Os cães suicidam-se?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta jan 30, 2004 10:00 am

Para os mais esquecidos, lembram.se daquele que apareceu aí a dizer que o gato se tinha suicidado?! :o :o :o

Agora fora de brincadeira, eu concordo com a maioria. Lógicamente que um animal não tem a percepção do que é um suicídio. Se por uma fatalidade os acidentes acontecem, é claro (penso eu de que...) que foi devido a qualquer outro facto de ordem exterior, como um susto ou então tentar perseguir algum animal ou ainda por não ter a percepção da altura a que está.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 30, 2004 10:02 am

Podem chamar o que quiserem, mas que eles se matam, lá isso matam...
O que me dizem aquelas situações em que o cão se deixa morrer porque o dono também morreu? Ou aqueles que morrem porque a/o companheira/o morreu? Os que deixam de comer e beber quando os donos saiem de férias e os deixam num canil ou mesmo em casa de amigos?

O meu marido já assistiu a um cão atirar-se literalmente para a linha do comboio quando ele estava a passar... E agora? Será suicídio? Será loucura?

Quem nos garante a nós que eles não pensam em morrer para acabar com um sofrimento? Existem provas disso? E do contrário?
Pensem bem amigos, e não se esqueçam que o Homem ainda só conhece 16% do seu próprio cérebro... quanto mais o cérebro dos outros seres vivos...

Cumprimentos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

sexta jan 30, 2004 10:20 am

Antes de mais, quero agradecer a todos os que têm vindo responder a este tópico com respostas construtivas e não para gozar ou deitar abaixo... A sério, gostei muito de algumas respostas que li.

Speaker, muito obrigada pelos textos que tirou da net. Estão espetaculares!
texuga Escreveu: Pensem bem amigos, e não se esqueçam que o Homem ainda só conhece 16% do seu próprio cérebro... quanto mais o cérebro dos outros seres vivos...
Ora aqui está uma grande verdade! :D

Continuem a dar a vossa opinião, eu vou continuar por aqui!

Cumprimentos,
sclourenco
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jan 30, 2004 10:24 am

Na minha opinião foi um acidente.
A cadela já era velhinha e estava doente, se calhar já não estava nas suas perfeitas faculdades, e pode ter perdido o equilibrio ou não ter medido bem a distancia.
Quanto as mais novos penso que se pode aplicar o provérbio "A curiosidade matou o gato"
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 30, 2004 10:26 am

AndLemos Escreveu: Na minha opinião foi um acidente.
A cadela já era velhinha e estava doente, se calhar já não estava nas suas perfeitas faculdades, e pode ter perdido o equilibrio ou não ter medido bem a distancia.
A varanda era alta e ela não passava no meio das grades, saltou mesmo por cima...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jan 30, 2004 10:40 am

texuga Escreveu:
AndLemos Escreveu: Na minha opinião foi um acidente.
A varanda era alta e ela não passava no meio das grades, saltou mesmo por cima...
Não sei que diga, certamente alguém com um melhor conhecimento de causa poderá responder
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

sexta jan 30, 2004 11:22 am

deinhac Escreveu: ja deu para ver que o sr. Malkovitch é de ideias fixas e tem palas á frente dos olhos porque, mesmo sem conhecimentos, dá logo uma resposta que contraria qualquer tipo de discussao normal. Ele nao sabe, mas dá logo risadas de gozação com quem questiona!

Quem é que sabe se os animais se suicidam ou nao? quem souber, que nos elucide sobre a sua fonte de informação, é algo de muito interessante aprofundar.

Eu nao faço a mais palida ideia, por nao saber restrinjo-me á minha ignorancia e respondo com humildade (nao é, Malkovitch?) :lol:

ps: já agora, esse cao da foto a beber agua (ou a babar agua :lol: ) é soberbo!!!
Cara forista

Realmente quem vê o cão do meu avatar a beber água também vê cães a suicidar-se. É neve.

Pense duas vezes antes de falar, para depois não vir dizer que os outros têm palas, restrinja-se à sua ignorância como disse.

