoram). :wink:
Adim
Membro

quarta mai 30, 2012 7:32 am

chinchilavis Escreveu: Tenta dar festinhas debaixo do pescoço (eles adoram). :wink:
Pois eu sei, mas conseguir é que é mentira :?

Vou ter calma, então :(

Falei mal da orni***do mas tem la o feno que usas.
Lascas, não lhe faz mal?
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta mai 30, 2012 1:26 pm

Hum...Hum...
Desculpem vir meter uma patinha...

Venho dar os parabéns aos intervenientes deste simpático tópico:a quem pergunta ... e a quem responde com tanta disponibilidade :D

Já que geralmente só me deparo com dentadas e ferroadas a quem faz uma perguntita :roll:

Lindo :D
Responder

Voltar para “Exóticos”