Depois de terem afirmado neste tópico que um animal sofreu homicídio involuntário, começo cada vez mais a acreditar nesta teoria do suícidio !!! Até tou a pensar montar uma clinica psiquiatrica para cães...

Mas falando a sério e tal como já alguns foristas aqui afirmaram o instinto dos cães leva-os a lutar pela sobrevivência e não pela morte. Acho que isto é mais que razão para eles não se suicidarem.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sexta jan 30, 2004 5:26 pm

Malkovich Escreveu: Realmente quem vê o cão do meu avatar a beber água também vê cães a suicidar-se. É neve.

Bom , por aqui se vê que nem tudo o que parece é!... a mim pareceu-me que se tratava de agua salpicada (como se fosse de uma mangueira), mas afinal era neve... :p incrivel como nos enganamos na vida, nao é?

Da mesma maneira que poderia ser agua que o teu cao estivesse a beber, nao descarto (nem acarto) a possibilidade dos animais se suicidarem... poderia estar aqui horas a dizer que sim ou que nao, ficava na mesma, nao sei... :| era o mesmo que discutir o sexo dos anjos.

é tao curiosa esta mania que os seres humanos têm de atribuir limitaçoes ás outras especies, mesmo sem pesquizarem, mesmo sem compreenderem a totalidade da essencia dos outros animais!... 8)
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

sexta jan 30, 2004 6:03 pm

Realmente é estranho esta da cadela se ter atirado da varanda... :|
não sei o que poderá ter passado pela cabeça da cadela é muito estranho... só espero que nenhum dos meus cães se lembre de fazer uma coisa dessas!! :) :)
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta jan 30, 2004 6:37 pm

[quote=Malkovich]

Cara forista

[color=blue]Realmente quem vê o cão do meu avatar a beber água também vê cães a suicidar-se. É neve.

Pense duas vezes antes de falar, para depois não vir dizer que os outros têm palas, restrinja-se à sua ignorância como disse.

Depois de terem afirmado neste tópico que um animal sofreu homicídio involuntário, começo cada vez mais a acreditar nesta teoria do suícidio !!! Até tou a pensar montar uma clinica psiquiatrica para cães...

Mas falando a sério e tal como já alguns foristas aqui afirmaram o instinto dos cães leva-os a lutar pela sobrevivência e não pela morte. Acho que isto é mais que razão para eles não se suicidarem.
[/quote][/color]

caro Malkovich você continua o mesmo arrogante de sempre ( que é para ñ dizer pior ),

[b]Em relação ao tópico ñ vejo qual é o espanto de um animal ter discernimento ou ñ para se suicidar , aliás nem é o unico animal em que isso pode acontecer mas posso dár-lhes alguns exemplos de animais que são conhecidos por porem termo á vida com bastante frequencia se forem colocados em situações extremas .

o gaio se for aprisionado por norma mata-se

os papagaios se tiverem uma relação estreita com uma pessoa durante alguns anos e essa pessoa morrer tb eles se deixam morrer !

tb eu tive um cão que aos dez anos e após a sua companheira de oito anos morrer de um cancro nos ovários se deixou morrer !

temos de uma vez por todas de parar de pensar que somos o supra sumo do planeta e que só nós temos inteligencia suficiente para ter sentimentos ou tomar iniciativas que decidam a nossa vida !

cordialmente

Nelson Antunes[/b]
Malkovich
Membro

sexta jan 30, 2004 7:21 pm

nelsonk Escreveu: caro Malkovich você continua o mesmo arrogante de sempre ( que é para ñ dizer pior ),

Em relação ao tópico ñ vejo qual é o espanto de um animal ter discernimento ou ñ para se suicidar , aliás nem é o unico animal em que isso pode acontecer mas posso dár-lhes alguns exemplos de animais que são conhecidos por porem termo á vida com bastante frequencia se forem colocados em situações extremas .

os papagaios se tiverem uma relação estreita com uma pessoa durante alguns anos e essa pessoa morrer tb eles se deixam morrer !

tb eu tive um cão que aos dez anos e após a sua companheira de oito anos morrer de um cancro nos ovários se deixou morrer !

temos de uma vez por todas de parar de pensar que somos o supra sumo do planeta e que só nós temos inteligencia suficiente para ter sentimentos ou tomar iniciativas que decidam a nossa vida !

cordialmente

Nelson Antunes
Todos os exemplos que deu são exemplos de animais que morrem de desgosto e não de suicidio.

Deixe-me adivinhar: o gaio atira-se contra a gaiola pra se suicidar? o papagaio também ? e o cão vai espreitando à janela pra ver se não cai em cima de alguma pessoa até se atirar.

Morrer de desgosto é válido, agora suicídio ! :lol:

Quanto à arrogância, digo-lhe que antes arrogante que errante...e mais não digo !!

Passe bem e veja lá se aceita a democracia do fórum.

Ai os imortais, os imortais... ;)
Última edição por Malkovich em sexta jan 30, 2004 11:29 pm, editado 4 vezes no total.
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

sexta jan 30, 2004 7:45 pm

Desculpem, mas porque é que o único cão que tem direito a ter problemas psicológicos é o cão do Ferro Rodrigues?

Acho que toda a gente soube do caso, pois teve direito a reportagem no Correio da Manhã (a maria jornalistica) e no Diário de Noticias.

Se ben se lembram estava dito na reportagem que ele tinha andado desaparecido 4 dias, quem o achou foi o porteiro do hotel onde o filho do Ferro Rodrigues tinha passado a Lua de mel (o cão também foi ao casamento ou Lua de mel, não entendi), e quando regressou a casa foi ao veterinário e este tinha dito para não estranharem se ele estivesse triste pois seria uma reacção normal, pois ele iria sofrer de depressão, pois sabia que tinha feito uma asneira.

Leiam a reportagem e vejam com os próprios olhos.

Cada um tem direito á sua opinião e não há necessidade de agredir para se impor opiniões pessoais.

"A minha liberdade acaba onde a tua começa."
Malkovich
Membro

sexta jan 30, 2004 11:27 pm

Caro forista

Obrigado pelas suas palavras apaziguadoras. Quanto ao caso que expôs é mais um caso de depressão e de desgosto.

Cumprimentos
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 12:28 am

nelsonk Escreveu:
O Gaio (Garrulus glandarius) :?: :?:

Quem é que lhe vendeu essa "banha da cobra"???? ;)

O Gaio é das aves que maior empatia cria com os seres humanos mesmo quando capturado e mantido em cativeiro após adulto. É um "generalista", alias, como os corvídeos em geral.

O suicidio implica premeditação. O único animal capaz de tal feito é o Homem.
Podemos ter em conta alguns factores que podem influenciar uma tendencia para um menor interesse pela vida (inadaptação, doença dolorosa, velhice, ausencia brusca de afecto ou companhia (no caso das espécies sociáveis) e mesmo stress, depressão ou tédio).
Agora uma coisa é o animal deixar-se definhar institivamente devido a factores biológicos ( relativamente comum na natureza), outra é lançar-se á morte conscientemente.
E... o suicidio é um acto consciente.
A unica espécie que é excepção á regra é o Lemingue (embora não lhe chame consciencia mas instinto).
Este roedor após anos fartos de alimento em que resulta uma explosão demográfica, milhares de individuos lançam-se á água num suicidio colectivo.
No entanto trata-se de um mecanismo regulador da propria espécie, pois se assim não fosse, estaria em causa a sobrevivencia da população e até da propria espécie devido á escassez de recursos.
Há algo mais forte que o individuo: - a espécie!
E aqui trata-se de suicidio instintivo com vista á perpetuação da espécie (na verdade o mais correcto seria chamar-lhe dispersão instintiva para novos territórios, embora o mar apenas os leva á morte).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sábado jan 31, 2004 12:38 am

Acho que o cão é um animal suficientemente inteligente para não se deixar abater até esse estado de depressão, aquele que leva ao suicídio. Isso é coisa de humanos...

E ainda bem que os animais não se parecem nada com os humanos...
Responder

Voltar para “Cães”